A Revolução dos Bichos [George Orwell]

Ed. Companhia das Letras, 1945
 – 152 páginas:
A revolução dos bichos, publicada inicialmente em 1945, é uma sátira ao regime comunista da antiga união soviética, escrita por um autor descrente do socialismo. Utilizando-se de figuras de animais, num livro fino e fácil de ler, com um final inesquecível, o autor retrata a história de corrupção e traição da Rússia na época de Stalin.

Pessoalmente acho que de uma maneira simples, numa história quase infantil, esta “fábula” desmascara o ideal comunista. Mesmo tendo lido este livro muito nova, cheguei um tempo a acreditar em alguns políticos, a achar que realmente iriam fazer “diferente”, pois se panfletavam como trabalhadores. Hoje, infelizmente para mim, não acredito mais em política e cada vez mais me lembro desta imperdível leitura, que se mantém atual até os dias de hoje.

"Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder. " ( Abraham Lincoln )

Para entender um pouco mais sobre a revolução Russa de 1917 e primeira guerra mundial e ao mesmo tempo entreter-se num ótimo romance histórico, leia “Trilogia O Século - Vol. 1 - Queda de Gigantes [Ken Follett]

Sinopse:

Sentindo chegar sua hora, Major, um velho porco, reúne os animais da fazenda para compartilhar de um sonho: serem governados por eles próprios, os animais, sem a submissão e exploração do homem. Ensinou-lhes uma antiga canção, exaltando a igualdade entre eles e os tempos prósperos que estavam por vir, deixando os demais animais extasiados com as possibilidades.

Nota: As fábulas são composições literárias em que as personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias geralmente terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. (Fonte: Wikipédia)

19 comentários:

Rodolfo Euflauzino disse... [Responder]

Querida Gi, não tive este olhar de fábula, quando iniciei a leitura já sabia algo sobre ela e me deparei com uma metáfora tão bem engendrada sobre o estado totalitário que me remeteu a outras obras, tais como Gattaca do cinema.
Já que você citou Lincoln, cito Lord Acton: "Todo o poder corrompe: o poder absoluto corrompe absolutamente."
Fiquei chocado com esta obra e em minhas últimas leituras deparei-me com "A lacuna", que mesmo tendo inserções fictícias, trata de farsa montada por Stalin para derrubar Trótski. A história é feita á imagem do conquistador e na maioria das vezes não conseguimos nem vislumbrar parte da verdade.
Este livro é um clássico e deveria estar na biblioteca de todo leitor que se preze.

Felipe Souza disse... [Responder]

História é uma das minha matérias favoritas e estudei a Segunda Guerra no ano passado.Gostei do assunto,mesmo sendo trágico.Gostei da idéia de satirizá-lo,só não gostei da capa ter um porco,não gosto de porcos.Ah,Gisela,não desista de nossa política,se desistirmos aí sim ela piorará verdadeiramente.Voltando ao livro,realmente gostei,ri só de ler a sipnose.Beijos para todos.

Gisela M. Bortoloso disse... [Responder]

Rodolfo, o autor queria retratar o revolução Russa, mas acho que se aplica aos ditadores latinos americanos também. As revoluções iniciam-se com grandes idealistas, mas acabam gerando mesmo são grandes ditadores e o povo é sempre que sofre.

Rapha disse... [Responder]

Nossa, eu nunca havia ouvido falar sobre este livro, apesar nao gostar mto sobre regimes politicos e tal, achei mto interessante!!
Vou pesquisar mais a respeito :)

Beeijos
Rapha - Doce Encanto

Entre Fatos & Livros disse... [Responder]

OI!

Eu sempre fui doida para ler esse livro. Está na minha wishlist há séculos, só me falta oportunidade e tempo. Espero resolver logo esses problemas.

BjoO
Pri
Entre Fatos e livros

Gisela M. Bortoloso disse... [Responder]

Pessoal, por este livro ser muito antigo, existe na internet vários .pdf disponíveis para leitura. E como é fino, fica fácil de ler no computador ou mesmo de imprimir.
um abraço a todos.

Ander disse... [Responder]

Parece ser um livro muito interessante e bom, tenho curiosidade de ler, só não agora, estou com uma lista gigante de livros para ler na frente, e não estou dando conta rsrs :/

.тнiαgσ αυgυรтσ disse... [Responder]

Valeu a dica, Gi.
George Orwell faz uso de metáforas para evidenciar sua aversão a todas as formas de autoritarismo, o que torna sua obra muito especial e, evidentemente, muito aclamada. "Um dia, conseguiremos distinguir a diferença entre porcos e homens!"

E pra quem quiser, vai o livro em PDF, arquivo hospedado no 4shared:

http://www.4shared.com/document/xtmURjWq/A_Revoluo_dos_Bichos.htm

Selma Marina de Souza disse... [Responder]

Nossa, eu assisti o filme "A Revolução dos Bichos" achei fantástico, mas não sabia que tinha o livro :) Nossa, vou colocar na minha listinha agora HAHAHA :D

Tiago disse... [Responder]

Eu li esse livro por indicação de uma prima minha. Eu sabia um pouco do que esperar da leitura, mas achei fantástica. Gosto do George Orwell.

Aline Gasparini disse... [Responder]

Esse livro parece ser bem interessante. Confesso que a capa não chamou a minha atenção, porém não podemos julgar um livro apenas pela capa né? Adorei a sua resenha, sem dúvida vou inclui-lo na minha lista de leitura.

Beijos&beijos
Book is life

Sra.Bates disse... [Responder]

nossa, to querendo muito ler esse livro, está na minha listinha de proximas aquisições, poréém, lá na bienal, no estande da Companhia das letras tava tão caro! ;v

Júlia Schneider disse... [Responder]

Esse é um livro muito interessante e atual, pois eu também acreditava nos ideais de comunismo, só que esse livro nos mostra que isso não funciona na realidade, que na teoria é tudo muito bonito, mas não passa de uma teoria. chega a ser uma leitura infantil, mas com um olhar mais apurado conseguimos ver a sátira do autor. Recomendo a todos que leiam, vale a pena.

Vanilda disse... [Responder]

Esse é um dos livros que considero clássicos e que têm que ser lidos, mas eu mesma ainda não li, apesar de sempre esbarrar em citações coisas a respeito dele. A mensagem é riquíssima e ainda terei meu exemplar.

Adriana disse... [Responder]

Eu tenho este livro mas nunca o li , ganhei da uma amiga e ela me contou um pouco de sua história e me recomendou o filme que por sinal é muito bom e também bem antigo. Ele é realmente surpreendente e engenhoso.

Thamara Silva disse... [Responder]

Esse livro tive que ler para uma prova no ensino médio por isso achei que seria mais um livro maçante de se ler, mas é ótimo muito bem escrito e os personagens são muito bem descritos cada um representando o idealismo de cada...É um livro muito bem pra quem vai estudar ciências sociais o que não é a minha praia, mas gostei do livro.

Jennifer disse... [Responder]

Tive que ler esse livro para um trabalho escolar e assumo que não gostei muito, mas a ideia que o livro passa como animais idealistas tomam o controle da fazenda e no final, não conseguem distinguir porcos de humanos, e por trás de tudo isso Orwell fez uma critica sobre a Revolução Russa que deixou um aspecto um tanto, quanto, interessante...

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!