acompanhe o blog
nas redes sociais

14.4.16

Vamos Juntas? O Guia da Sororidade para Todas [Babi Souza]

Babi Souza
Ed. Galera Record, 2016 - 144 páginas:
      Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

Onde comprar:

Acompanho o movimento “Vamos juntas?” desde que o mesmo nasceu lá no Facebook, e pra mim o lançamento do livro soou como uma vitória pessoal.

Se você ainda não sabe o que é, ou não conhece o movimento, esse livro pode mudar sua percepção de várias coisas. Se você já conhece o “Vamos Juntas?” é uma ótima leitura para abrir os horizontes para todas as reflexões que estão por trás do movimento, e também saber como tudo começou.


A Babi conta no livro como teve a ideia dessa iniciativa, de incentivar mulheres a se unirem a outras quando estão em situações de risco, para assim se sentirem mais seguras. Conhecemos nas páginas como o movimento tomou forma, e como hoje é algo tão grande que está mudando a vida de várias meninas no Brasil.

“Só as mulheres entendem o alívio de olhar para trás na rua e ver que a pessoa que está caminhando atrás de você é outra mulher.”

Mas não se engane, não é só uma historinha de como nasceu uma página no Facebook. A Babi Souza se preocupou em trazer vários dados estatísticos que nos chamam atenção para a realidade da insegurança da mulher quando estão nas ruas, além também de trazer vários esclarecimentos acerca do feminismo, elucidando diversas questões e derrubando alguns conceitos errôneos que têm se espalhado por aí.


Acima de tudo o livro é um incentivo para que mulheres parem de se enxergar como rivais, e pratiquem a compaixão pela garota que está ao lado, que passa pelos mesmos medos e inseguranças no dia-a-dia.

O livro é bem curtinho, mas cheio de conteúdo, uma leitura extremamente empoderadora que com certeza todo mundo devia ler em algum momento da vida.

 Cortesia do Grupo Editorial Record
Laiara Dias
Baiana, criada no Mato Grosso, casada com um mineiro e cai de paraquedas nas terras capixabas. Viciada em Youtube e Netflix, chocólatra assumida, devoradora de chick-lits. Amo um bom romance açucarado e não resisto a um toque de pimenta na literatura, nem a uma colher de farinha no prato. Choro a toa, rio alto, e não consigo decidir entre ser ogra ou princesa! Muito prazer, essa sou eu!
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

27 comentários em "Vamos Juntas? O Guia da Sororidade para Todas [Babi Souza]"

  1. Olá, Laiara.
    Já li a obra e gostei bastante. A premissa é muito boa e acredito que ela alcança o seu objetivo: conscientizar as mulheres a agirem juntas com o objetivo de superarem todas as injustiças históricas contra elas.
    Sem dúvidas, uma obra excelente para deixar mais evidentes os objetivos do movimento.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei acima de tudo um livro muito relevante. Fico feliz que tenha gostado da resenha! :)

      Excluir
  2. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas com certeza ele já me conquistou, não que eu tenha medo e tal de sair na Rua, não tenho, mas eu sou aquele tipo de pessoa que sempre quer aonda acompanhada, gosto de conversar com outras pessoas por que me sinto bem.
    Eu achei bem interessante o tema em si que o livro trás, é bom ver que nos mulheres temos uma chance se andarmos juntas, é bom ver um incentivo tão grande para as mulheres em uma obra literária.
    Esse com certeza vai para minha lista de leitura.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena a leitura! Em uma sentada você consegue lê-lo inteiro, se tiver a chance de ler não vai se arrepender ;)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha Laiara. Pelo tema acho que seja um livro mais para as mulheres porque vão se identificar com o movimento é podem abrir suas mentes.
    André Gama, do Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lairara!

    Ainda não li o livro, mas me interessou por tudo que envolve o tema e fico feliz que a autora tenha se preocupado em mostrar mais que um simples história!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente bem mais que uma historinha! Obrigada pelo comentário

      Excluir
  7. Quero muito ler esse livro. Fiquei muito curiosa por que achei interessantíssima a premissa, e gostei demais do projeto Vamos Juntas, sei bem como é quando a gente olha pra trás e vê que tem outra mulher, e não um homem, é uma sensação de alívio.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. O movimento é bem interessante, principalmente no que diz respeito a mulher deixar de olhar para a outra como rival. É preciso nos unir para que possamos nos sentir mais seguras e também fortalecer ainda mais o feminismo que felizmente tem ganhado destaque e mais adeptos, mais pessoas que se interessam e mulheres que lutam pelos seus direitos e por respeito.

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz em ver o movimento,especialmente quem já passou por momentos de insegurança assim,sabe o quanto é importante.
    Os dados também são bem interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz com a iniciativa dela Helen, e ao ver os dados e relatos, vemos como tem mudado a vida de muitas mulheres.
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  10. Oii Laiara!
    Adorei esse tema do livro! Precisando ler viu...Msm já me acostumando com a cidade nova tenho mto medo de andar sozinha por aqui...
    A idéia é ótima, mtas mulheres passam por isso o tempo tdo, essa desconfiança não só nas ruas né, mas em qqr lugar...
    Adorei! Qro mto ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que tiver a chance leia Aline, os relatos dão até um "quentinho" no coração de saber que não estamos sozinhas!
      Bjs

      Excluir
  11. Muitas vezes fico incomodada em andar sozinha e ver esse assunto discutido é bem proveitoso.Gostei da proposta do livro e pretendo ler sem dúvida.

    ResponderExcluir
  12. A ideia é legal, mas vale lembrar que antes de ser mulher elas(nós) são seres humanos e assim como os homens podem ser malvados e não acho que se possa confiar em qualquer mulher só porque ela é do mesmo sexo que o meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho super válido seu ponto, Ana, mas a ideia do livro não é confiar em qualquer um, mas sim para que deixemos de nos enxergar como rivais, já que querendo ou não, é o que a sociedade nos passa pelas entrelinhas, que simplesmente por sermos mulheres, seremos rivais e nunca seria possível parceria verdadeira entre mulheres... Mas muito interessante seu apontamento!

      Excluir
  13. Confesso que até ler sua resenha não conhecia o movimento nem o livro Vamos juntas?, mas amei a idéia - todas as mulheres deveriam sim se unir para combater a insegurança e as injustiças.
    Vou pesquisar mais sobre esse movimento. Valeu pela dica, se eu tiver uma chance vou ler com certeza esse livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oi Laiara, tenho lido maravilhas a respeito deste livro e estou curiosa para ler também. Seria bom mesmo que as mulheres começassem a se ver de outra forma e perceberem que todas só temos a ganhar em sermos mais unidas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Fui conhecer o movimento Vamos juntas? recentemente com o lançamento do livro e logo procurei saber mais e achei incrível como ele ajudou e ajuda tantas mulheres, realmente quero muito ler esse livro para poder conhecer melhor essa ideia !!

    ResponderExcluir
  16. Laiara!
    Não li nada da autora ainda, porém através de sua resenha, me parece um livro bem interessante.
    “Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.” (Tales de Mileto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir