acompanhe o blog
nas redes sociais

21.3.17

Coração de Aço, Livro I – Série Executores [Brandon Sanderson]

Coração de Aço - Série Executores
Ed. Aleph, 2016 - 392 páginas:
      Misteriosamente várias pessoas, de diferentes origens, recebem superpoderes, mas são corrompidas por eles e tornam-se vilões cruéis. Após tomarem o controle das cidades para si, eles criam uma nova realidade distópica, submetendo os humanos a uma vida de servidão. Isso aconteceu há dez anos, quando David viu seu pai ser morto por Coração de Aço, ditador de Nova Chicago. Agora, ele se dedica a estudar as fraquezas desse e de outros supervilões, planejando fazer parte do misterioso grupo dos Executores, pessoas comuns com a ousada missão de matar os tiranos um a um.


Onde comprar:



Coração de Aço é um livro que vai agradar a um grande número de leitores, pois mistura numa só obra, fantasia, distopia, super-heróis, ação e romance. E eu, como fã inveterada do autor Brandon Sanderson, assim que soube deste lançamento, corri para adquiri-lo, pois não canso de dizer aqui o quanto ele me encanta com suas obras, sempre inovadoras e extremamente prazerosas.

Quando você inicia um livro de Brandon Sanderson já sabe que vai viajar na leitura, mergulhar de cabeça na história e inevitavelmente se surpreender, pois este é um dos seus dons, sempre surpreender o leitor, deixando-o abismado. Ele é o mestre da adrenalina, com suas cenas de ação eletrizantes, dignas de filmes de ação.

Coração de Aço é o primeiro volume da saga Executores (seguido por Tormenta de Fogo e Calamidade), e nas primeiras páginas descobrimos que homens comuns estão começando a mudar, adquirindo poderes especiais, assemelhando-se aos super-heróis, só que invertidos, pois ao invés de ajudarem a combater o mal, eles são a personificação do mal. Estes seres são chamados de Épicos e desde que o primeiro deles apareceu no céu, o mundo como conhecíamos virou uma sociedade falida.

Há aqueles que ainda acreditam que serão salvos dos Épicos, por verdadeiros super-heróis, que ainda estão por vir.

"- Onde existirem vilões, existirão heróis - meu pai disse. - Aguarde. Eles virão."

O pai de David, um garoto de oito anos, era um dos que acreditavam nos heróis, fazendo com que o garoto também acreditasse que dias melhores virão, mas quando ele foi barbaramente assassinado por Coração de Aço, na sua frente, David perdeu todas as esperanças e passou a sobreviver com o único objetivo de matar Coração de Aço, o Épico mais poderoso de todos.

"Eu sei, melhor do que qualquer outra pessoa, que não há heróis vindo nos salvar. Não há Épicos bons. Nenhum deles nos protege. O poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente."

Aos dezoito anos, David procura por um grupo secreto chamado de "Executores", serem humanos normais que tem por missão assassinar Épicos. Ele passou dez anos estudando os diversos tipos de Épicos, suas características e suas vulnerabilidades, pois acredita que todo Épico tem uma fraqueza, algo que anula seus poderes e os transforma de volta em pessoas comuns, mesmo que apenas por um momento. David deseja se integrar ao grupo, para que eles o ajudem a matar Coração de Aço.

"Os Executores - eles eram os heróis. Não eram o que meu pai imaginava: não tinham poderes Épicos, nem fantasias chamativas."

O grupo dos Executore é formado por cinco pessoas, e cada uma delas tem uma função dentro do grupo, além de um motivo pessoal para integra-lo. Jon Phaedrus é líder e fundador, Abrahan trabalha na tecnologia, Thia na pesquisa, Megan no recolhimento de informações e Cody faz serviços diversos. Com relutância eles acolhem David como membro da equipe.

Coração de Aço, como o Épico mais poderoso da terra, governa "Nova Chicago", ao lado de seus braços direitos Tormenta de Fogo e Punho da Noite. Inicialmente o grupo dos Executores rechaça a ideia de ataca-lo, afinal ele é invulnerável. Somente David acredita que eles podem conseguir este feito e tenta, a todo custo, convence-los a embarcar nesta empreitada.


Podemos perceber aqui várias características de outros livros do autor, mesmo sendo eles completamente diferentes. Brandon gosta de construir sua trama baseada na lealdade de um grupo de amigos, que juntos, lutam por um ideal, foi assim em Mistborn, é assim aqui. Também não deixa de pincelar, durante toda a obra, pequenas críticas sociais com algumas reflexões sobre a dualidade da natureza humana.

"Isso não era nada parecido com o que eu imaginava. os gloriosos Executores, levando justiça aos Épicos. Eu nunca havia pensado na culpa que eles teriam que aguentar, nas discussões, na incerteza. Podia ver neles o medo que eu tinha sentido na usina de energia. A preocupação de que poderíamos estar piorando as coisas, de que poderíamos ser tão ruins quanto os Épicos."

O Conjunto da obra me conquistou, a empatia dos personagens, os diálogos sempre bem construídos, o pequeno romance, as fantásticas cenas de ação. Mesmo apresentando um começo um pouco lento, tudo foi compensado pelo final arrebatador.

Brandon Sanderson mais uma vez mostra porque é, em minha opinião, um dos maiores escritores de fantasia da atualidade.

 Cortesia da Editora Aleph
Gisela Menicucci Bortoloso
Capixaba, leonina, analista de sistemas e mãe. Apaixonada por livros, sou uma leitora compulsiva e como o tempo é curto, leio em todo o lugar: esperando o elevador, dentro do ônibus, no salão de beleza... Ler é meu prazer e minha paixão!
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

18 comentários em "Coração de Aço, Livro I – Série Executores [Brandon Sanderson]"

  1. A historia me pareceu ótima, com um protagonista super determinado a seguir em frente e conseguir aquilo que mais deseja, com certeza o livro me chamou a atenção por agora não vou prometer ler mas em breve eu compro e vejo se realmente vou gostar.
    Até mais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisela!
    O fato de ser uma obra mista onde encontramos fantasia, distopia, super-heróis, ação e romance acaba agradando uma gama bem grande de leitores né!? Adorei a premissa, bem interessante quem ter o super poder ser o vilão e os seres humanos comuns lutarem contra eles. Também gosto quando a trama realça os laços de lealdade e amizades dos personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi.
    Eu ainda não li nada do autor, mas ele já me conquistou por ter muitos dos temas que adoro como: fantasia, distopia, super-heróis, ação e romance.
    Os personagens me parecem ser bem fortes o que adoro, esse vai para minha lista com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi! Tudo bem?

    Eu nunca li nada do autor, mas comprei o ebook desse livro pra conferir. Agora que vc gostou fiquei mais empolgada pra ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Gi!
    Conhecia por nome só, desde que vi o lançamento tenho curiosidade em ler, leio mto comentário bom sobre o autor, vai pra listinha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o autor e fiquei interessada, pois tem muitas coisas que gosto ação, fantasia e muito mais. Parece ser uma leitura que deixa o leitor sem folego e ansioso para saber o desfecho, apesar do começo ser meio lento, mas depois deve deslanchar.

    ResponderExcluir
  7. Aquele momento que você se mostra chocada com a resenha do livro que você viu o monte de vezes por aí e não se deu ao trabalho de olhar a legenda, porque agora me arrependo de não ter dado a devida atenção ao enredo. Na verdade toda vez que eu olhava a capa achei que era uma história do Super-man e como estamos na vibe de super-hérois não me dei ao trabalho de verificar. Eu com certeza vou ler esse livro e ela entrou pra lista desejados em prioridade.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de distopias e de super heróis e gostei deste super heróis "as avessas". Gostei do protagonista e fiquei bem curiosa sobre seu destino, se ele consegue executar sua vingança. Gostei da indicação e resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  9. cara Gi, nunca li nada de Sanderson, mas esta grande mistura dentro do mesmo caldeirão já me deixou louco pra lê-lo. coleciono distopias e venho acompanhando os lançamento da Aleph e eles arrasam. o mais legal foi a grande sacada de como um george orwell moderno, jogar o poder nas mãos de quem deveria nos proteger (heróis) e verificar que o poder pode corromper. genial. resenha perfeita, dica anotadíssima.

    ResponderExcluir
  10. Gi!
    Um livro que traz: fantasia, distopia, super-heróis, ação e romance; não pode de forma alguma ser ruim.
    Adoro esse tipo de fantasia e se bem escrita que é o que parece, fico interessadíssima em ler.
    Quero acompanha a guerra entre os Executores contra os Épicos.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Olá!!! Já tinha lido outras resenhas deste livro, e apesar da premissa dele parecer ser muito boa, com cenas de ação e humor, por ser uma trilogia, prefiro aguardar o lançamento dos próximos livros, ainda mais porque é uma distopia e possuir segredos que certamente só serão desvendados no final da série.

    ResponderExcluir
  12. Não curto o gênero distopia mas gosto de romance, fantasia e ação, e fiquei curiosa em relação a Coração de aço, mas vou esperar ler resenhas sobre os outros volumes da saga Executores para decidir se adicionarei na minha lista de leitura ou não.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Fantasia, distopia, super-heróis, ação e romance,uau,quanta coisa!
    Brandon Sanderson,não me era estranho,só quando você citou Mistborn reconheci,mas ainda não li nada dele.

    ResponderExcluir
  14. Gisela, acho que não conheço o autor e também não conhecia a obra mas UAU fiquei encantada com a premissa! Adoro distopia, ação e super-heróis e curto fantasia e romance, desde que estejam "misturados" com outros elementos e parece que nesse livro essa mistura foi muito bem feita!
    Ainda bem que o final compensa o início lento, né? Pior é quando começa loucamente e despenca pra um final morno
    Adicionei na minha interminável lista ♥

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  15. Oi Gisela, tudo bem?
    Enquanto lia sua resenha, parecia que eu tinha voltado no tempo, quando tinha meus 14 anos, e sentava na sala para assistir o desenho Liga da Justiça. Eu adorei cada pedacinho da história! Nunca que eu iria pensar que esse livro tivesse uma história assim só olhando para capa.
    Vou até adicionar o livro no skoob para não correr o risco de esquecer.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante personagens com características físicas de super-heróis, mas que são a personificação do mal. Eu teria o mesmo pensamento o pai de David :)
    Fiquei curiosa para conhecer todo o mal do Coração de Aço. A historia parece um pouco o enredo de HQ de super-heróis e a capa contribui para isto. Não conheço o autor e apesar de não ser o tipo de livro que leio frenquentemente fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  17. Ual, Gostei muito da resenha, o livro parece ser super eletrizante, com muita ação, e também me mostrou que nesse nós vemos uma versão de que os herois acabam se tornando malvados, deve ser algo super interessante ter uma visão diferente sobre isso..
    Adorei o livro, nunca ouvi fala desse escritor porém quero coloca na minha lista de leitura!!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Estou bem curiosa sobre esse livro, achei muito interessante essa ideia do autor de nos trazer uma historia tão invertida e diferente do que vemos, fiquei bem curiosa para poder ler, a trama todo me chamou atenção e se tiver oportunidade quero muito ler essa historia !!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir