acompanhe o blog
nas redes sociais

22.3.21

O Ickabog [J.K Rowling]

O Ickabog

Cortesia da Editora Rocco

J.K.Rowling dispensa apresentações, não é mesmo? Mundialmente conhecida ela já vendeu mais de 500 milhões de livros apenas do bruxinho Harry Potter que encantou a todos. Enfim, após os projetos de Animais Fantásticos para o cinema e com a vinda da pandemia, Rowling se dedicou a um livro infantil chamado O Ickabog. Afim de entreter as crianças durante o isolamento social, ela ia publicando em seu site os capítulos do livro para que os pais ou até mesmo elas mesmas pudessem ler e se divertissem com seus novos personagens.

J.K Rowling
Título: O Ickabog
Autor: J.K Rowling
Tradutor: Ryta Vinagre
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia,Young Adult
Páginas: 288
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

Somos apresentados ao Reino da Cornucópia, um reino descrito como perfeito, com comidas deliciosas e muito ouro, mas em contraponto, nos pântanos enevoados existe um ser de garras afiadas que coloca medo em todo mundo, mesmo sendo apenas um mito entre o reino.

“Diziam que o Ickabog tinha poderes extraordinários. Podia imitar a voz humana para seduzir os viajantes e pegá-los com suas garras.”

Certo dia um morador do reino pede ao Rei que o ajude a procurar seu cachorro desaparecido, pois acreditava que a criatura dos pântanos, o Ickabog, houvesse sido o culpado pelo sumiço. Após isso uma série de acontecimentos ocorrem no Reino afim de desestabilizar as pessoas e colocar medo de fato. É então que duas crianças, Daisy e Bert, marcados por suas histórias, decidem ir atrás do verdadeiro monstro para assim a felicidade reinar novamente na Cornucópia.

“- Mas que diabos, Cuspêncio, eu sei o que vi! - Gritou o rei, levantando-se trôpego, sem ajuda de ninguém. - Com a altura de dois cavalos, isso mesmo, e com olhos que pareciam lampiões imensos! Puxei minha espada, mas eu tinha as mãos tão escorregadias que ela me escapuliu, então não havia nada a ser feito além de tirar os pés das minhas botas encalhadas e fugir!”

De início pode passar a impressão de ser uma história simples e bobinha, mas se levarmos em conta a potencialidade dos assuntos tratados, temos um enredo bem complexo ao qual podemos comparar com nossa realidade.

O Rei Fred é corrupto e prefere fechar os olhos para outros temas do reino causando desigualdade entre as pessoas. Vemos ser retratado o preconceito por aquilo que não conhecemos e não entendemos sem procurar saber a verdade por trás, e até de fake news o livro aborda, tudo isso com muito lúdico em cima para que a compreensão das crianças sejam mais claras e as façam questionar.

Recentemente a autora se envolveu com polêmicas sobre ter feito twitters transfóbicos, o que trouxe um certo receio das pessoas quererem ler seus livros e quererem cancela-la, e não concordo com o que ela escreveu é claro, mas é inegável o poder da escrita que Rowling tem. Este livro é completamente equilibrado, fantasia e temas da realidade, algo simples, mas complexo ao mesmo tempo. Ela até fala um pouco de igualdade de gênero neste livro, que é sobre o próprio Ickabog. Acredito que ficou tudo bem dosado, na medida certa, e espero que a autora possa se retratar mais com as pessoas que foram ofendidas.

Sobre a narrativa, Rowling continua bem precisa, sempre caracterizando seus personagens no estilo Harry Potter, com aquelas descrições apaixonantes e usando nomes bem criativos como Lorde Cuspêncio e Ickabog, isso torna a leitura mais engraçada ao meu ver. É uma leitura muito empolgante ainda mais pelas ilustrações do livro, pois foi feito um concurso em cada país onde o livro foi lançado para que as crianças pudessem ilustrar, isso foi realmente algo incrível.

Muito bom ver os personagens pela ótica dos pequenos. Leitura super indicada. Espero que gostem!

14 comentários em "O Ickabog [J.K Rowling]"

  1. Não tem como concordar em nada com as polêmicas que a autora se envolve com frequência, ainda mais se tratando do assunto que é. Puxa, foi e é muito decepcionante.
    Mas não concordo com isso do tal cancelamento, uma coisa não desmerece a outra.
    Jk é maravilhosa autora e isso é inegável.
    Acredita que meu livro chegou hoje?
    Estive admirando ele, fora a capa linda, as ilustrações são impecáveis demais e estou babando.
    Só achei meio assim, por ser folha branca rs(meu lado desastre é grande)
    Mas espero amar e muito!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Douglas!
    Ai que livro fofo, achei lindo as crianças poderem iluatra-lo e a história trazer tantos ensinamentos para os pequenos. Eu também não concordo com o posicionamento da autora, mas não acho justo invalidar o trabalho dela, acredito que todos erram e podem aprender com seus erros, nunca é tarde. Espero poder obter essa edição tão linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Douglas! Não sabia que a autora havia publicado um livro infantil. E que bacana esse concurso de ilustração! As crianças devem ter adorado ver seus desenhos nas páginas do livro. A história parece conter mtas aventuras e ensinamentos importantes.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Douglas

    Estou um pouco dividida com a J.K., pelas polêmicas que ela se envolveu.
    Não concordo em nada que ela escreveu no twitter, mas não dá pra negar que a mulher sabe escrever um bom livro.
    Sou fã assumida de Harry Potter, uma das minhas sagas favoritas de todos os tempos.
    Já li outro livro dela, Morte súbita, mas confesso que não gostei tanto :/
    Achei esse livro bem interessante, nem sabia que ela ia lançar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. acho tão engraçado quando vejo outros livros de autores que são muito conceituados por uma obra. Sei lá, fico pensando "mas cadê HP?" KKKKKKKKKKKK mas claro que uma pessoa de excelência na escrita produziria outras obras tão bem quanto a sua mais conhecida. Realmente, as coisas no twitter foram decepcionantes! Acredito que seus fãs ficaram tristes e revoltados.

    ResponderExcluir
  6. É preciso separar obra e autora, tendo em vista as inúmeras polêmicas em que Rowling se vê envolvida.
    É interessante vê-la se aventurar pela literatura infantil

    ResponderExcluir
  7. Oi, Douglas!
    Não conheço a escrita da J.K.Rowling, apesar de ter amado assistir aos filmes de Harry Potter nunca tive interesse em ler os livros... Em relação a  O Ickabog, confesso que não me interessei em acompanhar as aventuras de Daisy e Bert, sem falar que não costumo ler livros voltados para o público infantil...Mas para quem curti, pelos seus comentários, essa é uma ótima dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Achei bacana esse método que a autora utilizou usando as próprias crianças para fazerem as ilustrações do livro .
    Embora seja um livro infanto juvenil parece que ela insere algumas críticas no livro tudo isso de maneira mais leve até mesmo por ser tratar de um livro infanto juvenil.isso mostra o talento da autora em criar enredos que cativam não só em as crianças mas tambem os adultos.

    ResponderExcluir
  9. Douglas!
    Polêmicas à parte sobre os comentários da autora, ela nunca perde a maestria em sua escrita, agora feita para os pequenos.
    E como falou, os temas abordados são importantes de serem debatidos e fico feliz que ela tenha usado um linguagem de fácil entendimento, trazendo o mundo tecnologico, porque fica mais convidativo.
    cheirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Sabe que até hoje não conheço a escrita da J.K.? Já pensei em ler, mas as polêmicas me desanimaram; só que voltei para o ponto em que tenho uma certa curiosidade no universo de Harry Potter.
    Ickabog tem uma edição linda, né? E a proposta é incrível, ainda mais para o público em questão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá! Sem dúvidas a autora tem uma escrita maravilhosa, uma pena que ela tenha se envolvido nessa polêmica! Sobre o livro, eu cheguei a acompanhar alguns capítulos no site, e espero um dia ter essa bela edição aqui na minha estante.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Douglas
    Adoro os livros J. K., e tô ansiosa para ler esse.
    Parece ser uma aventura infantil maravilhosa, bem divertida e com temas importantes.
    Vou começar reler HP esse mês, quem sabe leio O Ickabog também, só falta comprar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Essa edição está tão linda, que eu já quero (risos). A história parece ser incrível e em se tratando da autora já sabemos que vale a pena, mesmo com todas as polemicas em que ela esteve envolvida.

    ResponderExcluir
  14. O livro é lindo!
    Tem um enredo que prende o leitor e se parece com nossa realidade.
    Uma pena que a autora tem se envolvido nessas polêmicas, lamentável.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir