acompanhe o blog
nas redes sociais

3.9.18

Abominável Coração [Tiago Picoloto]

Tiago Picoloto
Ed. Chiado, 2018 - 553 páginas
- "William acredita que todas as garotas com quem ele se relaciona amorosamente, morrem em um curto período. Sempre foi assim e ao que parece, sempre será. No entanto, após se mudar várias vezes com sua mãe, aos dezessete anos, ele finalmente se dá conta dessa realidade, pois até então vinha perdendo contato com as garotas de seu passado. Contando com a ajuda dos seus amigos, ele trilha um árduo caminho, no intuito de descobrir a origem dessa aparente maldição. Desesperado em poder ter uma vida comum, como todos os outros, ele acredita cegamente que essa sequência macabra não pode ser apenas uma coincidência."

Onde comprar:

William acredita piamente que é azarado no amor, ou simplesmente tem um coração sombrio, pois toda garota com que se relaciona acaba morrendo logo após algumas semanas. Não havia percebido isso antes pois sempre se mudava com sua mãe, e por ventura o contato com suas exs acabava se perdendo. Mas após seus relacionamentos atuais sempre seguirem o mesmo roteiro, é que William consegue enxergar os fatos e achar estranho essas infelizes coincidências.

“Lucas era o meu melhor amigo, e eu acho que ele me considerava assim também, pois éramos bem parecidos: modéstia à parte, estávamos entre os melhores da sala no ano anterior; adorávamos jogar tênis de mesa e, além disso, pensávamos bem parecidos em diversos assuntos, incluindo o motivo de nós sermos amigos do Barata.”

Willian tem dois amigos, o Barata e o Lucas. O Barata, como gosta de ser chamado, e nunca chegamos a saber o motivo do apelido, é o tipo garoto brincalhão, de boa com a vida. Seu amigo Lucas é o sisudo, mais centrado e pé no chão. Ambos são responsáveis por tentar manter a sanidade do William intacta, se é que é possível.

“Eu fico me perguntando – continuei–, e se eu não tivesse terminado com ela e ainda estivéssemos namorando, ela não estaria morta, não é? – e assim que terminei de falar, já me arrependi.”

A trama do enredo é basicamente essa. Um garoto que namora com garotas que logo após acabam morrendo, e sem saber do motivo vão atrás de uma explicação. Como sabemos William mora com sua mãe, e seu pai morreu quando ainda era pequeno, sua estória é um pouco misteriosa e que fica em segundo plano, pois não temos um aprofundamento mais sério sobre o mesmo.

Abominável Coração

O autor segue uma narrativa em primeira pessoa, bem descritivo, minucioso, o que enriquece ainda mais a imaginação de quem o lê. Essa narrativa, que sempre critiquei por colocar tudo em detalhes, até certo tempo atrás me incomodava ao extremo, mas hoje em dia não. Consigo enxerga-la com outros olhos, e apreciar pelo modo certo. É muito bom quando conseguimos ter uma visão mais ampla sobre a cena, pois nos permitimos entrar mais ainda no enredo.

O personagem William, começa o livro muito infantil, o que se prolongou por algumas páginas e me irritou um pouco, mas muito mais pelo fato de ele não conseguir se sobressair dentro do meio caótico em que se encontrava, pois muitas cenas eram mais das mesmas, repetidas. O amadurecimento do personagem chega, bem de forma lenta, e o leitor finalmente consegue se afeiçoar a ele e torcer, rs!

A estória em si é legal de ser lida, acompanhar aquela turma de personagens por algumas horas, dias, foi bastante divertido, mas creio, piamente, que a trama poderia ter sido um pouco mais enxugada, descartando algumas páginas que não se faziam mais necessárias.

É um livro destinado para todos os públicos, claro, todavia sempre há um público específico. Como puderam notar o livro possui uma pegada mais juvenil, aquela fase adolescente em que um bom livro com esses elementos se encaixa perfeitamente. Lhe trará alguns dilemas, algumas risadas, e horas divertidas juntas.

Tenha uma ótima leitura!

a Rafflecopter giveaway

Douglas Brandão
Geminiano, formado em Magistério e futuro professor de História. Mora na Bahia e louco por livros. Um pouco ciumento e orgulho. Fanático por Harry Potter e chegou a receber o apelido de "Vírgula" por sempre dar uma opinião ou comentário, porque sempre usa "Entretanto", "Contudo" e "Todavia" por ser sempre "Do Contra". Sincero ao extremo e venho para compartilhar meu gosto de leitura com vocês.

Cortesia do Autor

19 comentários em "Abominável Coração [Tiago Picoloto]"

  1. Oi, Douglas,

    É um peso muito grande ser responsável (não intencionalmente, é claro, no caso do William) pela morte de alguém.

    O livro deixa tanto o personagem - e todos que estão em volta do William -, quanto o leitor na expectativa de saber mais sobre essa espécie de mistério que o ronda.

    Por ter esse mistério sombrio no ar, eu o leria facilmente.

    ResponderExcluir
  2. Olá Douglas!
    Eu ainda não tinha lido nada sobre o livro, gostei bastante, a perda das namoradas de Willian me chamaram atenção, qro ler e descobrir mais sobre e claro conhecer o enredo que aprece bom.
    Bjs!


    https://aguardiadasresenhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Como assim vão morrendo por causa de William ? Que poder é este? Se a trama foi bem construída,a leitura vai me prender bastante. Muito boa tua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que capa e título incríveis!
    Não conhecia o livro,mas adorei o que li acima. Lidar com este peso nas costas, mesmo sem se dar conta direito disso, deve ser algo assustador, ainda mais a alguém tão jovem.
    Será que realmente é uma maldição? Triste coincidência?
    Adoro cenários detalhados e vibrei com a descrição desta obra!
    Vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Douglas, o livro tem uma história diferente e parece focar na amizade. Essa é a primeira resenha que leio dele e achei interessante, mas tenho lidos poucos juvenis e assim pelo menos por enquanto não irei lê-lo, mas desejo sucesso e sorte para o autor que é nacional né?! :D ;)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a premissa, já prende o leitor logo de cara e acho que essa leveza adolescente consegue manter o livro mais fácil de compreender. Apesar de ser um tema bem diferente do que estou acostumada a ler fiquei bem curiosa com tudo isso e querendo saber o que acontece com o William. Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Douglas
    Ainda não conhecia o livro, apesar de ser voltado ara o público juvenil me interessei muito.
    Quero ter oportunidade de ler e descobrir porque William carrega esse peso de pensar que suas ex morrem depois.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Douglas!!
    Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, acho que deve ser bem difícil para o William perder todas as namoradas e pior achar que é um azarado no amor. Goste da indicação desse livro parece ser um bom livro infanto juvenil.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Douglas,
    O plot do livro é interessante e me lembrou de outros livros que li, alguns que gostei e outros nem tanto. De cara algumas coisas me chamaram atenção como o fato do protagonista ser tão jovem e já ter muitos ex-relacionamentos e muitas ex-namoradas mortas. Para um adolescente isso pode ser algo bem pesado para lidar e não sei até que ponto ele será afetado ao descobrir o que aconteceu com as meninas. As cenas bem descritivas é algo que aprecio, pois como você mencionou permite ao leitor maior envolvimento com a trama. Não é um livro que me deixou muito curiosa para conhecer a história, mas acredito que a leitura possa ser bem prazerosa para quem se interessar.

    ResponderExcluir
  10. Oi Douglas,
    Numa primeira impressão não pensei que esse livro poderia trazer risadas, sempre bom ver resenhas para conhecer mais.
    O William começa infantil? Isso me dá nos nervos em personagens, rs, que bom que durante a trama há amadurecimento, e por ser direcionado ao público juvenil entendo essa construção.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Essa capa é bem impactante, o enredo parece ser cheio de mistérios, o número de páginas me assusta um pouco, ainda mais quando você cita que algumas partes do livro poderiam ter sido enxugadas, e mesmo assim outras partes não foram tão aprofundadas pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Douglas!
    Essa pegada mais juvenil não faz o meu estilo de leitura, e nem mesmo o mistério envolvendo as ex de William conseguiu despertar o meu interesse, sem falar que não curto narrativa descritiva e minuciosa... Por isso eu não leria Abominável Coração. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu não conhecia o livro, tem uma ótima premissa e a historia me deixou bem curiosa sobre ele.. Ainda mais envolvendo um mistério, investigação são coisas que adoro bastante.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  14. Ser voltado para o público jovem me preocupa um pouco, principalmente pela linguagem, mas achei muito curioso as mortes das ex-namoradas, parece um bom mistério.

    ResponderExcluir
  15. Eu já conhecia o livro pela capa, mas não sabia detalhes sobre o enredo. É bem enigmático esse tema, nem imaginava que teria essa pegada juvenil. Fiquei bastante interessado. Eu gosto de narrativas mais cuidadosas e detalhadas. Prefiro assim do que aquelas enxutas demais.

    ResponderExcluir
  16. Achei a sinopse instigante e diferente. Apesar do livro ser um pouco grande, pelo visto isso não atrapalhou a leitura. Quando eu começo a ler um livro eu meio que preciso gostar logo de cara dos personagens, ou pelo menos de alguém. Se não isso, a história precisa estar muito boa. Só que eu realmente sinto essa necessidade de me afeiçoar ao personagem. Apesar de ser um livro mais juvenil ele trás uma mistério bem interessante. Espero que tenha sido resolvido e que tenha sido bem satisfatório o resultado.

    ResponderExcluir
  17. Penso que deve haver alguma coisa amaldiçoada na vida de William e que traz consequências mortais para suas ex-namoradas!! Mas enfim, o que será? Fiquei curiosa para saber o que é!! E que bom que o protagonista vai amadurecendo ao longo da trama!!

    ResponderExcluir
  18. É realmente algo bastante pesado quando você se coloca no lugar do William e vê que você pode ser o responsável pela morte de várias e várias pessoas realmente algo bem difícil e o que eu me interessei na história foi exatamente isso com certeza quero ler o livro para saber o final dessa história

    ResponderExcluir
  19. Gosto do mistério que cerca o nosso protagonista, mas confesso que me decepciona não haver profundidade nos pequenos detalhes: a vida em si do protagonista ou o porquê do apelido do seu amigo. Essas coisas com certeza me deixariam muito curiosa!

    Gosto das narrativas mais cuidadosas e, apesar de não ter me animado muito com o enredo, a dúvida dessa situação com os ex-amores de William me faria procurar a leitura.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir