acompanhe o blog
nas redes sociais

13.12.23

Canções de Um Sonhador Morto & Escriba-sinistro [Thomas Ligotti]

Thomas Ligotti

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

A grande magia do mundo literário é essa vastidão de gêneros, universos, estilos, que nos surpreendem sempre. A cada dia vamos esbarrando com novos autores ou autores veteranos, que não sabíamos de sua existência. É o caso de Thomas Ligotti. Só tive conhecimento de sua grandeza, após essa oportunidade de ler suas obras.

Canções de Um Sonhador Morto & Escriba-sinistro
Título: Canções de Um Sonhador Morto & Escriba-sinistro
Autor: Thomas Ligotti
Tradutor: Débora Landsberg e Renato Marques
Editora: Suma
Gênero: Terror
Páginas: 408
Edição:
Ano: 2023
Onde comprar: Amazon

Esse livro nos apresenta suas duas primeiras coletâneas de contos de horror. E, o que posso adiantar é que foi uma experiência bastante peculiar. No início senti uma certa dificuldade, pois, além da narrativa ser bastante descritiva, ficava com a sensação de que era tudo muito bizarro/estranho. Passada essa primeira impressão, as coisas fluíram de maneira satisfatória. Outro ponto interessante é que, mesmo não havendo cenas grotescas, violentas, ou coisas parecidas, a atmosfera densa se fez presente durante boa parte de cada conto. Foi nesse ponto que entendi o que significa horror filosófico, e o Ligotti é mestre nesse gênero.

“Dizem que a morte é um grande despertar, uma emergência das mistificações da vida. Rá, só me resta rir. A morte é a consumação da mortalidade e - para revelar um grande segredo - apenas salienta as imperfeições mortais. Claro que é preciso um grande mestre para arrombar um par de olhos pós-morte depois de serem costurados pelo Dr. Morte. E mesmo depois essas criaturas têm pouquíssima utilidade.” Posição 1316

A escrita do autor é um dos grandes pontos positivos de suas obras. Confesso que fui surpreendido, pois não aprecio narrativas excessivamente descritivas, e acabei sendo fisgado por ela. A riqueza de detalhes, tanto dos cenários, como situações, cria uma atmosfera única, tanto na trama em si, como na relação leitor x obra. Consegui visualizar tudo o que estava lendo, e, em alguns momentos, ficar com a sensação de estranheza vividas pelas personagens.

“Loucura, caos, confusão até os ossos, devastação de inúmeras almas - enquanto berramos e perecemos, a história lambe o dedo e vira a página. A ficção, incapaz de competir com o mundo em termos de vivacidade e da dor e efeitos prolongados do medo, compensa a seu próprio modo. Como? Inventado meios mais bizarros para fins ultrajantes. Dentre esses meios está, claro, o sobrenatural. Ao transformar provações naturais em sobrenaturais, achamos força para afirmar ou negar seu horror simultaneamente, para saborear e sofrê-lo ao mesmo tempo.” Posição 2848

Em relação a parte gráfica, a editora está de parabéns. A capa é bonita, e a diagramação interna é simples e agradável para os olhos. Encontrei alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura.

Finalizo a resenha indicando aos amantes de contos de terror/horror, com uma pegada mais próxima a estranheza/bizarrice, e que apreciem uma narrativa bastante descritiva.


14 comentários em "Canções de Um Sonhador Morto & Escriba-sinistro [Thomas Ligotti]"

  1. É a primeira vez que vejo falar sobre o autor e sobre esse livro.
    O colorido da capa é bem chamativo e condiz com o teor do livro. Que Me parece ser bizarro também pois não estou acostumada a let livros como esse.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fascinada pelo terror/horror! Mas confesso que não conhecia esse jeito mais narrativo e detalhado!
    Aliás, nem conhecia o livro pela capa, que remete a tudo, menos ao gênero e isso é fascinante!!!
    Eu amei e se puder, claro que quero ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Dom!
    Nunca tinha ouvido falar em "horror filosófico" e fiquei bem interessante.
    E gosto de escrita descritiva. Imagino que em um livro de terror, seja ainda melhor.
    Vou procura o livro, não conhecia o autor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Não conhecia esse autor e nem esse termo horror filosófico , parece que ele tem uma ótima escrita que prende o leitor que gosta desse tipo de leitura.Não curto leitura assim.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Primeira vez que vejo algo sobre esse livro, e confesso que não fiquei com muita vontade de ler ele.
    Achei interessante isso de horror filosófico, irei pesquisar para saber mais sobre isso

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. realmente não conheciam esse autor, porém achei interessante a indicação acho que uma das coisas mais difíceis e que mostra o talento de um autor(a) nesse gênero é passa essa atmosfera tensa mesmo sem utilizar muita violência e cena grotescas.

    ResponderExcluir
  7. Tão bom quando nos deparamos com novas histórias e autores, né? Ainda mais quando são obras mais antigas. Primeira vez que leio algo sobre esse livro, e achei interessante, apesar de não ser fã do gênero. Bom saber que, mesmo com a narrativa descritiva, os contos conseguiram te agradar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei bastante interessado, pois ainda não conheço o autor. Eu gosto de contos de terror, e essa atmosfera bizarra pode ser interessante diante da narrativa. Já adicionei aqui na minha lista de interesse para 2024.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nardonio!
    Até gosto de contos, mas não sou muito fã de terror/horror.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Hahaha, então acho que dessa vez essa indicação não é para mim (risos), confesso que fujo de enredos assim, apesar de esse ser bem peculiar.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nardonio! Como grande fã do gênero, já fiquei super curiosa para conferir esse livro. Achei bem interessante isso de horror filosófico e toda essa bizarrice ganhou minha atenção. Já vou adicionar aqui!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nardonio! Como grande fã do gênero, já fiquei super curiosa para conferir esse livro. Achei bem interessante isso de horror filosófico e toda essa bizarrice ganhou minha atenção. Já vou adicionar aqui!

    ResponderExcluir
  13. Olá! O titulo do livro e a capa já dão uma dica do que esperar da leitura não é mesmo, e vou confessar que quando o assunto é terror eu fujo um pouquinho das histórias.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nardonio! Como grande fã do gênero, já fiquei super curiosa em conferir esse livro. Achei bem interessante isso de horror filosófico e toda essa bizarrice ganhou minha atenção. Já vou adicionar aqui!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir