acompanhe o blog
nas redes sociais

10.8.20

A Adorável Loja de Chocolate de Paris [Jenny Colgan]

Jenny Colgan

Cortesia da Editora Arqueiro

Oi pessoal, venho escrever sobre mais um livro da coleção Romances de Hoje que. Confesso que tenho saído da minha zona de conforto literária com estes livros, talvez por me lembrar muito a realidade ao invés de uma simples ficção, mas, com certeza por serem histórias cujo enredo é basicamente “mulher na faixa dos trintas, que sofre com algo, forte o bastante para fazê-la tomar a decisão de dar um rumo diferente na sua vida”.

A Adorável Loja de Chocolate de Paris
Título: A Adorável Loja de Chocolate de Paris
Autor: Jenny Colgan
Tradutor: Alessandra Esteche
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance Contemporâneo
Páginas: 320
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon 

O início do livro sempre me trava, por ter dificuldade de criar empatia com a personagem, mas ao longo da história vou me divertindo e tendo um final de leitura agradável e satisfatório. O que tem dificultado a minha leitura nestes livros é que o “romance” em si passa bem longe do enredo da história... kkkkk... confesso que sou uma leitora romântica de carteirinha.

Então você pode estar se perguntando porque eu ainda insisto em ler este tipo de história e eu respondo que elas trazem lições maravilhosas para a nossa vida. A lição de aceitação e perdão que este livro mostrou é fantástica. Sem falar de todo empoderamento feminino que abordam.

“– Querida você sabe que não gosto de dar conselhos. – Eu sei. E agradeço. A mamãe dá conselhos suficientes por vocês dois. Ele sorriu, um pouco triste. – Sinceramente, querida, na sua idade, a oportunidade de conhecer um lugar diferente, viver em outro país, mesmo que só por um tempo... eu iria sem nem pensar duas vezes. Acho que você seria doida se não fizesse o mesmo.”

Após sofrer um grave acidente de trabalho Anna Trent se vê desempregada, deprimida e sem rumo. Sentindo muita pena de si mesma, ao mesmo tempo que se sente uma fraude por estar sofrendo. Só que ela não imagina que o período em que ela ficou internada no hospital ao lado de sua antiga professora de francês fosse lhe dar tão novos rumos para seguir.

“A lacuna entre o que eu fazia e o que eles faziam ali era como a diferença entre um foguete de brinquedo de material reciclado e a missão da Nasa em Marte. Então decidiu que era melhor manter a boca fechada. Pelo menos até conseguir enchê-la com mais um bocado daquele chocolate incrível. Em segredo.”

Seguindo a indicação e ajuda de sua professora, Anna se muda para Paris para trabalhar numa loja de chocolate artesanal. Para ela foi como entrar em um outro mundo. O desenrolar da história a partir deste momento foi para mim o ponto de partida para permanecer lendo o livro.

Outro personagem principal que temos neste livro é a Clare, a professora de francês que está com câncer terminal e que tem a história do seu passado contada intercaladamente com a história no presente e nos faz entender o porquê ela quis ajudar tanto a Anne.

Os personagens secundários são outro ponto especial neste livro e fundamentais para o desenrolar desta história. Gostei muito da elaboração de cada um pela autora em especial o pai da Anne e o seu companheiro de casa e amigo. Também amei a forma como a autora desenvolveu a história bem como todos os detalhes sobre o processo na fabricação de um verdadeiro chocolate artesanal.

Devo acrescentar que estou amando as capas dos livros desta coleção. A Arqueiro está de parabéns neste quesito, mas sinto falta de um glossário. Há muitas falas em francês que apesar de não estragar o entendimento na leitura eu gostaria de saber o significado.

Boa leitura.
Carolina Finco | Blog Pretenses

18 comentários em "A Adorável Loja de Chocolate de Paris [Jenny Colgan]"

  1. Olá Carolina!
    Eu gosto muito desse gênero pois é sempre um escape quando precisamos ler algo leve e despretensioso, por mais que as histórias sejam clichês. E aqui a história parece ir além de uma trama para distrair, pois temos mensagens importantes que a autora nos deixa para reflexão posterior, como a necessidade de recomeçar e de dar valor à vida.
    Além disso, o cenário parisiense é outro diferencial que nos prende a atenção, né? E a protagonista, por mais que no começo não seja cativante, vai evoluindo no decorrer da história e acaba nos conquistando.
    Com certeza deve ser uma leitura divertida e proveitosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. A Arqueiro tem arrasado realmente nas edições destes romances de Hoje. Cada capa e título mais lindos que o anterior.Sabe o que me prende muito a atenção nessa coleção? Nem é a parte do romance, mas do recomeçar da personagem. Todos os livros, se minha memória não estiver falha, traz isso do recomeçar totalmente do zero e acho isso tão importante.
    Eu amo um bom clichê com ensinamento e pelo que li acima, esse livrinho tem bastante disso!!!!
    Preciso muito desse livro e claro, de todos da coleção também!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu adoro as sinopses dos livros desse selo da editora Arqueiro, tanto que já tenho quase todos aqui comigo, elas passam essa mensagem mesmo de serem bem mais que apenas um romance, mas sim uma jornada de (re)descobrimento, muitas vezes, a busca de algo que nem sabíamos, ainda, que estávamos precisando, e mesmo não sendo tão fã assim de chocolate, eu tenho certeza que vou amar essa história.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    A Adorável Loja de Chocolates de Paris é um dos meus super desejados!!!
    Os outros livros que Arqueiro lançou pelo selo Romances de Hoje foram ótimas leituras.
    Esse em especial fala de duas coisas pelas quais sou apaixonada: Chocolate e Paris

    ResponderExcluir
  5. Acho linda essa capa, traz a sensação de que a história é gostosa der lida.
    Pelo que entendi esse livro nos remete a vira volta na vida da personagem, o que pode significar uma coisa muito boa para ela. Fiquei com muita vontade de ler, para saber mais sobre.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol :) também sou muito romântica, mulher. Na verdade, de 10 livros que leio, 10 são romances kkkkkkkk aí dentro tem romance de época, new adult, romances eróticos e os romances de hoje mais levinhos, se bem que esse último também vem com uma porcentagem bem baixa; até as minhas fantasias precisam ter um romance.
    Também acho as capas lindas e confesso que muito da capa me anima a ler, sabe? A Arqueiro é minha editora favorita e estou sempre por dentro dessas novidades. Sou uma pessoa que SEMPRE anda com o Google tradutor do lado, amo esses termos de outros países, principalmente francês e escocês.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Essa capa é muito fofa. Confesso que não havia parado para ler nada sobre o livro, pois achei que fosse só mais um chick lit e, por mais que goste desses livros para intercalar, ultimamente não estou tendo tanto tempo nem para os mais pesados que eu gosto.. Ainda assim, adoro um romance/new adult e tenho voltado a lê-los cada vez mais (acho que no mês passado li só isso e nenhum thriller). O livro parece ser muito bom para passar o tempo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Já tinha visto a capa desse livro em algum lugar, mas não sabia muito sobre o que se tratava.
    Confesso que não fiquei tão empolgada para ler a história, KKKKK
    Não gostei muito da capa, ao contrário de você, apesar de achar ela fofa, se eu estivesse em uma livraria, não compraria esse livro KKKKK

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Estou doida para ler essa coleção, todos falam muito bem e amo livros nesse gênero. As capas são lindas demais e muito fofas com essas combinações de cores e as ilustrações. Também sou romântica de carteirinha kkkk, por amsi que ame principalmente fantasia, romance está no meu topo de gêneros literários favoritos e tem que ter pr obrigação na estante kkkkk. A premissa desse parece ser muito interessante e quando um livro possui personagens secundários bons, torna ainda melhor. Já quero

    ResponderExcluir
  10. Carolina!
    Realmente as capas são belas, mas fiquei triste em saber que os romances passam longe, principalmente porque Paris, chocolate e romance é sempre uma boa pedida.
    Gostei de ver que a série pode ser lida de forma independente.
    Gosto quando tem passado e presente se misturando e contando as histórias, fica mais emocionante e podemmos entender melhor os fatos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. ola
    esse livro está na minha lista de desejados desde que foi lançado
    gosto de romances assim que tratam de recomeços e perdão
    v
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Carolina!
    Eu também sou uma romântica de carteirinha rsrs, li poucos romances contemporâneos então não tenho ainda uma opinião formada sobre eles. Li A padaria dos finais felizes e apesar de não ter gostado tanto, admiro a atenção que a autora dá para os alimentos na história, nesse que li fiquei encantada com a descrição da fabricação de pães e bolos (o livro tem até as receitas no final) e imagino que com chocolates isso deve ser ainda mais fantástico. Adorei saber que muitos personagens ganham destaque e sempre me emociono vendo a protagonista se reerguer. Espero poder ler esse livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa, li apenas um livro dessa coleção até hoje.
    Quero muito ler os livros da Jenny, é esses parecem apaixonantes.
    Sua resenha me animou, até porque eu gosto quando os personagens secundários se destacam.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carolina!
    O “romance” em si passar bem longe do enredo da história pra mim é um ponto bastante negativo também rsrs, acho que é por isso que não me interessei em ler os livros da coleção Romances de Hoje, mas concordo com você sobre as capas, elas são lindas, pena que em compensação há a falta de um glossário em A Adorável Loja de Chocolate de Paris...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Tenho um livro dessa coleção, mas ainda não li, mas não da para negar o quanto as capas são lindas. Essa história e bem delicada e demonstra muita força e sair da nossa zona de conforto com histórias assim é muito legal.

    ResponderExcluir
  16. Confesso que esses livros me ganharam pelas capas (risos), apesar de também ser uma romântica, eu estou gostando muito das histórias e não senti tanta falta assim do romance em si, acho que a leitura tem tanto a nos ensinar que acaba suprindo bem essa “falta”, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carolina
    Estou louca para ter todos os livros dessa coleção. Comprei esse no final de agosto numa promoção e ainda veio com o pin.
    A capa é lindíssima! Já li a sinopse, mas não sabia que tinha muito mais no livro.
    Confesso que depois de ler sua resenha, minha vontade de ler o livro aumentou pela força de Anna e Clare.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi,Carolina
    Estou ansiosa para ler os livros dessa nova coleção da Arqueiro.
    Essa por de passar em Paris parece ter toda uma trama mágica e animada.
    Anna parece que viverá um grande amadurecimento e a Clare parece ter uma história sofrida do passado.
    Assim que der lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir