acompanhe o blog
nas redes sociais

14.9.17

Carbono Alterado [Richard Morgan]

Carbono Alterado
Ed. Bertrand Brasil, 2017 – 490 páginas
- "Um eletrizante thriller noir de ficção científica em adaptação para série do Netflix. No século XXV, a consciência de uma pessoa pode ser armazenada em um cartucho na base do cérebro e baixada para um novo corpo quando o atual para de funcionar. A morte, agora, nada mais é que um contratempo inconveniente, uma falha no programa. Takeshi Kovacs, um ex-militar de elite, após sua última morte, tem sua consciência transportada a Bay City, a antiga São Francisco, e é trazido de volta à vida para solucionar o assassinato de um magnata. Isso só para descobrir que seu contratante é a própria vítima, que voltou à vida em um novo corpo, mas sem as memórias do crime. Mal sabe Kovacs, porém, que essa investigação irá lançá-lo no centro de uma conspiração perversa até para os padrões de uma sociedade que trata a existência humana como um produto a ser comercializado. "

Onde comprar:

Os gêneros ficção científica e thriller policial tiveram um filho e seu nome é Carbono Alterado. Ok. Talvez eu esteja exagerando um pouquinho, mas essa é uma tendência minha (que eu particularmente acho que torna as coisas mais interessantes), espero que não se incomodem.

Richard Morgan

Voltemos ao livro. Richard Morgan faz um ótimo trabalho na construção de mundo. Ele não para a história pra te explicar como mundo futurístico que concebeu funciona, as informações são reveladas aos poucos e (salvo raríssimas exceções) de forma bastante orgânica, tanto que é possível que você fique um pouco perdido nos primeiros capítulos. Isso não me incomodou, na verdade eu considero um ponto positivo quando o livro não me conta tudo através de grandes diálogos expositivos. Prefiro um milhão de vezes ficar um pouco perdida no começo do que aguentar um monte de informações enfiadas na história a troco de nada, apenas porque o autor precisa te contar mais sobre o mundo e não encontrou uma forma melhor de dizer do que jogando as informações na sua cara de forma pouco coerente com enredo.

Carbono Alterado

A história é narrada em primeira pessoa por Takeshi Kovacs, um ex-militar transferido para Bay City pra solucionar a morte de um milionário. Kovacs é do mundo de Harlam (um dos planetas que a a humanidade colonizou) e nunca esteve na Terra antes, o que também se torna um recurso narrativo muito interessante. Como acompanhamos tudo pelos olhos de Kovacks, através das comparações que ele faz entre seu planeta e o nosso descobrimos tanto coisas sobre Harlam, quanto coisas sobre essa Terra do futuro.

Richard Morgan

Gostei do Takeshi. É um bom personagem na maior parte do tempo. Infelizmente está preso à clichês do gênero policial, mas como mesmo esses clichês ganham uma nova roupagem aqui, isso não me incomodou. O livro tem outros personagens interessantes, a maioria do sexo feminino. Preste atenção nos nomes, são muitos e os personagens entram e saem da trama. Tipo Game Of Thrones, você se distrai por dois minutos e de repente tem mais quinze pessoas em cena.
Ok. Estou exagerando de novo.

“ Enquanto me vestia diante do espelho naquela noite, tive a nítida convicção de que outra pessoa vestia a minha capa e que eu tinha sido reduzido ao papel de um passageiro, observando por trás dos olhos.
Rejeição de psicototalidade, é como chamam. Ou simplesmente fragmentação.”

Outra coisa que eu gostei bastante no livro foi a capacidade de me surpreender. Adoro quando leio alguma coisa que eu não estava esperando, quando o vilão é outra pessoa ou quando algum personagem faz algo completamente diferente do que eu estava esperando (mas algo coerente com a personalidade já estabelecida, colocar o personagem pra fazer alguma coisa que o torna completamente diferente do que o autor já estabeleceu só pra ser diferentão e surpreendente não vale). Na maior parte do tempo esses momentos inesperados fazem todo sentido dento da narrativa. Palmas pro autor de novo.

Carbono Alterado

A Netifix comprou os diretos com o intuito de adaptar pra uma série e eu entendo perfeitamente o porque. Carbono Alterado é uma ótima história e abre todo um universo de possibilidades que, se bem trabalhado, tem potencial pra virar uma mina de dinheiro. A premissa é excelente e qualquer fã de sci-fi/thriller vai se interessar. Pensa comigo: estamos no futuro, a raça humana colonizou vários planetas, a consciência/alma/mente/o-que-quer-você-acredite-que-torna-o-ser-humano-único agora pode ser instalada em um cartuxo na base do pescoço e “baixada” para um novo corpo ou, como eles chamam no livro, uma nova capa. Isso torna a dinâmica desse mundo diferente da que temos hoje. Ainda existem jogos de poder, crimes, fanáticos religiosos, traficantes, mas de um jeito diferente, adaptado pra essa realidade super tecnológica.
No IMDB, já é possível ver a lista de personagens e de episódios. Se é real, eu não sei, mas to bem animada pra assistir (#NãoMeDecepcionaNetiflix).

Richard Morgan

Carbono Alterado é uma história forte, bem elaborada, com uma construção de mundo excelente e que vai agradar tanto quem curte romance policial, quanto quem gosta ficção científica. Estou ansiosa pelos próximos livros. Tenho evitado começar trilogias e séries que não tenham sido finalizadas ainda por motivos de: os autores demoram pra escrever e eu fico em agonia por anos a fio (tô olhando pra vocês George Martin e Patrick Rothfuss). Mas a premissa desse livro é tão interessante que eu achei que valia a pena arriscar. Espero sinceramente que o Richard Morgan não demore pra publicar o restante da trilogia.

Então, por hoje é só.
A gente se encontra na próxima resenha.


Andressa Freitas
Mineira, aspirante à escritora e estudante de cinema. Se pudesse moraria em uma biblioteca, como não posso, estou empenhada em transformar minha casa no mais próximo disso possível. Viciada em séries e filmes, adoro ler, comer e viajar. Nerd assumida, fotógrafa de profissão, amo aprender coisas novas e imaginar histórias alternativas pra absolutamente tudo.
Cortesia do Grupo Editorial Record
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

17 comentários em "Carbono Alterado [Richard Morgan]"

  1. Esse livro estava na minha lista e confesso que não estava muito animada, mas depois dessa resenha me animei bastante. Então, bora ler. Espero gostar.

    ResponderExcluir
  2. Andressa!
    Gosto muito desse estilo mais noir nos livros policiais e ficcionais, são mais clássicos e cheios de variantes.
    eE se tem trechos bem reais e até cruas, trechos de sexo e morte, me interessa ainda mais.
    Como amo ficção, esse lance da mente ser transportada para outro corpo após a morte, é fascinante, pena as lembranças não irem junto.
    Quanto ao nome, já que é ficção, deve ser algo a alteração da molécula de carbono, mas só saberei quado ler.
    Gostei por demais.
    E gostei também de saber que a Netfilx comprou os direitos para fazer filme.
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa! Tudo bem?

    O fato deste livro ser adaptado para netflix me deixa feliz porque me parece uma ótima obra, imagina a adaptação para as telinhas?!

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, mesmo você tendo exagerado em alguns momentos rsrs, gostei da resenha e até já li algumas resenhas desse livro e elas variam entre positivas e negativas, ou seja, tenho que ler pra saber se vou achar bom ou não... Estou animada pra série e espero que logo logo ela esteja disponível na Netflix ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa,
    Sua resenha ficou show! Faz tempo que estou de olho nesse livro mas estava receoso de não ser tão bom. Também gosto de livros que o autor não fica explicando tudo. Prefiro ir descobrindo as coisas e se surpreendendo aos poucos.
    Vou querer o livro emprestado, viu!! ;-)
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  6. Parece ser interessante, fiquei curiosa em saber mais sobre esse cartuxo onde a consciência passa para outro corpo achei intrigante e diferente, já fiquei imaginando isso na realidade rs. parece ser uma leitura que envolve e deixa o leitor surpreso com os acontecimentos, gostei de saber que vai ter série televisiva.

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa!
    Estava doida atrás de uma resenha desse livro, me indicaram ele e eu não conhecia nd...
    Adorei o enredo, já qro pra ontem!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Tomara que essa adaptação esteja boa! Querendo muito ler esse livro. Muitas criticas positivas já li a respeito.
    Adoro romances policiais. Parece ser intrigante e bem diferente.

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa.
    Que premissa mais interessante, eu estou super curiosa para ler, fiquei um pouco triste em saber que tem muitos personagens, isso me incomoda um pouco, mas enfim eu adorei a ideia do livro e estou ansiosa para ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    O livro tem uma premissa muito maravilhosa, tem uma historia bastante diferente. Eu ganhei esse livro e estou a receber ainda, então fico bastante no aguardo para iniciar essa leitura maravilhosa e totalmente diferente.

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa,
    Uma mistura de ficção científica e thriller é, no mínimo, instigante e uma promessa de uma trama regada de ação e mistério. Carbono alterado tem todos os elementos para fazer a mente de um leitor cheio de imaginação surtar. Richard Morgan foi audacioso e explorou ao máximo todos os elementos que o gênero proporciona e ainda foi além com a questão da transferência da consciência humana de corpo em corpo. A trama, pode até confundir um pouco o leitor devido a narrativa e os muitos personagens presentes, mas é um livro que chama muita atenção e conseguiu conquistar a minha.

    ResponderExcluir
  12. Andie, estou curiosa para ler esse livro desde o lançamento. Apesar de eu não ler muito ficção científica, gosto bastante do gênero e os thrillers já tem um espaço grande no meu coração, então eu imagino que vou gostar bastante da história. Espero mesmo que as continuações não demorem para vir e que a série realmente saia.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  13. Gosto de thriller policial mas não de ficção científica, prefiro assistir do que ler algo sobre esse gênero, por isso fiquei mais interessada na série que a Netifix irá fazer, espero que eu consiga assiati-la.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Andressa!!
    Nossa fiquei bem curiosa com a premissa do livro!!! Adorei a ideia de um mundo futurista onde as pessoas guardam informação em cartucho na base do cérebro!!! Achei mais interessante ainda a Netflix de comprando os direitos para fazer uma série, sem dúvida vou ficar ansiosa para ver esse resultado!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. A maioria das resenhas que tenho visto tem sido positivas.
    Eu fiquei super empolgada com a premissa, pois adoro esse gênero todo, lendo o livro então eu não vou conseguir parar.
    Queria ler antes de lançar na netflix.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Andressa
    "tipo Game Of Thrones, você se distrai por dois minutos e de repente tem mais quinze pessoas em cena." huahauhau, é bem assim, ok, vou prestar atenção.
    Também adoro ser surpreendida.
    Vai sair na netflix?Adoro séries, vou ficar atenta pra essa novidade.

    ResponderExcluir
  17. Oi,tudo bom?
    Curti muito a resenha, ainda não conhecia o livro, ele realmente me parece ser muito bom, gostei da premissa, pois ainda não li nada parecido sabe, que acontece no futuro, e estou curiosa para embarcar nessa. Achei bacana a Netflix ter comprado os direitos para adaptar, se souberem trabalhar vai ficar muito bom, eu com toda certeza irei assistir, e espero ter a oportunidade de ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir