acompanhe o blog
nas redes sociais

2.6.13

Divergente, Vol.1 [Veronica Roth]

Ed. Rocco, 2011 - 504 páginas

         Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções - Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



Divergente é o primeiro livro da trilogia distópica criada pela escritora estreante Veronica Roth. Passei a gostar do gênero após ler a trilogia Jogos Vorazes desta mesma editora. Relutava em ler este estilo, mas como me surpreendi positivamente, adotei-o.

A história é desenvolvida na futurista Chicago, agora dividida em 5 facções que agrupam seus habitantes por tipo de personalidade, tentando assim evitar novas guerras e atrocidades. Estas facções não se misturam e são responsáveis por diferentes tarefas na sociedade. Nesta comunidade, ao completar 16 anos, o jovem passa por um teste de aptidão que definirá a facção com mais afinidade e então numa cerimonia de inicialização, ele escolhe onde passará a viver. Caso escolha uma facção diferente da qual nasceu, terá que deixar para sempre a convivência com seus familiares e amigos de infância.

O livro mexeu com minhas emoções, pois a autora consegue passar muito bem para o leitor, através dos olhos de Beatrice, sua personagem principal, o drama da escolha, entre ficar com sua família, na facção que nasceu ou mudar para outra, mas próxima daquilo que ela é e onde provavelmente será mais feliz.
Entretanto, não é só esta decisão que afeta os sentimentos desta jovem, durante o desenrolar da história, ela percebe que nem tudo é tão perfeito como deveria, existem pessoas sem facção vivendo como miseráveis, facções se afastando do seu objetivo e diferenças ideológicas entre algumas facções que podem acabar gerando uma nova guerra. No desenrolar de tudo isso, ela ainda tem que lidar com os seus medos mais secretos e a descoberta do amor...

Ao ler distopias, percebi claramente que a sociedade do futuro tem sempre em mente não cometer os mesmos erros do passado permeando criar um mundo sem guerras e violências, onde seus habitantes possam viver em paz. É utopia! E sempre será, pois por melhor que sejam as fórmulas para criação do mundo perfeito, elas nem sempre são eficazes, porque não se consegue através delas, controlar os sentimentos e emoções do ser humano. O egoísmo é intrínseco ao ser humano por nascimento, uns talvez mais exacerbados que os outros. Divergente retrata muito bem estes conflitos humanos. Super recomendado.

58 comentários em "Divergente, Vol.1 [Veronica Roth]"

  1. Eu gostei de Divergente, mas não curti muito a continuação. Esperava mais e achei enrolado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisela!
    Eu estou curiosíssima - com ênfase nessa palavra - para ler a trilogia Divergente! Até agora li duas distopias e amei ambas. Também assisti ao primeiro filme de Jogos Vorazes e não vejo a hora de ler os livros e passei a perceber que distopia está se tornando meu gênero literário favorito. Gosto de como os autores pensando que o futuro será devido aos nosso atos do presente e esses livros até nos fazem refletir bastante em o que nós fazemos para melhor nossa vida...
    Divergente é uma trilogia que parece ser maravilhosa, não é atoa que a maioria das resenhas são positivas não é?

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  3. Eu li Divergente e Insurgente. Divergente se desenvolveu muito bem. A ideia das facções foi algo diferente, mas o primeiro livro praticamente é só uma apresentação da ideia em si. Na verdade já quero saber o que acontece no terceiro livro, intitulado, Alligiant, acho que isso.
    Divergente foi meio complicado de ler no começo, ainda mais porque eu tinha recém acabado de ler Jogos Vorazes e achei o começo de Divergente meio lento. Na verdade ele só veio melhorar mesmo quando a Tris toma a sua decisão. Daí você vê uma história interessante se desenrolando. É claro que eu tenho outras criticas em relação ao livro, mas se falasse mais daria spoilers, e não é legal né?
    Até a próxima resenha.

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro no começo desse ano e apesar de ter gostado da história que Veronica criou, achei que a autora pecou quando fixou-se demais no cotidiano da Tris na facção escolhida e deixou o restante da história pro final aonde achei que aconteceu tudo muito rápido. O que me fez ficar viciada na saga e se tornar uma de minhas queridinhas foi Insurgente. Esse sim é uma obra apaixonante!

    ResponderExcluir
  5. Nunca li uma distopia, mas tenho ficado bastante interessada pelo gênero por causa das opiniões positivas que tenho lido sobre o gênero.
    Até agora, a distopia que me interessou mais foi Delírio, mas Divergente também parece legal por retratar esses conflitos tão humanos que tu falou.

    O fato de falar sobre o conflito de continuar vivendo perto da família ou ir para um local onde pode ser mais feliz chama a atenção por ser algo tão real, né? Todos nós passamos por algo assim na vida.

    Gostei da resenha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Distopia é um dos meus gêneros preferidos, talvez o segundo lugar, já que eu adoro um thriller psicológico. Mas as pessoas têm falado tão bem da trilogia de Roth que eu tenho ficado curiosa a cada comentário. Espero que você faça mais resenhas sobre livros de distopias!

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu ponto de vista sobre a "realidade" das distopias. Neste ponto, eu gosto muito do gênero, porque desmascara, de certa forma, a natureza humana, que de fato não tende só para coisas boas. Divergente me parece, além de uma história cheia de tensão e bons personagens, uma critica acertada à sociedade (seja de qual época for) e às atitudes escolhidas pela humanidade.
    Tenho muita vontade de ler e espero poder fazer isto em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Louca para ler essa trilogia, pois todo mundo, e isso sem exagero, fala maravilhas dos livros e só de ler a sinopse e a resenha da pra entender o porque de todo mundo amar!
    Depois de ler A Seleção comecei a gostar desse genero e não vejo a hora de ler esse sucesso da Veronica Roth!

    ResponderExcluir
  9. Estava querendo ler a trilogia de jogos vorazes pois todo mundo tá falando demais ...

    ResponderExcluir
  10. Que bom que você gostou Gisela. Eu já li Divergente e Insurgente, mas dentre os dois preferi o Divergente. Ele foi muito bom para a apresentação e enredo do livro, já no segundo não se pode dizer o mesmo... Mas também é muito bom!

    ResponderExcluir
  11. é bem bom esse livro, gostei dele. Querendo saber como tudo vai ficar, cadê esse outro livro que não consegui ler!!?!! Muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei de Jogos Vorazes mas não me animei a ler Divergente. Distopia não é meu gênero preferido, até gosto mas acho que fica tudo meio igual. Então, se for ler Divergente será bem mais tarde, até pra não ter aquela sensação de ler algo que já vi em outro lugar.

    ResponderExcluir
  13. Ei Gisela, tudo bem?
    Para falar a verdade eu ainda tenho um certo receio pela distopia, não gostei muito de Delírio mas amei Estilhaça-me. Então estou indo devagar nos livros deste estilo, eu vi o filme de Jogos Vorazes mas não agradei muito viu.
    Divergente parece ser bacana e pessoal está recebendo ele melhor que os outros citados...
    É uma história um tanto diferente das outras, a capa é linda, me faz querê-lo só por ela, mas de resto, vou tentar a leitura.
    Beijocas da MG :*

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é sempre muito recomendado e estou curiosa para lê-lo. Só espero conseguir fazê-lo antes do filmes ser lançado, odeio ver o filme antes de ler o livro.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gisela! Gostei bastante da sua resenha. É meio clichê, mas é verdade, pois consegui ver a distopia de uma outra forma. Tinha um certo receio de ler algo do gênero, mas agora irei experimentar desse estilo sem medo! :) Divergente e A seleção são distopias que pretendo ler!

    ResponderExcluir
  16. Fiquei meio relutante d eler por conta de jogos vorazes, mas que bom que eu li, é ótimo!

    ResponderExcluir
  17. adoro distopias, ainda nao li esta serie, apesar de todos disserem que é otima, quero muito ler, ainda mais depois desta resenha que me encantou muito, adoro quando um livro me che com nossa imaginação o que sera e muito o caso deste!

    ResponderExcluir
  18. Divergente Já está na minha lsita de leitura. Todo mundo fala muito bem desse livro,e de sua continuação - Insurgente - Gostei muito de Jogos Vorazes também, por isso gosto de distopias. Acredito que o livro seja muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Tá na minha lista TBR, só ouvi coisas boas sobre esse livro :)

    ResponderExcluir
  20. Eu fiquei sabendo de Divergente ao mesmo tempo que fiquei sabendo de Cidade dos Ossos, comecei a ler os dois online, e bom, o segundo eu larguei por preguiça de ler online, mas Divergente... Esse aí me prendeu. Admito que mal reparei na Tris durante o livro, não reparava nos pensamentos ou medos dela, eu reparava nos meus, e no que eu faria se estivesse lá. Eu adoro livros que se passam em uma outra realidade, e Divergente é incrível, mal posso esperar para ler a continuação!

    ResponderExcluir
  21. Divergente já está na minha Wishlist, mas toda vez que eu vou comprar, acabo levando outro. Pretendo não enrolar muito mais, pois minha curiosidade está a mil.

    Eu também estou gostando muito de distopias ultimamente, as minhas preferidas por enquanto é "Delirium" e "Jogos Vorazes". Mas já ouvi falar muito que Divergente é diferente, então acho que também vai virar um favorito.

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler esse livro, estou ansioso, gostei da historia de mais. Acredito que vou me encantar mais do que jogos vorazes que é outro que amo. Mas enfim, acredito que seja muito foda e muito bacana. As divisoes da sociedade, as escolhas, as regras, nossa, muito bom! Adorei tudo.

    ResponderExcluir
  23. Olá Gisele!!
    Percebi que esse livro tenta nos mostrar que é uma sociedade que tenta ser "perfeito", deixando cada um em seu devido lugar para que não haja discordância, porém, o ser humano não pode ser "determinado" a algum lugar específico, pois temos emoções e mudamos nossa cabeça e sentimentos o tempo todo, ou seja, ele nos mostra que por mais que tentamos ser perfeitos, não podemos alcançar total perfeição.
    Muito interessante, apesar de não ser a minha leitura favorita, eu gostei da resenha :D

    beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Eu ameii esse livro de verdade, e minha opinião sobre ele é das melhores.
    Está num dos primeiros lugares da minha lista de livros distópicos preferidos e me emocionei bastante também.

    ResponderExcluir
  25. Me apaixonei por distopias com Jogos Vorazes, e gosto desse gênero de livro justamente pela reflexão que nos dá sobre a sociedade.
    Esse livro vem sendo super bem comentado na blogosfera e já está nos desejados faz tempo! rs

    ResponderExcluir
  26. Achei a proposta desse livro muito boa, pela busca da adolescente em se enquadrar no seu grupo - não é assim tb na vida real? Boa referência.
    Nunca li uma distopia e acho q vou começar com esta!

    ResponderExcluir
  27. Este livro parece ser bem legal , a única distopia que li até agora foi Jogos Vorazes e gostei muito .Acho que vou gostar de Dvergente também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Estou muuuuito curiosa pra ler essa série... minhas expectativas andam altíssimas ! Adoro essa temática e acredito que essa série pode ate superar Jogos Vorazes..

    ResponderExcluir
  29. Gosto de distopias as que lido são geralmente boas, estou louca pra ler divergente mas estou sem grana e sem tempo rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  30. Eu estou super curiosa para ler esse livro. Não sei porque, mas me lembra muito Jogos Vorazes, então acho que devo gostar. Esse gênero de distopia tem me agradado bastante. Gostei de todos que li até agora e olha que foram muitos. Ótima resenha;)
    bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi Gisela!
    Eu tinha preconceito com distopias, não nego =) mas gostei de Jogos Voarezs :))
    "Divergente" se tornou meu queridinho dp que "aprendi" com esse livro a diferença entre distopia e pós-apocalíptico kkkkkk, é que não tenho mta experiência nesse gênero de leitura rsrs
    Ahhhhhhh e a capa é linda!
    Gostei mto da sua resenha especialmente por retratar tão bem a relidade em meio ao surreal e relacionar com os conflitos humanos que todos em maior ou menor grau temos.
    bjs

    ResponderExcluir
  32. Olá !
    adorei esse livro, adoro livro de distopias, pareçe bem interessante , e ele é aparentemente igual Jogos Vorazes , so que o enredo é diferente e tem 5 facções .. quero tanto ler *-* e em relação há sua resenha eu adorei , deu pra entender na historia direitinho (:

    ResponderExcluir
  33. Tô louca pra ler esse livro!
    Parabéns pela resenha :3

    ResponderExcluir
  34. Estou muito curiosa em ler este livro, já li várias resenhas sobre ele, o que me deixa ainda mais intrigada e ansiosa.

    ResponderExcluir
  35. Oi Gisela, como vc disse quem gosta de jogos vorazes vai provavelmente amar este livro. Gostei da resenha e acho que hoje todas nós somos igual a Beatrice, pois temos que decidir o futuro que vamos seguir.
    Fiquei doida pra ler

    ResponderExcluir
  36. Eu tbm a passei a gostar (na verdade amar) o gênero depois de Jogos Vorazes, aliás como não amar qualquer coisa presente em Jogos Vorazes??!

    Esse livro eu infelizmente não tive a oportunidade de ler ainda, mas pretendo fazê-lo logo, só acho o preço meio salgado, mas tudo ok.

    ResponderExcluir
  37. amei Divergente, quero muito esse livro!!!

    ResponderExcluir
  38. Eu amo este genero então não poderia ser diferente e estar muito ansiosa pela leitura do mesmo.
    Realmente criar este mundo perfeito, sem guerras e conflitos é muito dificil ja que somos diferentes..graças à Deus rs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  39. Achei a história muito interessante, com certeza vou colocar Divergente na minha listinha de leitura!
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  40. Ganhei os dois livros já lançados e estou esperando eles chegarem! O único livro que li de distopia até agora foi Delírio, que adorei! Estou empolgada para ler a trilogia, espero não me decepcionar :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Todas as resenhas e comentários sobre Divergente que eu consegui por os olhos ou ouvidos sempre foram bons, ao contrário sobre a continuação. Eu adoro distopias e você entendeu muito bem o princípio de boa parte delas: não dar m#$%@ de novo. Mas isso é quase sempre feito com um controle tão intenso da vida de cada indivíduo e eu acho que Roth possa ter levado isso a um extremo ao fazer uma personagem trocar tudo aquilo que ela conhece por um futuro desconhecido possivelmente promissor. Assim que eu diminuir minha pilha, tentarei seguir sua recomendação!

    ResponderExcluir
  42. Ainda não li Divergente, mas pelo que sei é uma ótima trama, super bem construída, com um enredo e personagens incríveis, uma daquelas distopias de arrepiar. Já li várias resenhas sobre Divergente e adorei, estou louca pra comprar logo e ler.

    ResponderExcluir
  43. O.o Se a resenha já é perfeita imagina o livro... Estou louco para ler...

    ResponderExcluir
  44. Estou muito interessada por esse livro!!, quero ler ele o quanto antes ><

    ResponderExcluir
  45. Eu simplesmente não consigo ler distopias. Apesar de ter amado jogos vorazes de paixão, abandonei Feios e Destino. Vou arriscar com divergente e espero não me arrepender! Me parece ser um bom livro, e apesar do medo, acho que vou gostar da história!

    ResponderExcluir
  46. Oi,eu estou doida pra ler esse livro.Li sua resenha e fiquei com mais vontade ainda de ler.Amei.Muito bom,faz meu estilo.Beijos.

    ResponderExcluir
  47. Quero muito ler esse livro, ainda mais que logo sairá o filme e sempre é bom ler o livro primeiro :D

    ResponderExcluir
  48. Eu li Jogos Vorazes e gostei bastante então acho que vou gostar de Divergente, vou ficar esperando sair a série toda pra poder ler como fiz com Jogos, já tenho ele aqui na espera pra começar a leitura recomendada.

    ResponderExcluir
  49. Ai quero muito o livro :) Gostei muito de jogos Vorazes !

    ResponderExcluir
  50. Gi, eu tambem passei a gostar de distopia depois de ter lido a trilogia jogos vorazes! Ate ja tentei ler outros do genero, mas nao me conquistaram… Me indicaram muito divergente, para alguns é até melhor do que jogos vorazes, entao fiquei mega curiosa.
    Espero ler em breve.
    bj

    ResponderExcluir
  51. Eu adoro distopias, e a primeira que li também foi "Jogos Vorazes". Não sei se foi por ser a primeira, mas até hoje, não li nenhuma outra que conseguisse roubar o lugar de "JV" no meu coração. Rsrsrs
    O que me atrai nas distopias é justamente isso que você falou sobre a construção de uma sociedade ideal. É realmente uma utopia uma sociedade sem problemas. Fiquei bem curioso pra ler "Divergente", e espero que consiga em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  52. Ainda não encontrei uma distopia que me fizesse virar fangirl. Divergente é legal e tal mas tem algumas coisas que me decepcionaram. Quero ver se melhora na continuação.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  53. Eu não imaginava que "distopia" havia virado gênero, mas pelo que pesquisei parece ser só no Brasil, porque lá fora ainda é classificado como um sub-género de ficção científica. Esses livros todos sempre me lembram 1984, mas com uma roupagem diferente. Esse aí me pareceu interessante, mas vou ler só depois dos jogos vorazes, mas enfim, boa resenha, Gisela.

    ResponderExcluir
  54. Aê galera! Quem quiser assistir o filme Divergente online, tá aí o link:

    http://assistirseriesefilmes.com/assistir-filme-divergente-online-dublado-legendado/

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir