acompanhe o blog
nas redes sociais

10.5.17

50 Ideias de Matemática Que Você Precisa Conhecer [Tony Crilly]

50 Ideias de Matemática Que Você Precisa Conhecer
Ed. Planeta do Brasil, 2017 - 216 páginas:
      Para entender e se encantar com a matemática quem inventou o zero? Por que há 60 segundos em um minuto? Qual o tamanho do infinito? Onde é o ponto de encontro das linhas paralelas? O professor Tony Crilly explica, em 50 ensaios claros e concisos, os conceitos matemáticos – antigos e modernos, teóricos e práticos, cotidianos e esotéricos – que permitem entender o mundo. Do zero e dos algarismos romanos ao último teorema de Fermat e o grande enigma da hipótese de Riemann, o pi, números primos e o infinito, esse livro conta coisas que não foram ensinadas na escola, incluindo o que o cálculo, a estatística e a álgebra realmente fazem e os usos muito reais dos números imaginários. Ao iluminar as grandes ideias da relatividade, a teoria do caos, os fractais, a genética e os hiperespaços e ao revelar o raciocínio não dito atrás do Sudoku e da revelação de códigos, loterias e apostas, administração financeira e juros compostos, esse livro é o levantamento perfeito para esse assunto, muitas vezes intimidador, mas sempre essencial. 

Onde comprar:

OUTRA VISÃO DO MUNDO

Começo confessando que não gosto de matemática! Mas como então, fazer uma resenha de algo que você não gosta? Essa foi a ideia ao ler o livro 50 IDÉIAS DE MATEMÁTICA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER. Tentei, mais uma vez na minha vida, dar uma chance para a matemática. E realmente fiz a coisa certa.

"Não há pressa com este livro. Vá com calma e descubra o que essas ideias, de que você pode ter ouvido falar, significam de verdade."

Impossível negar que, se a matemática fosse ensinada com seu contexto histórico, muitas das coisas, seriam deliciosas de aprender. O livro me surpreendeu do começo ao fim, e veja, eu nem gosto de matemática. Cada uma das ideias, no caso formulas, números, tudo da matemática, é apresentado em capitulo de 4 paginas, totalmente objetivo e com muito contexto histórico, o que leva o leitor a uma verdadeira viagem dentro dos números.


"Encantadora para alguns, instigante para outros, a matemática vem ganhando admiradores de todas as idades que descobrem o inevitável: não dá para compreender o mundo sem entender minimamente o pensamento matemático."

São tantas informações que você se sente imerso na matemática. Para quem é fã e adora o assunto, tenho absoluta certeza que a viagem será incrível. Para ajudar, este livro faz parte da série "50 IDÉIAS DE... ", que vai abordar diversos assunto absolutamente interessantes, e se você, leitor, quer tentar coisas novas, este é um ótimo caminho. Altamente recomendável!!!


 Cortesia da Planeta Livros Brasil
Marcos Graminha
Marcos Graminha é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

24 comentários em "50 Ideias de Matemática Que Você Precisa Conhecer [Tony Crilly]"

  1. Oi Marcos, não sou fã de matemática, mas também não a odeio e achei a ideia do livro bem interessante. Imagino que seja legal aprender matemática através de seu contexto histórico e os capítulos com apenas 4 páginas devem dar muita agilidade ao livro. A série como um todo parece ser bem legal ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!
    Adorei a proposta dessa "série", dar uma introduzida ao tema sem ser maçante. Eu que adoro matemática com certeza vou gostar. Concordo que se matemática deveria ser ensinada no contexto histórico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Gosto muito de matemática, acredito que essa visão diferente de como aprender a matéria deve ser interessante, gosto muito de quando misturam matérias diferentes até pq tudo é interligado xD
    Já vi que tem um ali de filosofia tbm, quem sabe eu acabe gostando se ler ele hahaha

    ResponderExcluir
  4. Marquinhos!
    Até entendo as pessoas não gostarem de uma parte da matemática, aquela mais complicada, cheia de fórmulas esdrúxulas que raramente serão usadas, entretanto, temos de pensar que a matemática está presente no nosso dia a dia de forma constante e desde os primórdios, antes mesmo da criação da roda que já lida com conceitos matemáticos. Pare e pense um pouco... ela está presente em nossos atos cotidianos de várias formas.
    Gostaria de ler o livro.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A resenha é ótima mas tbm ñ é um livro que eu curtiria a leitura. Por que? Talvez por eu ñ ser fã de números, matemática e afins.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de o livro aborda uma temática super interessante, confesso que o assunto abordado não me desperta interesse, até entendo que e apenas uma introdução da matemática, no entanto não e algo que me prende a leitura. Dos livros citados acima, pelo fato de estar graduando em psicologia o título 50 ideias... de psicologia me chamou e muito a atenção, e por isso pretendo ler.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Pra ser sincera não gosto nd d atam´tica viu Marcos... rsrs
    Essa dica eu vou deixar pra quem ama números que não é o meu caso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu também não gosto de matemática, mas realmente, se a gnt aprendesse todo o contexto histórico seria bem mais interessante! Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Que interessante pois sou daquelas que a matemática era meu carma na escola, muito complicada odiava rs. Com o livro parece ser mais fácil o entendimento e deve até nos fazer gostar dela.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Nunca fui muito boa em matemática mas sempre acho necessária para tudo que fazemos no dia a dia, mas deixaria a leitura para quem realmente curte .
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcos!
    Nossa, o livro realmente deve ser muito bom, daqueles que transformam qualquer tipo de pessoa, nesse caso levando-a a gostar de matemática haha. A série toda é bem atrativa, mas me interessei principalmente pelo da história do mundo.
    Abraços =D

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos.
    Já eu Ao contrário de você gosta de matemática desde que eu aprenda Estou até pensando em fazer faculdade de contabilidade então Acho que sim Este é um livro para mim com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Adoro matemática, estou apaixonada por cálculos financeiros e quero muito fazer contabilidade, então acho que me identificaria muito com esse livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Marcos
    Olha,o título me deixou com um pé atrás,estou com você no time dos que não são muito atraídos por essa área,mas pela resenha a abordagem do livro parece interessante,gosto de entender o contexto e a lógica.

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos,
    Nunca fui muito fã da matemática, mas até que gostava e ainda gosto, até porque uso um pouco ela no meu dia-a-dia (claro que só o básico, nada de expressões complexas). 50 ideias de matemática que você precisa conhecer é um livro para curiosos sobre o tema e para deixar de lado a ideia de que matemática é chato e dispensável.

    ResponderExcluir
  16. Olá Marcos!
    Também nunca gostei muito de matemática, mas geralmente tirava notas boas nas provas dessa matéria kkk vai entender...
    Mas é muito legal essa sua iniciativa de dar uma outra chance a algo que você não gosta!
    parabéns ;)

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos!
    Eu não conhecia esse livro. Ao contrário de você eu sou perdidamente apaixonada por maremática, física, química. Tanto é que escolhi engenharia como profissão. Quero essa coleção para mim *-*
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  18. Olá! Muito bacana esse série de livros, acho que para quem está estudando é um importante aliado que pode auxiliar a entender melhor, principalmente a matemática, que é uma matéria tão odiada por muitos, eu particularmente gosto muito.

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    eu não gosto de matematica e ler um livro sobre ele, ai que fico doida mesmo...kkk
    Mas e bem interessante esse livro, com certeza devem explicar varias formula porque foram projetada assim, tão complicada..E bom pra quem gosta né!

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Já cheguei a gostar de matemática no meu tempinho de escola, mas era sempre o básico, quando tentava aprofundar, aí as coisas desandavam de um jeito, que pelo amor... kkk Mas achei bem interessante a pegada do livro, dá vontade de pegar e tentar entender, dessa vez, haha!

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Esse é um tema que também não me gera muito interesse, mas lendo a resenha fiquei bem curiosa sobre o conteúdo desse livro, achei bem interessante essa forma diferente de o autor trazer a matemático, por gostar de curiosidades fiquei interessada nesse livro !!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, amei a ideia muito bacana mesmo, eu também não sou muito fá de matemática não, mas acredito que esse livro vai ser super legal de ler, não somente ele, mas todos da série né, tentarei dar uma chance a eles, acredito que é muito valido né, conhecimento nunca é pouco.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  23. Também não gosto de matemática, mas vez por outra necessito dela e ter um livro como esse que pode nos incentivar a gostar desse matéria é incrível, pois começando a conhecer mais sobre as coisas legais fica mais fácil enveredar por assuntos mais difíceis.

    ResponderExcluir
  24. Oi.
    Achei a proposta desse livro e da série em si, muito interessante e rica em conhecimento. Gosto de matemática e estou sempre estudando, então com certeza o livro é uma dica valiosa.
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

siga no instagram @lerparadivertir