acompanhe o blog
nas redes sociais

8.4.20

Divertindo-me com... Chirlei Wandekoken (Série e Spin-off O Quarteto do Norte)

Divertindo-me com... é uma categoria criada para conversar com vocês sobre livros e séries de um mesmo autor.

É com muito orgulho que venho falar de Chirlei Wandekoken, uma autora capixaba, nascida em Barra de São Francisco, mas que atualmente reside em Vitória. Eu conheci suas obras através da blogueira e amiga Elisabete Finco, que sabendo da minha paixão por romances históricos me indicou a série, e depois que li suas resenhas de A Estrangeira, A Ama Inglesa + Quando os céus conspiram e Um Cocheiro em Paris + Comprada por um Lorde no blog Clube do Farol, comecei a leitura e não parei mais, porque as histórias são sequenciais, curtas, viciantes e se entrelaçam, deixando-me curiosa, assim quando acabava a leitura de uma já iniciava imediatamente o próximo volume.

A série foi lançada pela Editora Pedrazul e também pode ser comprada em formato e-book na Amazon e disponível em Kindle Unlimited também.

A ordem de leitura recomendada é:

- A Estrangeira (O Quarteto do Norte Livro 1)
- A Ama Inglesa (O Quarteto do Norte Livro 2)
- Um Cocheiro em Paris (O Quarteto do Norte Livro 3)
- Quando os Céus Conspiram (Universo O Quarteto do Norte Livro 01)
- Comprada Por Um Lorde (Universo O Quarteto do Norte Livro 02)
- Sob os Acordes dos Anjos (Universo O Quarteto do Norte Livro 03)
- Fronteira da Paz (O Quarteto do Norte Livro 4)
- Os Condes de Alnwick Castle (Quarteto do Norte Livro 5)
- O Quarteto do Norte: O Passado Medieval

Quem é Chirlei Wandekoken?

Jornalista, leitora e amante dos livros. A autora mora em Vitória-ES com seu marido, dois filhos, um cachorro, e dois gatos. São dela os romances contemporâneos: O vento de Piedade, Por trás da escuridão e Força & ternura. Seu acervo de romances de época e históricos é maior, com a série O Quarteto do Norte, e os spin-offs dessa série, dando continuidade com a série Vilas do Sul.

Gêneros: Romance, Romance Histórico | Local: ES - Brasil
https://www.skoob.com.br/autor/5438-chirlei-wandekoken

Quais livros eu li?

A Estrangeira - O Quarteto do Norte #01

"Na primeira metade do século XIX, na Prússia cheia de guerrilhas, uma jovem sem meios aceita se casar sem amor. Mas no dia do casamento algo terrível acontece. Forçada a viver em cativeiro, ela foge para a Inglaterra à procura de seus parentes. Porém, nada é como ela esperava. Não havia tia, nem tio e nem primos à sua espera. O encontro entre Eliza e o conde de Northumberland, conhecido por lorde Hotspur, que herdara de seu antepassado, além do apelido, o ímpeto e a beleza, vai desenterrar antigos segredos. Inspirado na Batalha real de Otterbourne, narra duas histórias de amor que, embora separadas por 442 anos, se entrelaçam num verdadeiro turbilhão de emoção e mistério" (340 pág.)
Onde comprar: Amazon / Pedrazul

A Ama Inglesa - O Quarteto do Norte #02

"Numa noite gelada em Newcastle, sem ter para onde ir, Leonora acaba se abrigando no celeiro de Pudhoe Castle, aconchegada à vaca da duquesa-viúva, quando foi brutalmente acordada pelo capataz da propriedade. Mas logo atrás dele vinha aquele cuja imagem permeara seus pensamentos durante cinco longos anos, o poderoso duque de Prudhoe, conhecido em toda a Europa por lorde Perverso. Mas Leonora não o achou perverso, muito pelo contrário, achou-o caridoso. Afinal, se não fosse por ele, certamente não sobreviveria àquela noite." (142 pág.)
Onde comprar: Amazon / Pedrazul

Um Cocheiro em Paris - O Quarteto do Norte #03

"Quando o duque de Belvoir teve que sair às pressas da casa de Juliette Drouet, a amante de Victor Hugo, para não ser pego em flagrante pelo próprio escritor, sua única alternativa foi dirigir a própria carruagem pelas vielas de Paris. O que ele não esperava era ter que socorrer uma dama que acabara de chegar à cidade. Fruto da relação de um poderoso duque inglês com uma cortesã francesa, Belvoir — assumido pelo pai — vivia uma vida desregrada em Paris. Por ter sofrido muita rejeição da aristocracia britânica, chamado de ‘lorde bastardo’, ele tinha convicção absoluta de que nunca se casaria com a filha de nenhum deles. Belvoir só não contava que Harriet Neville, a lady que socorrera, se apaixonaria de verdade por ele, mesmo achando que fosse um humilde cocheiro." (96 pág.)
Onde comprar: Amazon / Pedrazul

Quando os Céus Conspiram - Universo O Quarteto do Norte #01

"O livro narra a história de Amy Hayes, a linda camponesa violentada pelo filho bêbado de um fazendeiro. Desonrada, ela se muda para Londres em busca de trabalho, mas como era bonita demais, ninguém queria aquela ameaça em sua casa. Restara a ela, portanto, A Casa das Damas, um conhecido bordel londrino. Obrigada a ir com seu protetor para Paris, ela é salva por um cavalheiro quando tentava se matar no rio Sena. Filippo Raspail era um nobre que tivera um passado tremendamente infeliz. Quando os Céus conspiraram a favor deles, Amy, que odiava todos os homens, teve que aprender que nem todos eles eram bestas, como ela os chamava, e Raspail, que a vida podia não ser tão lúgubre assim." (161 pág.)
Onde comprar: Amazon / Pedrazul

Comprada Por Um Lorde - Universo O Quarteto do Norte #02

"Como fazia todo verão, lorde Steve, o conde de Ponthieu, passava uma temporada no medieval castelo do amigo Roger de Montgomery. O lorde gostava da vila e simpatizava com as pessoas de Sussex. Até que vira lorde Patchetts tentar estuprar uma camponesa, a quem socorrera. Depois desse triste acontecimento, ele ficou vários anos longe. Mas quando soube da morte do barão, voltou a Sussex para descobrir que a moça do passado tinha sido vendida pelo próprio pai para uma casa de prostituição, e que o maldito camponês estava prestes a negociar sua outra filha, uma linda jovem de 17 anos. Ele, portanto, resolveu comprá-la. O que acontecerá com Meg Hayes? O que o conde de Ponthieu fará com a jovem que acabara de comprar?" (168 pág.)
Onde comprar: Amazon / Pedrazul

Sob os Acordes dos Anjos - Universo O Quarteto do Norte #03

"Joss Horsfield sempre tinha acreditado que sua única mágoa na vida fosse a de ter um irmão bastardo — a quem ele amava — não reconhecido pelo pai, o marquês Adams Horsfield. Mas no dia da morte do marquês, outra descoberta muda toda sua vida: a mulher que ele chamava de mãe, o tinha roubado de sua verdadeira mãe, e mandado trancá-la num hospício. Na busca por ela, Joss encontra Celestine, uma prima que tinha vivido num hospício, fingindo-se de louca para não ter o mesmo destino de sua família, morta pelo clã de sua falsa mãe. O que ele não esperava era que a louca Celestine o ensinaria outro tipo de loucura: a de amar alucinadamente" (199 pág.)
Onde comprar: Amazon / Pedrazul

Fronteira da Paz - O Quarteto do Norte #04

"Lady Leanah sempre fora uma boa moça. Fazia tudo o que se esperava de uma dama, mantivera-se pura, à espera de seu príncipe: lorde Robert Percy, o irmão mais moço do conde de Northumberland. Quando finalmente iria realizar seu sonho, ele se casa às pressas com sua antiga prometida e a abandona. Decidida a se vingar, lady Leanah se aproxima de Elizabeth Douglas, uma cortesã regenerada, e implora que a ensine a deixar todos os homens aos seus pés. Obrigada a se casar com o primo, Charlotte Mortimer foge logo após o casamento. Embarcada em um navio com destino à América do Sul, ela sofre um naufrágio fraudulento e é resgatada por um desconhecido. Sem se recordar quem era, ela se apaixona pelo capitão do navio, um homem enigmático, com aparência celta, que a toma como mulher." (170 pág.)
Onde comprar: Amazon / Pedrazul

Os Condes de Alnwick Castle- Quarteto do Norte #05

"Lorde Howard, o primeiro conde de Northumberland, apaixonara-se por Mhairi da Escócia desde o dia em que a vira amarrada em cima de um cavalo e sendo puxada pelo aristocrata Evans. Mhairi, era filha de uma prostituta e já estava apaixonada pelo seu herói. Muitos anos se passaram e o filho do primeiro casamento de lorde Howard, Sir Percy Hotspur, apaixona-se por uma misteriosa jovem, que aparece do nada em Alnwick, trazendo à tona segredos antes tão bem guardados. 442 anos depois, o oitavo conde de Northumberland, lorde Henry Percy, se vê num triângulo amoroso com as irmãs Douglas, Izabele e Elizabeth. Traído por seu tio, ele se casa com Margaret Naville, mas seu coração sempre fora de Izabele Douglas. As histórias de amor mencionadas em A Estrangeira, são contadas com detalhes aqui." (45 pág.)
Onde comprar: Amazon / Pedrazul

O Quarteto do Norte: O Passado Medieval

"A trama central traz Rohesia, uma doce moça que vivia na floresta com sua mãe doente e seus irmãos. Responsável por caçar e levar alimento para sua família, ela tem sua atenção desviada para a casa de campo dos Douglas. Enquanto admirava os belos chapéus das damas, um machado fere sua aparência para sempre. A vida de Rohesia se cruza com a de lorde Lobo Branco de Batalha, o filho bastado de Ralph Percy, ocasião em que ele a salva de tornar-se o jantar de uma alcateia. Encantada pela extrema beleza do rústico lorde, Rohesia teme que ele enxergue seu grave defeito físico. Paralelos à trama principal, as histórias de vida dos integrantes das famílias Percy e Douglas, os envolvimentos entre eles e as consequências." (348 pág.)
Onde comprar: Amazon / Pedrazul

O que tenho a dizer?

A série O Quarteto do Norte é como se fosse uma novela, com muitos de personagens, cuja histórias se entrelaçam. A base da série são quatro amigos de infância: O Conde de Northumberland, conhecido por lorde Hotspur, o Duque de Prudhoe, conhecido por lorde Perverso, o Duque de Belvoir chamado de lorde Bastardo, e lorde Robert Percy, o irmão mais moço do conde de Northumberland.

Já no primeiro livro, A Estrangeira, todos os quatro nos sãos apresentados, além de outros personagens antepassados aos atuais e também a uma rixa antiga estre duas famílias que viviam na fronteira do reino da Inglaterra com a Escócia, os Percy, ingleses e os Douglas, escoceses. A história também retrata uma tradição antiga, dos membros do clã inglês terem a tradição de se casarem com seus primos, e como muitos suspeitavam, também com seus próprios irmãos.

Coloquei logo no início deste artigo a melhor ordem para se ler os livros, pois como já disse, a cada livro conhecemos outros personagens, que tem suas histórias continuadas nos spin-offs. Como a narrativa da autora é bem dinâmica, passamos de um livro ao outro como se estivéssemos lendo um só. E não acaba por aí, a partir de um gancho de Sob os acordes dos anjos, inicia-se a série Vilas do Sul, compostas pelos livros: Paixão de Recomeço, Iluminada pela Paixão, Onde os Ventos Sopram, Para Sempre Meu e O Resgate de uma História. Estes 5 últimos ainda não li, mas pretendo fazer isso em breve, pois quero conhecer este impressionante universo histórico criado pela Chirlei Wandekoken até o seu fim.

No primeiro volume "A Estrangeira" a forma utilizada de intercalar a história atual de Eliza e lorde Hotspur, com a de seu antepassado (narrativa que é descrita novamente em Os Condes de Alnwick Castle), deixou a leitura um pouco confusa e cansativa, entretanto quando o passado é deixado de lado, o livro flui melhor. Mas isso só acontece no primeiro livro, a partir daí todos são bem dinâmicos, o que nos vicia, fazendo querer ler um atrás do outro.

“Foi quando lorde Hotspur a viu atravessando a rua. Ela e o cão. Os cabelos mal trançados, desgrenhados, caíam sobre os ombros e eram jogados no rosto pelo vento. Ela sacudia para tirá-los de sua visão. Trazia uma cesta na mão, uma simplicidade desconcertante, coloridamente intrigante, diferente de tudo que ele já vira.”

Outro ponto positivo a ser destacado nesta série, é que não podemos confundi-la com romances de época, o tema remete a este estilo, contudo acredito que a autora estava disposta a ser mais fiel aos costumes da época, o que inclui atitudes um tanto questionáveis de alguns personagens e diálogos mais verdadeiros, tornando-se um diferencial.

Quem gosta de romances históricos vai se encantar pela série, pois Chirlei Wandekoken tem uma imaginação impressionante, dando vida a personagens que amamos, outros que odiamos, criando belas histórias de sofrimento e amor, com uma narrativa dinâmica e envolvente.

18 comentários em "Divertindo-me com... Chirlei Wandekoken (Série e Spin-off O Quarteto do Norte)"

  1. Conheço a Chirlei por causa da Pedrazul Editora, pois foi a editora que lançou lá trás os livros da série Anne de Green Gables, antes do hype da Netflix.
    Ainda não li a série Quarteto do Norte mas achei bem interessante.
    Adorei o Divertindo-me Com....
    Já quero mais

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gi
    Adoro esse post porque através dele posso conhecer autores e seus livros.
    Chirlei escreve de uma maneira que envolve o leitor do início ao fim, vira as páginas sem perceber.
    Seus livros tem premissas interessantes, espero ter oportunidade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tenho alguns desses livros no kindle e mesmo com as indicações da Beth ainda não consegui pegar para ler. Adorei conhecer mais da autora e os pontos destacados dos livros, além da melhor ordem, que é uma coisa que sempre é um problema para mim.

    Beijo!!

    https://www.amorpelaspaginas.com/

    ResponderExcluir
  4. Que legal saber da Chirlei e suas obras.
    Primeira vez que vejo algo dela e já conseguiu despertar meu interesse.
    Gosto de romances históricos; e essas premissas são bem atraentes.
    Dica anotada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gi!
    Romance já é bom e quando vem com o diferencial como falou, fica ainda melhor.
    Achei a série grande, mas se boa, vale a pena.
    Ainda mais quando é de uma autora nacional. Não a conhecia e fiquei encantada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adorei conhecer essa autora, gostei bastante dos enredos dos livros, e o fato da maioria deles não ser muito longo é ainda melhor, já que a série é um tanto grande, pelas sinopses já vi que vou precisar de alguns lencinhos durante a leitura hein.

    ResponderExcluir
  7. Delícia isso de trazer algo que poucos de nós conhecemos. Eu ainda não conhecia os livros, mas estou aqui super feliz de poder ler sobre a autora e suas obras!
    Romances históricos são lindos de viver, por apresentar isso, os costumes, jeitos..e causando até uma indignação na gente né?
    Com certeza se puder, já quero muito conhecer todos!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  8. Oi Gisela,
    Como nos últimos meses eu não tenho conseguido acompanhar o blog com a frequência desejada eu já havia me esquecido desse quadro ao qual adoro e é sempre ótimo para nos apresentar novos livros e autores. Como, cada vez mais, tenho me apaixonado por romances de época e históricos, de cara me interessei por essa série. Com livros curtos e com a promessa de serem encantadores já fiquei curiosa por cada trama. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro publicado pela editora Pedrazul, mas pelo o que eu tenho acompanhado, a mesma tem feito um ótimo trabalho nas escolhas das histórias a serem publicadas. Chirlei Wandekoken é um nome que acabo de conhecer, mas ao saber um pouco sobre sua carreira dá para notar que experiência com a escrita não lhe falta e, tenho certeza, muito talento com os romances.

    ResponderExcluir
  9. Olá Gisela!
    Que bacana esse nova coluna aqui do blog. Com certeza vai trazer informações bem interessantes de vários autores. Eu não conhecia a Chirlei, mas já gostei bastante da sinopse dos livros. Li poucos romances históricos que fossem mais realistas por isso a minha vontade de conhecer as histórias do Quarteto do Norte. Obrigada por anotar a ordem de leitura e facilitar a nossa vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. ola GISELA
    Dicas de romances de epocas ou historicos são sempre bem vindo
    eu não conhecia essa autora
    que supresa agradavel saber que é uma autora nacional e essa serie deve ser fascinante
    não tenho nenhum livro dessa editora
    dica anotada

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de Romances históricos então fiquei feliz curiosa em conhecer esses. O enredo dos livros me atraiu bastante, como nunca li nada da Chirlei o Quarteto do Norte parece uma ótima iniciativa para começar...

    ResponderExcluir
  12. Até gostei da sinopse de alguns dos livros, mas ainda prefiro a leveza dos romances de época, histórias assim mais “reais” acabam tornando a leitura mais desafiadora para mim.

    ResponderExcluir
  13. Oi Gi,
    Gosto desse post do blog, dá pra ter um panorama de autores.
    Não conhecia a Chirlei Wandekoken, quantos personagens na série!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia a autora, fiquei bastante curiosa e interessada pelos livros e principalmente pela historia. No momento estou fugindo de sagas mas irei anotar para em breve ler.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gisela!
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler os livros da Editora Pedrazul, apesar de desejar muito isso, quem sabe futuramente eu consiga?!...
    Não conhecia a Chirlei Wandekoken e consequentemente a série e spin-off O Quarteto do Norte, mas assim como você também amo romances históricos e gostei das sinopses de A Ama Inglesa e de Fronteira da Paz, espero lê-los um dia... Valeu pela dica! Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Confesso que pelas sinopses dos livros fiquei um pouco confusa em saber como as histórias se entrelaçavam e como uma tinha relação com a outra, mas depois de ler a explicação entendi um pouco melhor.
    Não conhecia a autora, mas adoro livros históricos e de época, por isso pretendo conferir a série.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Gisela
    Gostei muito da coluna.
    E agora estou louca para ler O Quarteto do norte! Já tenho o primeiro no kindle e assim que der lerei.
    Pelo seu post deu pra ver que são livros viciantes e muito bons!
    E amoooo romances históricos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu só conhecia o livro A estrangeira e nem sabia que ela tinha tantos outros livros já publicados no Brasil Fiquei curiosa com eles e vou procurar saber mais sobre eles

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir