acompanhe o blog
nas redes sociais

13.12.21

As Sombras de Outubro [Soren Sveistrup]

Soren Sveistrup

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Acho que estou sendo repetitivo, mas, não é segredo para ninguém que tenho uma queda por thriller. Além do gênero, a curiosidade em me aventurar conhecendo autores de países que fogem do clichê EUA-Inglaterra, me dão um ânimo a mais para embarcar na viagem. Desta vez o destino foi a Dinamarca.

As Sombras de Outubro
Título: As Sombras de Outubro
Autor: Soren Sveistru
Tradutor: Natalie Gerhardt
Editora: Suma
Gênero: Thriller e Suspense
Páginas: 416
Edição:
Ano: 2019
Favorito
Onde comprar: Amazon

"As Sombras de Outubro" é um daqueles livros em que você não consegue parar de ler, até ser vencido pelo cansaço. Afinal, são mais de 400 páginas eletrizantes, de um embate de mentes brilhantes (tanto para o bem, quanto para o mal). Hess e Thulin são os grandes responsáveis pela nossa torcida, mas, a cada página virada, o sentimento de frustração vai tomando conta, pois, por mais que a investigação avance, o assassino mostra que está muitos passos à frente dos investigadores. O autor nos entregou uma trama acima da média. Ingredientes não faltam para o leitor perder a noção do tempo imerso em suas páginas.

Entre tantos pontos positivos, destaco a escrita do autor. É envolvente, ágil e bastante visual. São tantas riquezas de detalhes, que mais parecia estar diante de um telão assistindo as cenas. Sveistrup abordou também temas bastante pesados (violência doméstica, machismo), mas sem parecer didático. Se ampliarmos mais nosso olhar, podemos perceber essas e muitas outras nuances.

“A voz está sussurando bem perto do seu ouvido, mas, antes que consiga responder, uma chuva de golpes cai sobre ela. Nos segundos entre cada um deles, ouve a própria voz perguntar por quê. Por que ela, o que tinha feito de errado? Então a voz finalmente conta, e ela desiste de lutar. Uma bota força seu braço contra o chão, e ela sente a lâmina afiada contra o pulso. Implora e suplica pela própria vida, não por ela, mas pelas filhas.” Posição 1477

A construção das personagens também merece elogios. Temos um leque diverso de personalidades muito fortes e bem complexas. E o melhor de tudo, cada uma ganhou um destaque interessante, que agregou muito a toda a trama.

Outro ponto alto foi a surpresa ao descobrir a identidade do verdadeiro assassino. Minha reação foi um tremendo: "Como assim, Bial?" (risos). Realmente fui pego de surpresa, e, creio que uma boa parte dos leitores também tiveram essa reação. Fiquei bastante satisfeito com o desfecho da trama. Todos os nós foram muito bem amarrados, e fiquei com vontade de conhecer um pouco mais do trabalho do autor.

“Hess olha para ele. Cabelo, bochechas, nariz, queixo, boca. Todos os traços que mudam tão radicalmente na adolescência. O garoto é e não é familiar. Apenas quando dá um zoom e cobre o rosto do garoto para que apenas os olhos fiquem visíveis percebe para quem está olhando. Ele está vendo, mas a ideia é tão impossível quanto óbvia. Quando compreende tudo, seu primeiro pensamento é que é tarde demais para lutar contra aquilo.” Posição 4529

O livro inspirou a série da Netflix O Homem das Castanhas.
Finalizo a resenha indicando a amantes de thriller, e que apreciam uma ótima descrição de cenas, inclusive as mais pesadas.

16 comentários em "As Sombras de Outubro [Soren Sveistrup]"

  1. Oi, Nardonio! A série da Netflix é boa demais! Não conseguia parar de assistir. Apesar de ter acompanhado primeiro a adaptação, tenho ainda muita vontade de conferir o livro. Enredo amarradinho, personagens muito bem desenvolvidos, escrita ágil e um desfecho que surpreende. Impossível não querer ler!

    ResponderExcluir
  2. Conheci o livro em um ig literário e apesar de curtir thriller, achei pesado demais para mim....
    Ainda não dei uma espiada na série...mas é bem elogiada...aliás ambos são bem elogiados e com ótimas críticas

    ResponderExcluir
  3. Nardonio, eu namoro esse livro tem tanto tempo, mas o lindo não baixa o preço de jeito nenhum e minha pobreza não anda me deixando fazer luxos assim rs
    Mas ele está aqui, aguardando para ser comprado sim, pois eu amo um thriller sim, amo isso de assassinos improváveis e desses requintes de crueldade também.
    A série é ótima, apesar de já ter lido que ela não chega nem aos pés do que é o livro rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Olá Nadonio!
    Eu também preciso expandir o leque de nacionalidade dos autores que leio. Adoro um bom thriller também, e é a primeira resenha que vejo desse livro. Gostei dos temas abordados e da diversidade dos personagens. Melhor eu não nutrir as esperanças de descobrir quem é o assassino rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. ola
    já faz um bom tempo que não leio thriller ,vi esse livro em muitos blogs ainda não tinha lido nenhuma resenha, autor parece que prende mesmo o leitor e isso é tudo o que se espera de um bom thriller Mas não curto cenas pesadas muito descritivas.

    ResponderExcluir
  6. Dom!
    Já tinha ouvido falar da série, mas não imaginei que tinha personagens tão bons e a surpresa do assassino.
    Fiquei interessada em ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Quando alguém lê bastante thriller e ainda é surpreendido desta forma, normalmente quer dizer que o livro é bom.
    Esse estilo não me atrai, mas só li coisas positivas sobre esse livro e sobre a série.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nardonio!
    É tão bom quando nos surpreendemos com a identidade do assassino nos livros de thriller, não é verdade?! Eu particulamente amo esse sentimento...
    Sinceramente não sou muito fã de cenas pesadas, mas curto thriller, e se a oportunidade de ler As Sombras de Outubro surgir lerei com certeza.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Embora não leia muito do gênero, estou curiosa para conferir esse, justamente por todos esses pontos que você mencionou, portanto com certeza essa será uma das minhas leituras obrigatórias em 2022.

    ResponderExcluir
  10. Já eu não sou fã de thriller, mas gostei de saber sobre esse. É ótimo quando a história é viciante, né? E dá pra sentir o quanto essa é bem construída. Acho empolgante quando o autor consegue surpreender.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Não vi a série ainda... mas me interessei bastante pelo livro, tô ficando apaixonada pelo gênero.

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro, me chamou a atenção desde a primeira resenha. Gosto de historias onde o assassino é alguém que menos suspeitava, nos faz de detetives o livro todo e no final no faz de pateta. kkkk Adoro isso.

    ResponderExcluir
  13. Oi Nardonio,
    Também tenho uma queda por thriller, essa obra ainda não conhecia, não fazia ideia que inspirou O Homem das Castanhas.
    Foi uma surpresa descobrir o verdadeiro assassino? Adoro!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Nardonio
    A capa é misteriosa.
    Fico feliz em saber que esse livro te surpreendeu.
    Thriler é um dos meus gêneros favoritos e saber que existe esse livro me deixa mais curiosa pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dom
    Nossa, amei sua resenha, me empolgou!!
    Faz tempo que não leio um Thriller e esse parece ser maravilhoso, com uma boa narrativa e trama também bem arquitetada, além de personagens que nos ganham.
    Vai pra lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Eita que definitivamente essa leitura promete e só pelos trechinhos em destaque fiquei bem intrigada para conferir a história, ainda mais com tantos elogios assim, mesmo não tendo tanta familiaridade com o gênero, vale a pena arriscar.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir