acompanhe o blog
nas redes sociais

19.8.15

Por Um Toque de Ouro - Trindade Leprechaun, Vol. 01 [Carolina Munhóz]

Ed. Fantástica Rocco, 2015 - 272 páginas:
      Depois do bem-sucedido O reino das vozes que não se calam, criado em parceria com a atriz Sophia Abrahão, a escritora Carolina Munhóz estreia em vôo solo na Rocco com “Por um toque de ouro”, o primeiro volume de uma série inspirada pelas lendas irlandesas cuja trama tem início no St. Patrick’s Day, o mais importante e celebrado feriado do país. Mistura de fantasia e chick lit, o romance é ambientado na Dublin contemporânea e protagonizado por uma jovem ligada ao mundo fashion que descobre ser herdeira de uma rara linhagem Leprechaun, o que a ajuda a ter sucesso em tudo o que faz, mas também a faz correr constante perigo, já que muitas pessoas têm interesse em se apoderar de seus dons.

Onde comprar:


Ao ver um livro da Carolina Munhóz entre as opções pra resenha, vi a oportunidade de, finalmente, conhecer a escrita da autora, afinal, li vários comentários de suas obras e a cada um deles, minha curiosidade em ler só fazia aumentar.

A história gira em torno de Emily, a jovem herdeira de um verdadeiro Império da moda, com sede na Irlanda. Leva uma vida sem a mínima responsabilidade: Festas, bebedeiras, sexo e fofocas, são rotina em sua vida. Tem uma beleza que chama a atenção da mídia e de seus seguidores nas redes sociais. Já em relação a sua personalidade, é uma daquelas garotas extremamente mimada e arrogante.

Um ponto que achei interessante foi a autora abordar a Mitologia Leprechaun. Para quem não sabe, os Leprechauns são aquelas figuras mitológicas da Irlanda, os anõezinhos com vestes verdes e que são guardiões dos potes de ouro que ficam ao final do arco-íris. Também podem ser conhecidos como Duendes ou Gnomos. Como nunca tinha lido nada que os abordassem, achei bem legal esse trabalho de pesquisa dela.

Em relação a narrativa da Carolina, gostei bastante, pois é leve e fluida. Já a questão personagens não me agradou. Não consegui simpatizar com nenhuma delas, principalmente a protagonista e seu melhor amigo. A Emily é simplesmente insuportável. Se acha o centro do universo e é metida a poderosa. Muito de seu comportamento se deve a criação permissiva que teve dos pais, e do “melhor amigo-capacho”, Darren, que faz questão de tratá-la como uma soberana no mundo dos reles mortais. Aliás, esse Darren é seu único amigo, pois a mesma faz questão de não cultivar os outros integrantes do pequeno grupo de amizade, achando que eles não estão ao seu nível e que a invejam por sua beleza, riqueza e popularidade.

Outra coisa que não me agradou muito foi a motivação da personagem. Imaginei que a garota ao descobrir sua verdadeira natureza, iria lutar por algo mais grandioso, tipo, salvar o mundo de uma ameaça perigosa, ou de um tirano que iria escravizar os humanos ou algo parecido, mas o que vi, pelo menos nesse primeiro volume, foi uma motivação, até certo ponto, particular. Não posso falar qual, pois creio que seja spoiler. Agora é torcer para que a Carolina faça com que a Emily amadureça muito e dê uma causa mais “nobre e abrangente” a qual lutar. Pelo final desse livro, isso tem tudo para acontecer.

Para uma primeira experiência com a escrita da autora foi uma leitura satisfatória. Pretendo ler outros livros dela, inclusive as continuações dessa série.

http://www.skoob.com.br/por-um-toque-de-ouro-444024ed503115.html

 Cortesia da Editora Rocco
Nardonio Almeida
Pernambucano, formado em Artes Cênicas e apaixonado por teatro e livros. Descobriu-se leitor depois de um empurrãozinho de uma amiga. Virginiano, pé no chão e que adora a calmaria. Leitor de quase todos os gêneros literários. Afinal, quando a trama é boa, o gênero é o que menos importa.

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

11 comentários em "Por Um Toque de Ouro - Trindade Leprechaun, Vol. 01 [Carolina Munhóz]"

  1. Acho linda demais a capa desse livro, adorei sua resenha.
    Bom, o livro parece bem interessante, que pena que a autora não abordou bem a personagem, não curto muito livros em que a personagem é infantil, mas pretendo ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Ainda não tive a oportunidade de ler um livro da Carolina Munhóz, mesmo ouvindo muitos bons comentários. Por um toque de ouro era um livro que pela sinopse eu havia me interessado. Na resenha, vi que tem uns pontos negativos que costumam me desanimar em relação a leitura, como o fato da personagem não agradar. Mas por ser uma leitura leve espero gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. DomDom!
    Abordar um tema como a mitologia Irlandesa é um grande atrativo para mim, porque admiro muito.
    Agora uma protagonista que se sente superior, já não me agrada muito.
    Como é uma série, pode ser que a autora faça com que Emily cresça... vamos ver, né?
    “A vida é muito importante para ser levada a sério.”(Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nardonio! Esse livro vai entrar naquela categoria do 'sem saber se leio ou não' rs. Curto muito o gênero fantasia e já não sou fã de chick lit. O tema abordado pela autora é outro ponto super positivo e que me deixou curiosa em conhecer. Mas, personagem mimada e arrogante não me agrada nem um pouco. Prefiro aguardar os próximos volumes para descobrir se melhora ou não.

    ResponderExcluir
  5. A capa desse livro é linda, mas pena que o conteúdo não agradou a muitos, inclusive você. Adoro essas histórias que tem um toque de fantasia, e esse tinha tudo para agradar a muitos, né? Mas, infelizmente a protagonista ficou a desejar =/
    Não li ainda, e estou nessa dúvida: Leio ou não?
    Adorei a resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca li algum livro que abordasse essa mitologia em questão, talvez porque fantasia não é um gênero que eu leia com frequência, porém gosto de dar espaço para ele de vez em quando.
    Apesar do ponto positivo que é a mitologia abordada, admito que torci o nariz para a descrição de Emily. Eu não consigo suportar personagens mimados, assim como não suporto pessoas mimadas. Este detalhe é uma pena, pois um livro depende muito de seus protagonistas e espero, que a autora fala que sua personagem principal cresça e mude de atitude.
    Não sei se lerei o livro, até porque a personagem botou uma duvida na minha cabeça, por isso esperarei a resenha dos próximos volumes antes de ter uma decisão conclusiva.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Falou em fantasia já me desanimou. Esse tipo de livro não me atrai em nada. Já li alguns e sinceramente não gostei muito. Prefiro não ler.

    ResponderExcluir
  8. Desde que vi o lançamento desse livro fiquei interessada nele, mas quando li que a protagonista era uma garota mimada e arrogante desanimei um pouco, detesto personagens assim, portanto, também sou a favor de que a Emily amadureça.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Assim como você, Nardonio, a minha curiosidade apenas aumenta quando vejo uma resenha, ou um simples comentários, sobre a autora Carolina Munhóz. Dizem que ela tem uma escrita ótima para leitura, assim como você confirmou em: "satisfatória". Quero ler esse livro, e, também, continuar até o fim da série.

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Adoro a capa desse livro.
    E é horrível quando não simpatizamos com a protagonista,dá aquela vontade de entrar no livro e fazer ela acordar pra vida,e também espero que ela amadureça.E eu adoro a cultura irlandesa então isso foi um ponto que me agradou demais no livro.E eu não sabia que se tratava de uma série,agora é aguardar o lançamento dos próximos.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Desde que vi o livro pela primeira vez gostei bastante da capa e adorei saber que temos a Mitologia Leprechaun abordada no livro gosta bastante de conhecer novas mitologias e essa e uma que ainda conhecia, também gostei bastante de a historia se passar na Irlanda, mas fiquei com um pé atras pelos personagens !!!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir