acompanhe o blog
nas redes sociais

24.6.16

A Jornada do Escritor - Estrutura Mítica para Escritores [Christopher Vogler]

Christopher Vogler
Ed. Aleph, 2016 - 484 páginas:
      Em 1949, no clássico O herói de mil faces, o estudioso Joseph Campbell conceituou a chamada Jornada do Herói: uma estrutura presente nos mitos e replicada em todas as boas histórias já contadas e recontadas pela humanidade. Em 'A Jornada do Escritor', Christopher Vogler faz uma detalhada e esclarecedora análise desse conceito, tomando como base diversos filmes importantes. Resultado de anos de estudo sobre mitos e arquétipos, somados à experiência de Vogler na indústria cinematográfica norte-americana, esta edição, revisada pelo autor, é uma obra de referência fundamental não apenas para quem deseja escrever boas histórias – bebendo da fonte dos mais belos e fascinantes mitos já criados pela mente humana –, como para quem quer entendê-las melhor, relacionando-as à própria vida.

Onde comprar:


Qual o limite para a capacidade de compreensão de livros

Quando optei em fazer resenhas de quadrinhos, romances, ficção, terror, esotéricos, etc, fiz por entender que é preciso expor pra vocês, leitores do blog Ler para Divertir, uma variedade maior de opções de leitura. Normalmente nos acostumamos a uma só vertente de leitura e isso pode tornar os entendimentos mais limitados. Nada contra, mas é importante variar, sair da zona de conforto e experimentar coisas novas e ter novas opiniões.

O que dizer desse livro? Sensacional seria tão pouco... A Jornada do Escritor é uma daquelas obras que todos os viciados em livros deveriam ler e ter do lado da cama, simplesmente para usar como guia de consulta. O livro deveria ser um guia prático de como escrever livros e roteiros, mas é muito mais que isso. Para vocês entenderem melhor, demorei trinta dias para ler (normalmente gasto sete dias com um livro, para ler, entender e depois escrever uma resenha). Mas, o que significa isso, demorar tanto tempo? O livro é incrível pois explica para o leitor todos os tipos de arquétipos encontrados nas obras de literatura, (herói, mentor, sombra, aliados, arauto, etc), explica cada um. Depois explica para você, detalhadamente, toda a jornada que deve estar contida em qualquer obra, para torna-la um sucesso. Tudo isso, com riqueza de exemplos. Impossível não ler e se pegar avaliando os últimos livros que você leu, filmes que viu, seriados, etc... Incrível mesmo!! Eu terminava de ler um capitulo e passava horas pensando em todos os filmes e livros, questionando tudo e vendo todas as ligações. Que trabalho incrível.

O livro é extremamente agradável, quase temos a impressão de estar de frente para o Christopher, ouvindo seus argumentos e debatendo com ele. Parece que ele imagina qual pergunta faremos e logo já nos dá a resposta. Sério... eu ficava de boca aberta todo o tempo. E você pensa mais uma vez: Mas o livro chama "A Jornada do Escritor", ele ensina você a escrever? Engraçado isso, ele diz que "oferece a você a FORMA, mas não a FÓRMULA". Não é um livro de regras para escrever um livro, mas um verdadeiro guia para este caminho.

Mas ele não serve apenas para aqueles que querem escrever um livro. Acho que, como resenhista, o livro me ofereceu um conhecimento incrível. Por compreender a Jornada do Escritor e os arquétipos, agora posso ver mais claramente os objetivos que o escritor tem, ao nos presentear com suas obras. Posso fazer um julgamento mais preciso e melhorar ainda mais a qualidade das opiniões levadas a vocês.

Ponto positivo também para a editora Aleph, pela excelente escolha de lançamento. Edição impecável, com uma arte linda e com uma tradução ótima. Adorei tudo do começo ao fim e com certeza este é meu livro de cabeceira. Ainda há muito mais para reler nele e compreender melhor.

Se você me perguntar: "Então, devo comprar e ler o livro?", vou dizer: Não fez isso ainda??


 Cortesia da Editora Aleph
Marcos Graminha
Marcos Graminha é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

comentários pelo facebook:

17 comentários em "A Jornada do Escritor - Estrutura Mítica para Escritores [Christopher Vogler]"

  1. caro Marcos, sempre fui louco por este livro. tenho uma lista de livros sobre escrita, roteiro, arquétipos, entre outros e este figura como número 1 dela. lendo sua resenha percebo que já deveria tê-lo comprado há tempos.
    valeu por me abrir os olhos, resenha perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo, a leitura desse livro é imprescindível. Não apenas por ser um livro bom para gerar no leitor uma percepção melhor para avaliação do material lido, mas também para ajudar a questionar a qualidade de qualquer obra. O legal não é ler algo que segue a formula, mas algo que sempre nos surpreenda. Obrigado por comentar e por seguir minhas resenhas! Abraços

      Excluir
  2. Olá.
    É a primeira vez que vejo falar desse livro, mas depois de ler sua ótima resenha, fiquei bem interessada. Com certeza, para nós que amamos tanto uma boa leitura, esse livro vem abrir mais ainda nosso entendimento do mundo literário. Pelo que você comentou, percebi como é rica em informação essa obra. Vou procurar ler, sim. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia... realmente recomendo a leitura. Esse é um daqueles livros que você nunca vai deixar de ler ou consultar. Sempre vai se surpreender em encontrar nele, várias respostas para tudo o que ver e ler!!! Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas!!

      Excluir
  3. A resenha atiçou minha vontade de conhecer.
    Claro que como leitora admiro os escritores,profissão linda.Conhecer mais as estruturas,os arquétipos usados no decorrer da leitura,é muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen... acho que o livro vai fazer vc admirar ainda mais os escritores. Pois, por mais incrível que pareça, a construção de um bom texto, seja para o cinema, teatro ou literatura, precisa realmente seguir uma estrutura básica e o livro nos ensina a ver isso. Bem legal.. Boa leitura e obrigado por seguir minhas resenhas. Abraços

      Excluir
  4. Olá, Marcos.
    Já estava de olho na obra, mas agora você me convenceu definitivamente. Bom saber dessa descrição detalhada, passo a passo, dos mais diversos tipos de arquétipos. Isso, sem dúvida, ajuda o escritor e também aquele que avaliará a obra.
    Uma dica preciosa.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desbravador... tenho certeza que vc vai adorar o livro. Não deixe de dar sua opinião depois que ler o livro. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas... Abraços... Ps: ahahaha assine os comentários com seu nome.. ahahaha ajuda a identificar e saber quem é vc. Abraços..

      Excluir
  5. Oi Marcos.
    Achei legal a ideia do livro em si, mas confesso que não arriscaria uma leitura, apesar de ter gostado bastante, gosto bastante dos escritores e sei como é difícil, chegar um ponto onde há um reconhecimento pela sua profissão e isso é esplêndido, mas como eu disse, essa obra apenas não é para mim.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene... vou fazer uma analogia pra vc entender, baseada apenas na sua resposta: "Não pretendo nunca dirigir um carro em respeito aos pilotos de formula um, uma vez que reconheço que eles são bons!" Entende?? Ao ler esse livro, vc não vai desmerecer um escritor, mas vai aprender a apreciar o verdadeiro talento dele, em construir um texto esplêndido. Meu amor por filmes, seriados e livros aumentou consideravelmente ao perceber que, todos, de alguma forma, seguem o mesmo processo criativo. Mais ainda, foi muito bom perceber que a análise do Vogler existe por ele ter lido, assistido e apreciado inúmeros textos, e neles encontrado vários pontos em comum. Isso não apenas torna esse trabalho dele incrível, mas também faz com que todos os escritores possam ser realmente avaliados com mais precisão. Pode até ser que vc não goste de livros assim, mas ele não vai fazer vc achar os escritores ruins... mas vai fazer vc descobrir por que algumas obras não tem qualidade. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  6. Oii Marcos!
    Não conhecia o autor, parece ser um livro bastante informativo e mto detalhista, o que me agradou e me convenceu á ler...
    Excelente resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline... que bom. Espero que vc leia sim o livro e venha deixar suas impressões no futuro. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ler esse livro seria mesmo sair da minha zona de comforto, já que não costumo ler livros assim. O que seria maravilhoso, já que, embora não me arrisque tanto em outras leituras a que já estou habituada, sei da importância de procurar outros ares. rs E tenho certeza de que esse livro me agradaria muito, já que também gosto de fazer resenhas, mas às vezes fico meio perdida em por onde começar, o que ressaltar ou mesmo em identificar certos elementos na própria leitura de livros mesmo. Adorei a sua dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza.. Fazer resenhas é algo realmente muito doido.. ahahaha Adoro. Mais ainda, adoro responder aos comentários das pessoas. É como um debate literário, pena que as pessoas não voltem para continuar... ahahaha O livro realmente vai ajudar vc a enxergar melhor a obra e o trabalho. Claro que além disso é importante vc conhecer o contexto histórico e social do momento da criação da obra, conhecer o autor, e principalmente o momento da publicação, para assim poder trazer uma experiencia melhor aos leitores. Acho que ainda não sou bom suficiente, mas procuro sempre trazer aos leitores do Ler para Divertir, informações sobre todo tipo de obra, não apenas o que esta na minha zona de conforto. ahahahaahahah Adoro poder alimentar as pessoas com conhecimento e ser alimentado também. Obrigado por seguir minhas resenhas, Bjs!!

      Excluir
  9. Nossa! EU PRECISO DESSE LIVRO!!!
    Adoro escrever, e apesar de ainda não tem ideia nem muita vontade de escrever um livro, rsrsrs, quero aprender mais táticas e técnicas de escrita, construções de personaagens, enredo e tal.
    Anotado aqui, lerei com certeza!!
    Obrigado por postar, ajuda muito!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana... acho que depois que vc ler esse livro, vc vai querer se desfazer de boa parte dos livros sobre criação.. ahahahah Como o próprio Vogler cita no livro "não há uma formula, mas há uma forma"... a meu ver, qualquer escritor que consiga usar a forma e adapta-la, altera-la, subverte-la...será um ótimo escritor.. ahahahaha então... quando tiver um texto, envie o link pra eu ler. ahahahaha Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas...

      Excluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir