acompanhe o blog
nas redes sociais

8.6.20

Com amor, Anthony [Lisa Genova]

Olá pessoal, venho escrever sobre um livro que foge um pouco da minha leitura habitual, porém como minha irmã mesmo me disse uma vez não há nada que queiramos aprender que não possa ser pelos livros, e mesmo uma história de ficção pode muito nos ensinar. Esse livro que escrevo pra você hoje foi um presente de um amigo por que sua história é sobre um assunto que passou a fazer parte da minha vida com o meu sobrinho, o autismo. Não tenho problemas em falar sobre isto, agradeço a Deus a cada dia pela vida dele e por ele ser tão especial. Mas isto fez com que eu lesse mais livros que abordam este tema independem se através de uma biografia ou uma ficção.

Com amor, Anthony
Título: Com amor, Anthony
Autor: Lisa Genova
Tradutor: Alyne Azuma
Editora: HarperCollins
Gênero: Romance, Drama
Páginas: 304
Edição:
Ano: 2015
Onde comprar: Amazon

Com amor, Anthony é um romance dramático escrito pela Lisa Genova, autora bastante conhecida pelo seu livro Para Sempre Alice, uma história que também aborda um que tema que vem afetando uma grande quantidade de pessoas; confesso que ainda não tenho psicológico e nem coração para ler esta história tão mais conhecida, já chorei bastante com este que li, mas que história fantástica. Amei tanto que quero compartilhá-la com vocês.

“Se você conhece uma criança com autismo, você conheceu uma criança com autismo”

A história se passa na ilha de Nantucket nos Estados Unidos e começa nos apresentando Beth, uma moradora da ilha, descobrindo que seu marido Jimmy, com quem é casada há 15 anos e teve três filhas, está lhe traindo. Seu mundo literalmente desaba. Seu marido sai de casa e ela começa a ter que repensar toda a sua vida. Ela possui quatro amigas com quem divide seu amor pela leitura e juntas formam um clube do livro e é com elas que passa a compartilhar todo o seu drama e a contar com seu apoio. Em determinado momento ela reencontra uma caixa contendo seu passado e percebe que deixou aos poucos todos os seus planos para o futuro, com o casamento e que em consequência foi se abstendo de si própria, é quando, resolve tentar voltar a escrever.

“Ela folheia os cadernos, e um texto em especial chama sua atenção, um conto sobre um garoto que vivia estritamente nos confins de um mundo imaginário bizarro e lindo. Ela se lembra de quando o escreveu. Uns seis ou sete anos atrás, depois de uma manhã na praia com as meninas, inspirada por um garoto que viu brincando com rochas perto do mar. Ela costumava se inspirar pela vida cotidiana ali e escrevia sobre isso. Quando foi que parou de escrever? Quando sua vida perdeu a inspiração?”

Em seguida a gente conhece a Olivia, uma ex-editora júnior, que se mudou recentemente para a ilha após finalmente ter se separado de seu marido por não ter conseguido ainda superar, mesmo após já ter se passado dois anos, o falecimento de seu único filho, Anthony. Ele tinha um nível crônico de autismo, e desde o seu diagnóstico, Olívia passou a viver única e exclusivamente para cuidar dele, e hoje ela se questiona sobre tudo o que aconteceu, tudo o que fez e como seu casamento acabou, mas principalmente, porque ela perdeu seu filho. Ela vive um limbo, mas aos poucos vai se reencontrando novamente.

“- Meu filho tinha autismo. Ele não falava, não fazia contato visual e não gostava de ser tocado. E então ele morreu aos oitos anos por causa de um hematoma subdural em consequência de uma convulsão. O que quero saber é: por quê? Por que Deus fez isso com meu filho? Por que ele veio para cá e foi embora tão cedo? Por que eu o tive? Qual foi o propósito da vida dele?”

O livro vai intercalando a cada capítulo a história destas duas personagens, até que em determinado momento, estas histórias começam a se conectar, elas se unem de uma maneira linda e que te deixa numa expectativa tão grande que não é possível largar o livro. É uma história surpreendente, com um final que eu considerei muito lindo e que mesmo agora só de lembrar me toca profundamente e só faz com que eu seja cada vez mais grata pelo lindo presente que meu sobrinho é na minha vida. E se você se pergunta por que deveria ler este livro, eu lhe respondo, porque ele não é sobre o autismo, é sobre a vida, sobre relacionamentos, sobre o maior sentimento que rege nossas vidas, o amor.

A autora foi espetacular ao escrever esta história e seus personagens. Não tem como você não se identificar com algo ou alguém em algum momento.

Boa leitura.
Carolina Finco | Blog Pretenses

24 comentários em "Com amor, Anthony [Lisa Genova]"

  1. Olá Carolina!
    Se a resenha já me deixou comovido, imagina a experiência de leitura?
    Desde que assisti o filme Para Sempre Alice fiquei com vontade de conhecer a escrita da autora, a qual parece ser bastante intensa, dado os temas que são abordados.
    Além de mostrar ao leitor uma linda história de amor e superação, o livro nos permite expandir o conhecimento acerca do autismo, e de uma forma bastante especial. Essas histórias que se conectam nos deixam ansiosos para saber no que tudo isso vai dar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bom a premissa e também me interesso para conhecer mais livros nesse estilo, para ter uma visão mais ampla das coisas e parece ser uma história com uma carga emocional bem densa. Não conhecia a autora, mas já quero agora depois dessa resenha. Acho muito legal o tema do autismo pois são pessoas muito especiais e incluir isso no livro foi bem bacana, apesar de triste pelo filho dela ter falecido. Gosto muito quando a história intercala com as personagens e principalmente quando essa trama se conecta e forma um só, onde podemos contemplar esse encontro que parece ser tão incrível. Amei muito a premissa

    ResponderExcluir
  3. Carolina!
    Já li Para sempre Alice e foi tão emocionante para mim, porque mainha tinha Alzheimer e me identifiquei muito com o livro.
    Quanto a esse, tenho um vizinho lindo de 7 anos que tem autismo, porém ele é a coisa mais fofa e conquistante do mudo e muito inteligente, acredito que vou comprar esse livro para presentear a mãe dele, mas claro que vou ler antes.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Delicado e triste mas transformador. Essa é minha impressão.
    A dor de Olivia é inimaginável.
    Anthony teve uma vida breve mas que transformou sua mãe e também Beth mesmo que ela não o tenha conhecido

    ResponderExcluir
  5. O autismo é algo que precisa ser tão falado e mostrado ainda hoje. O que antes era um tabu, hoje é necessário, por conta desse tanto de sentimentos que uma relação assim apresenta não só a quem lê a obra, mas também a quem sente a obra.
    A vida dessas duas mulheres interligadas por recomeços e aceitação!
    Já foi pra listinha dos mais desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho um primo que tem autismo também, ele é a criança mais carinhosa que conheço, lindo demais! Confesso que só procuro ler sobre o assunto quando ele está aqui para visitar, visto que ele mora em outra cidade. Acho importante abordarem mais esse tema, não conhecia nenhum dos dois livros citados da autora. Creio que se eu lesse, choraria horrores!

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  7. Olá! Com certeza parece ser um livro muito emocionante, as personagens estão lidando com tantos momentos difíceis, onde surgem tantas questões como, onde eu errei, porque comigo, sem dúvida é preciso muito esforço para poder se encontrar novamente.

    ResponderExcluir
  8. Uau...
    Não li nada da autora até hoje, mas sinto que preciso mudar isso.
    Já tenho interesse em Para sempre Alice, sabendo desse outro livro e da temática, fico mais interessada.
    São temas reais. Bom saber que a autora te surpreendeu.
    Amei sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Já li alguns livros da Lisa Genova e são bem emocionantes e sempre costumam ter temáticas interessantes. Quanto a esse, eu não conhecia ainda. Mas, fiquei curiosa por tratar de algo tão dificil.

    ResponderExcluir
  10. ola
    Nao conheço a autora mas só pelas suas palavras já dá para perceber que seus livros são necessarios ,que trata de temas que pouco vemos no meio literario .Nao conheço ninguem autista ,pouco sei sobre ,por isso desejo ler a obra sim .

    ResponderExcluir
  11. Que legal que você achou um meio de se conectar ao tema! Eu estou de olho nesse livro há um tempo, mas sempre acabo deixando ele de lado. Gosto bastante de como o livro parece tratar as relações, e ter capítulos alternados destacando pontos de vista (e de vida) diferente deixa o livro ainda melhor. No fim, a conexão é como a cereja do bolo.

    ResponderExcluir
  12. Olá Carolina!
    Realmente Para sempre, Alice é uma história muito emocionante. Não conhecia esse outro livro da autora, e acho que precisamos mesmo estar mais familiarizados com o autismo e tentar barrar o preconceito que existe com tudo o que nos é desconhecido. A história parece mesmo arrancar lágrimas, esse quote do questionamento de Olivia de porque Deus lhe dar um filho e depois tirá-lo mexeu bastante comigo. Quero muito saber como as duas mulheres vão se ajudar nesse processo de cura para ambas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, Carolina

    Eu nunca li nada da autora, mas como você falou com tanto amor sobre os livros, fiquei com muita vontade de dar uma chance!
    A história parece ser muito boa e eu gosto bastante disso quando tem duas histórias dentro do livro. Muito legal!

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiii ❤ Nossa, esse livro parece lindo e que faz o leitor soluçar de tanto chorar. Gostei do tema que a autora escolheu abordar, é tão importante falar sobre autismo. Gostei também que o livro foca no amor, não na doença.
    Deve ter sido tão difícil para Beth perder um filho, não consigo nem imaginar o quão doloroso isso é para uma mãe.
    Que bom que ela começa a se reencontrar novamente, depois da perda do filho e da traição do marido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, Carolina
    Só de olhar a capa já transmite uma emoção tão grande. E parece ser uma daquelas leituras que faz o leitor ficar com os olhos marejados e um lenço do lado.
    Como você mencionou é um livro que fala sobre a vida, atitudes, os relacionamentos de amor e amizade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Puxa, esse livro parece feito para pensar e chorar e pensar de novo. Bem dramático por sinal. Ainda não li nada da autora, mas simpatizei com essa história e me deu vontade de saber sobre os outros livros.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carolina!
    Não curto romance dramático, aliás fujo deles, só de ler sobre a perda da Olivia sinto meu coração apertar... mas quem sabe eu crie coragem e decida ler Com amor, Anthony futuramente, nunca li nenhum livro que abordasse o tema autismo... Bjos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Carolina,
    Tive pouquíssimo contato com obras que abordassem o autismo, mas acho tão importante o tema, assim como tantos outros reais que são deixados de lado nos livros. Com amor, Anthony me parece ser uma história muito completa, digo isso, pois não é só sobre o autismo que a autora relata. Há tantos elementos que permeiam a narrativa e complementam o enredo. Eu adoro, cada vez mais, ler livro dramáticos, daqueles que, realmente, emocionam, que tratam de assuntos reais e nos ensinam algo. Já assisti ao filme Para Sempre Alice, mas nunca li nenhuma obra de Lisa Genova, mas pelos temas que ela aborda irei atrás assim que possível.
    Eu amei essa recomendação!!

    ResponderExcluir
  19. Olá! ♡ Que resenha mais linda! Parabéns! ♡
    Esse com certeza é o tipo de livro que marca a gente de tal forma, que nos emociona e nos faz refletir sobre tantas coisas importantes, o tipo de livro que a gente leva pra vida ♡
    Estou curiosa para conhecer Beth e Olivia, que parecem personagens maravilhosas e muito bem construídas. Ambas passaram por coisas tão difíceis, quero muito acompanhar a história de ambas e vê-las reencontrando a si próprias.
    De fato, um livro que tem muito a nos ensinar e que passa uma linda lição sobre o amor. Adorei ♡
    Muitooo obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, já estou muito curiosa para ler. Amo livros que passam algum tipo de ensinamento ao mesmo tempo que me cativa e emociona, e esse pareces ser um desses. Fiquei super intrigada para conhecer mais da vida de Beth e Olivia. Espero poder ler logo!!

    ResponderExcluir
  21. Como trabalho em uma escola, tenho (ou tinha) convívio constante com crianças com diversos graus de autismo, por isso, já me encantei com o livro, além do mais por trazer uma história que vai além disso, que nos ensina e emociona e, porque não, nos torna humanos melhores.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Carolina
    Li Para sempre Alice e amei. E esse parece ser ainda mais tocante e cheio de ensinamentos.
    Quero lê-lo o mais rápido possível, pois amei sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li nenhuma obra que aborda esse assunto; quero começar com "Passarinha", da Editora Valentina. Já leu?
    Esse me parece um livro bem delicado e emocionante. Já desejo ler. 😍 Obrigada por compartilhar essa história conosco 😍📚

    ResponderExcluir
  24. Acho maravilhoso a forma como os livros podem tocar a nossa vidas, principalmente quando traz um grande ensinamento por trás da obra.
    Confesso que não gosto muito de livros de dramas, mas gosto de pensar que ainda não tive a oportunidade de encontrar um bom livro que irá me introduzir no gênero.
    Fiquei com bastante curiosidade para saber com as vidas da Beth e da Olivia irão se encontrar.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir