acompanhe o blog
nas redes sociais

5.3.14

Livros importantes na história Brasileira


Quais seriam os livros classificados no Brasil como os mais importantes na história brasileira?

Os tópicos fundamentais que estruturam historicamente o Brasil seriam: a colonização europeia no país; os primeiros povos; o período da escravidão, que tipo de sociedade se organizou no período de formação, a independência e o funcionamento estabelecido por esta, o isolamento de várias populações (mestiças), como funcionava a oligarquia republicana e a natureza das pessoas burguesas que dominam o país. Ou seja, através destes pontos se tomados em conjunto, podemos ter uma ideia de como se estruturou a história brasileira.

Para embasar essas informações como literatura pertinente de cada “período” teremos:

Como introdução geral, sem o foco específico em nenhum dos citados acima, mas para elucidar de maneira ampla o tema temos “O povo brasileiro” uma obra de 1995 de Darcy Ribeiro, com seu subtítulo “A formação e o sentido do Brasil”.

“Raízes do Brasil” obra do ano de 1936 escrita por Sérgio Buarque de Holanda, trata de uma maneira profunda e analítica a colonização portuguesa, e os efeitos que essa transfusão social e cultural produziu no Brasil.

“Histórias dos índios do Brasil” (1992) obra organizada por Manuela Carneiro da Cunha e escrita por diversos especialistas, uma introdução sólida e abrangente sobre o assunto.

Ser escravo no Brasil” do ano de 1982 de Kátia de Queirós Mattoso, originariamente foi publicado em francês e feito para o leitor estrangeiro, retrata a escravidão desde a raiz africana até a abolição da escravatura.


“A integração do negro na sociedade de classes de 1964 escrito por Florestan Fernandes, estuda o drama da exclusão social e econômica do antigo escravo e a permanência de tal desiquilíbrio na sociedade brasileira. “Casa grande e senzala” (1933) de Gilberto Freyre com as características da sociedade.

“D. João VI no Brasil” (1909) e “O movimento da Independência” (1922) ambos de Oliveira Lima retratam a independência política.
“Os sertões” (1902) de Euclides da Cunha mostra “dois Brasis” e explicita o isolamento que o segrega de forma geográfica e cultural.

“A revolução burguesa no Brasil” (1974) de Florestan Fernandes retrata a burguesia de base industrial.

Licença das fotos:

Stone Town Slave Trade 5 by Son of Groucho (CC BY 2.0)

Índio by Felipe Fonseca (CC BY-SA 2.0)

Autor:
Paula Silva Motta, quando eu morrer, eu durmo.

21 comentários em "Livros importantes na história Brasileira"

  1. Não sou muito fã de livros históricos, mas é muito bom para aumentar o conhecimento e conhecer mais sobre nosso país. Muito interessante o post.

    ResponderExcluir
  2. É com certa vergonha que digo que não gosto muito de livros de história brasileira. rs
    Provavelmente porque minha experiência com eles foi na escola, e leitura obrigatória raramente é proveitosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa não li nenhum dos livros citados! Mais achei super interessante essa oportunidade de conhecer melhor a história do nosso país! Quem sabe futuramente leio uma dessa obras! XD

    ResponderExcluir
  4. Sou mais uma que não leu nenhum dos livros citados e que não curte muito. Como a Ana falou, minha experiência foi na escola. E leitura obrigatória pra mim pelo menos nunca foi proveitosa. Mas o post é ótimo! Bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Eu até que curto livros históricos e não li nenhum destes citados.
    Na realidade, no momento não me interessaram.
    Sei da história do nosso povo de outras formas.
    Acho alguns livros brasileiros e históricos bem chatos... sem desmerecer novo povo, nossa história... amo ser brasileira.
    É que eu prefiro ficção mesmo... não tem jeito! hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. sensacional... um belo roteiro para seguirmos na tentativa de entender nosso país. ótima dica!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, da sono só de pensar nisso ZzzzZ, tô com tanta leitura obrigatória pro vestibular que não sei por onde começar, gosto de livros nacionais, só não gosto quando isso se torna obrigação.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post Paula, mas é uma pena ler tantos comentários negativos. Sou formanda em História e infelizmente tenho que criticar os historiadores por não darem tanta atenção ao público "leigo". Realmente, a maioria dos livros bons da área se tornam maçantes para os não acadêmicos. Sou a favor de uma literatura menos acadêmica e mais voltada ao público. Você citou ótimos autores, mas eles merecem ser lidos com certo cuidado... Não devemos esquecer que estes livros foram escritos em outros períodos, sob pensamentos diferentes daqueles que temos hoje. :)

    E galera... vamos tentar ser menos preconceituosos, ok? Não é porque uma leitura é obrigatória que ela deve ser chata.

    ResponderExcluir
  9. Eu estou lendo alguns livros do gênero, saudades de ter tempo para a literatura, meu livro literário só dá pra ler no ônibus... pelo menos são 50 min lendo haha

    ResponderExcluir
  10. Com certeza ótimos livros para entender o país, mas para falar a verdade não me atrai nem um pouco! Só li um livro histórico, fiquei mais de mês para isso e me foi uma leitura maçante, não tenho vontade de ler outro por agora... O único que eu ainda poderia tentar ler seria Os sertões, mas ainda assim já começaria a ler com um pé atrás, peguei trauma!

    ResponderExcluir
  11. Excelente! Adorei o post, não vejo muita referência às nossas raízes por aí.
    Adoro a cultura indígena e já anotei aqui pra procurar o livro da Manuela - minha xará - pra ler. Da mesma forma, o livro sobre a escravidão até a abolição me interessou bastante. Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Não li e nem conhecia nenhum dos livros citados. O que sei de nossa história foi em sua maioria aprendido nos bancos da escola. Li algumas poucas biografia de alguns líderes brasileiros, mas nada que eu possa dizer que sou expert na nossa história. Uma vergonha eu sei.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Sempre gostei muito de história em geral, mas confesso que nunca nem ouvi falar de nenhum dos livros citados. É vergonhoso saber tão pouco sobre algo que fez parte da nossa história. O bom é que tenho aprendido um pouco mais na faculdade, e até um dos livros citados será bem útil a mim.

    ResponderExcluir
  14. História era uma das matérias que menos me gostava na época da escola, e continuo com o mesmo pensamento, então nenhum desses livros me interessaram, não fazem nem um pouco o meu gênero.

    ResponderExcluir
  15. Acho que é aí onde a História se confunde com a literatura e podemos entender mais sobre nossas origens. Gostei muito do post.

    ResponderExcluir
  16. Desse tipo de livros só li um, "Os Bandeirantes", como amante da matéria História, gostei bastante. Tenho certeza que iria adorar ler esses que você citou!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sempre achei a história do Brasil fascinante e tenho curiosidade pelo assunto!
    Por este motivo adorei as dicas de livros no post, já anotei os títulos e pretendo conhecer mais sobre a nossa pátria muito em breve!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a temática dessa postagem.
    Passamos despercebidos pelos livros tão bons na história brasileira e, muitas vezes, valorizamos os internacionais. É preciso saber aproveitar todos.

    ResponderExcluir
  19. Achei as dicas legais, mas confesso que não sou fã de livros com essa pegada. Me remetem muito ao período escolar, e creio que já passei dessa época. kkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Nossa, que post diferente ! Nunca havia lido ada parecido em outros blogs. E, particularmente, adorei! Amo história e livros de época. Um livro que tem os dois temas então ? haha perfeito !
    Amei a iniciativa ;)
    bj, dréa

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir