acompanhe o blog
nas redes sociais

22.1.13

A Guardiã da Minha Irmã [Jodi Picoult]

Ed. Verus, 2004 - 448 páginas:
   
     
        Concebida por meio de uma fertilização in vitro, Anna foi trazida ao mundo para ser uma combinação genética para a sua irmã mais velha, Kate, que sofre de leucemia promielocítica aguda. Aos 15 anos, Kate passa a sofrer de insuficiência renal. Anna sabe que se doar seu rim, ela terá uma vida limitada. Ciente de que terá de doar um de seus rins para sua irmã, Anna processa os pais para obter emancipação médica e direito sobre seu próprio corpo.


A seção Recomendado pelo Leitor foi criada para  melhorar a troca de informações sobre livros e aqui posto a resenha realizada por um Leitor participante do blog. Publico exatamente o que enviam, sem alterações. Participe Também!


Quem Indicou: Greiciely da Silva Santos

Nota: 

Opinião: Bem, a contrario de muita gente eu li primeiro o livro, na verdade nem sabia da existência de um filme, só fui saber bem depois,e me encantei com a historia. É um livro que me tocou profundamente e me fez questionar minhas escolhas, me mostrando que nem sempre uma pessoa que está certa ou que é dona da verdade, tudo se trata de observar pelo ponto de vista do outro, o que é certo pra você pode não ser para os outros e vice-versa. Nos faz questionar as atitudes de todos, principalmente da mãe que acho que foi a principal responsável por criar uma situação que poderia demorar para acontecer, mas que de qualquer jeito surgiria. Mesmo assim não a culpo muito, afinal acho que toda mãe faz todo o possível e o impossível para salvar a vida de um filho, mesmo que para isso acabe negligenciando os outros. Tocante e emocionante e “chorante”, assim definiria o livro.

Porque indicou: Justamente, como eu disse, por ser um livro tocante e por eu não saber de que lado me posicionar, fiquei extremamente angustiada com isso, os dois estão certos e ainda tem a morte como consequência das escolhas.

Pontos positivos: Além dos acima os dados médicos e jurídicos que o livro trás, achei muito legal isso, não é somente uma leitura para distração.

Pontos negativos: O FINAL! Eu já esperava por algo assim, mas mesmo assim não me preparei o suficiente, chorei demais e ainda hoje não aceito, não gosto quando os livros acabam assim.

PúblicoEu indico para todos, principalmente as mães, sei que elas entenderiam perfeitamente o que essa mãe passou.

23 comentários em "A Guardiã da Minha Irmã [Jodi Picoult]"

  1. Vi o filme. Chocante. Doloroso. Não deu para ter uma posição.
    Não podemos submeter uma pessoa à outra, qualquer que seja a situação. E quando as pessoas envolvidas são suas filhas, então, essa dimensão é de uma dor incrível.
    Salvar um filho não tem preço, não tem limites, o livro deve ser muito mais angustiante que o filme.
    Prepare-se para chorar, muito mesmo.
    Ótima indicação, Greicy, não conhecia o livro.

    ResponderExcluir
  2. Greicy querida, maravilhosa sua indicação. Ao contrário de você só assisti ao filme, imagino como seria o livro então. Como você fiquei engasgado (lobos não choram rs), fiquei questionando a justiça de tudo isso, inclusive minha própria religiosidade. Dica mais do que acatada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Uau eu adorei, nunca tinha visto esse livro e nem sabia desse filme também, mas eu gostei muito mesmo da dica, vou procurar por eles para que eu possa desfrutar dessa historia que apesar de triste e muito linda e uma lição de vida.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nada dessa autora, mal conheço seu trabalho. Não assisti ao filme também, mas tenho vontade de ler os livros.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um outro livro dessa autora (O pacto) mas ainda não li. Esse livro parece tão triste por isso eu não sei se eu vou ler. Evito livros/filmes que me fazem chorar horrores.
    :)

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar desse livro, parece ser uma história tipo "A filha da minha mãe e eu" não? Se for, com certeza lerei, é muito emocionante ler histórias da relação entre de mãe e filha!
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já vi esse livro mas nunca prestei atenção demais. Achei a história mais ou menos na época que vi, mas agora me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Não conheço o trabalho desta autora mas este aparenta ser um ótimo livro pra conheceçê -la :))

    ResponderExcluir
  9. Li apenas um livro desta autora em inglês, Handle with care (A Menina de Vidro), e achei a narrativa bem cativante ao mesmo tempo que triste. Acho que a autora é de surpreender mesmo pois neste livro o final também foi inacreditável. De dar dó! Mas recomendo, é uma lição de vida =)

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  10. EU sou LOUCA para ler esse livro. E já sei que vou chorar rios pq faz bem meu estilo. Já posso até imaginar pq um desocupado soltou um mega spoiler no twitter........ ¬¬´ Enfim, eu assisti ao filme e me emocionei bastante. Agora quero ler.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  11. O filme é muito emocionante. Ainda não li o livro, nem sei se seria uma prioridade (já que não curto ler o livro depois de ver o filme). Mas tenho certeza de que a obra original é tão linda quanto a cinematográfica (provavelmente melhor).
    Quanto a história, realmente nos faz pensar em muitas coisas. As vezes, não a situação não pode ser julgada por certo ou errado, mas demanda ser vista pelo ponto de vista do outro para ser compreendida.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Gostei da indicação, o livro parece interessante , não vi o filme e não conheço a autora. Mas parece que vale a pena !!!
    Bjs
    Adriana
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O filme é ótimo!!!
    Vi o título e não relacionei ao filme,não sabia da existência desse livro,só com o enredo percebi.
    A história vale a pena,é sensível,emocianente...

    ResponderExcluir
  14. Esta história é fascinante. Um livro para ler, chorar, reler e chorar novamente. Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Eu já assisti ao filme, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Gostei bastante, então o livro deve ser muito bom tbm.

    ResponderExcluir
  16. Já assisti ao filme e chorei muito, muito. A cada cena era milhões de lágrimas. Espero ler o livro, gosto muito de livros assim, emocionantes.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a história nem por filme nem pelo livro, mas parece extremamente tocante. Já fiquei com o coração na mão só pela sinopse. Fique bem interessada e achei uma excelente indicação, Greicy.

    ResponderExcluir
  18. Já vi o filme baseado neste livro e desde que vi este livro tenho vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  19. Olá :)
    Eu não li ainda, mas está em minha lista de leitura desde que assisti o filme. A história é mesmop tocante, ficamos aflitos em vários momentos, sem saber ao certo como nos posicionar, se a favor ou se contra Anna. No fim, toda a história é baseada no amor, irrestrito e incondicional.
    Linda dica!
    Beijos, boa semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  20. Que bom que todos gostaram da indicação, é um livro realmente maravilhoso, que vale a pena ser lido. Espero ler futuramente outros livros da autora.
    Bj

    ResponderExcluir
  21. Eu vi o filme. E chorei, e chorei e chorei. Realmente é uma situação triste, intensa e muito complicada, que não tem certo e errado, só diferentes pontos de vista.

    Estou maluca para ler esse livro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  22. Não quero ler esse livro porque já sei o que acontece por causa do filme. Já tem tristeza demais por aí para eu pegar um livro com um final desses.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  23. O filme é maravilhoso, muito lindo e muito triste .. já vi que vou chorar lendo esse livro tbm ..

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir