acompanhe o blog
nas redes sociais

6.7.20

Daqui a Cinco Anos [Rebecca Serle]

Rebecca Serle

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Olá pessoa! Confesso que me encantei com a sinopse desse lançamento da editora Paralela (por enquanto somente em formato digital) e corri para ler assim que tive chance. Afinal quem não gostaria de um spoiler do próprio futuro?

A história começa com Dannie Kohan nos contando sobre sua rotina e seus planos para o futuro. Seu namorado a pediu em casamento e ela está a um passo de conquistar o emprego de seus sonhos.

Título: Daqui a cinco anos
Autor: Rebecca Serle
Tradutor: Alexandre Boide
Editora: Paralela
Gênero: Romance
Páginas: 291
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

Porém todos sabemos que a vida nos reserva surpresas, e ela mais que ninguém não poderia imaginar que ao acordar, estaria em um apartamento diferente, com outro anel de noivado no dedo e acompanhada de um homem desconhecido. A televisão mostra que é a mesma noite — 15 de dezembro —, mas cinco anos no futuro. Mas isso era real ou apenas um sonho? Ao acordar novamente, já se encontra em sua cama. O que ela não imaginou, é que quatro anos e meio depois, encontraria o homem que estava ao seu lado naquele estranho sonho.

“Você está confundindo amor com outra coisa. Acha que o amor precisa ter um futuro para fazer diferença, mas não é assim que funciona”

E é a partir daqui que a história toma um rumo surpreendente, com a narrativa em primeira pessoa, Dannie nos mostra que relacionamentos românticos algumas vezes são superestimados e que os mais reais e duradouros muitas vezes não incluem romance e recebem o nome de amizade. E que a imprevisibilidade da vida pode ser sim uma benção.

Numa temática leve e divertida, o livro tem um crescente na história que a torna apaixonante ao mesmo tempo emocionante; adorei a linguagem num estilo bem nova-iorquino - diálogos curtos e envolventes, nos encantando com os personagens, tanto principais quanto secundários da trama. A narrativa é fluida e a autora tem uma escrita muito gostosa de ser lida.

“A proximidade dela é uma bênção para mim; e o meu silêncio, uma bênção para ela. Eu torno sua vida mais tranquila e estável. Ela torna a minha vida luminosa e exótica. Parece justo. Uma boa troca.”

E assim saímos do que poderia ser uma história sobre o amor entre um casal e passa a ser dos sentimentos que nos unem as pessoas e que muitas e a maioria das vezes aquela pessoa que é tão diferente de você está em sua vida justamente para não deixar você estagnar. E essa pessoa na vida de Dannie é Bella, sua melhor amiga desde sempre que a tira do eixo e faz olhar além da escalada profissional. O completo oposto de seu noivo David com o qual vive dentro da zona de conforto.

Com a entrada de Aaron a trama te leva a imaginar uma trilha para história e eu não poderia estar mais enganada. E adorei estar porque a trama ganhou um encanto a mais e o convite a uma reflexão que se ao tentarmos fugir daquilo que saberíamos que iria nos acontecer no futuro, na realidade não estaríamos indo ainda mais rápido a ele.

Mesmo com um final muito bacana e condizente com a história, eu senti falta de um pouquinho mais, coisa que um parágrafo ou dois resolveriam, mas nada que comprometa o quanto eu gostei da história. Boa leitura!

Sobre edição, eu li em formato digital, sem erros de digitação ou ortografia.

20 comentários em "Daqui a Cinco Anos [Rebecca Serle]"

  1. Oi Elizabete!!!
    Vi Daqui A Cinco Anos nas redes sociais da Paralela e simplesmente me apaixonei.
    A história tem todos os ingredientes que curto em um bom romance.
    Aqui a imaginar como seria ter um spoiler da própria vida. Seria bom ou ruim?....

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Esse parece ser o tipo de livro que gosto, com uma história leve e que te prende.
    Amei bastante a capa dele. Quando tiver em livro físico com certeza vai ser uma opção de compra, pois fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  3. Elisabete!
    O livro está sendo bem badalado nas redes sociais e quando isso acontece, fico sempre om um pé atrás, porque cria grande expectativa e quando vamos ler, nem é essas coisas todas.
    Na verdade fiquei intrigada com esse sonho premonitório que a protagosnita teve e depois descobre que é o namorado da melhor amiga, então... é de se pensar.
    Fato é que quando ahá amor e amizade, sempre me interessa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    O enredo é interessante mostrando várias formas de amar, como a personagem fica com aquela dúvida de sonho é sua vida real. E depois encontra com o homem do seu sonho que existe.
    Estou curiosa para ler, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal!Eu já vi esse livro em dois blogs hoje, e cada vez mais me convenço que eu devo ler ele. Com certeza já foi pra minha lista. Todas as resenhas estão super positivas e a curiosidade deixa a gente com muita vontade de saber porque ela não ficou com o namorado inicial, como em 6 meses ela já vai ficar noiva de outro (pelo que entendi, depois de 4 anos e meio é que ela conhece o que vai ser o noivo, né?) enfim, já fico aqui criando inúmeras teorias hahahaha
    Obrigada pela resenha, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Acho que nesta semana este é o livro mais elogiado e comentado. E sempre muito positivo! Eu fiquei lendo a resenha e imaginando toda essa situação.
    Sinais, a vida pregando sinais de uma forma única e acredito que seja um livro que irá se tornar filme!
    Até onde a realidade e o sonho se encontram??
    Cinco anos não é pouco tempo..decisões, escolhas!
    Preciso já deste livro!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  7. Eu vou só terminar minha leitura atual e esse já vai ser minha próxima, pois li comentários tão divididos sobre esse livro, que tenho que ver por conta própria! Muita gente falou mal dos personagens, que falta algo (como você mencionou), mas eu continuo curiosíssima. Estou animada para ler e já tenho várias teorias (que parece que vão ir por água abaixo haha), mas ao mesmo tempo tentando não criar expectativas altas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Elisabete!
    Já tenho um carinho especial com livros que se passam na mágica cidade de Nova York, e quando tem romance então...tudo fica ainda melhor.
    A obra parece cumprir bem a sua proposta ao mostrar, por meio dessas reviravoltas vivenciadas pela protagonista, como a nossa vida é uma grande caixa de surpresas. Podemos até planejar tudo e torcer para que as coisas ocorram conforme o estipulado, mas o destino gosta de brincar com a gente, né?
    E muitas vezes essas mudanças são importantes para nos mostrar que às vezes não estamos valorizando o que realmente importa.
    Com certeza deve ser uma leitura leve e divertida!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Esse livro me deixou bastante curiosa, ainda mais por conta desse período que estamos vivendo, em que os planos não estão tendo uma vida útil muito longa, já que tudo está tão imprevisível, ainda assim, o livro parece ter um clima bem leve e gostoso de ser lido.

    ResponderExcluir
  10. Já estou desejando esse livro.
    A premissa lembra o meu eu adolescente, então acho que será interessante acompanhar essa leitura e estou curiosa com esse desenrolar.
    Bom saber que é leve e divertida.
    Espero que o físico chegue em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Elisabete!
    Esse livro é uma grata surpresa, pois tem tudo para ser um clichê mas vai além disso. A reflexão que a autora nos faz ter do futuro e se podemos mudar o destino é algo muito bacana, pois muitas vezes vivemos no piloto automático, sem pensar nas consequências das nossas ações a longo prazo. Adorei saber que todos os personagens tem o seu destaque na trama, estou ansiosa para ler essa obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. ola
    amei a resenha
    esse livro está sendo muito comentado e são sei quando vou ler mas tenho vontade de conhecer a escrita dessa autora .é um enredo um pouco diferente .
    dica anotada

    ResponderExcluir
  13. o inicio me lembra vaaagamente o inicio do livro Dinastia Dourada.

    eu gostei dessa mistura do clichê e do suspense, e vi alguns comentarios divididos com esse livro, principalmente com o final (como vc disse).

    E é um livro tão curtinho... sinto que dá pra terminar numa tarde tranquila rs

    ResponderExcluir
  14. Oi, Elisabete!
    Depois de ler um livro parecido com o enredo de Daqui a Cinco Anos - a protagonista sabia o que iria acontecer no futuro - e ter me decepcionado bastante, fujo de livros com esse tema... Acredito que seja por isso que não me interessei em ler a história de Dannie, nem mesmo fiquei curiosa para saber o porque da protagonista ter tido o sonho e se realmente ela estará noiva de Aaron daqui a cinco anos ao invés de estar noiva do seu noivo atual... Por isso não pretendo ler esse livro, mas se a oportunidade de o ler surgir arriscarei a leitura sim, quem sabe eu acabe apreciando a leitura?!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, na primeira vez que li a resenha desse livro, foi bem negativa, com vários pontos que tiraram toda minha vontade de ler o livro. Aqui trouxe uma nova perspetiva que gostei bastante. Creio que vou ler esse livro sim e tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  16. Confesso que a princípio não curti muito a proposta do livro, pois imaginei que se tratava de mais um triângulo amoroso, mas é muito bom saber que a história vai muito além disso, por isso, desfeita a confusão, o livro vai sim para a minha lista.

    ResponderExcluir
  17. Li esse livro da autora e eu fiquei muito apaixonada pela sinopse mas acabei me decepcionando um pouquinho com a narrativa.

    ResponderExcluir
  18. Oii!
    vi muitas pessoas falarem bem desse livro e tive uma amiga que leu e não gostou nada da leitura, então fiquei meio no impasse, mas quero muito ler e conhecer essa historia.

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  19. Oi, Elisabete
    Estou ansiosa por essa leitura.
    Tô amando as resenhas, parece ser uma história maravilhosa. Emocionante e cheia de reviravoltas.
    Fiquei curiosa para saber o que acontece com a Dannie quando ela conhece o Aaron.
    Assim que der lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Amo livros nesse estilo. Parece ser um livro de autoconhecimento, tema que adoro. Fiquei feliz ao descobrir que o livro tem como protagonista a amizade.Espero ler em breve.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir