acompanhe o blog
nas redes sociais

15.8.11

A Revolução dos Bichos [George Orwell]

Ed. Companhia das Letras, 1945
 – 152 páginas:
A revolução dos bichos, publicada inicialmente em 1945, é uma sátira ao regime comunista da antiga união soviética, escrita por um autor descrente do socialismo. Utilizando-se de figuras de animais, num livro fino e fácil de ler, com um final inesquecível, o autor retrata a história de corrupção e traição da Rússia na época de Stalin.

Pessoalmente acho que de uma maneira simples, numa história quase infantil, esta “fábula” desmascara o ideal comunista. Mesmo tendo lido este livro muito nova, cheguei um tempo a acreditar em alguns políticos, a achar que realmente iriam fazer “diferente”, pois se panfletavam como trabalhadores. Hoje, infelizmente para mim, não acredito mais em política e cada vez mais me lembro desta imperdível leitura, que se mantém atual até os dias de hoje.

"Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder. " ( Abraham Lincoln )

Para entender um pouco mais sobre a revolução Russa de 1917 e primeira guerra mundial e ao mesmo tempo entreter-se num ótimo romance histórico, leia “Trilogia O Século - Vol. 1 - Queda de Gigantes [Ken Follett]

Sinopse:

Sentindo chegar sua hora, Major, um velho porco, reúne os animais da fazenda para compartilhar de um sonho: serem governados por eles próprios, os animais, sem a submissão e exploração do homem. Ensinou-lhes uma antiga canção, exaltando a igualdade entre eles e os tempos prósperos que estavam por vir, deixando os demais animais extasiados com as possibilidades.

Nota: As fábulas são composições literárias em que as personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias geralmente terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. (Fonte: Wikipédia)

19 comentários em "A Revolução dos Bichos [George Orwell]"

  1. Querida Gi, não tive este olhar de fábula, quando iniciei a leitura já sabia algo sobre ela e me deparei com uma metáfora tão bem engendrada sobre o estado totalitário que me remeteu a outras obras, tais como Gattaca do cinema.
    Já que você citou Lincoln, cito Lord Acton: "Todo o poder corrompe: o poder absoluto corrompe absolutamente."
    Fiquei chocado com esta obra e em minhas últimas leituras deparei-me com "A lacuna", que mesmo tendo inserções fictícias, trata de farsa montada por Stalin para derrubar Trótski. A história é feita á imagem do conquistador e na maioria das vezes não conseguimos nem vislumbrar parte da verdade.
    Este livro é um clássico e deveria estar na biblioteca de todo leitor que se preze.

    ResponderExcluir
  2. História é uma das minha matérias favoritas e estudei a Segunda Guerra no ano passado.Gostei do assunto,mesmo sendo trágico.Gostei da idéia de satirizá-lo,só não gostei da capa ter um porco,não gosto de porcos.Ah,Gisela,não desista de nossa política,se desistirmos aí sim ela piorará verdadeiramente.Voltando ao livro,realmente gostei,ri só de ler a sipnose.Beijos para todos.

    ResponderExcluir
  3. Rodolfo, o autor queria retratar o revolução Russa, mas acho que se aplica aos ditadores latinos americanos também. As revoluções iniciam-se com grandes idealistas, mas acabam gerando mesmo são grandes ditadores e o povo é sempre que sofre.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu nunca havia ouvido falar sobre este livro, apesar nao gostar mto sobre regimes politicos e tal, achei mto interessante!!
    Vou pesquisar mais a respeito :)

    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  5. OI!

    Eu sempre fui doida para ler esse livro. Está na minha wishlist há séculos, só me falta oportunidade e tempo. Espero resolver logo esses problemas.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, por este livro ser muito antigo, existe na internet vários .pdf disponíveis para leitura. E como é fino, fica fácil de ler no computador ou mesmo de imprimir.
    um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro muito interessante e bom, tenho curiosidade de ler, só não agora, estou com uma lista gigante de livros para ler na frente, e não estou dando conta rsrs :/

    ResponderExcluir
  8. Valeu a dica, Gi.
    George Orwell faz uso de metáforas para evidenciar sua aversão a todas as formas de autoritarismo, o que torna sua obra muito especial e, evidentemente, muito aclamada. "Um dia, conseguiremos distinguir a diferença entre porcos e homens!"

    E pra quem quiser, vai o livro em PDF, arquivo hospedado no 4shared:

    http://www.4shared.com/document/xtmURjWq/A_Revoluo_dos_Bichos.htm

    ResponderExcluir
  9. Como ele é bem fininho já li duas vezes. Achei um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu assisti o filme "A Revolução dos Bichos" achei fantástico, mas não sabia que tinha o livro :) Nossa, vou colocar na minha listinha agora HAHAHA :D

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro por indicação de uma prima minha. Eu sabia um pouco do que esperar da leitura, mas achei fantástica. Gosto do George Orwell.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser bem interessante. Confesso que a capa não chamou a minha atenção, porém não podemos julgar um livro apenas pela capa né? Adorei a sua resenha, sem dúvida vou inclui-lo na minha lista de leitura.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  13. nossa, to querendo muito ler esse livro, está na minha listinha de proximas aquisições, poréém, lá na bienal, no estande da Companhia das letras tava tão caro! ;v

    ResponderExcluir
  14. Esse é um livro muito interessante e atual, pois eu também acreditava nos ideais de comunismo, só que esse livro nos mostra que isso não funciona na realidade, que na teoria é tudo muito bonito, mas não passa de uma teoria. chega a ser uma leitura infantil, mas com um olhar mais apurado conseguimos ver a sátira do autor. Recomendo a todos que leiam, vale a pena.

    ResponderExcluir
  15. Esse é um dos livros que considero clássicos e que têm que ser lidos, mas eu mesma ainda não li, apesar de sempre esbarrar em citações coisas a respeito dele. A mensagem é riquíssima e ainda terei meu exemplar.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho este livro mas nunca o li , ganhei da uma amiga e ela me contou um pouco de sua história e me recomendou o filme que por sinal é muito bom e também bem antigo. Ele é realmente surpreendente e engenhoso.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro tive que ler para uma prova no ensino médio por isso achei que seria mais um livro maçante de se ler, mas é ótimo muito bem escrito e os personagens são muito bem descritos cada um representando o idealismo de cada...É um livro muito bem pra quem vai estudar ciências sociais o que não é a minha praia, mas gostei do livro.

    ResponderExcluir
  18. Tive que ler esse livro para um trabalho escolar e assumo que não gostei muito, mas a ideia que o livro passa como animais idealistas tomam o controle da fazenda e no final, não conseguem distinguir porcos de humanos, e por trás de tudo isso Orwell fez uma critica sobre a Revolução Russa que deixou um aspecto um tanto, quanto, interessante...

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir