acompanhe o blog
nas redes sociais

23.4.15

Brutal [Luke Delaney]

[Luke Delaney
Ed. Fábrica 231, 2015 - 416 páginas:
      O que levaria alguém a golpear outra pessoa na cabeça e, na sequência, esfaqueá-la 77 vezes? O garoto de programa Daniel Graydon jamais imaginaria que encontraria tamanha perversão nos clientes com quem saía. Mas viu seu fim se aproximar ao ir contra sua regra de ouro: nunca levar os homens para casa. Seu parceiro sexual e algoz, porém, tinha algo de sedutor e era difícil recusar a proposta de uma noite regada a sexo, e muito bem paga. Daniel tornara-se apenas uma das vítimas de um personagem sombrio, cuja pulsão pela morte o levava a matar com regularidade e método. Cada morte representando um passo adiante no aperfeiçoamento da macabra arte de tirar vidas: cruel, dolorosa, limpa e sem pistas. Um desafio para a polícia de Londres e sua divisão de Crimes Graves do Grupo Sul, liderada pelo atormentado detetive-investigador Sean Corrigan. 

Onde comprar:

Como bom amante de um thriller policial, foi fácil escolher esse livro entre as opções para resenha. Assim que bati os olhos nele, a capa, as frases de impacto impressas nela e na contracapa, e a sinopse, acabaram me convencendo por sua escolha.

Como já diz na sinopse, podemos ver que não há nada de novo nessa trama. Segue aquele padrão do gênero: Duas mentes brilhantes (assassino x detetive), “digladiando” para saber quem é o mais esperto e vence ao final da jornada. E, por ter essa essência clichê, podemos ver muitas ouras características típicas de um bom thriller: Cenas descritas com riquezas de detalhes (principalmente as dos assassinatos); Todas as etapas de um trabalho investigativo bem definidas; Corrida contra o tempo para prender o assassino; E umas boas pitadas da vida pessoal do Sean, o detetive principal responsável por essa força tarefa.

A Estrutura narrativa é bastante interessante, pois temos duas formas de narração: Uma é em terceira pessoa, acompanhando a perspectiva dos detetives envolvidos na investigação, Sally, Donnovan e Sean (sendo esse último responsável por aproximadamente 90% dessa parte), e narração em primeira pessoa, narrada completamente pelo serial killer.

Mas, como nem tudo são flores, duas coisas me incomodaram bastante durante a leitura. Vamos a elas:

A primeira diz respeito a “facilidade” com a qual os detetives fizeram as ligações entre os assassinatos. Explicando melhor: Cada morte foi realizada de uma forma diferente da outra (facada, enforcamento, etc.), aparentemente não se observava uma ligação entre elas, a não ser pela violência adotada, e pela total falta de provas nas cenas dos crimes. Então, para mim, ficou um pouco difícil de engolir a “intuição” dos detetives ao liga-los. Em meio a uma pilha de arquivos de assassinatos brutais, bateram os olhos em um deles, e logo trataram de fazer a conexão entre eles. Vamos combinar, sabemos muito bem que serial killer, geralmente, segue um padrão determinado por ele, seja na escolha do tipo de vítima, a forma com a qual ele mata, ou até a região a qual atua. Nesse caso, cada morte tinha um método/tipo de vítima/região completamente diferente do outro.

A segunda coisa que me incomodou foi o tamanho de alguns capítulos. Acho que, para livros desse gênero, capítulos entre 15 ou 20 páginas são de bom tamanho, mas, capítulos com aproximadamente 50 páginas (um chegou a ter 64), são excessivamente grandes. Em alguns momentos, fiquei com a sensação de que a trama não evoluía. Não sei dizer se foi porque a narrativa dava uma esfriada mesmo, ou se era porque, por mais que lesse, o capítulo não terminava.

Voltando a falar das qualidades, achei que a grande sacada do autor foi o motivo ao qual o serial matava suas vítimas. Sei que muitos leitores poderão não concordar comigo, pois sempre tendem a tecer respostas mirabolantes para explicar uma mente doentia, mas achei que o autor acertou ao não recorrer a teorias extravagantes, ou ate certo ponto clichês, para humanizar sua personagem. E, falando em humanizar personagens, também gostei de ver o autor dando um ar de normalidade a dois dos detetives da trama. Deixando claro que eles são incorruptíveis, mas também se utilizam de umas tramoiazinhas. (risos)

Em relação a edição em si, gostei bastante do trabalho realizado pela Fábrica 231. A capa está muito bonita e a diagramação simples, mas bem-feita. Encontrei pouquíssimos erros de digitação, mas que não atrapalham em nada na leitura.

Enfim, prós e contras apresentados, faço um balanço final dando quatro estrelas ao livro, e indicando a todas as pessoas que gostam de livros do gênero.

http://www.skoob.com.br/brutal-434314ed492064.html


Cortesia da Editora Rocco

Pernambucano, formado em Artes Cênicas e apaixonado por teatro e livros. Descobriu-se leitor depois de um empurrãozinho de uma amiga. Virginiano, pé no chão e que adora a calmaria. Leitor de quase todos os gêneros literários. Afinal, quando a trama é boa, o gênero é o que menos importa.

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

12 comentários em "Brutal [Luke Delaney]"

  1. Igual a você amo thriller policial, mas confesso que sempre que leio um do gênero fico meio impressionada com a riqueza de detalhes das cenas de assassinato rsrs.
    Concordo com você, a forma que ligaram os assassinatos a uma mesma pessoa deveria ter sido mais trabalhada... Valeu pela dica, vou pesquisar mais sobre o livro pois como já disse amo esse gênero!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nardonio.
    Assim como você, sou fã de um bom livro policial e esse me chamou bastante a atenção. Mas, assim como você, acho que me sentiria incomodado pelos dois pontos negativos citados. Principalmente a questão da intuição. Não consigo engolir isso.
    Porém, ainda sim acredito que a leitura seja proveitosa.
    Lerei, certamente.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha estante e estou meio desanimada para lê-lo, mas a resenha me deixou bem curiosa e pretendo ler em breve. Faz parte do meu gênero favorito e espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro livros sobre serial killers, eles são personagens ricos e muito interessantes. Então, acho que realmente deve ser ponto positivo conhecer seus motivos através da narrativa em primeira pessoa.
    Mas concordo com você, a falta de realidade no desenrolar dos casos e os capítulos longos demais são ambos pontos negativos. De qualquer maneira, parece que não foi o suficiente para deixar a história ruim.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nardonio! Gosto muito de thrillers. E concordo que o excesso de páginas em um capítulo pode atrapalhar a leitura, principalmente em livros do gênero. Não gostei também de as coisas parecerem fáceis para os detetives, sabe? Gosto mais quando o autor mostra as coisas como impossíveis de se descobrir o que está por trás dos assassinatos. Realmente não tinha como deduzir tão facilmente que os assassinatos estavam interligados. Fiquei curiosa para descobrir o motivo dessas mortes. Fora isso, não me senti muito atraída em ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. ficando o livro, bem ao estilo dan brown. mas confesso que não ligo muito pra isso não, ainda mais vindo de leituras de não-ficção em que o livro inteiro muitas vezes têm apenas dois ou três capítulos, a gente se acostuma. agora, como você tocou no assunto a capa é qualquer coisa mesmo hein, adorei. e o título é tremendamente sugestivo. o problema maior de livros assim é que o mote vai ficando batido e precisamos mudar de ambiente (diga-se estilo de leitura) pra não acabarmos enjoando. tenho a maior vontade de ler este livro, por enquanto está em stand by, mas não deixa de ser uma ótima dica!

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse livro é bem macabro, não há como negar isso!
    Mas ainda assim, não sei se vou ler, gostei da sinopse, achei bem amedrontadora e sua resenha confirmou minha opinião, acho que ficou meio pesado demais para o momento da minha vida agora!
    Quem sabe em uma próxima!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  8. Já fiquei super curiosa para saber o que se passa por traz dos assassinatos, a capa já nos deixa com essa impressão de que o livro vai te amedrontar, sabe kkk só não gostei muito do titulo, mas isso é irrelevante se a história for bem construida né?! Espero gostar ainda mais que você. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu também fiquei pensando como os detetives deduziram tão rapidamente que se tratava de um serial killer se não havia uma ordem exata de acontecimentos iguais e capítulos muito grandes as vezes nos dá aquela desanimada,você lê,lê e parece que não sai do lugar.Mas assim como você eu gostei da proposta do livro e estou precisando de um thriller policial para ler ultimamente.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Domdom!
    Carecemos de bons thrillers policias e pelo visto esse é um dos bons, apesar da facilidade com que os detetives chegam ao assassino.
    Não gosto também de capítulos longos porque ficam cansativos de ler.
    Gostei demais.
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Pois então... eu adoro suspense, mas curto quando a trama é ágil, com capítulos curtos e um final surpreendente.
    Este livro até parece bacana, mas faltou algo e estes elementos que citem talvez deixem que fique menos atraente pra mim.
    A falta de ligação dos crimes é esquisito, porque como vc mesmo citou um serial age meio que metodicamente, né?!
    mas quem sabe eu leia um dia.

    ResponderExcluir
  12. Li em uma resenha que "Brutal é um dos melhores livros de investigação criminal que li nos últimos tempos. Fugindo do óbvio e das descrições excessivas, consegue ir no ponto das questões, sem se perder em tramas paralelas. A diversidade de vozes por dentro da obra nos dá a percepção total do universo criado por Delaney. O que se percebe, ao fim, é que a brutalidade mais do que um sentimento, é um instrumento, um objeto que mata sem nenhuma culpa" e isso me fez sentir vontade de lê-lo no mesmo instante. E agora ao ler a sua resenha vi que você esperava mais da história, mas mesmo assim pretende continuar a ler os outros livros... bom com isso vou ler o livro e ver se ele vai me agradar. Confesso que thrillers me assustam as vezes, passo dias após ler pensando como funciona realmente a cabeça de um assassino.

    Beijos e parabéns pela resenha!
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir