acompanhe o blog
nas redes sociais

13.3.17

Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo [Iain Reid] (2)

Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo
Ed. Fábrica 231, 2017 - 224 páginas:
      No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller curto e denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.

Onde comprar:

Sabe quando você está no meio de um pesadelo e sente que tem algo muito errado, mas não tem certeza do quê? Foi exatamente assim que eu me senti durante boa parte desse livro.

Iain Reid (de quem eu nunca tinha ouvido falar antes) constrói aqui uma narrativa no mínimo desconfortável, não no sentindo ruim, é desconfortável de um jeito que mexe com você, que te instiga e te faz querer ler uma página atrás da outra. Que te deixa suspenso, tenso e ansiando por mais. Perturbador de um jeito que lembra Hitchcock. Uma sensação de “tem algo estranho acontecendo aqui, mas eu não faço ideia do que possa ser”.


Essa é sensação que te persegue desde as primeiras páginas. Narrado em primeira pessoa, o livro acompanha uma garota que está viajando com o namorado para conhecer os pais dele. A princípio não temos muita informação sobre eles. Sabemos que o nome dele é Jake e sabemos que ela está pensando em acabar com tudo (daí o nome do livro - daaaã). Sim, é isso mesmo que você leu: ela pensa em terminar o relacionamento e, mesmo assim, está a caminho da fazenda dos pais do namorado para ser apresentada a eles. Estranho? Imagina! Você não viu (leu?) nada ainda! Acontece que nossa protagonista, tem sido atormentada pelo “Chamado”, uma ligação misteriosa que ela recebe de vez em quando. Uma voz falseada que deixa uma mensagem estranha (e isso nem é spoiller porque está na sinopse).

Ela está pensando em acabar com tudo. Ela tem sido perturbada por um homem que deixa sempre a mesma mensagem. Eles estão indo conhecer os pais dele. Ele dirige. Eles conversam. E você tem certeza de que tem algo estranho acontecendo aqui.


No decorrer da viagem o casal discute vários assuntos, dos mais triviais aos mais filosóficos e, através das reflexões da protagonista, conhecemos um pouco da historia de cada um, e da história dos dois como casal. Isso, por si só, é interessante. Mas há mais aqui. Há um desconforto fininho, tênue, quase frágil. Uma sensação de que alguma coisa não está se encaixando como deveria, de que algo está estranhamente desarranjado. Há medo aqui também. Não um medo “filme B de terror”. Nenhum susto. Nenhum grito. Só um medo surdo, proveniente da sensação de algo ruim vai acontecer, talvez na próxima página, talvez no próximo capítulo, mas vai acontecer. Na verdade, você tem a clara sensação de que já está acontecendo.


Esse livro foi lindamente publicado aqui no Brasil pela Fabrica 231 que é um selo da editora Rocco (aliás, parabéns a todos os envolvidos). Quando digo lindamente, quero dizer que eles arrasaram muito tiveram todo um cuidado com a publicação. O livro está maravilhoso! O design interno parece ter sido desenvolvido com muito carinho e, embora a única ilustração seja a da guarda/folha de guarda, o livro é bastante visual. No início de cada capítulo tem uma pagina preta com letras brancas, na qual a primeira frase se repete, como se alguém tivesse rabiscado a primeira versão. A fonte do título também dá a impressão de ter sido escrita a mão. E o que dizer dessa capa-dura-soft-touch-com-letras-em-alto-relevo? Tenho uma queda por esse tipo de capa. Sério. No meu caso, o livro veio acompanhado pelo marcador e pelo bloquinho personalizados. ❤ Sei que é estranho dizer isso de thriller psicológico, mas é muito amor pra um livro só. Ok. Muito amor pra uma encadernação só.


Eu estou pensando em acabar com tudo é uma jornada psicológica, permeada de reflexões filosóficas. Te prende do começo ao fim e te faz sentir desconforto, medo e aflição quase que o tempo todo. Gosto disso. Gosto de livros que provoquem sensações, que instiguem, que envolvam. Gosto de tentar entender o que está acontecendo. Gosto quando acontece algo que eu possa tentar entender.

Enfim, não posso te contar muito mais sobre a história, não quero estragar sua experiência. Mas realmente espero ter despertado sua curiosidade e que você tente entender porque ela está pensando em acabar com tudo.

Por falar em acabar… acho que vou ficando por aqui.
Beijos de luz e até a próxima!

 Cortesia da Editora Rocco
Andressa Freitas
Mineira, aspirante à escritora e estudante de cinema. Se pudesse moraria em uma biblioteca, como não posso, estou empenhada em transformar minha casa no mais próximo disso possível. Viciada em séries e filmes, adoro ler, comer e viajar. Nerd assumida, fotógrafa de profissão, amo aprender coisas novas e imaginar histórias alternativas pra absolutamente tudo.
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

35 comentários em "Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo [Iain Reid] (2)"

  1. Puxa viajei aqui junto com a estoria e queria saber muito mais a respeito, amo todo esse mistério para desvendar e saber logo com o que vai acontecer com os protagonistas ta na cara que o namorado tem culpa no cartório to apostando isso, realmente o livro me pareceu muito bom.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  2. OI Andressa.
    Eu já estava me sentindo dentro do livro só em ler a sua resenha.
    Eu adoro esse tipo de livro, mas confesso que já sinto que irá acontecer algo muito ruim e/ou estranho nessa viagem, estou louca para desvendar todos os mistérios, e pela foto tenho que concordar a editora realmente caprichou.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A encadernação tá liiiiiiinda!! e o livro vale muito a pena :)

      Excluir
  3. Oi, Andressa. Que livro diferente! Faz anos que não leio nenhum thriler e eu fico muito ansiosa para ler alguns títulos mas no fim acabo com preguiça e raramente leio, mas sua resenha me deixou extremamente curiosa, sem contar que a capa do livro é maravilhosa!
    Um beijo, Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog, ainda dá tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriã, ele é curtinho não dá nem tempo de desanimar. E a curiosidade só aumenta a cada página, impossível abandonar a leitura.

      Excluir
  4. Oi Andressa, tudo bem?

    A edição parece ser linda mesmo e confesso que o título do livro chama bastante atenção e a sinopse também. Preciso em preparar psicologicamente pra ler um livro desses, perturbador.... rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Vai se preparando, a história é realmente perturbadora, mas não deixe de ler, vale muito a pena ;)

      Excluir
  5. Sinto que esse livro vai abalar a estrutura dos leitores, da pra sentir a tensão pela sua resenha e eu estou agora com uma pulga atras da orelha porque quero saber quem é a pessoa que esta ligando e o que vai ser do seu relacionamento que numa boa ? se fosse ela eu pedia pra dar meia volta com o carro porque não ira ter a necessidade de conhecer os pais dele. Bem a editora está realmente de parabéns pelo trabalho com a publicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente o o que eu pensei Rissia! "Que diacho essa menina tá pensando pra ir conhecer os pais do futuro ex-namorado?" Mas no fim, você entende. Ou quase.
      :D

      Excluir
  6. Oi Andressa! Tudo bem?!
    Já conhecia o livro e já tinha muuuita vontade de ler, parece ser muito cativante. Gente eu amo esse medo psicológico que a gente fica, essa aflição, de que algo vai acontecer (ou já está acontecendo, como vc disse) lendo livros do gênero. Isso nos prende mais ainda, pois não conseguimos pararaté ter a certeza de que, ou deu tudo certo, ou tudo errado! kkkk

    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Tish!
      Foi exatamente como me senti. Acho que vou até voltar a ler mais coisas do gênero :D

      Excluir
  7. Olá, Andressa!!
    Não conhecia esse livro ainda, mas achei bem interessante pelo fato de ter esse mistério, esse medo do que pode está acontecendo. Eu assisto uma série que tem isso, mas não pensei em ler um livro ainda desse gênero.
    Amei a resenha e o livro!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá, poxa a resenha me deixou com ar de querer muito más, fiquei bastante curiosa sobre o livro...e a capa e super simples e também me pareceu estranha más adorei...
    Espero pode ler ele!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily!
      Bota na sua lista de próximas leituras, vale a pena :D

      Excluir
  9. Estou pensando em acabar com tudo chamou minha atenção na livraria,lindo acabamento.
    Suspense com um toque psicológico é meu tipo de livro,a tensão na resenha me deixou instigada"Sabe quando você está no meio de um pesadelo e sente que tem algo muito errado, mas não tem certeza do quê?"adorei,preciso saber onde essa trama leva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena!
      Leia e me conte o que achou.
      Certeza que você vai gostar :D

      Excluir
  10. Adorei o enredo, prende a gte só com a resenha e a capa é linda!
    Anotadíssimo na listinha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Que bom que te deixei interessada :)
      Me conta o que achou quando ler, por favor.

      Excluir
  11. Olá!!! Não conhecia o livro nem o autor, mas o livro tem uma capa linda e parece ter uma história assustadora e intrigante, fiquei curiosa pelas suas impressões, sendo assim, irei arriscar dica anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Elizete!
      Esse é o primeiro livro desse autor que eu leio também. Mas gostei tanto que já botei outros dos dele na listinha.

      Excluir
  12. E fiquei curiosa com esse livro, não conhecia, achei bem sinistro, foi pra minha listinha de compras, pois adoro um thriller psicológico, ainda mais com esse mistério todo dessa voz, cada página deve ser um suspense só.

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa,
    Sentindo que esse livro é bem perturbador, eu até gosto mas dependendo da vibe que eu estou acabo ficando meio angustiada e não é legal kkk
    Achei essa diagramação divina e a capa ta um luxo <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Deixe pra ler quando estiver de bem com a vida por que ele realmente gera um sentimento de angustia. Se você já estiver meio angustiada, pode te deixar desconfortável. Mas não deixe de ler :D

      Excluir
  14. Andressa!
    Gosto de livros no estilo, onde sabemos que algo inimaginável está acontecendo e não sabemos de pronto identificar o que é, mas que dá um receio grande.
    E ainda tem todo lado psicológico da história, porque tudo está acontecendo, porque a sensação de estar perturbada e ainda as questões filosóficas.
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  15. Apesar de gostar de thriller psicológico não me interessei pela trama de Eu estou pensando em acabar com tudo, não fiquei curiosa para saber mais sobre a história e nem mesmo para descobrir a identidade da pessoa que fica telefonando para a protagonista, por isso eu dificilmente eu leria esse livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Só consigo pensar no que vai acontecer nesse livro, fiquei super curiosa para ler para poder entender essa história, não conhecia esse autor e a edição está realmente muito linda, acho que todos temos uma queda por livros de capa dura, é bem provável que eu leia esse livro, faz tempo que não fico tão instigada a saber o que realmente vai acontecer em uma história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei muito curiosa com o livro, o que de tem por trás da viajem deste casal, o que via acontecer. Você falando que este livro tem um enredo alá Hitchcock não tem como não querer conferir. A diagramação realmente parece estar ótima. Adorei a dica e resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu fiquei imaginando qual a ligação dessa ligação misteriosa e o fato dela querer acabar com tudo e ainda por cima, estar indo encontrar os pais dele - o que para mim não faz sentido nenhum kkkk. Só pela sua resenha deu pra sentir o suspense e a sede de saber mais sobre a história.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  19. Oi Andressa
    Sua resenha despertou minha curiosidade. Não lembro de ter lido ou ouvido algo sobre o livro. Adoro esta sensação de desconforto provocado pela leitura, o sentimento que esta acontecendo algo, mas que não é revelado deixa a historia muito interessante e me coloca fora da minha zona de conforto. A edição parece linda mesmo. Com certeza vou conferir a historia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Geeeente, eu podia jurar que essa história era sobre suicídio :O bom, talvez realmente seja né, pois imagina ficar sendo atormentada por esse tal "chamado"?
    Enfim, a edição está mesmo lindíssima, arrasaaaaaaaram e mesmo não sendo bem o que eu esperava, estou curiosa para conferir a obra!

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    A editora caprichou mesmo com a diagramação do livro, parece estar maravilhosa, ainda não conhecia essa historia, mas achei bem interessante esse enrendo e diferente, mesmo não sendo o tipo de livro que gosto muito de ler, ele acaba nos chamado atenção e deixando curiosos para o que pode acontecer !!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir