acompanhe o blog
nas redes sociais

20.10.22

O Exercício da Incerteza: Memórias [Drauzio Varella]

Drauzio Varella

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Que Drauzio Varella é um dos médicos mais conhecidos do país isso todo mundo sabe. Principalmente por sempre estar na mídia, falando há anos sobre doenças e tratamentos, enfim, aqui e ali Dráuzio Varella, esse médico carismático e de voz acolhedora, sempre está a mercê do país com intuito de fazer a população se informar, se questionar e tomar iniciativas seja qual for a campanha ao qual esteja fazendo.

O Exercício da Incerteza: Memórias
Título: O Exercício da Incerteza: Memórias
Autor: Drauzio Varella
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Biografias de Cientistas
Páginas: 296
Edição:
Ano: 2022
Onde comprar: Amazon

Ler O Exercício da Incerteza, faz parte de um projeto pessoal meu de ler cada vez mais livros de não ficção e até mais técnicos, o que tenho feito em meu próprio ritmo ao longo do ano. Esse projeto pessoal me fez interessar por este livro em questão e proporcionou-me uma experiência e visão sobre a área da medicina que até então não tinha, e o conhecimento que possuía era apenas preconcebido.

O livro é um compilado de memórias, capítulos curtos que narram suas experiências, aflições, conquistas e frustrações. Inicia-se com o Drauzio relatando um pouco da frustração de ter passado em segundo lugar em medicina na USP, algo que almejava muito, mas queria ser em primeiro. Relata ainda que naquele momento queria estar a sós com o pai, e não com a madrasta presente. Só pela primeira página, Drauzio me conquistou.

Não que me agrada a sua frustração, mas pelo modo como logo de cara apresentou o que o livro se tornaria: uma conversa bastante franca, amiga e pautada na realidade, o que aproxima ainda mais o leitor a experiência.

Realmente confesso que não esperava uma leitura introspectiva como de fato foi. Na minha concepção, aguardava um livro técnico, cheio de termos complicados e mais rebuscado no campo da medicina. Fico feliz que foi totalmente o contrário.

“Você passou em segundo lugar na USP. Não vai ficar chateado por não ser o primeiro’, ela acrescentou, como se tivesse notado a sombra fugidia que me turvara o espírito. [...] Lamentei não estar a sós com ele, talvez para lembrarmos do que tínhamos vivido juntos até ali, para continuarmos quietos ou para que eu pudesse abraçá-lo e quebrar o embaraço que a aproximação física nos causava.”

Durante a leitura, vemos o quanto o desejo em ser médico sempre se fez presente para Drauzio. Ele vivenciou momentos em sua vida, numa época com poucas informações, situações aos quais hoje em dia são facilmente resolvidas pela disseminação de notícias e até mesmo do acesso à saúde pública, apesar de ainda haver pessoas em insegurança a ter esse direito.

Nessas experiências, Varella fala até das mentiras que os médicos precisavam contar aos pacientes. E aqui estou falando da doença chamada câncer. Na época ouvir que estava com câncer era considerando uma sentença de morte. Então, a fim de amenizar o sofrimento do paciente, mentiam e inventam uma palavra menos dramática.

“Com a justificativa de que se tratava de uma mentira piedosa, a maioria dos médicos e familiares do paciente negava ao principal interessado o direito de conhecer a natureza do mal que o afligia. Doentes operados de câncer de estômago ouviam que o cirurgião retirara uma úlcera gástrica, câncer de próstata virava prostatite infeccionada, câncer de pulmão se transformava em micose nos brônquios.”

Nesse momento da leitura me lembrei de quando pequeno sempre ouvia esse temor sobre o câncer. Ao anunciar a doença de alguém sempre falavam "Aquela doença" ou simplesmente "fulano está com C.A.".

Um dos marcos da leitura é quando Drauzio fala sobre a criação do SUS, e de como impactou a vida das pessoas terem acesso a saúde pública.

“Minha geração teve o privilégio de assistir à maior revolução da história da medicina brasileira: a criação do SUS. É pouco provável que ocorra outra com tamanho alcance social, uma vez que o SUS se tornou o maior programa de saúde pública do mundo e de distribuição de renda no país.”

Drauzio revisita neste livro, todas as suas principais memórias de vida pessoal e médica. Apesar de não ser uma real biografia, podemos considerar que os textos presentes aqui cumprem o papel de querer ser. Os capítulos são extremamente curtos de no máximo 3 a 6 páginas, o que torna a leitura mais fluida. Sempre queremos ler mais um capítulo.

O Exercício da Incerteza é daqueles livros para se aprofundar ainda mais no que está lendo. Depois de ler certos capítulos, sai a procura de mais informações pela internet a cerca do que o Drauzio estava falando, seja sobre determinada doença, ou como os motivos sobre o porquê tal coisa veio acontecer.

É uma leitura intimista, narrado em primeira pessoa, e o tempo todo parece que estamos cara a cara tendo aquela conversa com o Drauzio. Indico bastante para todos, principalmente para aqueles que não estão acostumados a leituras de não ficção. Garanto que o seu preconceito por livros assim irá acabar.

13 comentários em "O Exercício da Incerteza: Memórias [Drauzio Varella]"

  1. Oi, Douglas! Ler o que Dráuzio tem a dizer, toda a sua experiência, suas memórias e sua visão sobre a medicina deve ser algo enriquecedor. Gostei de saber que a linguagem é bem acessível, sem tantos termos técnicos.

    ResponderExcluir
  2. Drauzio é praticamente o médico da família brasileira.
    Nos programas de TV ele fala de maneira fácil clara e direta e ele conseguiu passar isso nesse livro

    ResponderExcluir
  3. Tive oportunidade de ler um livro do médico tem muito tempo e na época também pensei que encontraria um tanto de termo médico e fui pega de surpresa por ser o contrário.
    Acho muito importante relatos assim, ainda mais de uma forma tão poética, quase, e sim, com informações que vamos usar no nosso cotidiano!!!
    Ainda não conhecia esse livro, mas com certeza se puder, quero ler!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Deve ser fantástico o livro, pois Dráuzio tem uma enorme vivência na medicina, com diversos tipos de pacientes e diversas doenças. Outro livro dele que deve ser muito bom é o que conta as histórias das cadeias.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho me aventurado pouco em não ficção, mas todas as experiências foram positivas, então gostei de conhecer um pouco sobre esse livro.
    O fato de fugir dos termos técnicos e ser um livro intimista, uma conversa franca entre autor e leitor me chama atenção. Acho que posso gostar da leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Douglas!
    O Drauzio já tem essa simpatia e popularidade no sentido de se fazer entender sem termos complicados.
    Uma vida longeva e carregada de experiências que no livro, divide com seus leitores. Bom aprender com a experiência de alguém que passou por várias fases da medicina.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Já vi algumas reportagens com o Dráuzio, relembrando sua experiência com o Carandiru e também tive essa sensação, o da proximidade e entrega total com cada um de seus pacientes, e principalmente com a profissão que se entregou de corpo e alma. Realmente deve ser uma leitura intensa, principalmente por ele ter mostrado muito de seus sentimentos, até da vida pessoal. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu admiro muito o trabalho que o Dráuzio faz! É muito impactante e importante
    Tenho outro livro dele, mas ainda não li, é o Estação Carandiru, acho que vai ser uma das minhas próximas leituras!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ola
    Dráuzio Varela demonstra sempre ser uma pessoa simples que procura sempre fazer o melhor ,dar o melhor conselho .Dificil achar um profissional tão carismático como ele.Gosto sempre de ouvi- lo seja na tv ou no YouTube.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Douglas!
    Não costumo ler livros de não ficção ou livros biográficos, mas achei interessante O Exercício da Incerteza, gosto da maneira fácil e direta que o Drauzio Varella costuma falar... Se a oportunidade surgir lerei com certeza.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Douglas,
    Fiquei curiosa qual seria a abordagem desse livro, gostei de ver na resenha que não segue para uma linha mais técnica, mas sim como uma conversa franca.

    ResponderExcluir
  12. Olá! É sempre muito bacana ler esse tipo de livro, e conhecer um pouco mais de personalidades tão importantes do nosso país.

    ResponderExcluir
  13. Eu admiro demais o trabalho do Drauzio, inclusive já li umas pinceladas desse livro o que só aumentou minha vontade de ler e esse trecho que você colocou sobre o câncer me tocou bastante, pois a menos de um mês, perdi uma tia para essa doença, e os métodos utilizados pelos médicos foram iguais, mesmo nos dias de hoje, ela se foi sem saber o que realmente tinha, foi impossível não se emocionar, e tenho certeza de que isso acontecerá em mais de um trecho da leitura.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir