acompanhe o blog
nas redes sociais

12.9.14

Se Eu Ficar [Gayle Forman]

Ed. Novo Conceito, 2014 - 224 páginas:
      A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar... 

Onde comprar:



Mia não cresceu em uma família completamente "normal". Com pais punks e extrovertidos, ela cresceu num mundo rodeado por música. Era de se esperar que Mia também desenvolvesse uma paixão por rock e punk como seus pais, mas oque ocorreu foi justamente o contrário, já que a paixão dela é a musica clássica. Ela e sua melhor amiga, Kim, dividiam o mundo em dois grupos: os que namoravam no Ensino Médio, e os que namoravam na faculdade. Para Mia, ela pertencia ao segundo grupo, até que Adam surge em sua vida. Adam é o clássico adolescente descolado. Punk, feroz e sentimental, não demora muito para que o amor dele e de Mia floresça.

Mia é uma violoncelista nata, e acabou de fazer uma audição para uma conceituada academia de música. Adam é guitarrista e sua banda está cada vez fazendo mais sucesso pela região. A vida deles estava o mais feliz possível, até que o impensável acontece. Em uma ida para a casa dos avós, a família de Mia sofre um acidente de carro, acidente que a mesma acompanhou sem nenhum sequer piscar de olhos. Após seu corpo ser arremessado do carro, que estava estraçalhado, Mia continua consciente, ela avista seu pai, sua mãe, e avista a ela mesma, em coma.

Ela acompanha tudo de perto, os paramédicos chegando, ela sendo levada para o hospital, as operações realizadas em seu corpo sangrento e machucado. Ela acompanha a conversa dos médicos, das enfermeiras, dos paramédicos, assim como tudo que acontece ao seu redor.

Mia encara a morte cara a cara. Perdeu os pais, não sabe se perdeu o irmão, então que razão ela teria para querer acordar? Segundo uma das enfermeiras, a decisão é toda dela. O que vai fazer ela ficar? Seu amor por Adam? Seu amor pela música? Sua amizade com Kim?

Nossa, o que dizer sobre esse livro? Eu já tinha lido vários comentários positivos sobre ele, mas não pensei que seria um livro marcante ou inesquecível, para mim seria apenas mais um livro. Que bom que eu estava errado.

Gayle guia o leitor pelos pensamentos do "fantasma" de Mia, junto com relatos dos acontecimentos antes do acidente. A narração é simples, mas tão irresistível que não é fácil parar de ler. Confesso que algumas vezes os pensamentos de Mia são meio parados demais, mas levando em conta que o livro se passa em apenas um dia, isso passa despercebido. Um ponto que pode ser positivo para alguns, mas não foi para mim são as muitas citações de rock que tem no livro. Para quem não é um conhecedor desta cultura, as citações são chatas e algumas vezes parecem bem forçadas, como se a autora quisesse a todo custo fazer uma ligação entre a vida de uma adolescente com uma banda de rock qualquer.

O livro me fez pensar que amanhã podemos não estar mais aqui, e que sua razão de viver pode ser resumida em um instante, e que pode ser levada em um instante também. É realmente emocionante e reflexiva a história criada neste livro, e isso faz com que o leitor se apaixone muito rápido por ele.

A adaptação cinematográfica de Se Eu Ficar, com Chloë Grace Moretz e Mireille Enos, estreia dia 4 de setembro no Brasil. E o segundo livro da série, que se passa 3 anos depois do coma de Mia, será lançado em outubro. Mal posso esperar.

Cortesia da Editora Novo Conceito

Estudante carioca de 14 anos apaixonado por livros e por séries de TV. Li 23 livros em 4 meses de 2014 e 24 em 2013. Membro da Franqueza em Divergente, morador do Distrito 12 em Jogos Vorazes, Moroi em Academia de Vampiros e Caçador de Sombras em Os Instrumentos Mortais.

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

21 comentários em "Se Eu Ficar [Gayle Forman]"

  1. Tbm gostei muito do livro Samuel! Estou louca pra ver o filme e logico ler o segundo livro. Concordo com que você disse sobre as citações de rock e realmente alguns pesamentos da Mia são meio parados, mas me emocionei com o livro em si e ele superou as minhas expectativas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu não imaginava a história assim, sério. Não sabia que o livro se passava em um único dia, não sei se vou gostar disso. Não li nada assim. Eu não gosto de rock, fiquei receosa por ter essas citações. No entanto ainda estou com bastante curiosidade, parece nos trazer uma reflexão bem bacana. Eu tenho o livro aqui, vou lê-lo em breve com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Certamente é uma das minhas próximas leituras. Nos próximos dias devo começar, então, estou bem ansioso para poder ler o livro. Adorei a resenha e minhas expectativas só aumentaram.

    Um abraço!
    http://blogvagandoedivagando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que a história desse livro se passa toda num dia só!! Muito bom.
    A premissa é fascinante e deixa o leitor com curiosidade para saber o que será da personagem. Mas acho que é muito mais do que isso, a trama consegue passar uma mensagem e nos fazer refletir sobre nossas próprias vidas. E isso é o mais bacana, na minha opinião.
    Quero muito ler o livro e também quero ver o filme!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante de livros que abordam essas experiências extracorpóreas. Geralmente eles nos deixam reflexões bem interessantes, e também nos fazem pensar o quão rápida pode ser nossa vida. Quero muito ler/assistir, pois a trama me agradou bastante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi muitos comentários sobre esse livro, pessoas que amaram, outras que odiaram e acharam perda de tempo e dinheiro a leitura, mas gosto não se discute, isso eu sei! Depois dessas críticas não estou tão animada para ler o livro, tenho a sensação que vou acha-lo monótono e triste, falo já pensando no próximo livro "Para Onde Ela Foi" que pelo título já me dá uma ideia de qual foi a escolha de Mia, porém não descarto a ideia de ler o livro futuramente.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Samuel
    Tudo bem?
    Já li muito sobre o livro, me cada vez mais fico mais ansiosa quanto a ele. Quero muito lê-lo logo e depois ver o filme hahaha adorei sua resenha!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  8. Eu sou doida pra ler esse livro, acho o enredo dele muito bacana, e a história me parece ter uma trama incrível. Além disso, trata de um assunto não muito comum em livro também, e isso é muito curioso para mim. Só vejo a adaptação cinematográfica depois de ler o livro haha

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho vontade de ler este livro como a maioria.
    Na verdade, eu gostaria um dia, mas tenho muitas prioridades, hehe.
    Eu pensei na estória e relacionei com "E se fosse verdade" que eu amo demais!
    Não sabia que a estória se passa em apenas um dia. Nunca havia atentado para isso...
    Eu fiquei confusa quando soube da continuação, não li a sinopse para não saber se Mia resolveu lutar ou se a estória se passa depois que ela resolveu desistir.
    Este fato me deixou curiosa...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem? ainda quero ler o livro antes de assistir o filme, e como consegui colocar algumas leituras em dia ele já é o próximo da fila!

    adorei a resenha, ela só me deixou ainda com mais vontade de andar depressa para apreciar esta obra que tenho certeza que vai me emocionar!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Eu amo este livro, eu li a algum tempo atras quando foi lançado la fora..faz tempo rsrs, e claro que pretendo re ler assim que puder, mas confesso que não gostei da capa nova, não sou fã de capas com o poster do filme.
    Mas a vida de Mia contada no livro, nos leva a uma vida tão leve..e de repente tudo muda, achei lindo a forma como ela ama seu irmãozinho,
    ansiosa pela continuação..que não deixa nada a desejar(ja li rs),
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Este livro realmente desperta um completa indecisa na minha vida! Não consigo decidir se leio ou não, e apesar da minha melhor amiga ter se apaixonado pela história e de 99% das resenhas serem completas de elogios e realmente não sei o que quero desse livro! Pretendo assistir ao filme, como todo mundo também estou na espera, mas o livro acho que vou esperar um pouco mais! XD

    ResponderExcluir
  13. Engraçado como esse livro divide opiniões, uns acharam bom outros esperava mais. Tenho a impressão que eu vou fazer parte desse segundo grupo mas que bom que o livro foi tão marcante pra você Samuel.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado como esse livro divide opiniões, uns adoraram outros esperavam mais. Eu tenho a impressão que eu vou fazer parte desse segundo grupo mas que bom que foi tão marcante pra você Samuel

    ResponderExcluir
  15. Já li tantas resenhas desse livro e a cada vez me apaixono mais por ele e tenho vontade de começar a ler logo! Já até comprei, só esperando ter um tempo livre pra começar, mas tô quase desistindo de tudo que tenho que fazer só para finalmente ler... Parece ser um livro super emocionante e apaixonante... Tô muito curiosa quanto ao livro e quanto ao filme, que assistirei esses dias...
    Kisses

    ResponderExcluir
  16. Eis um livro que não havia me interessado a primeira vista... mas depois de tanta resenha e ter visto o trailler do filme... fiquei com tanta vontade....

    ResponderExcluir
  17. Eu descobri o filme primeiro que o livro e de cara fiquei louca para assisti-lo. Quando soube que era baseado em um livro fui logo procurar e já adicionei a minha lista de desejados. Pelo sua resenha, o filme parece ser bem fiel ao livro. Espero poder lê-lo em breve, assim como a continuação. É tão bom ler um livro quando a gente não espera muita coisa e então se surpreende.

    ResponderExcluir
  18. A propaganda, o marketing que a Novo Conceito fez com esse livro foi de arrebentar.
    Quero muito ler a obra e o enredo parece incrível. A história parece muito emocionante, Samuel.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Interessante que essa trama foi lançada anteriormente, mas não fez tanto sucesso como agora.
    A NC focou bem no trabalho de marketing!
    Gosto quando tramas alternam passado e presente, ;)

    ResponderExcluir
  20. A trama não me chemou atenção, não tenho vontade de ler esse livro. E uma amiga com o gosto parecido com o meu chegou a abandonar o livro, já vi que ele não é para mim.

    ResponderExcluir
  21. Os pensamentos dela não são parados apenas comuns, não podemos esperar que o autor seja maravilhoso, já que não somos melhor que eles. Se eu ficar tem continuação: Para onde ela foi

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir