acompanhe o blog
nas redes sociais

15.7.12

A Cidade do Sol [Khaled Hosseini]

Ed. Nova Fronteira, 2007 - 322 páginas
        Novo romance do afegão (radicado nos Estados Unidos), autor de O Caçador de Pipas, sucesso mundial com mais de 8 milhões de livros vendidos. Com uma atenção exaustiva a detalhes cotidianos, Hosseini oferece um retrato palpável da vida no Afeganistão ao longo das últimas quatro décadas – um conturbado período que inclui a invasão soviética, guerras civis, o regime talibã e a ocupação americana. - Revista Veja.

A seção Recomendado pelo Leitor foi criada para  melhorar a troca de informações sobre livros e aqui posto a resenha realizada por um Leitor participante do blog. Publico exatamente o que enviam, sem alterações. Participe Também!

Quem Indicou: Ariana Alves

Nota: 

Opinião: O autor que conhecido pelo livro "O caçador de pipas", descreve espetacularmente uma realidade de sofrimento das mulheres que vivem sob o rigor da religião no Afeganistão. A narrativa prende o leitor, choca, revolta e surpreende a cada capítulo.

Porque indicou: Indiquei o livro por que me emocionei ao lê-lo e gostaria que outras pessoas também sentissem o mesmo.

Pontos positivos: Nos faz refletir sobre os valores da vida.

Pontos negativos: É um livro triste. As personagens sofrem muito. Não leia se vc estiver apenas querendo descontrair.

PúblicoAdultos

Sinopse:
Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

18 comentários em "A Cidade do Sol [Khaled Hosseini]"

  1. Realmente, esse é um livro muito triste, mas é uma ótima leitura para reflexão. E também para conhecer mais sobre o Talibã, e sobre como, em pleno século XXI, as mulheres eram submetidas a esse tipo de tratamento. Li esse livro faz mt tempo, fiquei até com vontade de ler de novo.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o caçador de Pipas esperando para ler, mas eu já ouvi falar desse livro também e o quão ele é emocionante :)

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho só O Caçador de Pipas aqui. Comecei a ler, mas não estava no clima, então parei. E até hoje não arrumei tempo para recomeçar.

    Eu adoro drama, então acho que essa seria uma leitura interessante pra mim. Além do mais, descreve uma cultura muito diferente da nossa, é uma oportunidade de ampliar os horizontes.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a sinopse e a opinião da Ariana! Adoro livros que contem um pouco da realidade de outras culturas, gosto de saber as diferenças, principalmente com relação ao oriente médio. A temática me parece bem similar a de "O Livreiro de Cabul", que li há muito tempo atrás. Adorei!
    Ótima dica :)
    Beijos, linda semana =**

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha visto....Parece ser legal, gostei da sinopse dele, mas ler mesmo sei que não vou =/

    ResponderExcluir
  6. Comprei este livro há muito tempo, assim que acabei de ler "O caçador de pipas". Havia me impressionado tanto pela história das crianças nascidas em castas diferentes que passei a pesquisar sobre o Afeganistão, relação política, religião, tudo. Fiquei estarrecido. Até que ponto a ignorância pode chegar. Daí no impulso adquiri este que também gostei muito, mas não na mesma proporção que o primeiro. Os livros de Hosseine me fazem refletir e chegar a conclusão de que as alegrias são todas iguais, mas quanto as tristezas cada um sabe da sua.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro do autor mas mas já vi o filme O caçador de pipas , e gostei bastante do filme! A cidade do Sol parece ser aqueles livros pra refletir!Mas não é o tipo de livro que costumo ler.

    ResponderExcluir
  8. Não li O Caçador de Pipas e confesso que não estou em um bom momento para esse tipo de enredo "real", mais denso e sério. Claro que acho extremamente válida essa proposta e super importante serem discutidos alguns temas, mas particularmente estou no meu momento "ler para divertir" e isso ao pé da letra.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li esse livro,mas só ouvi elogios sobre esse escritor e sobre os livros que ele escreve.
    No momento estou lendo livros descontraídos,mas espero ler esse no futuro.
    Tenho certeza que vou me emocionar muito
    bjs Nati

    ResponderExcluir
  10. Isso sim é livro bom! Livros que mostram a vida nua e crua. Já ouvi falar bastante deste autor.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada do autor mas com certeza devem ser ótimos livros. As estórias parecem ser uma mais comovente que a outra e a desse livro, me fez sentir pena das moças antes mesmo de cair nas páginas a dentro.
    Não estou em faze de ler livros com tamanha carga emocional mas quem sabe um dia...

    ^-^
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Nossa li este livro tem tempo,mas me lembro que gostei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ganhei este livro já tem um tempo logo depois de comprar Caçador de pipas e amei meuito!!!

    ResponderExcluir
  14. eu tenho aqui o caçador de pipas, mas ainda nao li...mas vi o filme, porem esse livro, parece ser bem mais denso e pesado...nao curto nada drama....sabe, acho que quando vc se dispoe a ler um livro, é como uma valvula de escape da sua vida, vc quer se divertir , se entreter...por tanto drama, definitivamente nao faz meu genero xD

    ResponderExcluir
  15. Eu cmecei a leitura desse livro porque estava sem nada para fazer... E por fim, estava tão envolvida, que minha vontade era entrar na história e ajudar as personagens! Enquanto estamos reclamando de nossas mães, e pais, e que chove e vai estragar nosso cabelo, algumas mulheres, mesmo muito novas, estão sofrendo problemas de gente grande no mundo afora...
    Esse livro fez eu mudar minha concepção do meu dia a dia... As coisas não são tão ruins afinal... E agradeço sempre àquelas mulheres que queimaram sutiãs na praça e conseguiram os direitos iguais para nós!

    ResponderExcluir
  16. Livros tristes não são pra mim. Gosto de aventuras, coisas alegres, claro que tem uma ou outra momento de tristeza mas um livro inteiro assim não rola pra mim ler. Eu gostei da capa.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li esse livro, porém li p "Caçador de pipas" e gostei muito, é bem envolvente apesar de ter partes que são um pouco maçantes. Fiquei curiosa em relação a esse livro, espero um dia lê-lo.

    Gostei muito do post.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir