acompanhe o blog
nas redes sociais

24.1.20

As Aventuras do Tempo [Míriam Leitão]

Míriam Leitão
Cortesia da Editora Rocco

Olá leitor(a), Feliz Ano Novo! A leitura sobre a qual escrevo, foi escolhida porque tem muito a ver com essa época do ano, de um novo ano. Onde o tempo é tão lembrado, tão comemorado e até mesmo celebrado. Fiz uma leitura com minha filha e foi muito gostoso compartilhar essa história com ela, e agora com você.

As Aventuras do Tempo
Título: As Aventuras do Tempo
Autor: Míriam Leitão
Ilustrador: Marcella Tamayo
Editora: Rocco Pequenos Leitores
Gênero: Infantil e Juvenil
Páginas: 265
Edição:
Ano: 2019
Onde comprar: Amazon

Nessa história vamos conhecer a Mel, uma doce menina que adorava visitar vovó Beth. A menina tagarela a fazia relembrar de muitas coisas sobre sua infância, enchendo seu coração de saudade e também de vida. As duas eram amigas inseparáveis. Essa Vovó adorava contar histórias e não se engane, a vó Beth é uma dessas avós jovens, antenadas, com óculos da moda e cheia de energia. Mas algo que não muda entre a avós é a festa em receber a netinha. Dessa vez foi igual e diferente de todas as outras vezes, a Mel pediu uma história específica, queria ouvir sobre quando a avó era pequena.

Vovó Beth fechou os olhos, se lembrou de quando era menina e vivia muitas aventuras na casa de sua avó Sinhá. Assim somos levados a entrar na roda do tempo, onde quem agora é idosa ainda era menina, e vivia com todas as alegrias e urgência de um tempo onde a vida passava mais devagar, onde existiam tesouros do terceiro andar, sobre como a vó Sinhá, acordava cedinho para plantar, cuidar das vacas e fazer açúcar de rapadura e logo aprendeu que o maior segredo da fazenda era não perder tempo, exatamente o que vovó Beth fazia quando estava lá.

Apresentando a jovem Mel a fazenda, que era um lugar para subir em árvores, comer frutas do pé, nadar em rios, fazer amigos e, principalmente, um lugar para criar lembranças. Um local onde mesmo hoje em dia o relógio conta as horas de um jeito diferente. E que mesmo hoje ainda ensina grandes lições para quem anda no tempo da tecnologia, das redes sociais e dos prédios. Que não vive a natureza e não percebe que o tempo não volta, só deixa lembrança e saudade. Que o tempo é coisa que passa rapidinho.

Uma linda história para se ler, contar aos filhos ou netos e aprender com ela, sobre a vida e o tempo. Minha filha se encantou pelo cachorrinho Barak, e também as belas ilustrações. Sobre a edição, o livro é em capa dura e tamanho confortável, a diagramação é muito bem-feita e a fonte é confortável para lê para si ou contar a história para outrem. Vale ressaltar que ficou ideal para a própria criança lê e quem sabe ela se anime a narrar a história para você.

14 comentários em "As Aventuras do Tempo [Míriam Leitão]"

  1. Feliz Novo Ano!!!Ah que delícia abrir a sua vez assim com um livro que parece ser tão amozinho.
    Achei que era algo tão pequenino e me surpreendi com a quantidade de páginas. Acho que será mais aproveitado em crianças já maiores, tipo que já saibam ler e escrever né?
    Gostei de saber que além do roteiro todo ingênuo e inocente, há também ilustrações e se tem um cãozinho, melhor ainda!
    Claro que se tiver oportunidade, quero eu mesma poder conferir!rs
    Beijo

    P.s.(eu confesso que não sabia deste lado da jornalista em escrever)

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Elizabeth!
    Feliz Ano Novo! Que história meiga, uma verdadeira lição mesmo para as crianças de hoje, que vivem no mundo tecnológico e muitas vezes nem conhecem uma fazenda e as atividades rurais. Livros infantis sempre aquecem o coração com suas tramas leves e aventuras encantadoras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Elizabeth!
    A autora é a Miriam Leitão que trata de economia? Se for, jamis imaginaria ela escrevendo um livro infantil e pelo visto, tão rico de momentos familiares, de lembranças das famílias, com animais e muito amor.
    Livro fofo!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Feliz Ano Novo Elizabeth!!!!
    Ahhh!!! Tempo tempo tempo... passa tão rápido não é?
    Mergulhei de cabeça nessa resenha! Histórias de avós e netas e netos mexem muito comigo!!
    Miriam é uma excelente autora e agora se mostra uma excelente autora infantil

    ResponderExcluir
  5. Olá, feliz ano novo!
    Confesso que não leio com frequência, mas amo esses livros infantis - que, na verdade, são para todas as idades.
    Gostei da mensagem que esse traz.
    A capa é muito bela, fiquei curiosa para ver mais ilustrações.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Feliz ano novooo!!! Gosto muito de livros infantis, sempre trazem grandes lições maravilhosas. Acho que é uma ótima leitura para adultos também. Estou bem ansiosa por essa leitura e por essas ilustrações!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Feliz 2020, e olha que para mim é praticamente Feliz Ano novo (de novo), já que eu estava meio que escravizada de tanto trabalho que tenho que dar conta agora em janeiro, mas enfim, adorei essa dica, gosto muito de conhecer esse tipo de livro que pode e deve ser lido com as crianças, e que tem muito a nos ensinar, essa edição parece estar lindíssima.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Feliz 2020!
    Amei esse livro, apesar de ser infantil traz nostalgia para nós. Eu gosto muito de quando minha mãe contas historia da época dela e acho tão legal ver que era totalmente diferente de hoje em dia. Gostei muito!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Oi, Elizabeth
    Aiii adorei demais sua resenha!
    Adoro livros infantis e esse parece ser um encanto.
    A Mel parece ser bem tagarela kkkk e a vó Beth parece ter uma história bem tocante e importante, cheia de aventuras e ensinamentos.
    Vou querer ler com certeza!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Elizabeth!
    Não sabia que a Miriam Leitão também escrevia livros infantojuvenil. Achei a história muito fofo e comovente, pois lembrei um pouco da minha infância no sitio dos meus avós. Sem duvida é um livro quero muito ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu não fazia ideia de que a Miriam Leitão escrevi infanto juvenil e achei a história muito fofa e delicada é impossível uma pessoa não ler essa história e não se lembrar da Infância e da avó Com certeza é um livro adorável

    ResponderExcluir
  12. Wue lindo livro a Mirian Leitão escreveu e me fez lembrar de que quando a gente é criança e olhamos nossa vò, achamos que ela sempre foi velhinha e que nunca foi criança. Esse livro me fez refleti e quero muito ler.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não sou de ler livros infantis, mas achei essa história bem fofinha. Achei interessante o livro retratar um tempo "mais calmo', em que a personagem vive conectada com a natureza.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir