acompanhe o blog
nas redes sociais

10.5.16

Steampunk Poe [Edgar Allan Poe]

ID Editora, 2012 - 246 páginas:
      Apresenta o casamento entre o clima gótico dos contos e poemas do escritor clássico norte-americano. Edgar Allan Poe, e o chamado 'Steampunk', gênero da ficção científica e da fantasia que mescla aspectos tecnológicos do século XIX (steam = vapor), a uma certa rebelião contra a tecnologia (o punk). Embora muitos sempre tenham achado que figuras góticas e engrenagens enferrujadas se destinavam a ser parceiros brilhantes, o resultado surpreende tanto aos admiradores do escritor, quanto ao gênero. A obra de Poe é apesentada em textos completos, com os contos macabros de horror e mistério intensificados pelas igualmente mórbidas ilustrações no estilo Steampunk. Prepare-se, pois você pode nunca mais encarar Poe, ou o Steampunk da mesma maneira.

Onde comprar:

Engrenagens Enferrujadas, Terror e Suspense

Muitas pessoas ainda não conhecem o trabalho de Edgar Allan Poe e mal ouviram falar de sua obra. Neste trabalho, você terá acesso a famosos sete contos e mais o poema "O Corvo" (em duas versões), mesclados a arte Steampunk de Zdenko Basic e Manuel Sumberac. Estas artes conferem ao livro uma característica marcante do universo Steampunk, fazendo os contos se encaixarem ainda mais de forma tétrica e assustadora.

Para quem não conhece o estilo Steampunk, o termo deriva de Steam Age (era do vapor) datado do final do período do século 18 para 19. É marcado pela criação da máquina a vapor e sua importância na evolução tecnológica daquela sociedade. O termo Steampunk mostra um mundo hipotético derivado dessa tecnologia, onde a mesma teria avançado de forma descontrolada, gerando muitos processos científicos e mecânicos antes do tempo. Quem curte histórias de época, com certeza vai adorar o material Steam Age ou Steampunk.

O livro é muito bonito, porém, a meu ver, pecou um pouco no formato e na encadernação. A arte, muito detalhada, merecia um formato maior, para apreciação do trabalho de forma mais intensa e detalhista. A escolha de contos é de excelente bom gosto e a tradução está muito boa. Mesmo assim, preferia que o trabalho tivesse ficado mais "Dark", impregnando assim de terror a obra já assustadora de Poe. Faltou um pouco mais de "maquinas" nas imagens, mesmo assim considero uma boa obra e importante para a leitura daqueles que são fãs ou que querem conhecer o estilo.

Marcos Graminha
Marcos Graminha é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

35 comentários em "Steampunk Poe [Edgar Allan Poe]"

  1. Steampunk é muito bom, e Poe sem comentários. Gostei muito desta capa, ficou realmente linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela toda a obra tem uma arte muito legal. A obra é realmente muito linda!! Obrigado por seguir minhas resenhas!!!

      Excluir
  2. Olá!!
    Passei á gostar do gênero dpois que li um livro que flava sobre o assunto...
    Gosto mto da sinopse, me interessei bastante, e sem contar que a capa tá incrível...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline... são contos de Poe. Vc os encontra em qualquer outra obra dele. A diferença é que estes foram juntados a imagens legais o que dá realmente uma cara nova ao trabalho. Tudo lindo mesmo...Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  3. Marcos!
    Gosto demais do estilo, porém ainda não li esse conts do Poe.
    Fiquei com muita curiosidade.
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    Compartilhar
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy... Poe é Poe... vc deve conhecer sim as obras dele e nem se deu conta, pq muitos escritores copiam o estilo dele. Pega um livro dele e passe o olho...depois venha comentar. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  4. Olá, Marcos.
    Como li poucas obras do gênero até hoje, tenho muito interesse em conferir a obra. Acredito que ela possa atiçar ainda mais minha curiosidade pelo gênero.
    Ademais, se a obra conta com um tom sombrio e uma boa diagramação, melhor ainda.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desbravador.. essa não é uma obra que marca o estilo Steampunk... é como vc ver roupas de época. Não importa o contexto, elas serão roupas de época. O fator determinante do livro é a arte. Os contos são os mesmos e muito belos. Obrigado por seguir minhas resenhas... abraços

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro, mas fiquei super interessada depois de ler mais um pouco sobre ele na sua resenha, pretendo ler Steampunk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariele vc vai adorar o estilo com certeza e o livro é uma boa porta de entrada. Recomendo mesmo a leitura. Obrigado por seguir minhas resenhas... abraços.

      Excluir
  6. Gosto de livros Steampunk, mas livros de horror não fazem muito meu estilo. Não li nada do Allan Poe ainda e não acho que deva começar por esse livro. Mas quero ler outros do autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine... Poe não é horror, nem mesmo terror... ele está mais pra suspense, daquele tipo que sempre tem algum tipo de morte. ahahah Terror é quando tem um personagem tipo, Drácula, Jason, etc. Já horror, é algo mais assustador, tipo que, algo que esta debaixo da cama.... possessão demoniaca... etc.. Poe... é um suspense e mistério... vc vai adorar. Leia se tiver a chance. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  7. Não li muito do Poe, e o que li já faz tanto tempo que nem lembro mais muito dos detalhes, mas gosto do estilo gótico que fazem parte dos seus contos. Steampunk acredito que ainda não tenha lido nada. Achei muito boa essa mistura, quem sabe se eu tiver oportunidade acabo lendo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza... o Poe escrevia contos de suspense e mistério. Ele não escrevia Steampunk ou steam age. ahahahahaa Apenas escolheram contos que desenvolvem uma atmosfera mais sombria. ahahahaaha Espero que leia e goste. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  8. Não li muito do Poe, e o que li já faz tanto tempo que nem lembro mais muito dos detalhes, mas gosto do estilo gótico que fazem parte dos seus contos. Steampunk acredito que ainda não tenha lido nada. Achei muito boa essa mistura, quem sabe se eu tiver oportunidade acabo lendo. :)

    ResponderExcluir
  9. Adoro histórias de época! Achei o livro bem interessante, gosto de suspense. Não tenho muita experiência com livros do gênero ''terror'', mas tenho muita curiosidade em ler livros do tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela... essa é uma otima porta de entrada. Tenho certeza que vc vai adorar! Leia e venha comentar depois. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  10. Oi Marcos.
    Eu amo o "O Corvo", conhece a escrita do Edgar ano passado através de um trabalho de inglês e foi amor a primeira vista, a escrita do autor é muito boa, tive pesadelos nos primeiro três dias depois de ler " A máscara da morte rubra" foi aterrorizante mas ainda sim maravilhoso.
    Diversas outras obras me conquistaram, mas essa foi a melhor até agora para mim.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene... realmente é demais. As histórias deste livro são as mesmas, então nada muda. Neste livro tem A mascara da Morte Rubra... ahahaha então vc vai adorar. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas

      Excluir
  11. Adoro os contos do Edgar Allan Poe e steampunk é um gênero que muito me agrada,por isso fiquei bem interessada nesse livro,é uma pena ter faltado um toque mais dark,mas também sou tão fã do Poe que é muito difícil uma obra derivada conseguir alcançar a tensão dela,sempre faltará algo para atingir,rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen... a obra é de Poe. Não é uma obra de outro autor. O que o livro ganhou foi apenas imagens mais sombrias para acompanhar os contos. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  12. Nunca li nada do Poe, mas tenho muita curiosidade. O mesmo vale para o gênero steampunk, que parece ser bem interessante. Gostei da ideia de misturar as duas coisas e espero ter a oportunidade de conferir esse resultado. Achei a capa linda!

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby... vc vai adorar... pq Poe é simplesmente incrível. Qualquer coisa, basta passar aqui e empresto pra vc. Bjs e obrigado por seguir as minhas resenhas.

      Excluir
  13. Não tive muito contato com as obras de Poe, mas quero ler mais de seus textos. O universo steampunk sempre me chamou muita atenção e acho que mesclar o horror e o steampunk é bem interessante.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, espero que tenha a chance de ler essa obra ou mesmo outras obras de Poe. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  14. eu só li alguns texto do poe, mas sempre de terror
    eu não sabia que ele tinha escrito tb no steampunk (tá tudo bem junta os dois), definitivamente eu vou atrás desse livro
    obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana. O Poe não escreveu uma obra Steampunk este é um estilo relativamente novo. Neste caso, os organizadores deste livro, escolheram vários contos de Poe que corroboram essa idéia e juntaram a ela imagens bem obscuras. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas..

      Excluir
  15. Eu ainda não li nenhum Steampunk, nem nada do Poe, mas amei sua resenha e fiquei com bastante vontade de ler algo assim. Gostei da ambientação criada nos contos dos livros, espero que seja uma boa recomendação, realmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ycaro.. com certeza vc vai adorar. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  16. Nossa eu não conhecia esse livro e também nunca tinha ouvindo falar do autor, mas você falou tão bem dele que eu fiquei hiper curiosa, adoro contos e esses parecem ser muito interessantes, a capa é linda, simples, mas linda, espero ter a oportunidade de ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélia... vc vai adorar Poe. É assustador e envolvente. As imagens do livro tbm são e dão a ele um ar muito sombrio. Espero que goste. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  17. Do Poe só li alguns contos até hoje, mas adorei logo de cara o estilo do autor. Estou há um tempão p/ ler mais coisas dele, mas a correria e a imensidão de livros pendentes não estão deixando. Fiquei bastante interessada nesse livro e achei que as ilustrações dão um plus à edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila.. tenho certeza que vc vai adorar. Não deixe de comentar depois que ler. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir