acompanhe o blog
nas redes sociais

26.8.19

Vocação para o Mal, Vol. 03 - Série Cormoran Strike [Robert Galbraith]

Robert Galbraith
Cortesia da Editora Rocco

J.K.Rowling é um sucesso, ninguém pode duvidar. Seus livros, seja a série Harry Potter ou outros já escritos, possuem uma narrativa característica própria dela. A narrativa é apaixonada, voraz e faz do leitor refém. É impossível não ler algo dela. Ficamos completamente grudados até a última página.

Diferente dos dois primeiros livros, Vocação Para o Mal trará um enredo mais intimista , se é que posso chamar assim. Acontece que nos dois livros anteriores acompanhamos o detetive Cormoran Strike ser contratado para solucionar crimes já ocorridos, e neste volume acompanhamos o crime acontecer e vamos se aprofundando no seu passado e conhecendo-o melhor. Espero que tenham entendido. Vamos lá.

Robert Galbraith
Título: Vocação para o Mal
Autor: Robert Galbraith
Tradutor: Ryta Vinagre
Série: Cormoran Strike
Editora: Rocco
Gênero: Policial
Páginas: 496
Edição:
Ano: 2016
Onde comprar: Amazon

Bom, tudo estava bem com nosso detetive e sua secretária Robin, até que um dia eles recebem pelo correio uma perna decepada de uma mulher. Obviamente algo fora do comum que acabou assustando ambos. Eis então que Strike acaba se questionando o porquê daquilo, de quem poderia ter mandado a perna, e acaba se lembrando de três possíveis pessoas, pessoas essas do seu passado e querem, de certa forma, atingi-lo. O real motivo ainda é incerto, e entramos em uma investigação que me deixou perplexo.

“Strike sabia o quanto era profundamente arraigada a crença de que os maus escondem suas predileções perigosas pela violência e a dominação. Quando eles as usam como pulseiras à vista de todos, o populacho crédulo ri, chama de atitude ou acha estranhamente atraente.”

Galbraith é o pseudônimo de Rowling, o que não é mais segredo pra ninguém, então era esperado, ao menos de minha parte, encontrar algo bem complexo e no mesmo nível do que ela sempre escreve. E achei!

Este livro mergulha de cabeça no passado de Cormoran, então descobrimos diversas coisas sobre ele e os possíveis assassinos que haviam mandado o envelope sangrento. Em meio a isso, a autora se aprofunda na violência à mulher, nos apresentando cenas muito fortes de franzir a testa. Em meio a isso entendemos toda a personalidade do Strike e de como ela foi moldada.

Vale ressaltar o quanto a autora consegue construir personagens incríveis, todos muito bem escritos e personalidades únicas. Uma personagem que teve muito destaque neste volume foi a Robin e de como ela conseguiu ter voz durante toda a trama.

“Uma vasta fúria sem foco surgia nela, contra os homens que consideravam as demonstrações de emoção uma deliciosa porta aberta; homens que encaravam seus peitos fingindo olhar as prateleiras de vinhos; homens para quem sua mera presença física constituía um convite lascivo.”

O interesse amoroso de Strike e Robin que vinha sendo formado nos livros anteriores, mesmo ele tendo uma nova relação e ela as vésperas de se casar com outro, foi algo que neste livro ficou um tanto forçado e isso é um dos pontos negativos do livro. É como se a autora quisesse dizer "Se é isso que vocês querem, então toma!". Mas nem tudo está perdido. Realmente os fãs queriam isso, até eu, mas a forma como foi apresentada me desagradou. Poderia ter usado outra forma.

Outro motivo negativo é que senti um pouco de enrolação neste livro. Muito dos desfechos apresentados poderiam ter sido enxugados.

Ainda no livro somos apresentados a uma síndrome chamada “Transtorno de Identidade da Integridade Corporal” que é uma doença psicológica que faz a pessoa não identificar parte de seu corpo e querer simplesmente amputar. Por exemplo, a pessoa olha sua própria mão, acha ela estranha, diferente da outra e quer amputar. Numa definição de improviso é isso. É então que tudo parece interligado, pois além da perna que foi enviada ao Strike, nosso próprio protagonista, o Cormoran, não possui uma perna, pois ele acabou perdendo ela durante a guerra no Afeganistão. Seja quem for quem enviou a perna, sabe muito bem o horror que causaria ao nosso detetive.

“Por um minuto, olhou o parque fantasmagórico e ficou fascinado com o efeito do sol nascente nas folhas dos galhos, elevando-se do mar de vapor. É possível encontrar beleza em quase todos os lugares, se pararmos para procurá-la, mas a batalha para enfrentar os dias torna difícil lembrar que existia luxo pela qual não se precisava pagar.”

Acompanhamos a estória também pelo ponto de vista do assassino sem mesmo conhecê-lo, o que é angustiante em certos momentos. Isso expandiu minha visão sobre os fatos que estavam acontecendo e acaba fazendo nós leitores criarmos hipóteses sobre o mesmo. Desde já digo que nem cheguei perto.

Apesar dos pontos negativos que citei, é o meu livro preferido até agora. Acredito que depois de Morte Súbita, também da Rowling, este é o livro mais maduro, e gosto disso. Gosto de ver os rumos que ela está tomando e espero me surpreender muito com o quarto livro, pois o final deste deixa qualquer um agoniado.

Leitura mais do que recomendada, é obrigatória!

Se você quiser conhecer um pouco sobre os livros anteriores desta série, clique nas capas para ler as resenhas:

15 comentários em "Vocação para o Mal, Vol. 03 - Série Cormoran Strike [Robert Galbraith]"

  1. Assim que esta série começou a ser divulgada eu vou confessar bem confessado que não sabia que era uma J.K. disfarçada.rs (não fazia a menor ideia e olha que não somente li todos os Harry e amei, como li outras obra da autora)
    Mas pelo que entendi, criar este pseudônimo fez com que ela saísse totalmente fora do que ela escreve. Ela criou sobre um gênero amado, suspense, investigações e desde o primeiro livro, ela(ele) se saiu muitíssimo bem!
    Toda a série é muito elogiada e eu não vejo a hora de poder começar desde o primeiro livro.
    Gosto disso também de se aprofundar um pouco mais no passado de algum personagem, no caso, de um detetive. Amo esse introduzir uma história já dentro de outra história.
    Lerei e todos!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que turbilhão de emoções presente em Vocação hein? Finalmente conhecemos mais sobre o passado das personagens e os fantasmas que enfrentam.

    ResponderExcluir
  3. Olá! ♡ Eu sou simplesmente apaixonada pela escrita da J.K. Rowling, é incrível como ela sempre consegue criar enredos incríveis, que te prendem com muita facilidade!
    No momento estou lendo o segundo livro dessa série e não vejo a hora de poder ler também este terceiro. Estou adorando essa série, Cormoran e Robin são personagens maravilhosos e muito bem construídos. Estou adorando acompanhar esses dois nas investigações.
    Gostei bastante que em Vocação para o Mal, vamos poder conhecer mais sobre o passado do Cormoran, pois até agora não sabemos muito sobre o mesmo.
    Outra coisa que me agrada bastante é que neste terceiro volume, Robin tem muito destaque. Ela se tornou uma das minhas personagens favoritas da vida!
    Adorei a resenha, ficou ótima! Já quero ler o terceiro livro para ontem kkkk!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  4. Olá Douglas!
    Com essa série J.K Rowling prova que não sabe escrever só livros infanto-juvenis. E é possível perceber um equilíbrio presente nesses livros, uma vez que em cada volume a autora tem um enfoque diferente, de modo que neste o leitor amplia muito suas perspectivas acerca de Cormoran Strike. E embora Rowling abra espaço para o crescimento deste personagem, os elementos de um bom livro policial não deixam de ser trabalhados, sem contar que esse ponto de vista do assassino deixa a leitura ainda mais empolgante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Tá, para tudo!
    Imaginei que era pseudônimo quando li o nome de um autor na capa e você iniciou a resenha mencionando a Rowling, mas eu não sabia que O chamado do cuco (é o mais famoso do autor, na mimha opinião) tinha sido escrito por ela. Chocada! Até perdi o foco...
    Agora preciso dizer que não conheço a escrita dela, mas bom saber que esse é um dos melhores e vem amadurecendo a escrita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eita que eu tenho muita vontade de conferir essa série, acho todo o enredo muito bacana, cheio de mistérios e muita ação, uma pena que você tenha achado o romance entre a Robin e o Strike, um pouco forçado, já que vi muitas pessoas shipando esse casal, mas no geral, acredito que seja mais um ótimo livro dessa autora maravilhosa.

    ResponderExcluir
  7. Oiii ❤ Eu estou amando ler essa série, é um nunca tinha lido algum livro que tivesse o foco voltado para uma investigação, então fiquei surpresa com o quão bom esse gênero pode ser ao iniciar O Chamado do Cuco.
    No momento, estou na metade de O Bicho da Seda, mas não vejo a hora de concluí-lo para ler Vocação para o mal.
    Adorei saber que o livro tem um ar mais intimista, já que estou curiosa sobre vários aspectos do passado do Cormoran.
    Eu torço bastante por um romance entre o Cormoran e a Robin, mas tem que ser algo bem trabalhado, não dessa forma, forçado.
    Estou curiosa sobre o motivo de terem enviado uma perna decepada para Cormoran.
    Estou mais que feliz em saber que Robin, finalmente, vai ter mais destaque nesse livro, já que adoro a personagem.
    Espero fazer essa leitura em breve.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho acompanhado essa série e amo todos os livros. Sério, é um melhor do que o outro.
    Gostei muito de Vocação para o Mal. Agora eu estou lendo o quarto livro, Branco Letal e estou adorando tudo. Realmente devorando um calhamaço com mais de 600 páginas. Vale a pena a leitura dessa série.

    ResponderExcluir
  9. Olá Douglas!
    Recentemente descobri a existência dessa série da J.K. e fiquei super animada. Além de ser super fã de romance policial, poder ler isso escrito pelas mãos talentosas da autora. Muito intrigante esse transtorno abordado no livro, nunca ouvi falar de algo assim. É uma pena o romance ser corrido, também gosto que as coisas ocorram de forma mais natural. Será que vou conseguir descobrir a identidade do assassino?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Um livro em tanto. Fiquei bastante curiosa pela historia, tem uma premissa muito boa. Gosto bastante de livros que envolve suspense e mistério. No momento estou na fase de ler HP e a escrita da autora é maravilhosa, faz você ficar preso a ela. Espero muito ler esse livro dela.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. Olá Douglas ;)
    Sabia desse pseudônimo da Rowling, mas ainda não tive a chance de ler nenhum livro dessa série.
    Achei legal a premissa, e confesso que fiquei em curiosa com esse "Transtorno de Identidade da Integridade Corporal”... nunca tinha nem ouvido falar!
    O mistério do livro parece prender o leitor até o fim, e é uma pena esses pontos negativos que você citou. Mas pelo menos a autora mostrou esse amadurecimento na escrita!

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto muito de harry potter....Mas não consigo suportar a Rowling, sinceramente. Eu não acho que eu compraria um livro dela ou de pseudonimo mais, simplesmente por eu desgostar da pessoa, sabe? parece que ela quer pegar carona em qualquer coisa fazendo sucesso no momento e....deixa pra lá hahaha Os livros parecem bons e eu até queria ler eles....Até saber que eram da rowling hahaha #birrenta

    ResponderExcluir
  13. Oi, Douglas!!
    Gostei da indicação e só li resenhas sobre essa série e quero muito ler esses livro principalmente por que gostei muito dos livros de Harry Potter e quero conhecer esse lado da J.K.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, Douglas
    Meu único contato com a autora foi a saga HP. Fico muito feliz que a autora passeia com maestria escrevendo gêneros diferentes, se antes já gostava por HP agora vou amar lendo seus livros policiais.
    Acompanho as resenhas dessa série e estou adorando, uma pena que essa atração entre Robin e Cormoran não tenha saído como o esperado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Douglas!
    Esse também é meu preferido da série.
    Gosto muito, achei maravilhoso e com algumas cenas bastante angustiantes mesmo.
    Ai, me deu muita raiva da Robin e do Strike em alguns momentos. E o final, fiquei chocada! kkkk
    Já tô com o quarto no kindle só falta ler.
    bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir