acompanhe o blog
nas redes sociais

15.4.19

As Perfeccionistas, Vol. 01 [Sara Shepard]

Sara Shepard
Cortesia da Editora Rocco

Sara Shepard já é uma figura conhecida na literatura adolescente. Ela foi responsável por criar o universo de uma das maiores franquias dos últimos tempos, Pretty Little Liars. Foram 19 livros e 7 temporadas na série de TV que coletaram uma legião de fãs ao redor do mundo com seus mistérios e revelações. Além de ser a mente por trás de PLL, Sara é responsável por outras séries de livros, incluindo As Perfeccionistas, que já tem data para fazer parte do mesmo universo televisivo de Pretty Little Liars.

As Perfeccionistas
Título: As Perfeccionistas
Autor: Sara Shepard)
Tradutor: Joana Faro
Duologia: As Perfeccionistas
Editora: https://amzn.to/2ENjeo9
Gênero: Suspense, Juvenil
Páginas: 288
Edição:
Ano: 2017
Onde comprar: AmazonSubmarino, Travessa

As Perfeccionistas apresenta uma premissa parecida, capas com estéticas similares e a mesma essência literária de sua antecessora, e isso pode parecer como uma reciclagem, uma tentativa de repaginar a mesma série com uma camuflagem diferente. Posso me arriscar a dizer que grande parte do público temia se decepcionar com este livro, com medo de toda a bagagem de PLL chegar até a sua irmã mais nova e acabar a esmagando.

Nessa nova trama, somos apresentados ás protagonistas: Ava, Caitlyn, Parker, Mackenzie e Julie. Cada uma com seus próprios demônios e medos, as cinco garotas não tinham muito em comum umas com as outras até descobrirem que todas elas eram atormentadas com um segredo pela mesma pessoa: Nolan Hotchkiss. O popular garoto de Beacon Highs que parecia deter de algo para controlar qualquer pessoa que cruzassem o seu caminho, e as recém-amigas pensaram em uma ideia para acabar com este reinado.

Apesar de não prosseguirem com o plano, Nolan aparece morto da exata maneira como as cinco adolescentes planejaram. E isso tudo desencadeia uma série de revelações que expõem o garoto, pois mesmo estando sempre á procura da perfeição, Beacon Heights estava longe de ser um exemplo de perfeição.

“Nolan controlava Beacon, doesse a quem doesse. Mas como é mesmo aquele ditado? ‘O poder absoluto corrompe absolutamente.’ E, apesar de todos os que idolatravam o Nolan, também havia quem não conseguisse suportá-lo. Quem o queria… morto, para dizer a verdade.”

Os capítulos do livro são intercalados entre o ponto de vista de Ava, Caitlyn, Parker, Mackenzie e Julie. Pouco a pouco, é possível conhecer e compreender cada vez mais a história de vida de cada uma das personagens. Apesar da envelopagem adolescente, o livro apresenta temas mais profundos, como assassinato, suicídio, assédio sexual e até psicológico. A escrita da autora continua simples e direta, o que faz do livro uma obra leve e de leitura rápida, onde os capítulos passam num piscar de olhos.

Já sobre a questão de ser uma nova "Pretty Little Liars", devo admitir que, sim, é, mas isso não chega a ser um ponto negativo, pois o livro conseguiu ser bem trabalhado. Comparações são inevitáveis, mas apesar de apresentarem diversas similaridades, as duas séries conseguiriam manter-se interessantes, mesmo separadas. Diferente dos 19 livros de PLL, As Perfeccionistas só apresentam dois volumes, o que é um ponto positivo para quem se incomodou com o tamanho do projeto anterior.

Resumindo, As Perfeccionistas apresenta uma premissa interessante e que realmente prende o leitor e deixa um gosto de quero-mais. Os personagens são carismáticos e facilmente adoráveis. Se você procura uma leitura descontraída, mas ainda sim com mistérios, revelações e reviravoltas constantes, este pode ser um livro que vá gostar.

Curiosamente, Beacon Heighs e suas cinco protagonistas chegarão até a televisão dia 20 de março como um spin-off de Pretty Little Liars pelo canal Freeform (apesar de, nos livros, ambas as obras não estarem interligadas). Já no Brasil, a transmissão será feita exclusivamente através do GloboPlay.

18 comentários em "As Perfeccionistas, Vol. 01 [Sara Shepard]"

  1. Acredita que nunca sequer vi um capítulo de Pretty? rs
    Não senti vontade e sei lá, sou meio avessa a isso de juntar mulheres demais tudo no mesmo lugar..rs e sempre que via a série, dava uma escapada. Sei que tem bem além disso, só não foi o momento ainda.
    Por isso, nem fazia ideia deste livro, que mesmo sendo bem jovem e descontraído, parece que tem também este lado da seriedade, onde há uma pitada generosa de mistério e descobertas.
    A capa é lindíssima e com certeza, se tiver oportunidade, quero conferir, já que também é bem menor..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma relacaobde amor e ódio com PLL a série de TV .
    Não cheguei a ler a série de livros, primeiro por ser enooormeee e segundo porque como meu ship fav do coração é criação da Marlene King, não quis me aventurar pelas páginas da Sarah.
    Descobri com a resenha que As Perfeccionistas é composto de apenas 2 livros. Isso me animou bastante a ler.
    Quanto às similaridades em PLL e Perfeccionistas acredito que Sarah soube dar identidade própria a cada história.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Samuel
    Ainda não li e nem assisti a série PLL, mas tenho muita curiosidade para conhecer.
    Fico muito feliz em saber que é só 2 livros, a capa é linda.
    Parece uma leitura emocionante com esse ar de mistério, será que o final será surpreendente? Quero ter oportunidade para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito da capa; mas é um gênero que não estou muito familiarizada, então ainda tenho dúvidas se vou ler ou não.
    Gostei muito da resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Samuel,
    Eu gostava muito de PLL no começo, mas depois foi ficando muito chato e eu sou agradeci quando acabou kkkk Já não aguentava mais, então não tenho coragem de ler ou assistir qualquer coisa que envolva PLL, trágico.

    ResponderExcluir
  6. Oi Samuel,
    Teve uma época em que eu tinha muita curiosidade em ler os livros da Sara Shepard, mais especificamente quando comecei a assistir Pretty Little Liars, mas quando a vibe de PPL passou (e acabei abandonando a série) a vontade de ler os livros se foi junto. As Perfeccionistas tem uma premissa um pouco previsível ao mesmo tempo em que insere um leitor em um enredo que promete muitas reviravoltas. Consigo perceber que a história não é fútil nem superficial por causa dos temas abordados e isso é algo de positivo e bem promissor para serem explorados nos outros livros. Confesso que quando vi o lançamento desse livro, pensei como a maioria e achei se tratar de um novo PLL, mas estou vendo que As Perfeccionistas, mesmo apresentando uma base semelhante a série antecessora, tem sua própria história para ser contada.

    ResponderExcluir
  7. Olá Samuel!
    Sou suspeito para falar porque gosto muito da escrita de Shepard, e o fato de essa duologia da autora reciclar a mesma fórmula de Pretty Little Liars só a torna mais atrativa pra mim. A autora tem o dom de criar personagens cativantes que chamam a atenção do autor por sempre esconderem algo, e essa técnica faz com que a leitura de As Perfeccionistas seja rápida e prazerosa. Apesar de odiar conferir uma adaptação sem ter lido o livro antes, já dei uma espiada na série e, como já era esperado, a fidelidade não será uma prioridade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. É inevitável as comparações quando uma série ou livro alcança um grande sucesso. Contudo adorei o enredo e também os assuntos que acabam sendo explorados, pois são bastante interessantes. Gosto dessa intercalação entre as personagens, o que nos dá uma visão mais ampla do enredo, sem contar que cria um bom suspense.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Samuel!
    Não li a outra serie da Sara Shepard, Pretty Little Liars, e confesso que no momento não tenho interesse em iniciar a leitura de uma série composta por 19 livros... tô numa vibe de livros únicos ou séries pequenas...
    Quanto a As Perfeccionistas, sinceramente não tenho interesse em connhecer a história das protagonistas Ava, Caitlyn, Parker, Mackenzie e Julie, até gosto de livros com suspense, mas não fiquei com vontade de desvendar o que há por trás da morte de Nolan e se as cinco recém-amigas têm algo haver com isso, contudo, como esse é o primeiro volume de uma duologia quem sabe depois de ler resenha do segundo livro eu acabe me empolgando para ler?!... Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Estou assistindo a série, e confesso que não sabia que tbm tinha o livro (ops! haha!) mas não sei se gostaria de ler ele não!

    ResponderExcluir
  11. Samuel!
    O livro foi perfeito para você, né?
    Ando em fase de não ler muitos livros onde o ambiente é estudantil, entretanto, o fato de haver um assassinato como as garotas planejaram e a partir daí elas se tornarem amigas, me deixou bem intrigada e com vontade de ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Olá! Confesso que não curto a série PLL e o enredo do livro em si não chamou muito minha atenção, mas gosto de mistérios, o fato de ser muito parecido com a série original me deixa um pouco preocupada, mas acredito que o enredo deva ser mesmo bom, já que também virou série de TV.

    ResponderExcluir
  13. Oi Samuel,
    2 livros,ponto bem positivo ao comparar com os 19 da PPL, na época não cheguei a acompanhar.
    Vai ter seriado também, que legal.

    ResponderExcluir
  14. Devo confessar que nunca assisti PLL, até me sinto um pouco excluída por isso kkkkk
    Enfim, eu já tinha ouvido falar dessa duologia, na época até me interessei em ler, mas atualmente não estou muito nessa vibe k
    Achei interessante o fato do livro ter cinco pontos de vista diferentes, são cinco perspectivas para avaliarmos.

    ResponderExcluir
  15. Eu não li nenhum dos livros de Pretty Little Liars e nem assisti a série. Então nem sei do que se trata. Fugi dos livros, realmente porque a série parecia não ter fim.
    Apesar de não ser mais adolescente, me interessei muito por As Perfeccionistas. Gosto de suspense e reviravoltas. Esse livro eu quero ler, até mesmo para conhecer a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu não li nenhum livro de Pretty Little Liars e nem a serie mas estou bem curiosa para vê. Esse livro tem uma premissa ótima e me deixou super curiosa para ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  17. Olá Samuel!
    Não conheço o universo de PLL mas ouço muitos elogios. Confesso que criar coragem pra encarar 19 livros não é fácil por isso As perfeccionistas me chamou a atenção como uma forma de conhecer a escrita da autora. Os temas abordados são atuais e relevantes e o mistério que ronda a morte de Nolan é bem intrigante. Espero poder ler o livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Samuel!!
    Ainda não terminei PPL acho que a última temporada que assisti foi a quinta e tenho que terminar as duas últimas temporadas. E com relação As perfeccionistas achei a premissa bem interessante e sim leria mais esse livro da Sara Shepard!!
    Bjos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir