acompanhe o blog
nas redes sociais

25.4.22

Ventos de Mudança, vol. 01 - Série Mulheres Pioneiras [Beverly Jenkins]

Mulheres Pioneiras

Oi pessoal, a Arqueiro tem nos presenteado com novas autoras nos romances e este livro foi um presente. Amei a escrita da Beverly Jenkins. Foi uma leitura impactante e linda. Ter uma mulher negra escrevendo sobre a história de seu povo tem uma visão de propriedade e o sentimento real a ser transmitido ao leitor. Devo confessar que sempre fico impressionada quando leio algo sobre a história americana, principalmente sobre as guerras internas.

Ventos de Mudança
Título: Ventos de Mudança
Autor: Beverly Jenkins
Tradutor: Isadora Sinay
Série: Mulheres Pioneiras
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance Histórico
Páginas: 240
Edição:
Ano: 2021
Favorito
Onde comprar: Amazon

Em “Ventos de mudança” temos a história de uma jovem mulher negra que tem o sonho de como professora ajudar o seu povo a conseguir mudar suas vidas ao saber ler e escrever, principalmente agora nesta nova fase em que eles se tornaram livres no Sul como já eram no Norte. Mas apesar do povo negro ser livre, eles viviam em separado do povo branco. Valinda Lacy, aproveita então que seu noivo e melhor amigo está na França em busca de financiamento para o seu negócio e vai para o Nova Orleans trabalhar como professora, mas as dificuldades enfrentadas são bem maiores que imaginava.

Valinda sabe o que é uma mulher forte e independe devido a tudo o que sua avó passou até chegar em Nova York, porém não sabe o que é o amor, principalmente o amor entre um casal e também em família. Sendo assim ela fica totalmente desconcertada ao conhecer a família de Drake LaVeq, mas eles serão sua salvação em mais de um momento em sua jornada. Vendo a realidade dali ela sente todo o impacto que sua profissão pode proporcionar e cresce em seu coração o desejo de ali permanecer e fazer a diferença.

“Se ela fosse dele, ele construiria não apenas uma sala de aula, mas uma escola inteira, e lhe daria de presente de aniversário ou Natal, demonstrando o que significa ser amada e adorada por um homem da Casa LeVeq.”

De maneira simples e sem enrolação a autora criou um enredo forte, com personagens cativantes e surpreendentes e uma história de amor se desenvolvendo de maneira emocionante que me deixou presa na história de início ao fim. Fiquei ansiosa para ver como a autora iria terminar o noivado da personagem, porque eu desde o início torci por ela junto ao Drake. O homem é tão romântico que até eu me apaixonei por ele. Sem falar da beleza negra, alta e forte, um homão daqueles.

“- O que é o amor, Cole? Ele lhe deu um pequeno sorriso. – Sentir saudades quando se está longe. A alegria de acordar toda manhã e saber que aquela pessoa está lá e quão abençoado você é por terem mais um dia juntos. Querer o melhor para ele e ele querer o melhor para você. O amor significa muitas coisas, Val, grandes e pequenas.”

Falando dos fatos históricos abordados na ficção deste romance, eu fico sempre impressionada em como o ser humano consegue ser tão desumano. É controvérsia esta frase, mas é a mais pura realidade. É triste ler como podemos ser tão horríveis para com nossos semelhantes, triste que os próprios negros que nasceram livres, eram indiferentes ao seu povo que estava como escravos. Ler como pessoas foram vendidas e tratadas piores do que um animal me doe o coração. Mas ao mesmo tempo fico feliz em saber que sempre há pessoas que agem em contrapartida e salvam a humanidade da desgraça absoluta. Sempre há esperança.

Um livro pequeno, de leitura fácil, emocionante e muito lindo. Confesso que ao chegar ao final fiquei querendo que a autora tivesse escrito um livro contando a história da irmã da Valinda, mas o próximo é uma história independente desta. Fui totalmente arrebatada pela escrita da Beverly e vou ler os próximos lançamentos com o maior prazer.

Boa leitura e até a próxima.

Carolina Finco | Blog Pretenses

11 comentários em "Ventos de Mudança, vol. 01 - Série Mulheres Pioneiras [Beverly Jenkins]"

  1. Oi, Carolina! Acompanhar toda a trajetória de Valinda deve ser algo incrível! Uma trama que traz recortes históricos de dor e crueldade, mas que carrega a essência de luta, sonhos e esperança. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse livro! Finalizei a semana passada!
    Amei a coragem da Val e Drake já é crush

    ResponderExcluir
  3. Foi excelente a Arqueiro trazer essa autora .Eu sempre gostei dos romances de epoca ambientados nos EUA porque sempre retratam personagens fortes. E agora temos uma autora negra retratando a vida dos negros e suas lutas e isso é maravilhoso.
    Quero ler o mais breve possível

    ResponderExcluir
  4. Representatividade importa demais e sim, esses livros podem até parecer simples, mas não há nada de simples. Há uma luta, toda uma luta de um povo, de uma mulher negra e forte.
    E oh, todos os livros estão muito elogiados.
    Claro que espero ler em breve e me emocionar.
    Beijo
    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Uau! Eu já tinha visto esse livro por aí, mas pensei se tratar de romance de época, bom saber que não é. Gostei dessa premissa envolvendo fatos históricos dos EUA, é algo que me chama muita atenção. Por tudo o que falou, certeza é um livro que vai me conquistar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Essa é a segunda vez que vejo alguém falando desse livro, e apesar de antes não ter parado para saber mais da história, agora eu quero muito ler!
    Parece ser muito boa e poderosa.
    Vou adicionar na minha lista.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu quero muito conhecer a escrita dessa autora, de fato é muito triste quando lemos o quanto o ser humano pode ser cruel, (e infelizmente alguns continuam sendo) enfim, doida para conhecer esse casal.

    ResponderExcluir
  8. Carolina!
    Gosto muito de romances históricos, ainda mais quando trazem relatos dos cenários bem detalhados.
    E como é bom ver uma autora que escreve sobre a origem de sua raça e sobre tudo que passaram para atingir um objetivo maior.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Os livros dessa série trazem mulheres bem fortes e inspiradoras, e retratam realidades duras que ainda não mudaram completamente.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. A Arqueiro sempre arrasando nesse quesito né, estou bem curiosa com essa história, justamente por toda representatividade que ela carrega e em se tratando de romance de época, já sei que vai ser “batata” me apaixonar (risos).

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Aii tô louca para ler ele!
    E pela sua resenha deu pra ver o quanto é lindo e emocionante.
    Além de ser importante ler sobre racismo, luta por igualdade e tal, e esse livro tem muita representatividade .
    Fiquei com dó do noivo da Valinda kkkkkk
    Mas esse Drake parece ser mó homão também kkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir