acompanhe o blog
nas redes sociais

8.6.15

Inocência? O Protetorado da Sombrinha: Vol. 3 [Gail Carriger]

Ed. Valentina, 2015 - 304 páginas:
      Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. A Rainha Vitória dispensou Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade. Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando - como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo - o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta. O Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros - e estão armados com molho pesto.  

Onde comprar:

Inicio a resenha esclarecendo que irei comentar o terceiro livro da série O Protetorado da Sombrinha sem soltar nenhum spoiler, tarefa que vai ser árdua, mas pretendo conseguir. Vou me atentar aos inúmeros pontos positivos e aos inexistentes pontos negativos.

Neste terceiro volume da série de Steampunk mais cultuada no mundo, a autora mantém toda a sua sagacidade e acidez de sempre e nos brindou com uma obra que mantém o mesmo nível de excelência das anteriores. Ponto para a série.

Por ser uma obra de Steampunk, a série já apresenta um diferencial, afinal não são muitos livros que tratam do assunto, principalmente com a sutiliza com a qual Gail o introduz no contexto dos livros, quase que passando despercebido, mas contido nos mínimos detalhes da história, sendo assim não torna o livro maçante e sim original.

Mas não é só de Steampunk que vive nossa magnífica história, contamos também com a participação de Lobisomens e vampiros, serem sobrenaturais que convivem com os humanos na sociedade Londrina Vitoriana, e naturalmente, são seres rivais.

Toda a trama é recheada de parágrafos sarcásticos, por trás de cada comentário, existe um toque especial da autora, o que torna “todo” o livro interessante, é para se ler degustando cada pedacinho dele. Além disso, é uma trama para lá de inteligente, mesclando aventura, ação, romance, amizade, tudo isso recheado com vários personagens bizarros.

"Não estou preparada para morrer, pensou Alexia. Ainda nem dei uma bronca em Conall."

Todos os pontos comentados acima já me conquistaram deste o primeiro livro, mas constatar que Gail os mantém até o terceiro, só me torna ainda mais fã da série, que será composta por cinco volumes, então ainda tenho mais dois para me deliciar.

E não posso me esquecer de falar da personagem principal, nossa querida Alexia, que é o contrario de um ser sobrenatural, ela é uma preternatural, o que significa pessoa sem alma, que tem o poder de ao tocar um ser sobrenatural, tira-lhe a sobrenaturalidade, transformando-o num ser humano comum, vulnerável, factível a morrer facilmente. Isso a transforma no inimigo número um dos seres sobrenaturais, causando-lhe a todo o momento, perigo de vida, principalmente por parte dos vampiros, já que os lobisomens, liderados pelo seu magnífico Alfa, Lord Malcon, protegem nossa querida Alexia.

"Conall: rabugento, carinhoso, durão, rude, brusco e superprotetor. Ela levara um tempo para acreditar que merecia todo o tremendo afeto que ele lhe dava."

Neste livro, Alexia está correndo grande perigo de vida, brigada com Lord Malcon, sem a proteção de sua alcateia, está vulnerável a ataques contra sua vida, e acreditem, estes acontecem todo o dia, pois existem forças poderosas que a querem morta. Alexia para se proteger foge para Itália, país de nascimento do seu pai e lá, com a ajuda dos famosos cavaleiros templários, elite antissobrenatural mais sagrada do papa, tentará descobrir um pouco mais da sua origem e condição de preternatural.

"Embora com frequência os florentinos expressassem as emoções um pouco alto demais para a refinada preternatural, era adorável observar e escutar suas conversas."

Destacam-se neste livro o inteligentíssimo Beta da alcateia de Lord Malcan, seu segundo em comando, o professor Lyall, que mostra neste volume toda sua sagacidade. O vampiro errante Lorde Akeldama, como sempre, também é responsável por alguns pontos altos. E sua amiga Ivy surpreende, expondo que tem mais coisa na sua cabecinha de vento do que somente chapéus horripilantes.

"- Considerando que nosso Alfa iniciou uma nova e ilustre carreira como besta quadrada, precisamos nos preparar para o pior."

Não percam mais uma extasiante aventura de Alexia e seus extravagantes amigos!


Clique sobre a capa para ver as resenhas dos volumes anteriores:
 

Cortesia da Editora Valentina

Capixaba, leonina, analista de sistemas e mãe. Apaixonada por livros, sou uma leitora compulsiva e como o tempo é curto, leio em todo o lugar: esperando o elevador, dentro do ônibus, no salão de beleza... Ler é meu prazer e minha paixão!

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

11 comentários em "Inocência? O Protetorado da Sombrinha: Vol. 3 [Gail Carriger]"

  1. Meu pai, já ta no terceiro livro e eu ainda não li nem o primeiro. tá difícil viu haha.
    eu gosto muito da ideia do gênero em questão apesar de nunca ter lido nada de de steampunk! e o fato de ter personagens do universo fantástico me anima mais para ler.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. cara Gi, manter o interesse pela série no terceiro livro, por si, já seria louvável. e se houver seres fantásticos, melhor ainda, daí já viro fã. venho acompanhando suas resenhas, que são incríveis e esclarecedoras, e fui me tornando fã por tabela. você não é a única a tecer comentários elogiosos para a saga, acho até que está faltando apenas eu mesmo pra entrar neste barco. quero demais ler esta série e acho que mentalmente já fico aqui imaginando.. e se ela se apaixonar por um lobisomem ou vampiro? não vai poder tocá-lo né? ai ai ai

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gisela! Depois de ler sua resenha com inúmeros elogios, é impossível não se interessar por essa série; ainda mais se tratando de um gênero, se assim puder ser denominado, totalmente desconhecido para mim, o steampunk. Muito bom saber que a autora conseguiu manter todo o encanto dos primeiros livros até o terceiro e fico aqui na torcida para que seja assim até o final. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de livros com seres sobrenaturais, mas essa série me conquistou. Me diverti muito lendo os primeiros livros da série e não vejo a hora de ler esse. Pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Ai Gisela!
    Sou apaixonada por essa série, embora ainda não tenha lido nenhum dos livros e até tenho o primeiro aqui, porém me determinei a só iniciar uma série quando tiver todos os livros na mão, portanto, ainda demorará um tantinho para poder acompanhar todos esses seres sobrenaturais...
    Mas certeza que lerei em algum momento mais para frente.
    “A vida sem ciência é uma espécie de morte.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Igual a Rudy, morro de vontade de ler a série só que não tive oportunidade. Além da capa ser maravilhosa [eu sei, não deveria cometer o pecado literário de julgar um livro pela capa ~.~], a premissa da trilogia é super interessante. Essa coisa de steampunk super me atrai, seja em livros ou na TV mesmo, como foi o caso da série Amorteamo.

    Abraços,
    Rodolfo
    Atributos de Verão

    ResponderExcluir
  7. Essa série é tão bem falada, eu morro de vontade de lê-la. Foram tantos pontos positivos nesse terceiro livro que só consegui me convencer de que a história é realmente ótima afinal, não é qualquer autor que mante a qualidade durante todos os livros .

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gisela!
    A cada resenha que leio sobre os livros dessa série fico com mais vontade de iniciar a leitura. Essa série é um prato cheio de criaturas sobrenaturais, sem falar no dom da Alexia e sua personalidade cativante, e humor ácido!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Sou louca para ler essa série, mas estou preferindo esperar todos os livros serem lançados para começar (apesar de que achava que seriam só 3 e não 5 livros). Sempre leio maravilhas sobre os livros, como a história é boa e os personagens bem construídos. Os 3 já estão não minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  10. Mio Dio! Terceiro livro e eu nem comecei o primeiro! Como sou enrolada. Apesar de tudo, a série me atrai muito por sua temática steampunk e claro, possuir lobisomens - sempre gostei mais deles que dos vampiros - e Alexia a cada resenha se mostra para todos uma personagem incrível e de grande carisma, apenas pequenos trechos me fazem criar simpatia por ela de forma sobrenatural.
    É oficial, preciso encaixar os livros na minhas metas de leitura, mesmo que significa deixar outros ainda mais atrasados.

    ResponderExcluir
  11. Essa série está na minha listinha desde o lançamento do primeiro volume. É bom saber que a Gail está conseguindo manter o ótimo nível desde o primeiro. São poucas as séries que mantém essa regularidade. E essas personagens me parecem ser um dos pontos fortes da trama. E o que falar dessa protagonista que conquistou a todos com seu jeitão?!?! Claro que vou querer ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir