acompanhe o blog
nas redes sociais

12.4.17

Afine A Forma Em 15 Minutos [Joe Wick]

Afine A Forma Em 15 Minutos
Ed. Rocco, 2017 - 224 páginas:
      Com mais de 900 mil exemplares vendidos no Reino Unido, Afine a forma em 15 minutos se tornou o livro de receitas de maior sucesso da última década no país. O nome (e o corpinho) por trás do fenômeno é Joe Wicks, personal trainer e consultor de nutrição online que tem mais de 1,7 milhão de seguidores em seu Instagram e apresenta o programa The Body Coach no Channel 4 britânico. Contrário a dietas de baixa caloria, que nunca funcionam a longo prazo, Wicks criou um programa de alimentação e exercícios fácil de ser seguido, com receitas variadas e saborosas que podem ser preparadas em apenas 15 minutos. “Mesmo sendo muito ocupado, o fato é que você pode assumir o controle e encontrar um quarto de hora para preparar suas refeições e emagrecer. Isso não é uma dieta rigorosa – é um estilo de vida que transforma o corpo e a maneira de se alimentar para sempre”, afirma. 

Onde comprar:

Uma coisa que já aprendi nos meus vários anos de vivencia é que não existe fórmula milagrosa para emagrecer. Temos que ser realistas, para emagrecer é necessário esforço, perseverança e determinação, pois a única fórmula existente é matemática: Quantidade de calorias ingeridas - quantidade de calorias gastas.

No meu caso, sempre falta um pouco de esforço, ou determinação ou perseverança, por isso já desisti de dietas há muito tempo (mas ainda vivo iniciando regime nas segundas e parando na terça.). Se você me perguntar quanto preciso emagrecer, a resposta é: 3 kg, afinal toda mulher, por mais esbelta que seja, precisa emagrecer 3 kg (não sei quem inventou isso mas é absolutamente verdade).

Mas como disse, já larguei a neura de lado e agora procuro apenas melhorar a qualidade de minha alimentação, porém sempre esbarro em alguns obstáculos: Não gosto de cozinhar, não tenho tempo para cozinhar uma alimentação mais saudável. Por isso, quando vi este livro, o que mais me chamou a atenção foram os "15 minutos". Hoje em dia quem não sofre do mesmo mal que eu? Falta de tempo é fator sine qua non na vida de todos, depois do advento do telefone celular e da internet.

Então, quando alguém anuncia "Receitas e exercícios de 15 minutos para manter a saúde e a forma" quem não fica com os olhinhos brilhando?


Joe Wicks é nutricionista e personal trainer. Percebendo que o maior obstáculo das pessoas para se alimentar corretamente e fazer exercícios é o "tempo", desenvolveu apetitosas receitas, simples e fáceis de fazer. Começou divulgando-as pela internet. Aos poucos seu público foi crescendo e ele fez disso seu negócio, criou o programa "90 dias para mudar e se manter em forma" (90 Day Shift, Shape and Sustain).

"A boa notícia é que pelo meu método você não se priva dos diferentes grupos de alimentos, nem passa fome como na maioria das dietas. Faço uma abordagem completamente oposta a isso, incentivando-o a pensar de forma diferente e a mudar de conduta. Quero que você se alimente mais e mostrarei como pode nutrir o corpo de maneira adequada, queimando gordura e adquirindo massa muscular. Quanto mais massa muscular você ganhar, mais eficiente será o seu metabolismo - o que significa que você poderá se dar ao luxo de consumir ainda mais alimentos. Que vitória!"

Até aqui nada de novo, e não existe mesmo nada de extraordinário, pois como já falamos acima, emagrecer não é mágica. De forma simples e direta, Joe Wicks expõe porque ele acredita que seu método pode dar certo e depois nos apresenta suas receitas.


Eu particularmente só li o livro, ainda não fiz nenhuma das receitas, portanto não sei se elas realmente são fáceis de fazer. Percebi algo que não gosto muito em livros de receitas estrangeiros, que são referencias a alimentos não muito comuns aqui no Brasil, mas isso acontece só em alguns casos, portanto acredito que não será prejudicial no todo. Por outro lado, as fotos nos mostram alimentos que parecer ser bastante apetitosos.

Quanto aos exercícios, ele apresenta o método HIIT de treinamento, que diz ser muito eficaz para queimar gordura. Aqui são mostrados alguns exercícios que podem ser feitos com fotos explicativas.

"O método HIIT envolve breves explosões de máximo esforço, seguidas por períodos de recuperação (ou descanso) de baixa intensidade, ou seja: 20 segundos de trabalho, acompanhados por 40 segundos de descanso. É só repetir a sequência por 15-20 minutos e pronto. Tarefa concluída."


No fim Joe nos apresenta uma tabela semanal com sugestões de alimentação e exercícios. E um lembrete:

"Perder gordura exige tempo, dedicação e perseverança. Você pode e vai emagrecer - é só trabalhar árduo e se alimentar à maneira do programa Afina a forma em 15 minutos."

E aí, quem se habilita?

 Cortesia da Editora Rocco
Gisela Menicucci Bortoloso
Capixaba, leonina, analista de sistemas e mãe. Apaixonada por livros, sou uma leitora compulsiva e como o tempo é curto, leio em todo o lugar: esperando o elevador, dentro do ônibus, no salão de beleza... Ler é meu prazer e minha paixão!
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

19 comentários em "Afine A Forma Em 15 Minutos [Joe Wick]"

  1. OI Gi.
    Eu também preciso emagrecer, na verdade acho essa uma frase clichê de toda mulher.
    Mas eu estou realmente acima do meu peso ideal e eu ao contrario de você até que gosto de cozinhar e aprender umas receitas saudáveis de vez em quando é muito bom né.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi
    Toda mulher sempre quer eliminar uns quilinhos. Super interessante esse livro conter receitas rápidas e saudáveis além de exercícios. ótima dica ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Geralmente nesses livros de receitas sempre tem um ingredientizinho que não dá para achar, aí fico admirando aquela comida sem poder fazer. Também diminuí a neura de seguir dieta ou deixá-la mais restrita, então estou também apenas controlando a quantidade, quanto aos exercícios já experimentei o Hiit e são bons, só requer um pouquinho mais de esforço porque cansa bastane e o tempo é curtinho mesmo, o que me falta são duas coisas da mensagem final, perseverança e dedicação.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gi!!
    Gostei desse livro, achei bem diferente, pois geralmente nos livros de receita não tem isso de exercícios, mas facilita da sua dieta ou alimentação saudável, pois você vai estar se alimentando de forma correta, equilibrada e, fazendo exercícios.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Gi!
    Sofri muito por ser obesa, tinha 118kg e imagina a quantidade de regimes que comecei na vida... Fato é que, só ao passar alimentos saudáveis (comia tanta besteira, afffffe!) que consegui mudar minha situação e hoje tenho peso normal para minha altura, 72kg... No começo foi luta, viu? Mas hoje estou habituada. Agora preciso fazer exercícios, mas como não posso por causa da coluna, só depois que operar, quem sabe coloco as pelancas no lugar...kkkk
    Adorei o livro. Amo cozinhar e se for rápido, melhor.
    “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  6. Fui agraciada com um metabolismo excelente: Como o que quiser e não engordo. Mas confesso que preciso mudar um pouco meus hábitos alimentares. Dietas e exercícios não são comigo, então acho que o livro não me traria dicas que eu aproveitaria.
    Gostei da parte gráfica dele. Está bem ilustrado e chamativo.

    ResponderExcluir
  7. É sempre bom ficar de olho na tal das calorias, sou um pouco barrigudinha mas nada como uma boa caminhada não resolva, mas o livro é interessante e é sempre bom estar mais por dentro das comidas saudáveis e dos exercícios diários.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Gisela, tudo bem?
    Tá aí um assunto que me agrada. De uns dois anos pra cá eliminei 20kg (acredita?! haha) e não existe fórmula e sim mudança de estilo de vida. Hoje não como muita coisa, confesso, mas isso porque decidi mudar meus hábitos alimentares e nossa, aprender receitinhas rápidas como essas é meu sonho *-*
    Já quero esse livro hahaha
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Oi Gisela,
    Eu sou uma pessoa que sofro com o peso a vida toda, entre idas e vindas em dietas mal sucedidas cheguei a conclusão, depois de muitos anos, que todas as promessas feitas por dietas milagrosas não funcionam e se funcionam é por um curto período e de forma prejudicial a saúde. Com a correria do dia-a-dia cozinhar não é prioridade e isso é algo que vem me incomodando, então fiquei realmente interessada no que Joe Wicks propõe neste livro, tanto em relação a alimentação quanto aos exercícios.

    ResponderExcluir
  10. Esforço é o que me falta também para emagrecer, de uma hora para outra meu peso aumentou muito, e para perder ele está sendo meio difícil, e minha alimentação não é a coisa mais maravilhosa do mundo, sempre escuto isso da minha mãe e dos médicos, mas é a falta de tempo que infelizmente não me ajuda. E esse livro super me interessou, pois são coisas rápidas que ajuda a manter a saúde em dia. Vou procurar por ele, obrigado por tem compartilhado ele conosco.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Hoje não temos tempo,a parte do 15 minutos realmente chama a atenção.
    Olha,por enquanto não me habilito não XD

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho que admitir que também preciso emagrecer pelo menos uns 5 quilos mas a vantagem é que já estou a 5 anos com o peso estável. Eu admito que esse livro não me chamou a atenção, não tenho muito tempo pra praticar exercícios físicos. Mas aí uma ótima dica para quem tem tempo e quer emagrecer.

    ResponderExcluir
  13. Oii Gi!! Adorei a dica, ainda mais agora nessa nova etapa da minha vida, vou dar uma olhadinha....
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá!!! Teve uma época em que eu seguia uma dieta, mas depois parei com isso e fiz uma reeducação alimentar. Eu não sou gorda nem magra, estou confortável com meu peso, mas, como quase todos, sempre acho que devo perder um pouco de peso, o livro em si não me interessou muito não, já que no momento, infelizmente, estou sem tempo para praticar exercícios, mas a dica vale para o futuro.

    ResponderExcluir
  15. Eu preciso emagrecer, pois minha roupas estão apertadas kk. É fácil engordar o difícil é emagrecer, o livro parece ser interessante pouco tempo na cozinha é tudo que nos queremos rs. Gostei que tem ilustrações dos exercícios assim fica mais fácil de fazer.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    nossa bem legal esse livro, e bom para quem gosta de fica magrinha, ter uma boa saúde, boa forma e sempre legal isso...mas eu estou bem como estou, não leria isso não mas adorei bastante o livro!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Achei bem interessante esse livro, realmente um dos maiores problemas acaba sendo o tempo, pois e pouco tempo para muita coisa, por isso fiquei interessada nesse livro, parecem ser lições fáceis e praticas que ajudam muito !!

    ResponderExcluir
  18. Minha dificilmente foi sempre ganhar peso e não perder, por isso Afine a forma em 15 minutos não é para mim, mas minhas irmãs vivem brigando com o peso então vou indicar esse livro para elas, vai que dê certo?!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Interessante e atual o tema do livro. Receitas que levam apenas minutos são bem uteis para o tempo corrido que vivemos, mesmo que o objetivo não seja o emagrecimento é sempre bom manter uma dieta saudável. O método HIIT apesar do pouco tempo de exercício parece ser mais cansativo que e o método "normal", pois exige uma explosão muito grande durante o exercício.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir