acompanhe o blog
nas redes sociais

18.4.22

Arlindo [Ilustralu]

Arlindo

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Já fazia um bom tempo em que não lia uma HQ, então, quando "Arlindo" surgiu como opção de leitura, não pensei duas vezes. E que história potente, hein?! Não é uma leitura apenas para o público LGBTQIA+, mas para o público em geral.

Ilustralu
Título: Arlindo
Autor: Ilustralu
Editora: Seguinte
Gênero: Young Adult, HQs
Páginas: 200
Edição:
Ano: 2021
Favorito
Onde comprar: Amazon

Vamos acompanhando a vida de nosso protagonista Arlindo, em uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Suas relações familiares e com os amigos são abordadas de uma maneira bastante interessante e real. Quem viveu ou vive em algum interior vai se sentir representado com os costumes, tradições, cultura e expressões linguísticas que a autora nos trouxe.

“Eu sempre imaginei como seria existir num lugar em que minha família fosse outra. Que a cidade fosse outra. Que as pessoas fossem outras. Desde que eu me entendi por gente eu senti essa agonia, essa vontade de ir embora.” Posição 22


Um dos grandes pontos positivos são as reflexões interessantes que a autora nos deixa. Isso que estamos lendo é mesmo distante de nossa realidade? Existem pessoas como essas retratadas nessa HQ? Isso é real? E posso dizer que é isso mesmo. Acho quase impossível o leitor não se sentir representado por alguma das personagens. Seja o pai ou os colegas de escola homofóbicos; os melhores amigos, que sempre estão ao lado uns dos outros; seja a vizinha maldosa e fofoqueira; seja a mãe protetora... Enfim, é uma obra que o leitor finaliza diferente de como iniciou. E o grande aprendizado é: Você nunca está sozinho.

“Todo mundo parece saber coisas sobre a gente, tirando conclusões por uns negócios tão nada a ver. Não faz nem sentido. As músicas que eu gosto, o modo como eu ando, o jeito que me mexo enquanto falo... Eu apanhei tanto pra ser menos bicha sem nem saber direito o que era ser isso...” Posição 34

Outro ponto interessante é a playlist que acompanha toda a trama. Em muitas cenas, a trilha sonora se faz presente, trazendo artistas como Sandy e Júnior, Pitty, entre outros bastante conhecidos por nós. Os amantes dos anos 2000 vão adorar.

Em relação a parte gráfica, a editora está de parabéns. As ilustrações são em cores vibrantes e muito legais. Nota dez.


Finalizo a resenha indicando para todos os leitores em geral, pois, além de ser uma temática bastante próxima de todos nós, ainda serve como uma bela porta de entrada para compreender um pouco melhor esse universo LGBTQIA+ e a descoberta de sexualidade.

11 comentários em "Arlindo [Ilustralu]"

  1. Oi, Nardonio! Quero muito incluir HQs nas minhas leituras, acho esse universo tão rico e fascinante. Gostei muito da arte de Arlindo, cores vivas e os traços estão bem bacanas. Muito bom saber que autora introduziu reflexões na obra e a playlist, com certeza, deixará a leitura mais divertida.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler e me emocionar com Arlindo.
    As ilustrações e cores estão perfeitas!
    E sim, desperta muitas reflexões

    ResponderExcluir
  3. Fiquei lendo sua resenha e olhando meu Arlindo(Lindo) ali na estante!!!Tenho um carinho tão grande por essa Graphic!
    Seja pela beleza da edição, seja pela ternura e dor do enredo.A amizade, o amor, a trilha sonora, as cores, tudo é tão lindo, tão perfeito!!!
    Uma dos livros que acho que todo mundo deveria ler em algum momento só pra sentir um pouco da luta, da família e do sentimento!
    Beijo

    Angela Cunha Gabreil/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Só ouço falar bem dessa HQ, e agora que vi esses pequenos trechos fiquei com mais vontade ainda de ler. Ela possui uma abordagem fofa para um tema muito importante.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Que legal!!! Achei essa HQ muito bacana. As cores como você disse são muito bonitas mesmo e amei saber da trilha sonora.
    Fiquei com vontade de adquirir, já que parece ser bom!


    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Todas as resenhas que li sobre essa hq são super positivas. Não costumo ler Hqs .Essa tem traços lindíssimos com cores vibrantes.Achei bacana ter uma trilha sonora.

    ResponderExcluir
  7. Estou com essa hq aqui e, apesar de não ser um gênero que leio com frequência, pretendo ler em breve. Bom saber que é indicado para todos os públicos e que a autora proporciona reflexões. A ambientação também me chama atenção.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Dom!
    Há muito quero ler esse livro.
    Primeiro porque é bem característicos dos moradores do nordeste. Já enfrentamos tantos desafios e aqui o protagonista ainda tem de enfrentar o preconceito pela sua opção.
    Deve ser muito bom.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ahhh que eu espero um dia ler esse livro, adoro essas referências musicais dos anos 2000, e toda a temática que o livro aborda.

    ResponderExcluir
  10. Acho que é impossível acabar não se identificando com alguma parte do livro, esse ano até que eu estou lendo bastantes HQs, mas ainda não tive a oportunidade de ler essa, espero mudar isso em breve, ainda mais por ela abordar temas tão reais e importantes.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dom
    Tô loucaaaa para ler Arlindo!
    Preciso ler mais HQs também, e essa parece maravilhosa.
    Adorei sua resenha, deu pra ver que é uma leitora que gera identificação e emoção.
    Bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir