acompanhe o blog
nas redes sociais

19.8.20

Divertindo-me com... FML Pepper (Série Não Pare!)

FML Pepper
Divertindo-me com... é uma categoria criada para conversar com vocês sobre livros e séries de um mesmo autor.

Em março de 2016 foi meu primeiro encontro com o Clube do Livro ES e uma das primeiras amizades foi com a Adriana Macedo. No fim do mesmo ano já estávamos muito próximas e ela me presentou com o livro Não Pare! da FML Pepper, e sempre vou me lembrar das palavras dela. Se você gostar desse, te empresto os outros para ler. E assim poucos dias depois eu havia terminado a série e estava encantada com a trilogia.

Para quem não conhece a autora ou sua história, ela se viu presa a uma cama devido a uma gravidez de alto risco, à beira de uma depressão, a bem-sucedida dentista descobriu nesse período de sua vida um verdadeiro novo amor: a ficção para jovens, que decidiu não só ler, mas também fazer. Depois de nove meses, Pepper ganhou um lindo menininho (seu príncipe encantado) e a NÃO PARE!, a saga que alcançou o feito incrível de permanecer por mais de 3 anos consecutivos entre os TOP 3 mais vendidos da sua categoria.

A série foi lançada pela Editora Valentina e pode ser comprada em formato e-book na Amazon e disponível em Kindle Unlimited também. Sendo que em 2018 a série ganhou um quarto livro que foi muito pedido por fãs, que acrescentou informações extremamente relevantes e deu finalmente respostas a algumas perguntas.

A ordem de leitura recomendada é:
  • NÃO PARE! Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte? (Livro 1)
  • NÃO OLHE! Se a morte possui muitas faces, em qual delas confiar? (Livro 2)
  • NÃO FUJA! Se a morte não é o fim, o que virá depois? (Livro 3)
  • Máscaras! Histórias da trilogia Não Pare! E muito mais (Livro 4)
Quem é FML Pepper?

Wokaholic assumida, vi meu mundo ficar de cabeça para baixo quando meu médico me disse que estava grávida, mas que era uma gravidez de risco e que teria que ficar de repouso durante os nove meses, caso realmente quisesse segurar o bebê em meus braços.
De início, achei o máximo ficar algumas semanas sem fazer nada. Mas, os dias foram passando e, com eles, a minha paciência. Após um mês deitada, comecei a ficar nervosa e estava a um passo da depressão quando meu marido (e nas horas vagas, meu super herói) entrou em ação. Vou me recordar até os últimos dias de minha vida quando ele chegou em casa carregando um presente envolto num lindo embrulho e disse com um sorriso travesso nos lábios:
"Você já dormiu demais. Está na hora de começar a sonhar."
Abri o pacote e lá estava o meu grande amor piscando para mim: um livro de ficção e não de odontologia. E era infanto –juvenil! Bom, dali em diante, devorei quantidades absurdas deles.

Gêneros: Infanto-juvenil, fantasia, suspense, romance | Local: Brasil - RJ - Niterói
https://www.skoob.com.br/autor/7560-fml-pepper
Quais livros eu li?

Amazon | Resenha
Amazon | Resenha
Amazon | Resenha
Amazon
O que tenho a dizer?

NÃO PARE! - Livro 1

Não Pare! conta a história de Nina Scott, uma garota que não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, as respostas já estavam a caminho, e nossa Nina vai descobrir que existem respostas que é melhor não saber. Quando sua mãe, Stela, decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... enfim, curtir a juventude. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Outra coisa maravilhosa é descobrir que a história traz um universo totalmente novo que dá total credibilidade à história, pois foge do nosso dia-a-dia e nos mantém nele, deixando sempre aquela sensação de que talvez, apenas talvez, tudo faz um sentido tão absurdo que chega a parecer real. Não tem como não terminar esse livro sem já começar o próximo ao final. Não Pare! Não pare de ler e divirta-se com Jonh, ops, Richard, ops Nina... rs.
NÃO OLHE! - Livro 2

O livro começa com Nina, acordando entre a vida e a morte na terceira dimensão, que narra a história em primeira pessoa, e consegue colocar o leitor dentro de suas dúvidas e decisões com facilidade, mesmo não concordando com ela você consegue compreende-la. E ao começar em Zyrk, o que era um segundo livro ganha ares de primeiro por te apresentar um lugar totalmente novo e em especial com uma tensão tão forte, que parece poder se romper com o menor passo em falso. Enquanto Nina deixa de ser a menina mimada e insegura do primeiro livro, conhecemos um Rick em sentido oposto, cada vez mais confuso e sem certezas, afinal nada está acontecendo como deveria e quanto mais de sua própria história vem à tona, menos o que era certo parece fazer sentido ou ser como deveria. No final tudo se resume a fugir e sobreviver. Aceitar e lutar. Há muitos caminhos, mas qual deles seguir? E assim, vamos para o terceiro livro que traz a primeira resposta no próprio título: — Não fuja!.

NÃO PARE!NÃO FUJA!

NÃO FUJA! - Livro 3

Não Fuja! Começa exatamente da cena onde o livro anterior parou, e de cara somos transportados ao passado, quando Nina recupera uma lembrança perdida de sua infância. Assim temos um início de uma maneira mais calma — até para poder entender para onde ele vai nos levar —, porém, existe uma explicação de um fato que precisamos saber para ter a sequência dos demais capítulos e não ficar perdido com os acontecimentos. Assim mesmo com o passado trazido de volta, precisamos ficar ligados no presente para não perder nenhum detalhe.

Eu gostei muito da história, a autoconfiança foi trabalhada em todo momento, a Nina se viu em situações desesperadoras. Fiquei abalada perto da finalização do livro, senti medo e desespero para continuar lendo, daqueles que sabia que era necessário, fazia parte da história, mas ainda assim era difícil de aceitar... Esse livro, explica de forma única os títulos da trilogia que nos apresentam a importância de uma escolha (não parar), o poder do livre arbítrio (não olhar) e que temos que enfrentar as consequências dessas escolhas e de nosso livre arbítrio (não fugir). Nele, finalmente, fomos apresentados ao verdadeiro e grande vilão da história, e como a série era marcada por conflitos latentes, já era esperado um grande conflito real, que culminou em algumas perdas bem tristes. O final foi a maior e melhor surpresa de todas (sério, uma das coisas que mais amo na trilogia, e um dos mais surpreendentes que já li até hoje). Inesperado e energizante, deu um ponto final interessante para a história de Nina e dos demais personagens que passaram por essa trama.

Máscaras! - Livro 4

Diferente de vários livros escritos após o fechamento da história, Máscaras é mais do que necessário, é especial e um presente aos leitores. Porque nele fica explicado a verdade por trás das atitudes e também das escolhas que vários personagens fizeram e tiveram ao longo das histórias. Com capítulos alternados entre vários personagens, as perguntas que surgiram ao longo da série são mais que respondidas, são explicadas e esclarecidas e ganham um novo significado diante das situações nos livros anteriores. E claro, aquelas questões, que ganharam foco em uma determinada passagem, expandem num grau que fica impossível não dizer: WAW!! Não é possível ser muito explícita nas considerações, para não correr o risco de estragar a leitura para quem já conhece a história ou acha que conhece (parei), mas não tem como não dizer que é uma experiência de leitura pensada, desde a diagramação (gente, nenhuma imagem nesse livro é aleatória... eu amei brincar com as fases da lua) até o clímax com o final que ainda não consegui superar, pois apesar de ter imaginado e desejado esse final em Não Fuja! Não estou conseguindo lidar com ele em Máscaras, porque o final parece dizer que nunca adiantou tentar fugir do destino, que seria, apesar de tudo, como estava escrito para ser.

18 comentários em "Divertindo-me com... FML Pepper (Série Não Pare!)"

  1. A autora é uma das mais queridas no mundo literário. Eu ainda não li nenhum dos livros, mas os namoro já tem um tempão.
    Nunca vou me esquecer de uma Bienal que ela levou "duas mortes" daquelas(ui) e foi a sensação rs
    Eu como acompanho sempre tudo pela internet, nos blogs literários que vou há anos buscar aprender, amei a conhecer, seu carisma, sua história e suas obras!
    Com certeza, ainda tenho esperança de ter seus livros e viajar nesse mundo fantástico.

    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Acho que a primeira vez que eu vi algo dessa série foi num post do instagram e depois comecei a ver muitas resenhas nos blogs. Acho que o mais legal de acompanhar séries assim é que você vê mu8ito o crescimento dos personagens, né? Aqueles livros que eles ficam estáticos não entram nos meus favoritos.
    Todos falam muito bem dessa série e já pensei em colocar na minha listinha ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu ganhei o livro, mas confesso que ainda não li, pois fui alertada pela própria autora que o ideal é ter todos os livros em mãos para dar início à leitura, que é bastante intensa e viciante, e depois desse post preciso providenciar o último para ontem, pois preciso finalmente começar essa aventura.

    ResponderExcluir
  4. Já li A trilogia e lembro bem que foi uma das primeiras leituras fora da minha zona de conforto literária.
    Lembro também que ao adicionar o livro no Skoob, Pepper me enviou um lindo recadinho, super amoroso e fofo.
    Quero muito ler Máscaras

    ResponderExcluir
  5. Eu me lembro de ter visto o primeiro livro da série em site, porém acabei não me interessando, principalmente porque nesse tempo eu quase não lia, mas hoje vendo novamente fiquei com vontade de conhecer a série, com certeza vou atras.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Elisabete!
    A série Não Pare! está na minha lista de leitura faz um tempão, por isso li seu post por alto, pulando, para não correr o risco de pegar um spoiler... Mas sim, eu já conhecia a história de como surgiu a série, é bem "há males que vem para o bem", de uma situação difícil - uma gravidez de risco - surgiu uma série de sucesso, e que bom que no final FML Pepper teve seu bebê nos braços...
    Enfim, acho lindas as capas dessa série, e espero conhecer a história de Richard e Nina em um futuro breve.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Faz anos que eu tenho esses livros na minha lista, mas nunca leio :/
    Vou tentar dar uma chance, porque só vejo elogios para a série.
    Não conhecia a história da autora, e caramba! Muito bom descobrir como tudo começou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que emocionante ♥️😍, a autora entrando na depressão encontra um motivo para lutar e sair dessa doença que tanto nos desmotiva. E encontrou na escrita e na narrativa jovem para se levantar. Amei só por esse motivo Já. Ouço muitos elogios da trilogia e fiquei sabendo a pouco tempo que era nacional, amo a premissa e quero muito conhecer

    ResponderExcluir
  9. Olá Elisabete!
    Não conhecia a série mas já me emocionei com a maneira como ela surgiu. Mais uma vez a leitura e a escrita literalmente salvando vidas. As histórias parecem bem interessantes e reflexivas, achei o enredo muito atrativo e espero um dia poder conferir as obras. Que presente incrível a autora deu para os fãs e que atencioso da parte dela atender a esse pedido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Elisabete!
    Já tinha ouvido falar dessa série em alguns blogs literários, mas eu não fazia a mínima ideia da história da autora envolvendo a questão da gravidez, e a partir disso passamos a enxergar tudo com um novo olhar, não é verdade?
    E percebe-se que ao criar a história de Nina Scott, FML Pepper desenvolveu uma forma de contornar os períodos difíceis que teve ao ficar de repouso e desenvolver sintomas depressivos, logo a autora é uma prova concreta de que a escrita, bem como a leitura, são ferramentas poderosas e que podem mudar vidas.
    Espero poder conhecer esse peculiar universo da série em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Elisabeta!
    Desde o lançamento dessa série tenho vontade de ler, mas ainda não tive oportunidade.
    O mais interessante é ver o quanto determinadas situações adversas podem fazer om as pessoas mostrem seu melhor lado, tentando suportar as adversidades.
    A série parece cheia de ação e muito dinâmica.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu não conhecia a história da Pepper. Fico feliz que tudo tenha dado certo e, que desse tempo parada, tenha descoberto o dom para a escrita - e eu preciso conhecer a escrita dela. Confesso que penso em iniciar por Treze, só porque é livro único; mas esse post me deixou empolgada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Há anos atrás quando o primeiro livro foi lançado, até o segundo, quis muuito ler. Cheguei até a colocar os dois na minha lista de desejados, mas acabei deixando para lá. Achei essa categoria de posts ótima, pois assim vamos poder conhecer mais sobre vários autores e suas obras. Inclusive, muito legal a história da autora, não conhecia, apenas o nome mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. não conhecia essa serie .
    é a primeira resenha que vejo ,e parece ser um livro com bastante açao .não sei se leria agora mas quem sabe futuramente eu consiga comprar a serie para realizar a leitura .

    ResponderExcluir
  15. Nossa, um baita incentivo para quem, assim como eu, conhecia a série (e para aqueles que não conhecem também), mas ainda não tiveram a oportunidade de finalmente começar a leitura e pelo jeito, quando começar não teremos condições de parar hein (risos). Eu tive o prazer de conhecer a autora na última Bienal de SP e ela é um amor de pessoa, super simpática.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Fiquei conhecendo a autora entrevista que ela deu no programa do Jô Soares.
    Mas não li os livros dela e depois de ler esse post, percebi que estou perdendo tempo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Elisabete
    Que post bem explicado. Amei!
    Eu li o primeiro em ebook, a editora ainda nem tinha lançado os livros ainda.
    Lembro que gostei.
    Quero relê-lo agora e ler os outros volumes mais o de contos.
    A escrita da autora é bem envolvente.
    E uma amiga me deu spoiler do final, adorei kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Sou muito apaixonada pelas capas dessa série, são perfeitas. Agora a leitura ainda não iniciei, mas acompanho aa resenhas e amo tudo o que é apresentado. Vou ler em breve.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir