acompanhe o blog
nas redes sociais

16.3.16

As Crônicas de Gelo e Fogo: Vol. 4 - O Festim dos Corvos [George R.R. Martin]

George R.R. Martin
Ed. Leya, 2011 - 644 páginas:
      Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim? 

Ver preço:


O Festim dos Corvos foi o volume mais moroso da série As Crônicas de Gelo e Fogo. O autor dividiu o livro em duas partes, este volume centrou-se em Porto Real e o próximo centrará em acontecimentos ao longo da muralha e do outro lado do mar. Isto foi provavelmente uma das causas dele não ser o meu preferido, já que meus personagens favoritos não aparecerem (Tyrion, Jon, Dany). Além disso, George tornou a história mais introspectiva, mostrando os aspectos psicológicos de seus personagens, o que acabou sendo um ponto positivo, pois passamos a conhecê-los um pouco melhor.

Demorei por volta de um ano lendo o livro e minha lerdeza foi proposital, embromei a fim de dar mais tempo para o lançamento do sexto volume. E pelo visto meu esforço foi em vão, pois mais um ano se passou e nada... O que será de nós, leitores? Seremos fadados e conhecer o fim desta história pela série da HBO? Espero que não.

Nesta obra o título do capítulo é o nome de um personagem e indica a trama tratada, facilitando o leitor a se posicionar, já que o autor abre muitas frentes que se interligam perfeitamente. Neste livro sobressaem-se: Cersei, Jaime, Arya, Sansa, Samwell e Brienne.

Vale um destaque para a rainha regente Cersei, que quer a todo custo governar Porto Real. Cersei sente rancor de seu pai, por ter sido preterida a governar devido ao fato de ter nascido do sexo feminino. Ela sempre se achou mais inteligente que os dois irmãos, e sua arrogância pode lhe custar muito caro.

"- Não acreditaria em metade do que está acontecendo em Porto Real, querida. Cercei cambaleia de idiotice em idiotice, ajudada por seu conselho de surdos, mudos e cegos. Sempre julguei que ela deixaria o reino falido e se destruiria, mas nunca esperei que o fizesse assim tão depressa."

Quem ganha bastante destaque é o núcleo das Ilhas de Ferro com a eleição de um novo rei, já que o rei falecido deixou somente uma filha como herdeira, que mesmo sendo bem preparada para reinar, é enfraquecida pelo fato de ser mulher.

E Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, forçando Jaime a partir para conquista-lo.

A série da HBO que acompanho está se desviando da trama do livro para alguns personagens e isto muitas vezes me confunde um pouco, esqueço se um determinado acontecimento ocorreu no livro ou na TV.

Tenho que deixar bem claro que recomendo muitíssimo a leitura, mas só para um público específico, pois não é qualquer leitor que gosta de obras descritivas com muitos personagens.

Continuo achando que George R. R. Martin tem uma escrita única. Mesmo sendo este volume menos atraente que seus antecessores, ainda assim foi genial.

Clique sobre as capas para ler as resenhas anteriores:

   

Gisela Menicucci Bortoloso
Capixaba, leonina, analista de sistemas e mãe. Apaixonada por livros, sou uma leitora compulsiva e como o tempo é curto, leio em todo o lugar: esperando o elevador, dentro do ônibus, no salão de beleza... Ler é meu prazer e minha paixão!
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

17 comentários em "As Crônicas de Gelo e Fogo: Vol. 4 - O Festim dos Corvos [George R.R. Martin] "

  1. Gisela, por eu ser uma grande fã da série que se passa na HBO, eu sempre tive uma vontade imensa de ler seus livros, mas confesso que a quantidade de páginas que cada livro possui me desanima um pouco, porém ainda quero criar um dia a coragem para ler.
    Eu gostei muito da resenha e de saber como o autor deu uma certa prioridade á alguns dos personagens, destacando-os no livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu meio que gelei quando você falou que passou cerca de um ano lendo, já que o tamanho já é bem intimidante... Mas é uma pena que o autor ainda não lançou o sexto, ainda mais que a série está para voltar.
    Ai que decepção o Tyrion não aparecer! Meu personagem preferido poxa... Pelo menos vai dar mais foco no Sam então? Até gosto dele haha.
    Tenho que admitir, não gosto das Ilhas de Ferros, vou ter que me preparar para esse livro ein.
    Beijos de jujuba!

    ResponderExcluir
  3. querida Gi, você está lendo um livro como eu, rsrsrsrs.
    tenho a saga em casa, mas continuo firme no propósito de só iniciar a leitura quando a saga for toda lançada. será que isso irá acontecer???
    bom... minha curiosidade fez com que eu passeasse em sua resenha e me deu uma vontade enorme de ler. vou me segurar, rs. e se um livro menos atraente levou 5 estrelas, não quero nem pensar nos outros.

    ResponderExcluir
  4. Oii Gi! Ainda não consegui assistir a série e nem ler...qro mto mais tô sem tempo nenhum! Eu to mto anciosa pra conferir! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Vejo as pessoas falarem muito bem sobre as As Crônicas de Gelo e Fogo e meus amigos adoram os livros, mas não foi uma historia que me interessei muito, acho que por ela ser muito grande, mas quem sabe não acabo lendo o primeiro para ver se gosto!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gisela.
    Estou, também, na leitura do quarto livro. A minha pretensão, assim com a sua, era enrolar um pouco devido ao sexto livro.
    Apesar do quarto livro não ser o melhor da série, gostei bastante dele. O desenvolvimento da Cersei e das Ilhas de Ferro estão me agradando bastante. Principalmente a possibilidade de conhecer melhor o povo da ilha.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que nunca me interessei em ler essa série, talvez por não gostar de histórias descritivas com muitos personagens, sei lá... só sei que As crônicas de gelo e fogo é uma série que não pretendo ler.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Sempre ouço falar dessa série, e até tive certo interesse por ela, mas ele acabou murchando com o tempo, apesar das resenhas incrivelmente positivas que costumo encontrar sobre os volumes. Enrolar por mais de um ano a leitura realmente me surpreendeu, mas acho que muitos fizeram isso, uma amiga minha mal suporta a ideia de esperar pelo próximo livro do autor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler essa série, mas estou sem coragem. Os livros são bem grandinhos e quero terminar primeiro os livros que quero tanto ler, para começar a ler esses livros.

    ResponderExcluir
  10. No momento estou lendo o segundo livro da série e adoro a escrita de George R.R. Martin, mas também estou demorando, pois não queria terminar o quinto sem o sexto ter sido lançado. Apesar disso, estou muito curiosa pelos próximos livros e eu diria até que é difícil manter o ritmo lento de leitura. Torço pra que todos os livros sejam escritos e publicados, não quero descobrir o final assistindo apenas a série. A sua resenha ficou muito boa.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  11. Aqui,junto na ansiosa espera pelo 6º livro!
    Minha técnica foi diferente,lembro que li O Festim dos Corvos rapidamente para encontrar logo meus personagens favoritos no próximo,mesmo assim foi uma boa leitura.
    Gi,vá para o último que é de tirar o fôlego!Como é que termina assim..?!Agora é ver a série e torcer pra minha teoria se concretizar.

    ResponderExcluir
  12. Oi Gisela, essa serie esta na minha lista de leitura a um bom tempo eu amo as sinopses de cada um dos livros mas não tive a oportunidade de le-los ainda, a historia parece ser incrivel e parece prender a gente do começo ao fim.

    ResponderExcluir
  13. kkkk
    tentou ler de vagar para ver se lança o próximo? eu já desisti dessa tática, por isso que eu fiz foi parar de vez. essa espera é cruel!! muito! o pior é q já faz tanto tempo q eu comecei a ler a série q eu vou ter que reler, acho q qd eu terminar já tem lançado o próximo, então acho dá p retornar (e ainda bem q existe apêndices eu me perco com a qt de personagens)

    ResponderExcluir
  14. Embora tenha muitas opiniões negativas a respeito do livro na internet, eu gostei bastante das resenhas que destacam os pontos positivos da trama. Pode-se explorar novos pontos de vista e isso é o legal do livro, tanto para o envolvimento do autor e, principalmente, quanto ao leitor.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito dessa resenha. Uma coisa que me deixou chateada na leitura de Dance foi justamente essa proximidade com Festim tem tantos, tantos detalhes, se você não prestar atenção vai se pegar percebendo que deixou passar alguma coisa e tem que reler o livro.

    ResponderExcluir
  16. Ata pensei que tinha passado um ano lendo por que do tamanho e quantidade de páginas que o livro tem.
    Gostei da resenha, porém fiquei mais perdida que cego em tiroteio, acho que por não ter lido os livros anteriores .
    Essa série estar na minha lista para leituras porém só vou considerar quando o próximo livro for lançado.

    ResponderExcluir
  17. Pra mim é o pior livro da série disparado, eu admito que li ele apenas pra dar continuidade à leitura da série que eu gosto tanto, na esperança que Dança com Dragões seja melhor. Em alguns momentos ler esse volume era quase um martírio, por isso foi o livro que mais demorei a ler. Não suportava chegar nos capítulos de Brienne.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir