acompanhe o blog
nas redes sociais

26.3.18

Antes de Tudo Acabar [Mary C. Müller]

Ed. Outro Planeta, 2017 - 256 páginas
- "Rafael nunca foi de se encaixar em padrões. Deslocado e sem muita perspectiva de vida, ele cuida da mãe alcoólatra enquanto precisa lidar com a paixão platônica pela melhor amiga, Anne, e com os percalços causados por um pai ausente. Acostumado desde sempre a fazer tudo com Anne, ele agora tem de aceitar que ela arrumou um namorado... e justo uma das últimas pessoas que ele gostaria de ver com a amiga. Como se não bastasse, ele também precisa se entender com o pai, que resolveu voltar a procurá-lo com uma surpresa: a filha que teve com a amante. E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, chega Kaori, a nova aluna da turma. Com ela, as coisas começam a mudar na vida de Rafael, e o que era só amizade pode acabar se tornando algo mais. Antes de tudo acabar é a história de um garoto que precisa se encontrar e compreender um mundo que se move mais rápido do que ele consegue acompanhar. Um mundo onde amizades são construídas e desfeitas, amores morrem e nascem e caminhos sofrem desvios inesperados."

Onde comprar:

Olá pessoal! Hoje vamos conversar sobre o livro Antes de Tudo Acabar, de Mary C. Müller. Ele foi publicado pela Editora Planeta - selo Outro Planeta.

Antes de Tudo acabar foi um grande sucesso na plataforma de leitura gratuita Wattpad, onde teve MAIS de 2 MILHÕES de leituras. Após terminar a leitura dessa história incrível, pude compreender o motivo de tanto sucesso.

Em Antes de Tudo Acabar, conhecemos Rafael, ele é um rapaz de apenas é 17 anos, vive com sua mãe alcoólatra. Posso falar que sua vida não é nada fácil. Rafa tem uma grande amiga de infância chamada Anne. Juntos eles sofrem e superam o bullying que sofrem na escola. Os dois amigos não se “enquadram” nos tais grupinhos que existem nas escolas.

Mesmo muito jovem, é Rafael que é o adulto da casa. Ele não cuida apenas da mãe alcoólatras, como ainda cuida da casa no geral e do dinheiro. Entretanto, Rafael esconde um segredo, apenas esse segredo que alivia o peso de sua vida. Nem mesmo Anne tem conhecimento desse segredo.

As coisas ainda pioram quando Rafa descobre que o que sente por Anne não é apenas amizade, mas sim algo mais forte e intenso. E claro que Anne tinha que começar a namorar justamente nesse momento.

“Eu me peguei pensando se ele a trataria bem, se ele partiria seu coração, se ela gostava mesmo dele, se ela perderia a virgindade; fiquei me fazendo um monte de perguntas quando a única coisa que eu realmente queria saber era se ela algum dia sentiria por mim o que sentia por ele. (página 29)”.

Anne também tem seus problemas e sofrimentos. Anne e Rafa são o amparo um do outro no meio de tanta loucura. Mas, isso tudo começa a mudar quando Anne começa a namorar, ela não percebe que esta vivendo uma relação abusiva. Rafa até tenta alertar sua amiga, só que Anne não escuta, muito pelo contrário, ela se distancia dele.

Entre uma confusão e outra, o leitor conhece Kaori, a novata da escola. Ela vive se mudando por conta do trabalho de seus pais. Assim quase nunca consegue formar laços de amizades por ando passa. Só que dessa vez foi diferente, a amizade entre ela e Rafael foi quase que instantânea. Os dois realmente formam uma amizade forte e crescente.


Minha impressão:

Antes de Tudo Acabar, é realmente um livro bom! Uma história que fala da realidade de muitos dos adolescentes e jovens de nossas escolas. Ainda digo que, como pedagoga, Antes de Tudo Acabar seria facilmente um livro adotado como literatura paradidática. Assim que tiver a oportunidade de trabalhar com adolescente novamente farei isso!

A autora soube trazer o universo jovem paras as paginas de uma forma madura e com uma linguagem atual sem ser forçada.

E o enredo? Um caso a parte. Já que, Mary C. Müller, consegue trazer para as páginas temas complexos e de extrema importância. Digo mais, ela aborda cada um deles magnificamente bem, na há excessos ou exageros.

Mesmo sendo uma obra indicada e escrita para o publico jovem, digo que muitos – senão todos, pais de jovens deveriam ler o livro. E até para aqueles que falam que não curtem livros juvenis, Antes de Tudo Acabar, não é apenas um história para adolescente. É uma história para todos!

Fica uma dica: Leia a obra com calma. E tente retirar todas as mensagens que o livro passa.

A autora me surpreendeu muito com sua escrita envolvente. Ainda não conhecia a autora. Capa linda. Gosto quando a capa tem realmente relação com o enredo do livro.

Enfim, uma leitura recomendadíssima!


Renara Pavez
Capixaba, pedagoga, casada com o David - amor da minha vida!, um pouco "avoada", adoro mudar o assunto da conversa "do nada". Louca por livros desde a infância, não sei viver sem ter um livro nas mãos. Gosto de ler de quase tudo (não rola terror comigo, não me julgue!) Quote da minha vida: 'Somos letras e números, opostos que se completam, a multiplicação e a narração. O amor em todas as formas.' Cinthia Freira, Meu Erro
Cortesia da Planeta Livros Brasil
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

34 comentários em "Antes de Tudo Acabar [Mary C. Müller]"

  1. Oi, Renara.

    Diante de tudo o que o Rafael sofre e aguenta, mesmo tão jovem ele é tão cheio de responsabilidades, né? E ainda tem um amor não correspondido.

    Espero que essa nova amizade com a Kaori tenha feito bem pra ele, e tenha aberto os olhos da Anne, em relação ao seu relacionamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa é um menino lindo e forte! Super indico a leitura!

      Excluir
  2. Já li algumas resenhas deste livro e o coloquei na lista de desejados tem um tempinho. Adoro um bom livro infanto juvenil, ainda mais quando ele traz essa pegada de uma espécie de alerta, não só aos jovens, mas também a todos nós.
    Essa complexidade dos personagens, o passado, segredos sempre tem algo a nos ensinar e mostrar.
    Espero poder ler em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii,
      Verdade, sempre temos algo para aprender com um livro desse modelo!
      Espero que leia em breve e curta a história como eu!

      Excluir
  3. Olá Renara!
    Pelo que acompanho em resenhas desse livro o enredo é bem agradável e parece fluir bem, como curto o gênero e estou bastante curiosa pra conhecer a história espero que eu consiga ler me breve.
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, tudo bem?

      Sim, o enredo ajuda a leitura fluir bem...
      desejo que possa ler e se emocional com a leitura assim como eu!
      bjos!

      Excluir
  4. Olá! A capa do livro é realmente muito linda, que bom que mesmo sendo um livro voltado para adolescentes, pode e deve ser lido por todos, já que trata da realidade que acontece no dia-a-dia de muitos jovens, vou seguir sua dica e ler o livro com bastante calma, para poder absorver o máximo de mensagens que ele passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei flor!

      A capa é demais! Leia mesmo, a história de muito que nos ensinar!

      Excluir
  5. Olá!
    Que livro fofo! Tem uma premissa muito boa, com um drama bem juvenil mesmo, porque vemos situações que acontece na época de escola. Gostei muito e fiquei bem curiosa por ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Espero que vc tenha a oportunidade de ler a história em breve... e viver, se emocionar e gostar dela assim como eu!

      Excluir
  6. Adorei a resenha,amo livros que tem elementos reais e cotidianos,a gente se vê em alguns personagens ou situações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriga! Feliz por ter gostado! Espero que vc tenha a oportunidade de ler a história!

      Excluir
  7. Oi, Renara!
    Sou daquelas que não curtem livros juvenis, mas lendo sua resenha acabei me interessado pela trama de Antes de Tudo Acaba, fiquei curiosa para descobrir como a autora tratou dos assuntos tão sérios abordados no livro - bullying, relacionamento abusivo... - por isso, já adicionei o livro na minha lista de leitura!
    Valeu pela dica.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaeeeew! Lembro de vc da resenha de "As Cronicas de Oliver"... Estou muito feliz que a história te chamou atenção! Depois me conta que achou heim?

      Excluir
  8. Renara!
    Bom ver que ainda escrevem livros que tratam de assuntos importantes para adolescência e que os pais devem ler para poder orientar seus filhos.
    “Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!” (Desconhecido)
    BOA PÁSCOA!
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha, realmente é um livro com temas bem recorrentes na vida adolescente, mas eu não tenho interesse em ler, não entro pra minha listinha, pelo menos não no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Espero que alguma dica de leitura dado por mim te agrade!
      bjos

      Excluir
  10. Oi Renara.
    Que premissa mais interessante, o livro com toda certeza vai para minha lista de leituras, eu adoro essa premissa o fato de que iremos acompanhar a trajetória deles, estou com medo pela Anne, viver um relacionamento abusivo não é fácil e não ter conhecimento disso é ainda pior, enfim, não vejo a hora de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse tipo de livro que aborda temas complexos de uma forma leve, pois podemos aproveita-los com calma e desfrutar de tudo o que está implícito nas linhas.
    Acho que esse tipo de livro deveria ser lido por adolescentes para terem uma noção que a vida não é tão confusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Espero ter a oportunidade como pedagoga de usar a obra em sala de aula com adolescentes e seus familiares.

      Excluir
  12. É interessante esses livros onde retratam a vida dos jovens, pois acabam mostrando coisas que acontecem na vida real, assim com esta acontecendo com os personagens, adorei o protagonista pois pela idade dele parece ser bem responsável, mesmo passando por uma fase difícil.

    ResponderExcluir
  13. Oi Renara,
    Quando olhei a capa pensei que era uma graphic novel :P
    Legal que o livro traz pontos importantes para trabalhar com adolescentes, como o bullying e relações abusivas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensava o mesmo! E buum! Tomei um choque, pois a história e realmente boa!

      Excluir
  14. Concordo com você quando você disse que o livro deveria ser lido por todos os pais de jovens porque a leitura é tocante do início ao fim eu me surpreendi muito com ela porque sinceramente eu não dava nada para a história eu sinceramente julguei um livro pela capa então humildemente digo que o livro é maravilhoso

    ResponderExcluir
  15. Oi, Renara!
    Gostei da premissa da história, acho que é um livro bem interessante principalmente que está passando por várias mudança na vida como os adolescente. Mas fiquei bem curiosa para fazer essa leitura!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas pela resenha parece ser uma historia que me chamou atenção, a autora trata de muitos temas importante e que precisão ser discutidos, achei interessante a forma que ela foi inserido eles dentro da vida dos personagens me deixando interessada para saber mais !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! eia e depois me conta que achou :)

      Excluir
  17. Só pela sinopse temos a noção de que existem vários personagens na história. E também aborda muitos assuntos interessantes, o protagonista tem pais problemáticos demais o que com certeza afeta a vida dele de uma forma bem complicada. Essa descoberta de uma paixão pela amiga, algo que é complicado porque ela está com outra pessoa e que infelizmente não trata ela nada bem. O bullying na escola, ou seja, vários assuntos importantes e que precisam ser discutidos. Preciso dizer que já havia visto a capa do livro e apesar de ter achado bonita eu ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre ele e eu simplesmente adorei saber mais sobre ele porque eu gosto bastante de livros que tem esses temas. Fiquei curiosa para saber como esses três vão encaixar, se vai rolar uma amizade boa entre os três, se a Anne vai conseguir sair desse relacionamento complicado. Se os pais do protagonista vão passar por alguma mudança. Aliás, como disse no outro post, eu adoro livros em primeiro pessoa. E adorei saber que é narrado por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoramos livros em primeira pessoa né? rs
      Você encheu meu coração de alegria com suas palavras... espero que em breve vc possa conhecer e ler o livro.

      Beijos!

      Excluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir