acompanhe o blog
nas redes sociais

29.5.17

Criaturas Estranhas [Neil Gaiman]

Criaturas Estranhas
Ed. Rocco, 2016 - 400 páginas
"Dezesseis histórias fantásticas, algumas escritas há mais de cem anos, outras inéditas, selecionadas por ninguém menos que o aclamado autor de Coraline e outros tantos sucessos, Neil Gaiman. Como o título sugere, “Criaturas Estranhas” é uma coletânea de contos povoada por seres fantásticos, magníficos e às vezes assustadores. Assinadas por autores clássicos de ficção científica e fantasia, como Anthony Boucher e Diana Wynne Jones, a escritores contemporâneos, como Nnedi Okorafor e o próprio Gaiman, as histórias, que parecem ter saído de um sonho, ou talvez de um pesadelo, têm em comum o olhar atento e único de Neil Gaiman para o insólito. Cada conto é precedido de um comentário do escritor, que visa a provocar ainda mais a imaginação do leitor."

Onde comprar:

Criaturas Estranhas é uma coletânea com dezesseis contos selecionados pelo autor Neil Gaiman. Nessas histórias, conhecemos criaturas peculiares com histórias mais peculiares ainda. Esse livro é como se fosse um museu, onde estão expostos as mais diversas criaturas, mas aquelas que a gente não costuma encontrar por aí.

"O livro que você tem em mãos, com lobisomens e coisas misteriosas guardadas em baús, com perigosas marcas de tinta e suas bestas e deuses-serpentes, com o pássaro do sol, os unicórnios e as sereias, e até mesmo a bela Morte, existe para cuidar do atual Museu de História Sobrenatural."

Eu já li algumas coletâneas organizadas pelo Gaiman e o que mais me chama atenção são os tipos de histórias que ele seleciona. Algumas tão antigas que nós nunca ouvimos falar, outras até recentes, mas que faltava uma oportunidade para serem conhecidas. E é isso que o autor fez, nos trouxe histórias fantásticas, inimagináveis, mas que ao mesmo tempo nos fazem refletir.

Não vou falar de todos os contos para essa resenha não ficar enorme, mas eu gostei de todos. Claramente uns mais do que outros, mas todos me impactaram de alguma forma e escolhi seis para comentar com vocês.

Criaturas Estranhas

O Grifo e o Cônego Menor é o terceiro conto e o primeiro que eu mais gostei. É uma história sobre coragem, e a vontade de ajudar o próximo, mesmo que ele não mereça. O grifo é um animal bem marcante aqui, e o modo como ele lida com o Cônego é bem peculiar.

O Pássaro do Sol é o quinto conto, e escrito pelo Neil Gaiman de presente de aniversário para a filha. Como fã do autor, essa era a história que eu mais ansiava e fui surpreendida quando percebi que já tinha lido essa história. É um conto muito bacana sobre um clube que tem como objetivo experimentar os mais diversos animais (e outras coisas também). O problema é quando eles percebem que já comeram de tudo...

O Cacatucano ou a tia-avó Willoughby é o oitavo conto e o mais completo até então. Ele é tão bem desenvolvido que eu me senti completa quando ele terminou, como se tivesse a quantidade exata de páginas. Aqui, conhecemos a Matilda, uma menina que está sendo obrigada a visitar sua tia-avó, mas as coisas ficam mais interessantes quando ela e sua babá Pridmore pegam a carruagem errada a chegam a uma cidadezinha bem estranha,

Prismática é o décimo primeiro conto e um dos meus preferidos. Aqui temos uma jornada de Amos, um homem pobre e simples, que se une ao homem cinza, com roupas cinzas e voz cinza para ajudá-lo e ao seu mais próximo e querido amigo. Essa jornada é bem interessante e a inteligência e esperteza de Amos é fundamental para que tudo ocorra bem, principalmente para ele mesmo.

O Sorriso no Rosto é o décimo quarto conto e outro favorito. No início você não dá muito crédito a ele, porque a principal, Gilla, é bem chatinha. Mas as coisas mudam de tal forma que no final é só amor. Ele nos mostra uma lenda da Antiópia, sobre uma hamadríade e como isso interfere na vida da nossa protagonista é sensacional. Só digo uma coisa: empoderador!

Venha, Dona Morte é décimo sexto conto e o menos fantasioso, mas não deixa de ser interessante. O autor escolheu bem a história para fechar essa coletânea. Lady Neville é uma viúva idosa muito conhecida por suas excelentes festas. Mas ela já está cansada de sempre a mesma coisa, não importa o quanto tente inovar. Até que decide chamar um ser muito interessante para a sua nova festa, a Dona Morte. Mas é claro que, as coisas não vão sair exatamente como ela esperava. Essa história nos faz refletir bastante sobre a humanidade e o modo como cada um age em determinadas situações.

Outros contos que fazem parte da coletânea: A Coisa (coloquei esse nome porque o título é impossível de ser escrito), As Vespas Cartógrafas e as Abelhas Anarquistas, Ozioma - a Maligna, O Sábio de Theare, Cabriel-Enerst, O Mal Também se Levanta, O Voo do Cavalo, A Mantícora, a Sereia e Eu, O Lobisomem Cabal e Ou Todos os Mares com Ostras.

Criaturas Estranhas

Eu recomendo bastante esse livro, principalmente para aqueles que querem conhecer o gênero fantástico ou se abrir para novos autores. As histórias são bem diferentes entre si, mas todos trazem uma carga surreal e reflexiva, que vale a pena ser conferida. Quero deixar meus parabéns a editora Rocco, porque esta edição está maravilhosa. Todos os contos contém uma ilustração lindíssima e a diagramação está ao mesmo nível.

Espero que deem uma chance a essas histórias e que depois venham aqui contar suas impressões. E para quem já leu me diz aí qual foi o conto que você mais gostou.

Beijos e até a próxima.
Top Comentarista de Maio

Gabriela Erler
Gabriela do blog Reino da Loucura, ou simplesmente Gabis. Germiniana, 22 anos, capixaba. Viciada em livros, séries, músicas e maratonas literárias. Apaixonada por azul, roxo e inverno. Formada em Pedagogia e se tudo der certo, futuramente Psicologia. Uma garota um pouco estressada que morre de medo do futuro.
Cortesia da Editora Rocco
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!
 

26 comentários em "Criaturas Estranhas [Neil Gaiman]"

  1. Oi Gabi,
    Linda esta edição, não conhecia essa coletânea de contos de Gaiman. Eu adoro o universo fantástico então gostei muito da sua sugestão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro as obras do autor, não sabia que esse livro era de contos e gostei de saber, espero ainda ter a chance de ler em breve pois Gaiman é um talento em pessoa.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. cara Gabriela, que loucura. costumo tratar gaiman da mesma forma que alan morre - são bruxos e como tais brindam-nos com coisas espantosas. sua resenha abriu meu apetite, já está em minha listinha desejados. ótima dica!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Tenho muita vontade de conhecer a escrita do autor, sei que tem obras muito interessantes, assim como essa. A edição está linda e os contos parecem muito bons. Gostei dos que você citou e fiquei mais animada para fazer a leitura, pois a proposta do livro é bem diferente do que costumo ler. E, gosto de contos!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi.
    Eu tenho muita curiosidade para conhecer a escrita desse autor estou apaixonada por essa Cap Adorei a premissa do livro Parece ser bem interessante e apesar de não curtir muitos contos Fiquei curiosa para ler esse vai para minha listinha com toda a certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabriela. Não lembro de ter lido alguma coisa do Neil, mas todo mundo diz coisas maravilhosas sobre a escrita dela. Não fazia ideia que o livro era em contos, e agora entendi o título, já que uma história é bem diferente da outra. Amei a capa! Super leria.
    Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  7. meu deus, que livro lindo!!! além da capa maravilhosa, ainda é desenhado por dentro <3
    esse conto do pássaro do sol, pela forma como vc falou já da pra ver que tem treta hahaha
    gostei bastante dos outros tbm, tô muito curiosa. Não conhecia esse livro, vai pra minha lista :P

    ResponderExcluir
  8. Gabi!
    Gosto demais de livros de contos, tenho lido muitos.
    Nunca li nada do Gailman, mas vejo sempre bem comentários.
    Contos de fantasia devem ser fabulosos.
    Desejo uma semana tranquila!
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabriela, tudo bem? Eu conheço poucos do Gaiman, li O mistério da estrela e agora Deuses Americanos, mas gostei bastante da narrativa do autor. Como adoro contos, já quero ler esse tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi ;)
    Nunca li nada do Neil Gaiman acredita?
    Mas adorei a resenha, acho que vou começar por esse. Geralmente não sou fã de livros divididos em contos assim, mas você me deixou bem curiosa para ler!
    Já coloquei na lista de leitura ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi!!
    Infelsimente não consigo gostar de contos, não sou muito receptiva a vários persoangens imagine várias estórias. Efim, adorei a resenha mas não curti muito a premissa do livro. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive o privilegio de ler algo do ator, mesmo sendo muito elogiado. Fiquei curiosa com esses contos por terem criaturas nunca visto antes isso é inovador. esses contos mostrados parecem passar uma lição ao leitor, fiquei curiosa com O Pássaro do Sol eu que não tenho coragem de experimentar diversos animais rs.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler esse livro, e talvez se não tivesse lido sua resenha, nem tinha despertado interesse de leitura. Tenho procurado novos autores de forma geral do gênero fantasia e quando você o indicou, fiquei ainda mais entusiasmada, outra coisa que gostei foi o fato dos contos serem desconhecidos, mesmo que seja atual, ou super antigo, o que nos faz refletir e nos surpreender.

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabi, ainda não li nada do Neil e apesar de não ser fã de livros de contos acho que esse livro é uma boa oportunidade pra conhecer a escrita do autor e até achei interessante a ideia de lermos história do universo fantástico sobre criaturas estranhas antigas e pouco conhecidas. Boa resenha e gostei de te ver por aqui também ;)

    ResponderExcluir
  15. Oii Gabi que bom te ver por aqui!!
    Adorei sua resenha, ficou ótima, eu ainda não consegui ler a obra, estou curiosíssima pra conhecer esse enredo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Nossa a capa é realmente bonita, contos são ótimos para as ocupadas de plantão como eu, não conheço alguns autores, mas pela sua resenha, parece ter histórias muito boas, então só lendo mesmo para descobrir.

    ResponderExcluir
  17. Não cheguei a ler ainda, mas conheço um pouco do conto O Pássaro do Sol, de outras resenhas que tenho lido, e gostei bastante. Espero poder conhecer a obra toda em breve.

    ResponderExcluir
  18. Oi Gabriela,
    Nunca li nada do Neil Gaiman, mas sei que seus livros tem uns temas muito diferentes e, na maioria das vezes, estranhos, então faz sentindo este livro ser uma compilação de contos com as mais estranhas criaturas inventadas. Mesmo não gostando muito de contos acho que seria interessante realizar esta leitura, pois gosto muito de fantasia e, além disso, dá para conhecer a escrita de autores diferentes e a do próprio Neil Gaiman. Os contos que citou me chamaram muita atenção e mesmo eles sendo curtos pude sentir que são completos e suas histórias tem muito a passar para o leitor.

    ResponderExcluir
  19. Ola,
    Bem interessante esse livro, um conto bem legal e diferente. Já li um livro que são contos mas interligados, esse é bem legal, parece haver criaturas bem estranha fora da nossa imaginação. Estará na minha bela lista de leitura.

    ResponderExcluir
  20. "Gaiman" disse a palavra mágica pra fazer meus olhos brilharem.
    Já li O Pássaro do Sol em outra coletânea,rs,gosto dela.
    "Prismática",hum,adorei o título,e um dos seus favoritas também,fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Esta é uma ótima resenha, sem dúvidas, super me interessei pelo título.

    Grande abraço,
    Victor N Souza
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  22. Oi! Não sou tão fã dos contos, mas por amar fantasia já coloquei o livro na minha listinha de desejados. Eu provavelmente iria ler bem devagar pra aproveitar melhor. Quero mt saber mais sobre essas criaturas estranhas hahaha beijoss

    ResponderExcluir
  23. Já tinha ouvido falar do autor mas ainda não conferi nenhuma história dele, gostei bastante dos contos pelo teor fantástico e também por trazer uma carga reflexiva, e essa edição está lindíssima.

    ResponderExcluir
  24. eu ainda não li esse livro do gaiman
    mas tá a um tempão na lista, fiquei mais empolgada em saber que os contos são bem diferentes entre si, pois assim tem maior variedade
    e eu q sou fã de fantasia tenho que ler logo

    ResponderExcluir
  25. A fotografia é linda e a história parece ser bem incomum, afinal de contas é do Neil Gaiman. Eu adoro contos portanto acho que vou adorar esse livro.

    ResponderExcluir
  26. Apesar de não curtir livros de contos não tem como ignorar uma obra de Neil Gaiman. A ilustração e a diagramação parece realmente lindíssima. Já quero!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir