acompanhe o blog
nas redes sociais

15.5.19

A Guerra dos Tronos, Vol. 01 - Série As Crônicas de Gelo e Fogo [George R.R. Martin]

As Crônicas de Gelo e Fogo
Cortesia do Grupo Companhia das Letras

George R.R. Martin é uma referência mundial em literatura. Todo mundo conhece ou já ouviu falar dele, pode até não ter lido nem visto a série, mas sabe do que se trata. E agora a Editora Suma de Letras está relançando este grande sucesso mundial. Eu sou apaixonada pela obra, mas reconheço que não é uma leitura fácil, pelo contrário, Martin cria um mundo próprio em uma trama intrincada com detalhes minuciosos de cenários, personagens e conflitos que são impressionantes, um verdadeiro toque de gênio.

Vale constatar que a edição da Suma de Letras está muito bonita e com páginas amareladas que são mais agradáveis de se ler, facilitando a leitura de uma obra tão volumosa. E acreditem, este livro vale o quanto pesa.

George R.R. Martin
Título: A Guerra dos Tronos
Autor: George R.R. Martin
Tradutor: Jorge Candeias
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo
Editora: Suma de Letras
Gênero: Fantasia Épica
Páginas: 600
Edição:
Ano: 2019
Favorito
Onde comprar: AmazonTravessa

Geralmente um bom livro vem primeiro que o filme. Primeiro leio o livro e depois de algum tempo vejo o filme. “A Guerra dos Tronos” foi uma exceção, pois somente depois de assistir a série da HBO, comprei o livro. Neste caso isso foi um problema, pois pela primeira vez, uma série foi absolutamente fiel ao livro (isso vale somente para os três primeiros livros, depois vão trilhando caminhos diferentes).

George R.R. Martin criou seu próprio mundo para contar a história das crônicas de gelo e fogo. É um mundo formado por Sete Reinos, com Grandes Casas (clãs), que possuem selos e lemas (podemos conhecê-las no apêndice do livro). Uma das principais é a Casa Stark, senhores do Norte, que governa Winterfell (cujo selo é um lobo-gigante cinzento em campo branco de gelo e cujo lema é: O inverno está chegando) e que tem em seus integrantes alguns dos principais personagens do livro, envolvidos numa trama cheia de intrigas e traições pela posse dos sete reinos.

Sete Reinos:
1. Dorne (casa Martell)
2. Campina (casa Tyrell)
3. Terras da Tempestade (casa Baratheon)
4. Rochedo (casa Lannisters)
5. Terras Fluviais (casa Tully/ casa Freys) e Ilhas de Ferro (casa Greyjoy)
6. Reino do Vale e da Montanha (Casa Arryn)
7. Norte (O maior dos Sete Reinos - casa Stark em Winterfell)

Westeros é continente dos sete reinos, que antes da Guerra da Conquista eram reinos independentes, e depois foram unificados sob a monarquia da Casa Targaryen. A casa Targaryen foi destituída do trono durante a Guerra do Usurpador, encerrando o reinado Targaryen sobre Westeros, sendo substituídos no poder pela Casa Baratheon que agora é quem senta no Trono de Ferro na cidade de Porto Real, a Capital. Robert I Baratheon é casado com Cersei da casa Lannisters, uma das mais ricas dos sete reinos.

Tudo começa quando Robert Baratheon viaja com sua comitiva real para Winterfell, a fim de convidar Eddard Stark para ocupar o cargo de Mão do Rei, já que Jon Arryn, senhor do Ninho da Águia e atual Mão do Rei, faleceu. Como não podia negar, Eddard Stark parte para Porto Real, levando consigo suas duas filhas, Sansa, encantada com a possibilidade de viver na corte e Arya, sua caçula. Eddard sabe o quanto a corte pode ser traiçoeira.

“Por um momento Eddard Stark foi tomado por uma terrível sensação de mau presságio. Aquele era seu lugar, ali no Norte. Olhou as figuras de pedra que o rodeavam, inspirou fundo no silêncio gelado da cripta. Conseguia sentir o olhar dos mortos. Sabia que todos eles escutavam. E o inverno estava chegando.”

Contudo a maior ameaça que ronda os Sete Reinos vem de fora, são forças sobrenaturais que se fortalecem atrás das muralhas, que é uma fortificação que se estende por mais de quinhentos quilômetros pela fronteira norte dos Sete Reinos e defendida e mantida pelos irmãos juramentados da Patrulha da Noite.

Além disso, nas Cidades Livres, Viserys Targaryen, que foi exilado na Rebelião de Robert, vive com sua irmã Daenerys Targaryen e planeja sua vingança para recuperar o Trono de Ferro de Westeros.

A trama é criativa e se passa em vários núcleos. Não consigo resumi-la ou comentar sobre seus principais personagens nesta resenha, pois são muitos detalhes importantes, o que posso dizer é que o enredo do livro é original, bem formado, com muitos personagens, todos bem trabalhados, criando uma história rica e imprevisível, com um final surpreendente (mas que agora nem tanto assim, já que todos conhecem o Plot twist deste volume).

Mesmo para quem viu a série, ou principalmente por causa dela, esse é um livro que merece ser lido e relido, pois o segredo mora nos detalhes que vamos encontrar aqui.

Este é o primeiro livro da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que será formada por 7 livros (nem tenho mais certeza disso), sendo que os dois últimos ainda não foram escritos, mas "dizem" que o final da série literária será diferente do final da série televisiva.
  • A Guerra dos Tronos – Vol. 1 
  • A Fúria dos Reis – Vol. 2 
  • A Tormenta de Espadas – Vol. 3
  • O Festim dos Corvos – Vol. 4
  • A Dança dos Dragões – Vol. 5
  • Os Ventos do Inverno – Vol. 6 (sem previsão)
  • A Dream of Spring – Vol. 7 (sem previsão)
Independente do fim da série, a Suma de Letras publicou no final do ano passado o livro "Fogo & Sangue" – Volume 1 de uma duologia, que narra a história dos Targaryen, passada séculos antes dos eventos de A Guerra dos Tronos.

Para quem gosta de uma boa fantasia, é imperdível.

14 comentários em "A Guerra dos Tronos, Vol. 01 - Série As Crônicas de Gelo e Fogo [George R.R. Martin] "

  1. Martin tem o dom de escrever grandes obras com riqueza de detalhes não só de paisagem mas das personagens, suas emoções e devaneios. Além é claro de partir o coração de seus leitores com as mortes chocantes e cenas fortes.
    Ele engloba de maneira clara e coesa temas como família, política, intriga, poder, traição e ainda da um toque de magia a trazer, digamos, um realismo fantástico com os dragões.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisela,
    Eu amo a série, mas nunca tinha tido vontade de ler os livros. Mas agora estou com vontade HAHAH Acho que vou dar uma chande, mesmo com medo por causa da quantidade de páginas.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda terei todos estes livros da saga e poderei ler todos! Sabe, há muito tempo namoro esta saga, por ser apaixonada pelo universo criado por George e tão graciosamente, colocado na tela. Não perco um episódio da série e esta semana, tudo chega a um final(que não sei se agradará, maleditos spoilers)
    Mas quanto aos livros, sempre tive um problemão ao tentar ler algum dos livros:tamanho das letras. E confesso que tive uma esperança danada quando a Suma abraçou a saga e relançou a obra.
    Mas andei lendo que as letras continuam miúdas, senão, menores ainda..aí meus olhos ruins(dois transplantes) não me permitem ler..
    Espero de coração que um dia, tudo fique bem e eu possa ler todos, com o sorriso de quem vê a série na tv!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi,
    Li os livros lançados e estou acompanhando a série, espero que o George R. R. Martin realmente lance os últimos livros, foram tantas teorias e detalhes abordados durante a leitura, toda a construção dos vários personagens...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gi
    Ainda não li nada do autor e nem assisti a série. Mas vou começar a comprar o livros e começar a ler.
    Nossa nunca vi uma resenha que me deixasse por dentro desse universo como a sua, parabéns.
    Tenho apenas um livro da editora Suma e ele é lindo, espero que com a saga eles possam relançar edições lindas e caprichadas.
    Amo fantasia e as disputas das casas já me deixou bem curiosa, que bom que no começo a série é fiel ao livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Gisela!
    Como um fã tanto da adaptação quanto da série que a deu origem, só tenho elogios à escrita de Martin. O autor, juntamente com Tolkien, é com certeza um dos maiores nomes da literatura fantástica, pois seu universo criado e a complexidade política que o envolve são de deixar qualquer leitor embasbacado. Neste primeiro volume, a introdução quanto ao jogo dos tronos é feita detalhadamente, e os interesses que cada personagem são apresentados. Só espero que o sexto livro ainda saia neste século, porém realmente não dá pra ter certeza, visto que Martin se mostra bem reticente em relevar informações sobre o mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Gisela!
    Eu sou daquelas que não fazia idéia do que a série se trata, principalmente devido a extensibilidade de ambas as produções. Já vi muitos elogios ao autor e devo dizer que criar todo esse universo inusitado o faz ficar no patamar J.K. Rowling. É uma pena os últimos livros não terem um previsão de lançamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Antes de mais nada, preciso dizer que estou encantada com esse marcador.

    Eu ainda não assisti nem li essa série, mas com certeza eu prefiro o livro.
    Já pensei em ler, mas é uma série tão longa que acaba desanimando, até porque não sei se esse mundo do George vai me conquistar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei a leitura dessa série faz pouco tempo. Li o segundo livro, A Fúria dos Reis, no mês passado. Estou gostando bastante da leitura. Às vezes, tantos personagens, confundem um pouco, mas logo a gente pega o ritmo, né? Estou achando tudo muito interessante. Logo vou assistir a série também. Mas é um mundo que estou conhecendo só agora e estou gostando dessa maneira. Indo com calma sem a euforia dos lançamentos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou precisando ler esses livros, já ouvi fala tanto que fiquei com uma curiosidade enorme. A historia é muito bem elaborada já que o livro obténs paginas enormes.. Espero muito poder ter a oportunidade de ler em breve.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. Olá! Comecei essa série, mas ainda não consegui avançar muito (to presa no livro 1), e preciso continuar o mais rápido possível. A quantidade de detalhes realmente deve tornar a leitura ainda mais interessante, essa nova edição esta lindíssima, e estou na torcida que a série seja finalmente concluída e com um final diferente (espero que muito melhor) daquele assistido neste domingo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gisela!
    Pois é, quem nunca ouviu falar de George R.R. Martin, não e mesmo?!
    Não assisti a série pois não sou muito de assistir tv, quanto aos livros, não curto tramas iguais a trama de A Guerra dos Tronos, com detalhes minuciosos de cenários, e que possui vários núcleos e personagens... por isso não tenho planos de ler essa série. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gi!!
    Adoro uma boa fantasia e não assisti a série Game of Thrones mas quero muito ler os livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo e gostei muito da ideia de relançar esses livros e espero que finalmente sai os últimos livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Se trata do meu livro favorito dessa serie. Eu real fiquei decepcionada com o final terrivel que deram na serie. Espero desesperadamente a continuação da saga. Só esperando que o Martin publique eles logo

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir