acompanhe o blog
nas redes sociais

15.12.17

Garotos de Lugar Nenhum [Elise McCredie]

Garotos de Lugar Nenhum
Ed. Rocco, 2017 - 296 páginas
- "Já imaginou retornar para casa depois de uma excursão da escola e descobrir que ninguém se lembra de você? Que sua existência simplesmente foi apagada, como se você nunca tivesse nascido? Parece um pesadelo, mas é o que acontece com Felix, Andy, Sam e Jake em Garotos de lugar nenhum, versão em romance da primeira temporada do famoso seriado de TV australiano Nowhere boys. Depois de passarem uma assustadora noite de tempestade perdidos na floresta durante o que seria um passeio rotineiro a um parque nacional da região, os meninos finalmente conseguem retornar para casa. Mas, estranhamente, ninguém os reconhece, nem mesmo seus familiares. Presos em um universo paralelo onde eles não existem para o mundo a sua volta, os quatro tentam entender o que aconteceu quando percebem que uma força das trevas está à solta. E precisam lutar para restaurar as coisas, antes que ela os destrua de uma vez por todas."

Onde comprar:

Olá! Tudo bem com você? Como vão as leituras? Final de ano tá aí, espero que você tenha lido tudo que pretendia em 2017 e que 2018 te traga mais livros maravilhosos :D

Mas chega de felicitações, bora falar de livro que é pra isso que estamos aqui.

Garotos de Lugar Nenhum

Garotos de Lugar Nenhum é baseado na primeira temporada da série australiana Nowhere Boys. É isso mesmo que você leu, esse é um daqueles casos raríssimos onde o material audiovisual veio antes do livro. Acredite se quiser, acontece de vez em quando.

Livro e série contam a história de quatro adolescentes (Felix, Andy, Sam e Jake) que se perdem durante uma excursão escolar e quando finalmente conseguem voltar pra cidade onde moram, descobrem que ninguém é capaz de reconhecê-los. A vida mudou e tudo é como se eles nunca tivessem existido.

“- Nossa, pensei que fariam uma festa de boas-vindas. A gente ficou sumido uma noite inteira - disse Jake, olhando ao redor. A pessoas da rua principal da cidade cuidavam de suas vidas, completamente desinteressadas nos quatro adolescentes de roupa amassada.”

Os quatro garotos tem personalidades muito distintas e é divertido vê-los tendo que aprender a conviver a despeito das diferenças. É clichê, eu sei, isso de um grupo disfuncional ter que aprender a coexistir, mas clichês existem porque funcionam. Além do mais, a história não força a barra da amizade entre eles. Eles forjam uma aliança porque precisam sobreviver (e manter a sanidade), mas não vai muito além disso, o que é ótimo! Detesto quando o autor força personagens completamente diferentes a virarem amigos instantaneamente.

Jake é o atleta valentão, Sam é o garoto bem criado com a vida perfeita, Andy é o nerd que sempre encontra uma explicação científica pra tudo e Felix é o gótico esquisito. Mas nenhum deles é apenas isso e você vai conhecendo e entendendo cada um deles ao longo da história. E é bastante interessante ver essa desconstrução dos esteriótipos.

Outra coisa bem legal sobre a história é que você vai descobrindo aos poucos junto com os garotos o que está havendo e juntando pouco a pouco as peças desse quebra cabeças.

Elise McCredie

Uma coisa que você precisa ter em mente ao ler esse livro é que a autora não é escritora por profissão. Elise McCredie é produtora e esse aqui é o seu primeiro romance. Então não espere um mundo super desenvolvido e personagens cheios de camadas, mesmo porque essa não é exatamente a pegada nem da série nem do livro. O trabalho dela aqui aqui foi transformar o roteiro em algo mais palatável literariamente falando. Mas ela não se aprofunda muito e nem vai muito além do que a série já mostra.

Garotos de Lugar Nenhum

Sim, eu assisti a serie. Ou pelo menos boa parte dela. Não cheguei a terminar a temporada, (que é o assunto do livro), mas até onde vi, as diferenças entre as duas mídias são praticamente nulas. Você termina o livro sabendo muito pouco ou quase nada além do que alguém que só tivesse visto a série.

Aliás, as duas primeiras temporadas de Nowhere Boys estão disponíveis na Netflix e vale a pena dar uma conferida (se você não tiver implicância com o sotaque australiano). A série é despretenciosa, sem grandes atuações e sem momentos memoráveis, mas bastante divertida :)

Elise McCredie

O livro Garotos de Lugar Nenhum talvez seja um pouquinho desnecessário. Talvez. O fato é que a série, (até onde eu vi) se sustenta sozinha. O livro pouco expande do universo, mas é uma boa pedida pra quem gosta desse tipo de literatura e não está afim de se aventurar pelos veios escusos do audio visual australiano.

Recomendo, com ressalvas.
E, é isso.
Beijo pr’ocê e até a próxima.


Andressa Freitas
Mineira, aspirante à escritora e estudante de cinema. Se pudesse moraria em uma biblioteca, como não posso, estou empenhada em transformar minha casa no mais próximo disso possível. Viciada em séries e filmes, adoro ler, comer e viajar. Nerd assumida, fotógrafa de profissão, amo aprender coisas novas e imaginar histórias alternativas pra absolutamente tudo.
Cortesia da Editora Rocco
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

19 comentários em "Garotos de Lugar Nenhum [Elise McCredie]"

  1. Engraçado que já tinha dado um olho na série,mas não engrenei. Agora quando comecei a ler a resenha foi que me recordei disso.
    Raramente uma série é lançada antes do livro e até que isso é bom, pois dá para ver as nítidas diferenças entre um e outro.
    Gostei muito do enredo, do lance do recomeçar, mesmo ainda tendo raízes com o lugar e as pessoas.
    Tentarei ler o livro e dar mais uma chance a série também!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, então é uma questão de escolher entre a série ou o livro já que não há muita diferença entre ambos. Eu gostei muito da resenha, apesar de clichê a história parece interessante e se é divertida já me ganha ;) Acho que vou me arriscar com a série, mas achei sua dica muito boa *__*

    ResponderExcluir
  3. Realmente é bem difícil achar um livro que foi escrito baseado em uma série, e por este livro ser este caso, acabei ficando curiosa em relação a história, que bom que a autora não forçou a amizade entre os personagens e que eles tiveram que aprender a conviver um com os outros com base nos acontecimentos da história, realmente é bem ruim quando um autor força a amizade entre os personagens.
    Que bom que o leitor vai descobrindo as coisas junto com os personagens e juntando aos poucos o quebra cabeça da história.
    Pretendo ler Garotos de Lugar Nenhum e assistir a série.

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa! A expectativa do fã da série é igual a do leitor que espera pala adaptação da obra para filme o seriado. Mas nesse caso raríssimo o fã quer mais detalhes no livro para se aprofundar. Infelizmente não é isso que ocorre. Mas a história parece legal, com uma amizade que vai surgindo aos poucos e mistérios que me intrigaram. Talvez eu assista a série já que está mais acessível do que o livro. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Gosto de livros de fantasia no estilo, onde tem outras dimensões e os personagens podem confrontar sua vida antiga com o novo lugr em que estão, gosto também de todo o vlima de mistério que permea a trama.
    Pena que algumas questões ficaram sem resposta, mas pelo jeito, teremos mesmo um novo volume.
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. É legal acompanhar um livro no qual a "força do destino" reúne garotos no qual nem sequer são amigos, e juntos, tentam desvendar esse mistério que gira em torno deles. É instigante a mistura de mistério com o sobrenatural!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu não assisti a série ,mas gostei da resenha fico imaginando se esses jovens foram Abduzidos..

    ResponderExcluir
  9. Olá, o livro como um todo é bem despretensioso, uma vez que os personagens não são bem desenvolvidos. Mas a obra pode agradar quem procura algo leve e que não é exigente quanto a densidade da narrativa. Vou pesquisar sobre a série pois a premissa me chamou atenção. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Assisto a série e gosto, pensei que o livro traria algo de novo, de diferente, mas pelo visto é a mesma coisa da série. Mas a leitura deve ser envolvente com esse mistério que gira em torno dos garotos e ninguém os conhece.

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa.
    É uma pena que achou que o livro foi um pouco desnecessário, eu ainda não assistir a série e fiquei surpresa em saber que o livro foi baseada nela, isso é um tanto que diferente, mas não menos interessante, enfim, estou curiosa para conferir e pretendo ler com toda certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa,
    Um livro inspirado numa série é incomum, costumo ver o inverso,é uma boa dica mostrar que o seriado se sustenta sozinho, não conhecia a história.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Andressa!!
    Não sabia que esse livro era baseado na na série e que a Netflix tem as duas primeiras temporadas!! Vou agora mesmo assistir!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  14. Olá! Não sabia que tinha série desse livro, o enredo parece ser bem envolvente, mesmo com os clichês, super concordo com você se eles existem, é porque funcionam.

    ResponderExcluir
  15. A premissa dessa obra é simplesmente intrigante. Deve ser realmente assustador chegar em casa e perceber que você foi "apagado" na memória de todos. Adorei. Assim como a maioria, não conhecia a obra e nem sabia que era baseado numa série, mas já vai pra lista.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Já li resenha sobre esse livro, a premissa é muito boa. A historia e um suspense com mistério no ar e também a forma de juntar pessoas totalmente diferente e aprender a conhecer, gostei muito do livro.

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  17. Uma pena o livro não ter personagens cativantes, daqueles que a gente logo de cara se identifica e torce por eles. Mas, enfim, eu gostei da resenha, ficção é um gênero interessante dá pra refletir muito sobre. O que esse livro me soou foi como mais um extra pra ter um pouco mais ou de menos da série.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Andressa!
    Deve ser muito bacana ter uma série de tv que você gosta transformada em livro, os fãs da série Nowhere Boys deve ter surtado com a publicação do livro Garotos de Lugar Nenhum, hein?! Se eu fosse fã da série eu surtaria rsrs...
    Gostei de saber das diferenças de personalidade entre Felix, Andy, Sam e Jake, esse é um dos meus clichê preferido, e se eu tiver a oportunidade de ler Garotos de Lugar Nenhum vou ler com certeza!
    Abraços, e valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  19. Olá Andressa ;)
    Acho que nunca vi (não que eu me lembre agora haha) um livro que veio depois da série/filme. Lembro vagamente de ouvir falar sobre essa série Nowhere Boys e achar a premissa interessante, mas não conhecia o livro ainda.
    Que pena que o livro não acrescenta muito às informações dadas na série, parece que foi escrito só porque a série fez algum sucesso né?
    Enfim, como a série me interessou, vou assistir na Netflix e se gostar vejo se vou ler o livro ;)
    Bjos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir