acompanhe o blog
nas redes sociais

10.5.17

50 Ideias de Matemática Que Você Precisa Conhecer [Tony Crilly]

50 Ideias de Matemática Que Você Precisa Conhecer
Ed. Planeta do Brasil, 2017 - 216 páginas:
      Para entender e se encantar com a matemática quem inventou o zero? Por que há 60 segundos em um minuto? Qual o tamanho do infinito? Onde é o ponto de encontro das linhas paralelas? O professor Tony Crilly explica, em 50 ensaios claros e concisos, os conceitos matemáticos – antigos e modernos, teóricos e práticos, cotidianos e esotéricos – que permitem entender o mundo. Do zero e dos algarismos romanos ao último teorema de Fermat e o grande enigma da hipótese de Riemann, o pi, números primos e o infinito, esse livro conta coisas que não foram ensinadas na escola, incluindo o que o cálculo, a estatística e a álgebra realmente fazem e os usos muito reais dos números imaginários. Ao iluminar as grandes ideias da relatividade, a teoria do caos, os fractais, a genética e os hiperespaços e ao revelar o raciocínio não dito atrás do Sudoku e da revelação de códigos, loterias e apostas, administração financeira e juros compostos, esse livro é o levantamento perfeito para esse assunto, muitas vezes intimidador, mas sempre essencial. 

Onde comprar:

OUTRA VISÃO DO MUNDO

Começo confessando que não gosto de matemática! Mas como então, fazer uma resenha de algo que você não gosta? Essa foi a ideia ao ler o livro 50 IDÉIAS DE MATEMÁTICA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER. Tentei, mais uma vez na minha vida, dar uma chance para a matemática. E realmente fiz a coisa certa.

"Não há pressa com este livro. Vá com calma e descubra o que essas ideias, de que você pode ter ouvido falar, significam de verdade."

Impossível negar que, se a matemática fosse ensinada com seu contexto histórico, muitas das coisas, seriam deliciosas de aprender. O livro me surpreendeu do começo ao fim, e veja, eu nem gosto de matemática. Cada uma das ideias, no caso formulas, números, tudo da matemática, é apresentado em capitulo de 4 paginas, totalmente objetivo e com muito contexto histórico, o que leva o leitor a uma verdadeira viagem dentro dos números.


"Encantadora para alguns, instigante para outros, a matemática vem ganhando admiradores de todas as idades que descobrem o inevitável: não dá para compreender o mundo sem entender minimamente o pensamento matemático."

São tantas informações que você se sente imerso na matemática. Para quem é fã e adora o assunto, tenho absoluta certeza que a viagem será incrível. Para ajudar, este livro faz parte da série "50 IDÉIAS DE... ", que vai abordar diversos assunto absolutamente interessantes, e se você, leitor, quer tentar coisas novas, este é um ótimo caminho. Altamente recomendável!!!


 Cortesia da Planeta Livros Brasil
Marcos Graminha
Marcos Graminha é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

51 comentários em "50 Ideias de Matemática Que Você Precisa Conhecer [Tony Crilly]"

  1. Oi Marcos, não sou fã de matemática, mas também não a odeio e achei a ideia do livro bem interessante. Imagino que seja legal aprender matemática através de seu contexto histórico e os capítulos com apenas 4 páginas devem dar muita agilidade ao livro. A série como um todo parece ser bem legal ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili... com certeza.. estou curioso para ver os outros livros da série.. espero que vc leia e goste.. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  2. Oi Marcos!
    Adorei a proposta dessa "série", dar uma introduzida ao tema sem ser maçante. Eu que adoro matemática com certeza vou gostar. Concordo que se matemática deveria ser ensinada no contexto histórico.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aichha... fiquei muito impressionado com o livro.. adorei mesmo.. Espero que goste bastante.. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  3. Adorei!! Gosto muito de matemática, acredito que essa visão diferente de como aprender a matéria deve ser interessante, gosto muito de quando misturam matérias diferentes até pq tudo é interligado xD
    Já vi que tem um ali de filosofia tbm, quem sabe eu acabe gostando se ler ele hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcila.... Veja.. eu nem sou fã de matemática. Sempre tive uma grande dificuldade com números.. mas esse livro, me fez entender umas série de coisas interessantes. Adorei.. não me tornei um matemático por conta disso.. mas garanto pra vc.. que agora.. gosto um pouco mais de matemática. ahahahaha bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  4. Marquinhos!
    Até entendo as pessoas não gostarem de uma parte da matemática, aquela mais complicada, cheia de fórmulas esdrúxulas que raramente serão usadas, entretanto, temos de pensar que a matemática está presente no nosso dia a dia de forma constante e desde os primórdios, antes mesmo da criação da roda que já lida com conceitos matemáticos. Pare e pense um pouco... ela está presente em nossos atos cotidianos de várias formas.
    Gostaria de ler o livro.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy... pois é.. eu penso muito nisso. Uso sim a matemática tbm, mas sempre foi de forma intuitiva e aprendemos na escola a massante lógica unica das formulas. Há uma limitação na forma de orientar. A história, faria ser mais interessante. Usei pra explicar umas formulas aos meus filhos e foi engraçado pq eles adoraram.!! Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  5. A resenha é ótima mas tbm ñ é um livro que eu curtiria a leitura. Por que? Talvez por eu ñ ser fã de números, matemática e afins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludmila... pois é... eu pensava da mesma forma, mas precisamos sair da nossa zona de conforto e experimentar. Um leitor é antes de tudo um Desbravador... um explorador. Esse é o meu objetivo... descobrir e trazer pra vcs..Espero que vc experimente a sensação uma hora dessas.. bjs e obrigado por seguir minhas resenhas

      Excluir
  6. Apesar de o livro aborda uma temática super interessante, confesso que o assunto abordado não me desperta interesse, até entendo que e apenas uma introdução da matemática, no entanto não e algo que me prende a leitura. Dos livros citados acima, pelo fato de estar graduando em psicologia o título 50 ideias... de psicologia me chamou e muito a atenção, e por isso pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana... com certeza será bastante interessante. Espero que leia o livro e nos traga seu parecer.. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  7. Olá! Pra ser sincera não gosto nd d atam´tica viu Marcos... rsrs
    Essa dica eu vou deixar pra quem ama números que não é o meu caso.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline.. ahahahaahah Super entendo vc!!! haahahahaahah mas, se passar na livraria.. dá uma folheada, veja se o livro chama um pouco mais sua atenção!!! Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  8. Oi! Eu também não gosto de matemática, mas realmente, se a gnt aprendesse todo o contexto histórico seria bem mais interessante! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela... fica a dica para nossos governantes.. quem sabe um dia eles tenham vontade em realmente despertar o interesse de todos pela matemática.!! Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  9. Que interessante pois sou daquelas que a matemática era meu carma na escola, muito complicada odiava rs. Com o livro parece ser mais fácil o entendimento e deve até nos fazer gostar dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria... Olha.. não me tornei um matemático depois que li o livros.. ahahahaah na verdade eu passei a ver a matemática de forma mais interessante. Agora sei pq existe o PI.. ahahahaahah e pq existe o Zero e os números negativos.. ahahahahaaha passei a me interessar mais.. e entendo um pouco mais.. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  10. Olá!!
    Nunca fui muito boa em matemática mas sempre acho necessária para tudo que fazemos no dia a dia, mas deixaria a leitura para quem realmente curte .
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARILIA... AHAHAHAHAAH nós que somos dos livros, somos unanimes com a matemática. Pode ver como muitas pessoas não curtem tanto assim... mas amamos livros... De qualquer forma, bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  11. Oi, Marcos!
    Nossa, o livro realmente deve ser muito bom, daqueles que transformam qualquer tipo de pessoa, nesse caso levando-a a gostar de matemática haha. A série toda é bem atrativa, mas me interessei principalmente pelo da história do mundo.
    Abraços =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dan... eu me interessei por vários e pretendo ler... principalmente Física Quântica pois é um assunto que acho muito interessante. De qualquer forma, é ótimo ter acesso a algo que aumente nosso prazer de ler..Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  12. Oi Marcos.
    Já eu Ao contrário de você gosta de matemática desde que eu aprenda Estou até pensando em fazer faculdade de contabilidade então Acho que sim Este é um livro para mim com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene... sou formado em Adm.. meu professor de contabilidade ficava indignado com meu sofrimento pra tirar um 7 em matemática, porém era monitor em contabilidade, por tirar apenas 10. ahahahahah Uma vez ele questionou isso e eu respondi: "Professor, eu sou um ser visual. Eu vejo o dinheiro se movendo. Mas os números eu não consigo dar forma. Não consigo pensar em uma maça em formato de X ou de eu não saber que X é uma maça... " ahahahahahah Espero que leia o livro.. bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  13. Adoro matemática, estou apaixonada por cálculos financeiros e quero muito fazer contabilidade, então acho que me identificaria muito com esse livro. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tailane... leia o livro e depois nós diga o que achou... bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  14. Olá, Marcos
    Olha,o título me deixou com um pé atrás,estou com você no time dos que não são muito atraídos por essa área,mas pela resenha a abordagem do livro parece interessante,gosto de entender o contexto e a lógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen... como falei acima... nem sempre estamos na nossa zona de conforto. Acho que é o que gosto da leitura desbravadora; Descobrir coisas novas!! Espero que goste... bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  15. Oi Marcos,
    Nunca fui muito fã da matemática, mas até que gostava e ainda gosto, até porque uso um pouco ela no meu dia-a-dia (claro que só o básico, nada de expressões complexas). 50 ideias de matemática que você precisa conhecer é um livro para curiosos sobre o tema e para deixar de lado a ideia de que matemática é chato e dispensável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Gislaine... foi a sensação que eu tive.. e adorei... ahahahaha Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas

      Excluir
  16. Olá Marcos!
    Também nunca gostei muito de matemática, mas geralmente tirava notas boas nas provas dessa matéria kkk vai entender...
    Mas é muito legal essa sua iniciativa de dar uma outra chance a algo que você não gosta!
    parabéns ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isabela... ahahahaahah na verdade não é uma chance para algo que não gosto... Meu cérebro é Hiperativo. Entendo a matemática de forma totalmente intuitiva. ahahahahaha não consigo focar em cálculos e formulas. Obrigado por seguir minhas resenhas... bjs..

      Excluir
  17. Oi Marcos!
    Eu não conhecia esse livro. Ao contrário de você eu sou perdidamente apaixonada por maremática, física, química. Tanto é que escolhi engenharia como profissão. Quero essa coleção para mim *-*
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila... ahahahaah COMPRE O LIVRO!!! vc vai amar do começo ao fim. Se vc gosta tanto de matemática, vc vai ver com mais paixão.. vai ser como poemas... ahahahaha Tenho certeza disso.ahahaha Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  18. Olá! Muito bacana esse série de livros, acho que para quem está estudando é um importante aliado que pode auxiliar a entender melhor, principalmente a matemática, que é uma matéria tão odiada por muitos, eu particularmente gosto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizete...este não é um livro que vai ajudar a entender as coisas, ele é como um livro que conta a historia de tudo... de como surgiram os números... pq são como são... ahahaha acho que gostamos mais das coisas, quando sabemos mais sobre elas.. Bjs.. e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  19. Olá,
    eu não gosto de matematica e ler um livro sobre ele, ai que fico doida mesmo...kkk
    Mas e bem interessante esse livro, com certeza devem explicar varias formula porque foram projetada assim, tão complicada..E bom pra quem gosta né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily... acredite.. ele não explica nenhuma formula, nem como é melhor usa-las.. eles contam pra vc, a história, tipo... pq existe o zero? pra gente é tão comum, mas pq ele existe? antes as pessoas contavam, 1, 2, 3, muitos.... ahahahahaahah o zero não serviu apenas para criar as dezenas, centenas, milhares... mas ele tbm serviu para indicar o nada... e nada é sempre igual a zero.. mas zero existe.. e o nada não... ahahahahaah Matemáticos são loucos.. ahahahahaah mas entender isso é divertido demais!!! Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  20. Oi,
    Já cheguei a gostar de matemática no meu tempinho de escola, mas era sempre o básico, quando tentava aprofundar, aí as coisas desandavam de um jeito, que pelo amor... kkk Mas achei bem interessante a pegada do livro, dá vontade de pegar e tentar entender, dessa vez, haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela.. dei varias respostas acima.. dá uma olhada nelas.. como disse, esse não é um livro pra aprender matemática... é um livro pra compreender o pq de ser assim!! Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas

      Excluir
  21. Oi!
    Esse é um tema que também não me gera muito interesse, mas lendo a resenha fiquei bem curiosa sobre o conteúdo desse livro, achei bem interessante essa forma diferente de o autor trazer a matemático, por gostar de curiosidades fiquei interessada nesse livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana... quando vi o titulo, confesso que pensei: "será que dou uma chance", a resenha ta ai... pra provar que foi interessante!! Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  22. Nossa, amei a ideia muito bacana mesmo, eu também não sou muito fá de matemática não, mas acredito que esse livro vai ser super legal de ler, não somente ele, mas todos da série né, tentarei dar uma chance a eles, acredito que é muito valido né, conhecimento nunca é pouco.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila... é essa a intensão: "conhecimento nunca é pouco" adorei!!! bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  23. Também não gosto de matemática, mas vez por outra necessito dela e ter um livro como esse que pode nos incentivar a gostar desse matéria é incrível, pois começando a conhecer mais sobre as coisas legais fica mais fácil enveredar por assuntos mais difíceis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franciele... é verdade.. o importante sempre é descobrir um meio de chegar lá.. onde é difícil.. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  24. Oi.
    Achei a proposta desse livro e da série em si, muito interessante e rica em conhecimento. Gosto de matemática e estou sempre estudando, então com certeza o livro é uma dica valiosa.
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia... espero que leia e goste... Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  25. eu adorei a proposta desse livro
    eu vi na livraria já queria comprar: eu adoro matemática e achei interessante a ideia de tentar "desmitificar" a matemática e amei a ideia da série
    me preparar para comprar todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. p.s depois q eu ler eu volto aqui e digo minha opinião. afinal, acho q depois de você estudar tanta matemática q só perde p povo da matemática e da física, eu posso dizer q sou "especialista" no assunto

      Excluir
  26. Também não gosto de matemática, mas a forma como o assunto é abordado no livro parece muito interessante. Odeio as fórmulas, mas tenho curiosidade em saber "Por que há 60 segundos em um minuto? Qual o tamanho do infinito?" Adorei a idéia da série, os assuntos são bem interessantes. Adorei a dica.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir