acompanhe o blog
nas redes sociais

5.1.16

Alien [Alan Dean Foster]

Alan Dean Foster
Ed. Aleph, 2015 - 326 páginas:
      A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade. 


Veja o preçor:



Confesso que não assisti o filme de 1979 de Ridley Scott por motivos simples de medo de filmes desse tipo. Por isso ao escrever a resenha, não vou ser capaz de fazer muitas comparações com Alien, o oitavo passageiro. Meu único contato com essa ficção científica foi com o game de 2014: Alien Isolation. Durante a leitura, consegui pegar algumas referências da Nostromo que também estiveram presentes no game, sendo uma ótima experiência.

Alien traz a história de 7 tripulantes (e o gatinho Jones!) da nave cargueira Nostromo, que era responsável por trazer à Terra uma refinaria de petróleo. Na maior parte da viagem, os tripulantes ficam em hibernação, sendo somente acordados quando necessário: quando houver uma emergência ou ao chegar ao destino estipulado. A história se inicia justamente quando os habitantes da Nostromo acordam com um pedido de socorro, em um planeta perto do quadrante na qual a nave se encontrava. Como procedimento padrão da Companhia (que financiava a viagem), a tripulação é responsável por verificar o pedido de socorro vindo do planeta desconhecido.

Mesmo com a Nostromo já não tão bem em condições físicas e de suprimentos, eles vão até o local e mandam uma equipe de reconhecimento: Kane, Lambert e o capitão Dallas, indo em busca de tal pedido. Encontram uma nave perdida, e durante a incursão, Kane é atingido por um espécime alienígena, que gruda em seu rosto por dentro do capacete, imobilizando-o. E a partir daí, é que o suspense se desenrola, quando eles decidem trazer o oficial executivo atingido para dentro da nave.


Alan Dean Foster retrata brilhantemente a tensão entre os tripulantes da Nostromo, a desconfiança constante de Ripley acerca de seus colegas de nave e na minha opinião, Foster também consegue mexer muito bem com a cabeça do leitor, pois mesmo sabendo e esperando a presença e possíveis ataques do Alien, você não sabe quando e onde isso irá acontecer. Nunca esperei ter esse tipo de sentimento durante uma leitura. A cada esquina que um personagem virava era mais uma dúvida e eu sofria junto a cada instante. Confesso que fiquei bastante curiosa para ver o filme após a leitura, pois mesmo fazendo o caminho inverso que de muita gente, acho uma obra complementa a outra facilmente.

A edição da Aleph mais uma vez está magnífica. As páginas interiores contêm folhas em verde e preto, e inclusive no final do livro contém também duas entrevistas: uma com Sigourney Weaver, a atriz que interpreta a Ripley do filme de 1979 e com Ridley Scott, diretor do filme. Foi uma oportunidade ótima acabar o livro contando com tais entrevistas, pois de tá uma perspectiva diferente da história que você acabou de ler. A Aleph está de parabéns por trazer esses clássicos ao Brasil novamente! Sendo assim, só resta recomendar a leitura, para que vocês tenham a oportunidade de conhecer o suspense e tensão passada pelos tripulantes e dar de cara com o Alien pelas páginas do livro.


 Cortesia da Editora Aleph
Pâmela Fardim
20 anos e Estudante de Psicologia. Bookaholic, apaixonada por músicas lindas. Maratonista de seriados de carteirinha, companion perdida do doctor e seguidora de Sherlock Holmes, Patrick Jane e Cal Lightman. Pensa em um dia conhecer o Reino Unido e é fã de uns caras conspiradores que tocam em uma banda chamada Muse.
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

21 comentários em "Alien [Alan Dean Foster]"

  1. Oi Pâmela, ainda não assisti o filme, vi apenas o segundo filme do Alien x Predador. Não me interesso muito não, acho bem feio e pesado, haha. Mas a resenha da obra me entusiasmou um pouco. Talvez no futuro (não tão próximo, hahaha) eu venha a lê-lo. Seu texto como sempre ficou ótimo. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros de suspense/terror, e esse parece ter tudo isso e ainda ficção científica, ou seja, três gêneros que eu adoro. Já assisti muitos filmes do Alien, e estou super ansioso para ler o livro. Essa edição é uma das mais lindas que eu já vi, gostei muito. A resenha está ótima.
    ABRAÇOS :)
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já vi o filme em sites para download, mas nunca tive curiosidade em assistir. Sobre o livro: a resenha me deixou bastante intrigada e curiosa. Fiquei aqui imaginando o que aconteceu a Kane que foi atingido por um espécime alienígena e já criei uma teoria sem nem ler o livro. Muito legal o livro nos prender e surpreender. Vou procurar o livro para lê-lo, porque além da história ter me interessado, ainda amo ler livros que misturam ficção, suspense e terror!

    ResponderExcluir
  4. Esse não faz muito meu estilo de livro, :/ Mas quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
  5. Não lembro de ter visto o filme, até porque na época eu sequer havia nascido e posteriormente adquiri um medo louco de aliens, depois de ver algum filme do qual não me recordo o nome - pode ser o filme desse livro, mas duvido muito.
    Ficção-científica é um gênero no qual não me aventurei muito, e não entra no meu top gêneros, mas vez ou outra alguns livros chamam a minha atenção.
    Fiquei curiosa quanto a tensão e desconfiança que permanecem no ar diante da leitura, mas não sei se chegaria a ler Alien. Entretanto, não descarto a ideia.
    Ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Gostei do filme, mas não leria o livro. Sei lá... não faz muito meu estilo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Pâmela, apesar de gostar deste tipo de filme, não me vejo tentada a ler este livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi Pâmela,
    Não sou muito fã deste estilo de leitura, mas sou sempre aberta a experimentar, quem sabe por curiosidade não role uma leitura!! Bjss

    ResponderExcluir
  9. Vi o filme,mas me recordo bem pouco,tenho vontade de ler.
    Ah,o gatinho Jones,que fofo(sim,é um livro com Alien assustador,e aqui estou falando que é fofo só por causa do felino)!O clima de tensão que o autor conduz me agrada.Parece bonita a edição com algumas folhas em verde e preto internamente,a editora Aleph está caprichando.

    ResponderExcluir
  10. Como sempre as edições da Aleph são incríveis, sou louca pelos detalhes e tal, mas enfim, nunca li o livro e nem vi o filme, resumindo, nunca tive nenhum contato com o universo do livro, mas tenho muita vontade de ler ele pelo simples fato do enredo ser completamente diferente, além de sem um livro muito elogiado pela crítica.

    ResponderExcluir
  11. Como sempre as edições da Aleph são incríveis, sou louca pelos detalhes e tal, mas enfim, nunca li o livro e nem vi o filme, resumindo, nunca tive nenhum contato com o universo do livro, mas tenho muita vontade de ler ele pelo simples fato do enredo ser completamente diferente, além de sem um livro muito elogiado pela crítica.

    ResponderExcluir
  12. Assisti ao filme - na adolescência curti bastante filmes nesse estilo - e confesso que prefiro assistir do que ler, portanto, Alien é um livro que eu não leria. Mas amei a resenha e não tenho dúvidas de que esse livro é uma ótima dica pra quem gosta de ficção científica com suspense e bastante tensão.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    A edição da Aleph arrasou com a edição do livro que ficou linda, ainda não conhecia o filme nem o livro mais a historia pareceu bem interessante e tensa, mais não é o tipo de leitura que gosto de fazer !!

    ResponderExcluir
  14. Pâmela!
    Já assisti todos os filmes do Alien e adoro.
    Agora quero ler essa edição maravilhosa da editora, assim fico completinha.
    “Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  15. Jeeesus essa capa me deu medo ein hahaha, bom não conheço essa obra e muito menos o autor, nem sequer ouvi falar do filme (que desinformada) mas enfim, pela resenha achei bem interessante, porém não faz o meu tipo :( , quem sabe quando acabar a minha pilha enorme que tenho para ler ,talvez eu dê uma chance para Alien.

    ResponderExcluir
  16. O autor de Alien conseguiu transforma uma história, na minha imaginação, de terror em um suspense científico de forma maravilhosa. Gostei muito como ele cria uma trama de tensão envolta de muitas questões e dúvidas sobre tudo e todos.

    ResponderExcluir
  17. Gtee o filme é mto legal e o livro não poderia ser diferente! Me chamou mta atenção a forma com que o autor transformou a história! Adorei!

    ResponderExcluir
  18. Pâmela, Alien não me agradou muito, não por ser uma história fraca ou uma narrativa lenta, mas por pertencer a um gênero que li e não gostei do que encontrei. A história dos tripulantes e suas viagens é muito boa, o ideal do livro em provocar pequenas intrigas também é ótima e cria o clima de suspense essencial.

    ResponderExcluir
  19. Assisti aos filmes e adoro.
    Fico sempre super tensa.
    O livro parece ser super bom e me interessei.
    Por ter visto os filmes será boa a leitura, já posso imaginar esses bichos nojentos e babões, hahaha.
    Parabéns a editora pelo lançamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Pâmela. Eu não leio muitas ficções científicas e também não assisti a referência inicial, o filme. Mas, este livro publicado pela Aleph me surpreendeu o suficiente para me interessar pela história dos tripulantes, as situações de perigo e o suspense colocado no livro. Gostei.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir