acompanhe o blog
nas redes sociais

3.4.15

Um Ano na Selva [Suzanne Collins]

Um Ano na Selva [Suzanne Collins]
Ed. Rocco Pequenos Leitores, 2015 - 40 páginas:
      Uma garotinha brincalhona, cercada de irmãos, pais amigos e atenciosos. Eis a pequena Suzy e sua família feliz. Contudo, quando seu pai é chamado para a guerra numa selva distante, ela tem que lidar não só com a saudade, como também com a ansiedade, o medo, a insegurança e o iminente sentimento de perda. É assim, com delicadeza e o olhar lúdico de uma criança, que Suzanne Collins, autora da trilogia Jogos Vorazes, fenômeno da literatura jovem, narra em Um ano na selva a experiência vivida por ela quando, aos 6 anos, viu seu pai deixá-la para lutar na Guerra do Vietnã. Premiado e aclamado pela crítica internacional, o relato autobiográfico conta com os traços bem-humorados do prestigiado ilustrador infantil James Proimos, amigo a quem Collins dedicou seus “jogos vorazes”. 

Onde comprar:

Alguns autores conseguem me conquistar com apenas uma obra, e um desses casos aconteceu com a Suzanne Collins. Precisei ler apenas “Jogos Vorazes” para me tornar fã dela, e, ao ler os outros dois volumes da trilogia, minha sentença foi confirmada. Ao ver um livro dela entre as opções de escolha para a resenha, não pensei duas vezes e o escolhi (mesmo sendo um livro voltado para o público infantil). Assim que o recebi, li no mesmo dia, afinal, quando somos fãs, é claro que ficamos ávidos por mais livros dos nossos queridinhos, e acabamos cometendo a ousadia de furar nossa sempre imensa fila de espera (que maldade com os outros livros, não é?!?!).

Devaneios a parte, vamos ao que interessa: O livro “Um Ano na Selva”. A trama conta a história de Suzy, uma garotinha como outra qualquer, que tem uma família amorosa e um gatinho de estimação chamado Rascal. A família levava uma vida normal, até seu pai precisar se ausentar pelo período de um ano. Durante as 40 páginas, a autora mostra o antes, o durante, e o depois desse período de um ano. Tudo é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Suzy, e vamos percebendo seu amadurecimento com o passar dos dias. Ela passa a entender um pouco mais o que está acontecendo ao seu redor, mas não perde aquela inocência inerente às crianças. Outra coisa que merece muitos elogios é a parte ilustrativa. Elas são tão bem-feitas que até nas páginas que não tem texto escrito, conseguimos entender tudo. Não posso falar mais nada em relação a trama, pois acabaria contando spoiler, afinal, o livro é bem curtinho.

Então, como achei que apenas minha opinião ficaria uma coisa mais “técnica/engessada”, convidei meu sobrinho André, de cinco anos, para dar sua opinião sobre a obra (Não existe opinião melhor do que a do público-alvo). Ele gostou bastante da história e, principalmente, das ilustrações. Interagiu muito enquanto sua mãe lia, fazendo inúmeras perguntas e tecendo bastante comentários. Então, creio que o objetivo da Suzanne Collins foi atingido. Com essa obra, ela conquistou um garotinho de cinco anos, e um marmanjo de 31. (Risos) Eu super indico para crianças de todas as idades.

http://www.skoob.com.br/um-ano-na-selva-434316ed492066.html


Cortesia da Editora Rocco

Pernambucano, formado em Artes Cênicas e apaixonado por teatro e livros. Descobriu-se leitor depois de um empurrãozinho de uma amiga. Virginiano, pé no chão e que adora a calmaria. Leitor de quase todos os gêneros literários. Afinal, quando a trama é boa, o gênero é o que menos importa.

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

19 comentários em "Um Ano na Selva [Suzanne Collins]"

  1. Dom Dom!
    Livros infantis são sempre bem atrativos, com enredo cheios de ação e tão com ilustrações, o que é um atrativo ainda maior. E quando escrito por uma renomada autora, melhor, né?
    Adoro!

    “Que o coelhinho traga muito mais que ovos de chocolate! Que ele lhe traga muita paz, amor, saúde, felicidade, compreensão e carinho. Feliz Páscoa!”.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nardonio.
    Assim como você, Suzanne Collins já me conquistou no primeiro livro de Jogos Vorazes. Mas não sabia que ela escrevia para crianças também. Como adoro livros para crianças, com certeza vou conferir.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. é isso aí Dom Dom, pra que nos limitarmos se podemos abarcar um universo com leituras de todos os gêneros e de todas as idades? quero voltar a ser criança também, por que não? você dá exemplo e a gente segue. ótima dica! tenho aqui a trilogia de collins, ainda não li, mas minha esposa leu e adorou, então bora correndo ler também!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro da Suzanne :l, particularmente não me interessei pela saga dos Jogos Vorazes. Acho excelente um autor escrever para diversos públicos, principalmente quando é uma autobiografia.
    A.S.

    ResponderExcluir
  5. Realmente tem uns autores que nos conquistam de cara. A Suzzane é muito boa mesmo, mas não imaginava que tinha escrito um livrinho assim, tão fofo.
    E se ela conseguiu cativar um adulto e uma criança, acho que alcançou o objetivo de forma primorosa.
    Se tiver algum pequeno para presentear, já anotei a dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Acho interessante quando o autor conta uma historia por meio das crianças, já que elas tem uma visão tão diferente das coisas, a maioria das vezes percebem e veem as coisa de um angulo melhor.
    No caso da autora, fala da sua vida, da sua infância por meio de uma personagem.
    Fiquei muito curiosa pra ler.
    Mostrando seu sofrimento, como foi ficar distante do pai, ele estando em um lugar com perigo.

    ResponderExcluir
  7. Que fofo, nunca pensei que a Suzanne Collins escreveria um livro de literatura infantil relatando uma experiência vivida por ela quando criança! Estou curiosa para ler...

    Uma boa páscoa,
    Isi www.diariodaisi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bem que quando vi a capa desse livro e o nome da autora sabia que a conhecia de algum lugar. haha Li a sinopse e tive a certeza de que é a autora de Jogos Vorazes. rs Ainda não li Jogos Vorazes, mas pretendo!
    HAHAHA Sempre teremos os nossos queridinhos.
    Olha, a primeira coisa que pensei foi que nunca tinha pensado na autora escrevendo algo infantil, por motivos óbvios, né? haha Mas apesar de infantil é algo, como eu posso dizer, adulto. É, acho que cabe essa palavra. Já que ela teve que ver o pai partir para uma guerra. E eu fico aqui me imaginando o que você ter passado pela cabeça daquela garotinha, com toda a inocência de criança sem saber o que estava acontecendo a sua volta. Gostei muito do livro! E tenho certeza de que se eu ler, irá me conquistar também!

    ResponderExcluir
  9. Gosto da escrita da Collins, mas não sei se leria o livro; já que é destinado as crianças. Talvez incentive minha filha a ler mais para frente.

    ResponderExcluir
  10. As vezes há livro que furam a fila enorme de leitura, não tem jeito, a ansiedade é muito grande pra esperar, e o livro merece esse privilégio...
    Ainda não li Jogos Vorazes, portanto, não conheço a escrita dá autora, mas achei interessante ela pegar um assunto tão sério e moldá-lo para o público infantil.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Nosso posso julgar muito a autora, até o momento não li os livros do Jogos vorazes, porém até o momento não li nenhuma resenha negativa. Isso com certeza é uma prova de como a autora criou uma maravilhosa estória. Bom! sobre o livro infantil, parece ser um linda estória, eu não tenho preconceito, mesmo com 25 anos ainda leio um bom livro infantil. Até por que serve como uma máquina do tempo e me faz voltar ao passado.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Dom que legal vc ter pedido a opinião do seu sobrinho. Além de seu público alvo, as crianças são sempre honestas, rs
    Muito legal a dica!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, nunca imaginei que ela escreveria um livro infantil. Gostei muito da descrição. Uau, adorei a ideia. Estou pensando em dar para minha pequena princesinha - minha sobrinha - que puxou a tia, rsrs, desde pequena já gosta de ler.

    ResponderExcluir
  14. Olá, não sabia que ela tinha escrito um livro infantil, os unicos livros que já vi da autora foram da trilogia jogos vorazes, achei bem interessante o livro, vou compra-lo para presente acho!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  15. Que tudo. Já tinha ouvido falar desse livro, mas pegando como base a Trilogia Jogos Vorazes, já sei o que esperar. Sei , é livro infantil, mas não tem problema ser criança às vezes. Parece ser super legal.

    Abraços,
    Rodolfo
    Atributos de Verão

    ResponderExcluir
  16. Oiee
    Não sabia que a Suzanne escrevia livros voltados pro público infantil.De qualquer forma achei o livro muito fofo ainda mas se contém ilustrações.Esses tipos de livros são ótimos para aquelas leituras rapidas espero conhecer esse trabalho dela em breve.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro livros infantis, aliás, eu leio livros para qualquer idade...
    Eu também adoro a autora, mesmo não tendo lido toda a trilogia Jogos Vorazes ainda!
    Bem, é como vc mesmo falou, não dá para contar muito então não posso escrever muito sobre a resenha e o livro em si, mas sua opinião já agrega e dá vontade de saber mais.
    Eu quero e pretendo ler em breve este livro.
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  18. Deve ser bem tenso a história, sei lá. Acho que se meu pai fosse pra guerra eu...Nem sei sabe, infelizmente muitas crianças tiveram seus pais arrancados né?! Pior que alguns nem voltam. E como amo histórias infantis, pretendo ler com toda certeza. Ainda mais que o livro é da Suzanne.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Quando vi que era um livro da Suzanne Collins já logo procurei saber sobre o que era adoro a escrita dela, também ela me conquistou com "Jogos Vorazes" o modo como ela criou uma trama e um novo mundo cheio de questões politicas me conquistou, quero dar uma olhada nesse livro !!!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir