acompanhe o blog
nas redes sociais

27.4.16

João e Maria [Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti]

Ed. Intrínseca, 2015 - 56 páginas:
      O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria. Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.

Onde comprar:

A Verdade por trás da Fantasia

Esta é a clássica história de João e Maria. Vão pra floresta, se perdem, encontram uma bruxa que quer alimenta-los até que fiquem gordinhos pra serem devorados por ela. No fim ela queima, eles fogem e vivem felizes para sempre. Não há nenhuma novidade até ai.

Mas então, por que fizeram esse livro? Primeiramente, o trabalho de Neil Gaiman é levantar detalhes profundos do conto Hansel & Gretel, relatando com muita fidelidade, o que era contado na idade média. Fiquei muito surpreso ao ver que eles são abandonados pelo pai, a pedido da mãe. Isso foi muito assustador. Por fim, ver a capacidade deles de superarem a adversidade e vencerem a bruxa. O conto me pareceu bem mais obscuro e assustador.

Como não poderia faltar, no fim do livro, duas páginas inteiras dedicadas a explicação do contexto histórico e as variações do conto ao longo dos anos. Absolutamente enriquecedor e digno de uma resenha.

Não muito longe, a arte de LORENZO MATTOTTI, toda em preto e branco, dá ao conto um aspecto muito mais adulto, estranho e amedrontador, permitindo que o leitor se situe e sinta o pavor permeando as palavras. O livro foi totalmente impresso em offset de alta gramatura e recebeu uma capa dura de extremo bom gosto. Tudo isso transforma essa obra em um trabalho de luxo digno dos leitores mais exigentes.

Recomendo muito para todos os que são fãs de histórias obscuras, fãs de Neil Gaiman e de suas fantasias assustadoras!!
Marcos Graminha
Marcos Graminha é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

22 comentários em "João e Maria [Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti]"

  1. Olá, Marcos.
    Esse parece ser um livro muito rico, o que me interessa bastante. O fato de ser mais próximo do original e ainda ter explicações do contexto histórico me faz querer a obra.
    Sem dúvidas, leria.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desbravador de Mundos.. Neil Gaiman é sensacional quando se trata de trabalhos obscuros e assustadores. Ele consegue transformar coisinhas doces em noite de halloween... ahahaha Espero que leia, o livro é pequeno e curto, vc vai gastar um dia de leitura e vai enriquecer demais seu conhecimento. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas!

      Excluir
  2. Oi, Marcos...

    Adorei a resenha.
    sou muito fã de contos de fadas readaptados, e esse me pareceu ser uma boa, da qual vale a pena ler, ainda assim sem perder a essência do livro original.
    gosto muito de livro com capa dura, já ressaltando que essa é muito bela.
    Irei ler com certeza.
    boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene e não é apenas a história e as explicações, mas a arte obscura... enriquece demais a fantasia do leitor. Espero que leia, goste e venha debater depois!! Abraços e obrigado por seguir minhas rsenhas!!

      Excluir
  3. Oii!
    Adorei!! Realmente o livro tá dmais, a capa ta linda dmais tbm...
    Amei a forma readpatada da história!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline... que bom que gostou. Espero que leia e venha debater sobre o livro. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas!!

      Excluir
  4. Eu tenho e já li,sou apaixonada por Neil Gaiman,a leitura traz o conto de fadas clássico,mas senti falta do toque desse autor na obra.Também gostei das ilustrações mais sombrias.
    Já viu A Bela e a Adormecida?A releitura do Gaiman ficou incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen... como é bom quando alguém lê um livro que resenho. Amo Neil Gaiman e em breve vou colocar a resenha desse livro que falou ahahaha vou com calma, pois os leitores ainda não estão acostumados ao escritor. Senti também falta do toque do Gaiman, mas ainda assim o trabalho de pesquisa, foi sensacional. Obrigado por seguir minhas resenhas bjs!!

      Excluir
  5. amei esse livro é muito bom.

    tem um Sorteio rolando lá no meu blog e gostaria de convidar vc e seus leitores para participarem, bjus

    http://www.dicasdachil.blogspot.com.br/2016/04/sorteio-1-ano-de-blog-dicas-da-chil.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chil... obrigado pelo convite. Obrigado por seguir minhas resenhas bjs!

      Excluir
  6. Oi, Marcos! Li esse livro ontem, acredita? rs Olha, eu gosto muito da história de João e Maria e também gosto da escrita do Neil Gaiman, mas esse conto me pareceu praticamente o mesmo da versão original, o que mudou foi muito pouco. O que gostei mesmo e achei legal foram aquelas notas no final do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza, realmente não tem muita diferença da versão original, a arte é muito legal e realmente as notas finais ficaram surpreendentes. Bem legal seu comentário... adore... Obrigado por seguir minhas resenhas abraços!!

      Excluir
  7. Marcos!
    Releituras dos contos são sempre muito bons, principalmente quando vem com um lado mais sinistro.
    “Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.” (Tales de Mileto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy... definitivamente, esta é uma daquelas histórias maravilhosas e que ao conhecer de verdade, realmente ficamos de boca aberta. Conhecer as raízes e entende-las, torna a história ainda mais interessante... A contextualização é muito importante. Cheirinhos e obrigado por seguir minhas resenhas!!

      Excluir
  8. Oi!
    Ainda não li nada do Neil Gaiman, mas achei a historia interessante mesmo pensado que serie mais uma releitura do conto, mas gostei principalmente das arte do Lorenzo que da um toque especial a obra !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, realmente a arte e a bibliografia do final, são as coisas que tornam esta obra, algo muito excepcional... obrigado por seguir minhas resenhas, abraços!!!

      Excluir
  9. Adoro os contos de fadas dos irmãos Grimm, e sempre gostei de João e Maria, tenho certeza que iria adorar a história contada de uma forma mais sombria.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia tenho certeza que vc vai adorar a obra como um todo. Espero que tenha a chance de ler esse trabalho. Obrigado por seguir minhas resenhas, abraços!!

      Excluir
  10. oi! Neil Gaiman já é otima e ainda recontando os irmaos Grimm é bom demais, adorei essa coisa bem dark, ja tinha visto uma amiga comprar e quero mto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula... Gaiman nos surpreende com suas obras não convencionais. Esses projetos fazem eu amar cada vez mais esse excelente escritor. Espero que leia e venha dar sua opinião. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  11. Não li nada desse autor ainda e esse livro parece ser um começo. Gostei muito da resenha e espero ter a chance de ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine... por ser uma releitura, na verdade vc não verá o verdadeiro talento de Gaiman. Mas a obra deve ser lida sim e vc vai adorar. Espero que leia e goste. Obrigado por seguir minhas resenhas Abraços

      Excluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir