acompanhe o blog
nas redes sociais

20.7.15

Vango – Entre o Céu e a Terra [Timothée de Fombelle]

Timothée de Fombelle
Ed. Melhoramentos, 2015 - 360 páginas:
      Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do premiado escritor francês Timothée de Fombelle. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. 


Onde comprar:




Quando recebi a lista com as opções de livros para resenhar, vi que “Vango – Entre o Céu e a Terra” estava entre elas. E, assim que li a sinopse, já me decidi sem nem olhar as outras opções. E só posso afirmar que minhas expectativas foram todas alcançadas.

O livro tem como personagem principal, Vango, um jovem órfão de 19 anos, que não sabe nada de sua origem. Sua vida vira de cabeça pra baixo, no momento em que a Celebração a qual o tornaria padre é interrompida pela Polícia à sua procura, acusando-o do assassinato do Padre Jean (seu protetor). A partir dessa primeira fuga, somos fisgados nessa trama cheia de mistérios, suspenses, perseguições, desconfianças e tudo o mais que um bom thriller pode nos oferecer. E, engana-se quem acha que é apenas a Polícia que está em seu encalço. Muitas outras personagens também estão querendo a pele desse garoto.

Quase todo o livro é ambientado na Europa entre os anos de 1914 a 1935: O conhecido Período Entre Guerras. O autor soube retratar muito bem a atmosfera tensa que o mundo enfrentava nesses anos. Fiquei tão envolvido, que passei a desconfiar de todas as personagens, afinal, confiar cegamente em alguém em um clima como esse é uma possibilidade fora de cogitação. Até as personagens que se mostravam “boazinhas”, me deixavam em dúvida, mas, que bom que, ao final, elas acabaram ganhando minha confiança (só espero que no próximo volume elas não me decepcionem. Risos).

A narrativa é feita em 3ª pessoa mostrando o ponto de vista de várias personagens. O autor também faz um jogo passado x presente, para apresentar um pouco mais as personagens e os elos que foram criados entre elas, mas, em momento algum ficamos perdidos, pois, somos avisados onde e quando a cena está sendo narrada. Notas de rodapé também se fazem presente, o que achei de extrema importância, afinal, a leitura fica mais fluida quando você recebe essas informações adicionais, sem precisar ir em busca delas fora do livro.

Um ponto forte que achei foi essa mistura de ficção, com personagens históricos e acontecimentos reais. Ficou tão perfeita que, muitas vezes, me peguei pensando o que era realidade e o que era ficção. Até cheguei a pensar que era tudo real. Ao final desse volume, somos brindados com um anexo, onde é explicado um pouco sobre o Período Entre Guerras, além de uma pequena apresentação de personalidades históricas reais que foram inseridas na trama, e algumas fotografias da época.

O trabalho de revisão está ótimo. Já a diagramação está perfeita. A capa além de bonita, tem tudo a ver com a trama, mas é na diagramação interna que está a grande surpresa: As letras estão impressas na mesma cor que foi utilizada na capa, um tom parecido com a cor vinho. Aliás, não apenas as letras, mas os desenhos, fotografias e as três folhas que iniciavam cada parte do livro (ele é dividido em três partes) estão impressas nessa mesma cor.

Finalizo dizendo que é uma leitura leve, dinâmica e indicada para os amantes de um bom thriller histórico, cheio de mistérios, suspense, aventuras e perseguições.

http://www.skoob.com.br/vango-entre-o-ceu-e-a-terra-435339ed493269.html

E para que mais leitores conheçam a obra, o blog está sorteando o livro. Participe! (Clique aqui)

Cortesia da Editora Melhoramentos

Pernambucano, formado em Artes Cênicas e apaixonado por teatro e livros. Descobriu-se leitor depois de um empurrãozinho de uma amiga. Virginiano, pé no chão e que adora a calmaria. Leitor de quase todos os gêneros literários. Afinal, quando a trama é boa, o gênero é o que menos importa.

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

24 comentários em "Vango – Entre o Céu e a Terra [Timothée de Fombelle]"

  1. Eu adoro livros sobre esse tema. Livros que se passam em períodos históricos. Já vi muitas críticas positivas sobre esse livro. Estou na esperança de conseguir adquirí-lo em breve! Abçs!!

    ResponderExcluir
  2. Amo thriller e livros históricos, e se há ambos nesse livro é provável que se torne um favorito.
    Gosto de narrativas em terceira pessoa e esse jogo de passado e presente. Que bom que há notas de rodapé, a leitura com certeza fica mais prazerosa. Mistérios, suspense, aventuras... Esse livro com certeza vai para minha lista de desejados!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. caro Dom Dom, assim como você gosto desta mescla entre história e ficção, essa mistura sempre me faz bem. me enterro no google atrás de dados que confirmem cada passagem, porém se já vêm em notas de rodapé, tanto melhor, ainda assim sei que irei procurar e chafurdar cada detalhe. são livros para jovens-adultos, que abrem a cabeça para dramas que sem os livros ficariam enterrados. é uma dica importante, por isso já está anotada. brigaduuuu!

    ResponderExcluir
  4. Dom!
    Gosto muito também quando o escritor usa o artifício de passado e presente, bem como misturas fatos reais com a fição do livro.
    Uma aventura imperdível e cheia de mistérios que espero sejam desvendados no segundo volume.
    E gostei também da época em que o livro se passa, gosto de livros entre o pré, a guerra e o pós guerra.
    “O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  5. Apenas vejo resenhas positivas deste livro e ele está mais do que nunca na minha lista. Adoro um bom thriller histórico e tenho certeza que serei envolvida pela leitura, pois Vango possui uma mescla genial de gêneros que amo.
    Além disso, aprecio muito a narrativa em terceira pessoa e principalmente, esta mistura entre o passado e o presente. Acredito que a obra tem grande potencial, espero que ele se mantenha nos próximos livros.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bom apesar de tantos comentários positivos em relação a este livro, não me interessei pela história, thriller histórico não me chama a atenção, não pretendo ler este livro no momento, mas sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dom.
    Tenho que confessar que até 2 dias atrás, não estava nem ai pelo livro, não sei explicar o que aconteceu e acabei aos pouquinhos me interessando por ele; não sabia sei contexto e fiquei super feliz quando descobri, amo qualquer coisa que rode em torno de guerras, disputas, enfim, já tenho outra visão dele.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Olá, Nardonio.
    Já li a obra e o que mais me chamou a atenção foi a mistura de personagens históricos com a ficção, o que deixou a leitura muito mais rica. Sem dúvidas foi uma obra que eu gostei demais.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nardonio! Esse livro está sendo muito bem comentado e eu estou louca para ler também. Gosto muito quando o autor intercala o presente com o passado e achei muito bacana ele ter inserido algumas referências histórias, o que deixa a obra ainda mais atrativa.

    ResponderExcluir
  10. Esse foi um livro que olhei e pensei logo: "esse não vou ler". Mas foi só ler uma resenha que mudei de ideia. hehe O que mais me chamou a atenção foi também essa mistura com acontecimentos reais com a ficção, a ponto de já nem dar pra diferenciar um de outro. Acho que esse foi o grande toque do livro, o diferencial.

    ResponderExcluir
  11. Tenho visto varias resenhas positivas e falando muito bem do livro, até o lançamento de Vango eu não conhecia a editora. Com certeza quero ler Vango

    ResponderExcluir
  12. Poxa, o menino só queria ser padre gente! hehe
    Bem, quando descobri ao ler a resenha que tem continuação me questionei se dá para saber algo da vida de Vango e o porque da perseguição? isso me deixou um pouco com pé atrás... sou muito ansiosa!!
    eu adorei a capa... e adoro livros ambientados em época de guerra e legal que há uma explicação ao final do livro sobre história...
    E adoro quando acho que tudo é real, isso é sinal de que o livro é bom mesmo :)

    ResponderExcluir
  13. Estou doida pra ler esse livro, que história interessante, parece bem eletrizante e envolvente, cada resenha que leio dele me deixa ainda mais interessada em conferi isso tudo que estão dizendo.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei bem curiosa sobre o livro. Adoro esse estilo de livro e espero não ficar decepcionada. Darei uma chance em breve; já que ele está na minha estante faz um tempinho.

    ResponderExcluir
  15. A vida de Vango é pura adrenalina! Você diz na resenha que o livro contém partes de perigo, suspense!! Mas lendo a resenha, eu ri sozinha, principalmente na parte em que há uma jovem chorando devido ele está sendo ordenado a padre!! Rsrsrs. E por que será que ele está sendo perseguido pela polícia e o atirador?! Mistério!! Quero desvendar esta história!! A resenha ficou perfeita e me aguçou mais ainda a curiosidade para ler este livro!!

    ResponderExcluir
  16. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, despertando o interesse dos leitores, convidando todos à leitura.

    ResponderExcluir
  17. Parece uma mistura de fatos reais com ficção e eu gosto disso. A história de Vango sendo desvendada pouco a pouco me faz querer ler e saber o porque de sua vida correr perigo. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  18. Gostei do que trata o livro, adoro thrillers, apesar de não lembrar de ter lido um thriller histórico. Mas como é série, quando tiver certeza que vai ser publicado tudo eu procuro pra ler.

    ResponderExcluir
  19. O protagonista se ordenar como padre já é muito diferente, eu pelo menos nunca li um livro com esse protagonista. E saber que ele está sendo perseguido sem saber o motivo já aumenta a nossa curiosidade!
    Eu quero ler com certeza, esse lançamento eu vi e já desejei na época!

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro livros que se passam no passado, principalmente no contexto das guerras. Apesar de todas as resenhas positivas não chamou minha atenção por conta da capa que eu não achei tão bacana, não sei. Todo livro que aparece um padre também me chama a atenção e como neste livro é o protagonista vou colocá-lo na lista. Sua resenha está maravilhosa, adorei!

    Bjs! =)
    Viviane Gonçalves

    ResponderExcluir
  21. Olá
    O livro tem tudo que me agrada em uma historia, com suspense e mistérios, mas o que mais me chamou atenção é o fato de se passar em um período de guerras, mostrando como tudo era nessa época.
    Gostei do fato de ser narrado em 3 pessoa, é bom poder conhecer todos os pontos de vista em uma historia.
    ótima resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. O Vango está passando por um momento difícil!! Por que ele está sendo perseguido pela polícia e por um atirador? A jovem Ethel é que parece ter ficado muito feliz por Vango não ter sido ordenado a padre!! O livro é meio cômico pelo que li lendo na resenha!! O livro parece ser muito bom e ele está muito bem comentado!!

    ResponderExcluir
  23. Esse livro está na minha lista de desejados, se já estava curioso antes imagina depois da sua resenha....kkkk....não vejo a hora de ler...

    ResponderExcluir
  24. Eu achei bacana misturar fatos históricos reais com ficção (inclusive com personagens) porque dá um ar de veracidade ao livro. A trama parece seguir um ritmo empolgante e envolvente, com alguns mistérios para serem desvendados ao longo das páginas (coisas que um bom thriller deve ter).
    A capa ficou muito linda e chamativa. Mesmo que o enredo não fosse tão bom, ainda assim valia a pena possuir o exemplar para decorar sua estante.
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir