acompanhe o blog
nas redes sociais

30.9.16

As Revoltas do Vampiro [Ivan Jaf]

Ivan Jaf
Ed. Ática, 2008 - 144 páginas:
      Nosso personagem vampiro ainda está fazendo análise. Agora, o assunto das sessões é a relação dom Vicente, seu filho adolescente, nos idos do século XVIII. Com a rebeldia típica dos jovens, Vicente foge de Portugal para o Brasil em busca de seu irmão gêmeo. Aqui, em sua busca por um ideal e por uma 'galera', acaba se metendo nas maiores confusões e até imprimindo sua marca na história do país ao participar da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana. Será que vivenciar tantos motins vai deixar o adolescente mais calmo e centrado?

Onde comprar:


AS POSSIBILIDADES DE UM ETERNO ADOLESCENTE

Mais uma vez, trago para vocês um livro do Ivan Jaf, sobre vampiros. O livro que resenhei anteriormente (O VAMPIRO E O ZUMBI DOS PALMARES) relata os personagens vampiros dentro da história e dos eventos que deram origem a lenda de "Zumbi dos Palmares".

Seguindo a mesma linha de construção, nesta história são retratados os eventos históricos da INCONFIDÊNCIA MINEIRA e do LEVANTE DE SALVADOR, movimentos que visavam a liberdade do julgo de Portugal. Em um consultório psiquiátrico, o "pai-vampiro" de Vicente, nos conta todas as trapalhadas que seu filho, revoltado e adolescente, desejoso de liberdade, apronta, para chegar em terras brasileiras e as amizades iluministas que faz.

Ivan Jaf tem a capacidade de misturar o contexto histórico a uma divertida história de vampiros, onde enxergamos algumas das histórias mais interessantes, dos bastidores de eventos que não costumamos nos aprofundar e conhecer. Impossível não rir e se surpreender com tanta reviravolta.

Além de um excelente levantamento histórico, o livro tem arte em preto e branco, com detalhes em vermelho (onde há sangue) o que torna o trabalho muito lindo e sem igual. Altamente recomendável para qualquer faixa etária e mais ainda para os fãs das "criaturas da noite".

Marcos Graminha
Marcos Graminha é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

24 comentários em "As Revoltas do Vampiro [Ivan Jaf]"

  1. Olá, Marcos.
    Não me parece ser um livro para levar para a vida toda. Ainda assim, gostei da premissa. Isso de misturar o contexto histórico com o fantástico me agrada demais.
    Ademais, os eventos da Inconfidência estão entre os meus favoritos da história do Brasil.
    Excelente dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desbravador, esse é um livro muito divertido. Serve bem aos propósitos paradidáticos da obra, fazer questionar os objetivos da Inconfidência Minera e o que ela fez ao Brasil. Continue a acompanhar minhas resenhas e obrigado por seu comentário. Abraços

      Excluir
  2. Olá! Eu gosto desse gênero, o enredo me chamou bastante atenção, não é nd parecido com oa q já li, mas tenho ctz q vou curtir!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline... o livro é super divertido, vale a pena ler. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  3. Marcos!
    Acho bem legal o autor inserir fatos e locais históricos no enredo.
    O que mais achei interessante é um vampiro fazendo terapia, deve ser demais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy... é a parte mais divertida... reconhecer que se tem um problema, quando se vive pra sempre.. ahahahahaah Cheirinhos e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  4. Gostei dessa dica, um livro bem diferente que eu nem mesmo havia ouvido falar. Gosto de vampiros e essa coisa de colocar eles em um momento histórico no brasil, bem original mesmo. Espero poder conhecer muito em breve.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduarda... é uma série de 6 livros, vale a pena vc dar uma olhada nos outros do Ivan Jaff... vc vai encontrar todas as temáticas a partir do descobrimento do Brasil... muito legal e divertido. Espero que leia e venha debater. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  5. Nossa, que inusitado um vampiro no meio das revoltas brasileiras, é bom para relembrar História. O preto e branco dá um contraste com o sangue vermelho, fica graficamente bonito. O fato de misturar História com vampiro adolescente deve ter bom apelo para esse público jovem, assim eles ao mesmo tempo se divertem com a trama e aproveitam para estudar, aposto que irão guardar mais sobre os movimentos aí do que nos livros didáticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melissa... essa é a idéia. O livro é um Paradidático. Com certeza ajuda a construir fortemente um conhecimento da história do Brasil... Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  6. Olá, Marcos! Um vampiro participando dos eventos históricos do nosso país haha. Fiquei curiosa pra descobrir o desenrolar disso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa... o Ivan Jaff escreveu 6 livros, todos ligados a fatos históricos brasileiros e sempre com a história de um vampiros junto.. ahahahaah vc vai se divertir. Acho que tem alguns deles aqui no Blog em Resenhas minhas... leia e me fale o que achou... Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  7. Amo historias com vampiros e adorei a mistura de realidade com fantasia. Dica anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Luciane... Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  8. Olá!
    Ótima dica. Com certeza é uma leitura bem diferente, mas se tiver oportunidade, gostaria de ler. Gosto desse tema e pelo que você comentou, é um bom livro. Obrigada pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia... que bom que gostou... espero que leia e venha debater novamente. Obrigado por seguir minhas resenhas e abraços.

      Excluir
  9. Oi.
    Gostei bastante da premissa do livro, mas acho que essa não é uma leitura para mim não, não curto muito essa coisa toda de livros com contexto histórico, o fato de que o autor colocou um vampiro na história roda foi genial.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene... que bom.. espero que um dia vc possa dar uma chance a este livro e vir comentar depois. Obrigado por seguir minhas resenhas e abraços.

      Excluir
  10. Oi Marcos,

    Eu nunca li nada do autor, mas acho bem interessante usar vampiros como personagens e acontecimentos históricos, É algo bem original. Tenho vontade de conhecer a narrativa.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi... espero que dê uma chance ao livro e depois venha debater comigo. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  11. Pai vampiro com filho adolescente?Bem diferente
    Legal que traz um contexto histórico para um público que normalmente não seria o usual pegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen... realmente, o publico infanto-juvenil não quer uma história chata, sobre a inconfidência mineira...querem intrigas e revoltas... brigas, etc.. .ahahahaaha tem tudo isso no livro... ahahahah Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  12. Fiquei com um pouco de dúvida se é um livro ou uma HQ, pois você citou que tem imagens em preto e branco e vermelho onde há sangue. Mas creio que seja só um livro mesmo. De qualquer forma gostei bastante da premissa, é sempre bom ter histórias diferentes envolvendo vampiros. E ainda mais envolvendo fatos históricos.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid... hoje no Brasil, há muitas publicações em HQ e apenas com imagens, então realmente é difícil saber, se não houver uma nomenclatura HQ... mas esse e um livro. Há varias ilustrações no começo de cada capitulo apenas para situar o leitor. Tenho certeza que vc vai gostar. Espero que leia... Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir