acompanhe o blog
nas redes sociais

9.4.12

A Época da Inocência [Edith Wharton]

Ed. Best Seller, 1920 – 352 páginas:
       Escrito por Edith Wharton logo após o fim da Primeira Guerra Mundial e vencedor do Prêmio Pulitzer de 1921, este romance destaca a inquietação da sociedade aristocrata nova-iorquina do fim do século XIX. É um retrato fiel de uma sociedade burguesa contraditória, responsável por destituir a nobreza do poder político, mas que reproduzia modelos e padrões de comportamento típico da época em que barões, condes, viscondes e duques estavam no poder. – Fonte: Submarino

Comprei este livro há muitos anos ainda quando era assinante do extinto “Círculo do Livro”. Lembro-me que gostei muito e depois vi o filme, que traz no elenco Daniel Day-Lewis, Michelle Pfeiffer e Winona Ryder (1993). Mas na época não dei o devido valor ao livro, somente agora, quando o vi na lista dos melhores do século e pesquisei sobre ele na Internet, vi como foi importante.
A condessa Ellen Olenska é uma mulher a frente de sua época e apesar da hipocrisia da sociedade em que vivia, tentou lutar pela sua felicidade, mas se apaixonou por Newland Archer que estava noivo e diferentemente dela, não consegue se desvencilhar tão facilmente dos valores da época.
Para os tempos modernos de hoje, todos os dilemas morais que os personagens sofrem no livro seriam muito simples de serem resolvidos, pois vivemos somente em função de nós mesmos, não nos preocupamos muito com o que os outros vão dizer, muitas vezes passando em cima dos sentimentos das outras pessoas.
Quando leio livros de época, gosto de comparar o que ganhamos com a "evolução" de conduta da nossa sociedade, mas também o que perdemos, pois com certeza, alguns valores importantes foram deixados de lado.
O livro não tem um linguajar difícil e é agradável de ler. O mais espantoso de tudo é que este livro pode ser comprado a 9,90 no submarino.

Sinopse:

A condessa Ellen Olenska retorna aos Estados Unidos após desfazer o casamento na Europa e se aproxima de Newland Archer, noivo de sua prima, a bela May Welland. Os dois acabam se apaixonando em uma época em que manter as aparências era mais importante que o amor e a felicidade.


13 comentários em "A Época da Inocência [Edith Wharton]"

  1. Cara Gi, com um elenco desses até o filme Bambi seria sucesso rs. Que delícia você citar o extinto Círculo do Livro, eram livros de capa dura maravilhosos, um pouco caros, mas eu comprava pelo menos um quando chegava a revistinha.
    Este é um livro em que eu não demoraria um minuto sequer olhando dentro de uma livraria. Vai entender né? Mais um livro pra listinha graças a sua bela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oie!! Hum, esse livro me parece ser uma delícia mesmo, adoro livros de época tbem e tbem fico comparando com a atualidade e percebendo tudo que mudou.
    Adorei sua resenha e saber q esse livro está quase de graça no Submarino me deu muita vontade de lê-lo ^^
    Beijos, linda semana =*

    ResponderExcluir
  3. .Oiie! Romances, gosto tanto =) Acreditada que a dois meses eu odiava? Bom agora amo e acredito que este livro deve ser muito bom :D
    OMG *-* O preço dele no Submarino ta muito bom! Inacreditavel.=)
    Acho que vou gastar um pouquinho haha! Otima Resenha!
    Beijos :"
    Carol,
    @Blog_CdeLivro

    ResponderExcluir
  4. Boa resenha, infelismente não dá para comentar pois nunca li e/ou assistir o filme.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho "E o vento levou" do Circulo do livro... deu saudade. Não vi o filme, mas me lembro de todo o comentário na época. Eu não li o livro, mas romances de época me chamam muito a atenção e eu sempre procuro ler. Mas na verdade é um pouco isso: a gente acaba se esquecendo de um ou outro título e acaba não lendo. Adorei a lembrança e a indicação.

    ResponderExcluir
  6. OI!

    Nossa, meu pai foi durante anos assinante do Circulo do Livro. Todo mês tinha livro novo lá em casa. Livros ótimos com edição caprichada em capa dura. Saudades! Pena que faliu...

    Não li o livro, mas já ouvi falar. Adoro livro de época. Está bem baratinho! Qdo eu fizer compras, vou incluí-lo.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Gisela!
    Ah, eu me recordo vagamente de ter assistido ao filme! O Daniel Day-Lewis já é todo bonitão, e encenando um personagm de época, então \o/ rs.
    Nem sabia que era livro, apesar de suspeitar depois que comecei a ler mais frequentemente. Parece que todos os filmes mais bonitos vem de livros, né? Eu gosto de livros de época, gosto de ler sobre os costumes e gosto tambem gosto de contextualizar historicamente o queeu leio. Atualmente estou lendo "Orgulho e preconceito" - porque acho que está na hora de conhecer Jane Austen, ( mas confesso que me interessei de verdade depois de ver o filme com Keira Knightley e Matthew MacFadyen).
    Gostei muito de sua dica de hoje! Choque temporal total se compararmos com a atualidade né? Um pouco de honradez é o que falta hoje em dia.
    Bjus, @soninha_h

    ResponderExcluir
  8. Nossa não conhecia esse livro e muito menos sabia que havia um filme. Quando a questão é livros "antigos" sou completamente desatualizada. Mas sua resenha me deixou bem curiosa, e o fato de ele ser 9,90 me deixou mais animada ainda, sem dúvida irei ler.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  9. Confeço que esse tipo de trama que envolve jogo de poder e traições não representam exatamente meu tipo de leitura preferido. Este é um clássico que está na minha lista há anos, mas ainda não consegui tempo ( ou interesse em ler). No entanto parece muito claro que o taleto de um escritor as vezes está na capacidade de descrever não apenas uma trama, mas um sociedade inteira em textos que estão sempre atuais.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. A melhor parte ela deixa para o final ao falar sobre o preço do livro ^^
    Não conhecia e não daria muita coisa se fosse olhar apenas pelo título e pela capa.
    Me surpreendi ao saber que está entre os melhores livros do século (Fui lá no post que vc fez sobre os melhores verificar quais são os outros.)

    Bjuss

    Nâna

    ResponderExcluir
  12. Não tinha ouvido falar deste livro, mas fiquei bastante animada para ler a obra.
    Também gosto de pensar sobre os valores de nossa época e cultura. Como vemos a sociedade atualmente, e consequentemente o papel e valor da mulher neste contexto.
    É fácil pré-julgar o comportamento de alguém que viveu há tanto tempo se não levarmos em conta o contexto histórico.
    Gosto muito de romances de época!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu também fiz parte do Circulo do Livro. Uma pena que tenha acabado, pois eu era muito bom. eu já li esse livro e também assisti ao filme. Sua resenha está muito boa. fiquei feliz por ver esse livro na relação de resenhas.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir