acompanhe o blog
nas redes sociais

12.2.20

Minha História [Michelle Obama]

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Essa é uma biografia que despertou o interesse e curiosidade em muita gente, por diversos motivos, e comigo não foi diferente. Depois de ler e assistir inúmeras reportagens sobre a primeira dama Michelle Obama, quis descobrir a mulher por detrás do título, agora esposa do ex-presidente dos Estados Unidos. Além de ser esposa de um homem que por 8 anos foi presidente, ele também foi o primeiro presidente negro a frente daquele pais. Essa é um marco que aumentou minha curiosidade não sobre a primeira dama, mas sobre o caminho que a levou até lá.

Título: Minha História
Autor: Michelle Obama
Tradutor: Denise Bottmann, Débora Landsberg e Renato Marques
Editora: Objetiva
Gênero: Biografias
Páginas: 464
Edição:
Ano: 2019
Onde comprar: Amazon, Submarino

Por se tratar de uma biografia, temos a narração em primeira pessoa, do ponto de vista e lembranças da própria Michelle, que antes de ser Obama era Robinson. Achei interessante a narrativa começar, por mais um recomeço na vida dela, agora ex primeira dama, começa uma reflexão sobre os anos na casa branca e agora a vida fora dela, e entende que tudo que viveu a levou até aquele momento. E enquanto ela se lembrasse de sua história, estaria bem. Como lidar com grandes mudanças? Daquelas que nos tiram do eixo? Com esse clima reflexivo, ela começa a nós contar sua história, desde os primeiros anos.

“O que importa não é a perfeição. O que importa não é o destino final. Há poder em se fazer ouvir, em ter sua própria história, em usar sua voz de forma autêntica. E há beleza em se dispor e ouvir os outros. Para mim, é assim que construímos nossa história. ”

Orgulho e saudade permeiam as falas sobre a infância, a família, os dias onde os pais faziam de tudo para manter a família unida enquanto as mudanças sociais e econômicas aconteciam em torno deles. Com uma linguagem de fácil compreensão e uma narrativa tranquila, a leitura acontece de um jeito muito leve e fácil e além de uma história interessante sendo contada a maneira com que é feita torna a leitura ainda melhor.

Gostei do fato, dela ir narrando como se deu sua formação de caráter e como aproveitou sua inata competitividade para não deixar sua autoestima se abater por desafios ou pessoas que diziam que ela não “era o bastante” e como entender que o sentimento de fracasso acontece bem antes de se tornar um resultado verdadeiro. Que a sugestão de fracasso muitas vezes faz com que o fracasso se concretize porque pode impedir a pessoa de tentar alcançar o sucesso. E com isso em mente ela evitou por várias vezes acreditar que não era o bastante e se superar em dedicação e esforço para que fosse o que bastava.

Assim nos primeiros capítulos acompanhamos a meninas, adolescente e mulher. Essa sem falso pudor fala de amor, amassos e maconha no banco de trás do carro. Mas com a elegância que foi durante sua vida pública uma marca registrada. A primeira parte é marcada pela entrada na faculdade e uma nova vida que se diferente em tudo da anterior com os pais e que seria fundamental para a Robinson vir a ser Obama.

De várias maneiras inteiramente divergentes os caminhos de Michelle e Obama convergiam para um encontro, honesto e franco como colegas de trabalho. Mesmo ela três anos mais jovem, seria sua orientadora no trabalho. Muito legal ela comentar como era ele e como se sentiu ao conhece-lo em o toque inconfundível do amor que sente por ele agora. Assim ela conta como o que entre eles era profissional e foi crescendo até se tornar uma família, um objetivo de vida e sonhos que antes em separados e agora eram buscados em conjunto.

Por fim, foi divertido ver o quanto me senti próxima a ela, e a vontade para me referir a ela como Michelle e a seu esposo como Obama e não pelo primeiro nome, Barack. Uma leitura divertida, informativa e muitíssimo interessante. Espero que você leia e descubra de quanta determinação e trabalho uma grande mulher é feita.

Com uma encadernação perfeita, fotos pessoais em uma impressão impecável em folha amarelas, letras em tamanho e fonte superconfortáveis para a leitura, tradução e revisão de textos impecáveis num trabalho lindo de capa com fonte em relevo, só tenho elogios a fazer a editora.

14 comentários em "Minha História [Michelle Obama]"

  1. Acho impossível alguém nunca ter quisto ter essa biografia em mãos! Michelle não é apenas a esposa de Obama, mas é a mulher Michelle!
    E sua história de vida, não somente por ser uma mulher negra que venceu, é a história de vida de uma mulher que lutou para ser quem sempre foi.
    Acredito que seja este e tantos outros motivos que fizeram essa biografia ficar entre as mais vendidas quando foi lançada!
    Eu ainda não consegui ler, mas pretendo fazer isso em breve!!!
    Precisamos de histórias que nos inspire e a de Michelle, é inspiradora!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro ano passado e adorei muito. Ela escreve como se fosse uma amiga nossa mesmo. O leitor se sente próximo. E em vários momentos me senti tocada pela sua história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Michelle Obama é uma mulher admirável e inspiradora, né?
    Tenho curiosidade em conhecer melhor a história dela, ao mesmo tempo fico desanimada por ser uma biografia. Não é um gênero que me deixa empolgada.
    Mas gostei de saber sua opinião, também gostei de saber que é uma leitura divertida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Desde que Obama surgiu no cenário político mundial e se tornou presidente sempre me encantei por Michelle. Sua delicadeza, força, coragem e empenho em ser uma Primeira Dama que honra o cargo e quer o melhor para seu povo, ao mesmo tempo que é o Porto Seguro do marido e também mãe presente e dedicada. Tudo isso sem perder a individualidade. 
    Fiquei ainda mais apaixonada ao descobrir o quanto lutou, enfrentou preconceito para estudar. E ainda tem esse nome lindo né? Rsrsrs
    Um livro inspirador.

    ResponderExcluir
  5. Elizabeth!
    Não esperava nada menos do que ese livro fantástico da Michelle Obama, Sou super fã dela em vários aspectos e a acho uma mulher que não se intimida com pouca coisa...
    Fiquei ainda mais impressionada que ela abordou a desmitificação políca no livro e agora é quero ler mesmo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! É sempre muito bacana poder conhecer mais sobre personalidades tão importantes para a sociedade, acredito a leitura do livro nos permite perceber que além de esposa do ex-presidente dos Estados Unidos, ela também é mãe, mulher e cidadã.

    ResponderExcluir
  7. Nossa rapace ser uma leitura muito bacana, admiro muito Michelle Obama. Acho que vai ser incrível saber mais sobre essa mulher tão importante, inclusive saber mais sobre a história dela antes de se tornar a primeira dama!!

    ResponderExcluir
  8. Estou bem curiosa para conferir essa biografia, embora minha experiência com leituras do gênero não seja tão positiva (as que li, tinham uma escrita arrastada e cansativa), a Michelle parece ser uma personalidade bastante forte e inteligente e que tem muito a nos ensinar.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não sou muito de ler biografias, mas muitos que ler dão comentários positivos. Gostei desse livro, tem uma premissa ótima, ainda mais sendo da ex dama do estados unidos. Espero ler algum momento!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Oi, Elizabeth!!
    Não sou muito de ler biografias mas estou muito curiosa para ler essa da Michelle Obama, pois sempre achei uma mulher muito interessante e também quero conhecer um pouco mais da sua história. Gostaria muito ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Não gosto muito de ler biografias, mas acho interessante saber mais sobre a trajetória de uma mulher, que inspira várias pessoas por sinal, que foi por oito anos primeira dama de uma das maiores potências econômicas do mundo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Elizabeth
    Desde o lançamento do livro eu desejo muito ele por ser sobre Michelle Obama e saber mais dessa mulher forte, batalhadora, que construiu sua história e não ficou atrás do marido e sim o pilar da família Obama.
    Quero muito, muito ler, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Apesar de não ser fã do Barack Obama eu admiro muito a imagem que a ex-primeira-dama Michelle Obama trouxe para os Estados Unidos e consequências para o mundo foi sabemos que ela foi uma primeira-dama muito engajada na política Americana e em mostrar presença no governo do marido acho que eu pretendo ler uma biografia esse ano então espero que seja essa

    ResponderExcluir
  14. Oi, Elizabeth
    Adorei sua resenha!
    Já tô com ele no kindle, e assim que der, lerei!
    Acho a Michelle e a família dela inteligentíssima, e pelo que li nas resenhas dessa biografia, ela tem uma história de vida muito admirável, é uma mulher muito forte e decidida.
    Adorei isso que ela fala sobre o fracasso e concordo.
    bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir