acompanhe o blog
nas redes sociais

14.3.22

Venha o que Vier: Any Way the Wind Blows, Vol. 03 - Trilogia Simon Snow [Rainbow Rowell]

Any Way the Wind Blows

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Fiquei muito agradecida a Editora Seguinte por ter publicado a trilogia Simon Snow de Rainbow Rowell, pois é muito gratificante quando consigo terminar uma série que sou fã.

Any Way the Wind Blows
Título: Venha o que Vier: Any Way the Wind Blows
Autor: Rainbow Rowell
Tradutor: Lígia Azevedo
Série: Simon Snow
Editora: Seguinte
Gênero: Fantasia para Jovens e Adolescentes
Páginas: 560
Edição:
Ano: 2021
Onde comprar: Amazon

Para quem ainda não sabe, Simon Snow, protagonista da trilogia é um personagem fictício do livro Fangirl, ou seja é um personagem fictício-fictício. Em Fangirl, Simon é o herói de uma série de livros infantis de aventura escritos por Gemma T. Leslie – e objeto de muitas fanfictions escritas pela personagem principal, Cath.

No terceiro e infelizmente último livro da trilogia, continuamos acompanhando as histórias dos quatro amigos: Simon, Baz, Penelope e Agatha. Depois de suas desastradas aventuras nos Estados Unidos, eles voltaram para Inglaterra.

Simon está determinado e afastar Baz de sua vida, pois não se considera bom o suficiente para Baz, já este está determinado a manter Simon em sua vida, pois o considera a melhor coisa que já lhe aconteceu.

“Eu poderia dizer que fiquei repassando mentalmente tudo que o Snow me disse ontem à noite - mas não foi muita coisa, né? Não demora muito para repassar: já chega, a gente acabou, odeio olhar na sua cara.

Só que Baz precisa ajudar seu pai, pois sua madrasta o abandonou para seguir um charlatão que se diz o "escolhido" e fundou uma seita. Os dois amigos embarcam nesta nova aventura, onde acabam conhecendo pessoas muito importantes para desvendar o passado de Simon.

Penelope está longe de Simon, mas empenhada em ajudar, com toda sua determinação, um americano humano amaldiçoado, que perdeu sua alma para um demônio, não que ele se importe muito com isso, pois Shepard é uma cara alto-astral, que não se deixa abater (se deixa amaldiçoar, abater, não), que confia em todo mundo e está encantado pela Penelope.

“Que tipo de garota me levaria para casa porque sou amaldiçoado? Tipo, é algo que eu faria, mas sou bem besta quando se trata dessas coisas - e justamente por isso fui amaldiçoado, pra começo de conversa.”

E Agatha é obrigada a ajudar na clínica de seu pai, onde se envolve, mesmo sem querer, em mais um caso mágico, afinal ela sempre foge dos problemas mágicos, mas esses problemas sempre acabam encontrando-a, contudo, onde ela menos espera, descobre o caminho para sua felicidade.

“Eu me viro para Niamh. Pela primeira vez, não parece brava. Olha para mim como muita gente às vezes olha, mas nunca ela. Como se eu... bom, como se eu...
- Você é incrível - Niamh diz”

Dessa vez os amigos se separam e o livro se divide em três aventuras diferentes, que se convergem no final do livro.

“- Simon não veio. (Diz Penelope)
Minha mãe se vira para mim.
- Ah, é? Fizeram uma cirurgia pra separar vocês?
Shepard ri.”

Tenho que começar falando que o conjunto da obra está excelente e que a autora tem uma maneira única de transmitir a essência dos seus personagens. Seus diálogos são para mim o ponto forte dos livros, geralmente de poucas palavras, mas com muitas emoções contidas, além de cada página ser envolvida com muito humor.
Amo o humor ácido, a arrogância e a inteligência afiada de Baz em contraste com a insegurança, a ingenuidade e o heroísmo de Simon.

“- Não somos cegos, Brunce (diz Baz)
Ela ficou vermelha a noite toda por causa de Shepard, que claramente estava interessado nela desde o Colorado.
Simon sorri.
- Espera aí, é sério? - ele sussurra. - Você e Shepard?
Bom, aparentemente, só eu não sou cego.”

Entremeado a uma narrativa cheia ação, mistério e magia, encontramos os romances homossexual e birracial que são tratados de uma maneira leve e lindíssima, sem discriminação.

“- Te amo - digo. É melhor dizer logo, já que estou pensando nisso. Já que só penso nisso. Sou uma arma de "eu te amo" com a trava de segurança desativada e um dedo o tempo todo no gatilho,”

Só não favoritei este livro porque achei o final, onde a principal revelação, já realizada no primeiro livro para os leitores, mas ainda um segredo para o Simon, foi muito rápida.

Sabe quando uma trilogia acaba, mas algum tempo depois o autor lança mais um livro? Pois bem, gostaria que Simon Snow fosse uma série, onde poderíamos acompanhar um pouco mais dos personagens e suas aventuras. Quem sabe né, sonhar é de graça.

Se você quiser conhecer um pouco sobre os livros anteriores desta série, clique nas capas para ler as resenhas:


14 comentários em "Venha o que Vier: Any Way the Wind Blows, Vol. 03 - Trilogia Simon Snow [Rainbow Rowell]"

  1. Oi, Gisela! Essa trilogia tem conquistado os fãs de Fangirl. Não li Fangirl, por isso, talvez, não tenha tanto interesse em conhecer os livros. Porém, gostei de saber sobre a representatividade e o modo como foi abordado. Mistério, ação e magia... parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi,
    Vi algumas resenhas desse livro e umas amaram outras nem tanto. Mesmo sem ler, achei interessante que os personagens vivessem aventuras separados e cada uma convergesse para um único final

    ResponderExcluir
  3. Mesmo sem ter lido nenhum dos livros, acompanho todas as resenhas que vão saindo e é impossível não elogiar essas roupagens novas dos livros!
    Estão lindos. Só não entendo ainda os motivos de não querer ler, pois eu amo um enredo juvenil e agora sabendo dos diálogos curtos(eu adoro) isso mudou um tanto bom!
    Quem sabe eu não dê uma chance e me arrisque nessas leituras?
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Uma trilogia com representatividade, fantasia e fofura. Leituras boas para curar ressaca literária.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não sabia que esse era um livro dentro de outro livro KKKKKKKK
    Achei muito legal isso.
    Só lembro de ter lido um livro da autora e gostei bastante da escrita dela!
    Muito bom um livro cheio de representatividade

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gi!
    O bom dessa série de livros é a diversidade apresentada de forma leve e tranquila. Não é pesado como outros livros do gênero.
    Pode ser mesmo que haja mais um livro, porque afinal, está um maior sucesso.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Já li os dois primeiros livros, e estou ansiosa para conhecer esse desfecho, ainda mais que o segundo livro terminou de uma maneira instigante. Eu gosto das personagens, e fico feliz em saber que Rainbow soube conduzir todas as questões. Pena que o final tenha sido rápido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Gisela
    Ja vi várias resenhas sobre essa trilogia .Mas nao senti vontade de ler .Não por enquanto.
    Que bom que gostou das leituras é bom quando encerramos uma série de livro de maneira satisfatória Gosto quando a autora tem uma leitura envolvente .sem enrolação

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ainda não li nenhuma livro dessa série, curto muito a escrita de Rainbow Rowell, cada resenha que vejo dos livros me deixa ainda mais curiosa em conferi isso tudo que estão dizendo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Gi,
    Hum, três aventuras diferentes que seguem para um mesmo final, no momento estou inclinada a histórias de reencontros, rs.
    Que bom que cativou tanto que quer continuar acompanhando os personagens além da trilogia.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gisela!
    Sei bem como é quando amamos uma trilogia/série e desejamos que mais livros sejam lançados... Não sou uma leitora da trilogia Simon Snow, mas espero que isso aconteça para a alegria dos fãs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Muito bom que a editora resolveu publicar esses livros, pois é maravilhoso concluímos aquela série que tanto gostamos, e apesar desse final meio corrido, vale a pena a leitura né, mesmo não tendo lido, ainda, também já estou na torcida por mais histórias desses personagens.

    ResponderExcluir
  13. Tem que glorificar de pé mesmo quando temos a oportunidade de ter nossa coleção completa para ler, ai ai nem todos temos essa oportunidade (momento desabafo), voltando a resenha, estou bem curiosa com essa série, ainda mais por trazer tanta representatividade, sem falar que eu acho o máximo essa pegada do personagem ser fictício-fictício .

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gi
    Aiii quero muito ler essa série!
    Parece ser maravilhosa.
    O Simon e seus amigos pelo jeito são muito engraçados e fofos, além de ter muitas aventuras e fantasia.
    Logo lerei!
    Bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir