acompanhe o blog
nas redes sociais

4.6.18

O Destino De Tearling, Vol. 03 - Série A Rainha Tearling [Erika Johansen]

Ed. Suma de Letras, 2018 - 448 páginas
- "Desde que assumiu o trono de Tearling, Kelsea Glynn passou de princesa inexperiente a rainha destemida. Sua busca por justiça fez com que todo o reino mudasse com ela, mas quando os inimigos que fez ao longo do caminho ameaçam destruir seu povo, ela toma uma decisão inimaginável: se rende à Rainha Vermelha em troca de salvar Tearling. Sem as safiras, sem seus homens de confiança e trancafiada em Mortmesne, Kelsea precisa de novo recorrer ao passado, às experiências de mulheres que viveram antes dela, buscando em suas histórias a saída para uma situação impossível. O jogo está para terminar, e o futuro de Tearling será revelado de uma vez por todas."

Onde comprar:

“Ninguém mais no Tearling conseguia ver o mundo melhor de Tear, muito menos arrumar coragem para lutar por ele.”

A série Tearling é uma daquelas poucas trilogias das quais me faz querer dar continuidade, me deixando compulsivo por querer mais e mais respostas e me inserindo no mundo criado. Para esta resenha decidi dar mais da minha opinião do que simplesmente comentar seu enredo e logo após tecer uma linha crítica sobre determinados pontos. Então vamos lá.

O mundo criado pela Erika Johansen é simplesmente único. De forma original ela conseguiu criar uma fantasia que não é fantasia, com desdobramentos científicos, viagens no tempo e portais mágicos. Isso é algo extremamente louvável, até porque juntar esses elementos fazendo-os dar certo, é completamente difícil. A desenvoltura que ela teve em tecer uma trama bem intricada, bem fechada, com uma explicação digna é para poucos.

Os personagens são merecedores de troféus por se enquadrar nos títulos de melhores, pois nossa querida Kelsea tem um posicionamento perfeito e admirável, sem contar com outros diversos protagonistas que nos são apresentados e acompanhamos vendo uma construção à altura do que devem ser. E conseguiram ser.


Durante a leitura várias perguntas vão encontrando suas respostas, vão se posicionando no seu devido lugar. Peças sem encaixe ficam completas nos direcionando a um final que poderia ser excelente se a autora não tivesse optado pelo o que acabou fazendo. Descobrimos quem é o pai de Kelsea, e de cara temos uma solução meio piegas, forçada até, que não acabou fazendo diferença alguma para o que pensávamos desde o início. Isso se dá com o final do livro também.

“Mas tinha começado bem antes disso, todos os vícios antigos da humanidade retornando. Kelsea os sentiu mesmo em Katie, que foi criada por uma das tenentes mais antigas e de mais confiança de Tear.
Até Katie tinha dúvidas. Talvez nós não sejamos capazes de ficar satisfeitos, pensou Kelsea, e a ideia pareceu abrir um buraco dentro dela. Talvez a utopia seja inalcançável.”

A trilogia em si é incrível, fenomenal, mas Erika decidiu nos entregar um final simples e fácil de ser resolvido, não foi aquela coisa surpreendente que ao menos eu gostaria que fosse. Outro fato relevante a ser dito é que algumas coisas parecem que a autora acabou esquecendo ou apenas não quis dar continuidade. Falo de certos pontos que ela foi conduzindo durante os outros dois livros e nesse ela deixou passar despercebido ou não deu mais importância, como se quisesse apagar da nossa memória o que tínhamos lido.

“Havia sangue em suas mãos. Ela olhou para as palmas, tentando lembrar. Os dias haviam virado um borrão desde que seu mestre morreu. Daquele momento em diante, Brenna não percebia o tempo como algo concreto, só um rio no qual, de tempos em tempos, ela resvalava na margem.”

Conhecemos alguns personagens novos, alguns marcantes, outros nem tanto e mesmo assim de extrema valia, e assim vamos acompanhando um desfecho “aceitável”, pois aparentemente não teremos mais nenhuma continuação, mas sigo na esperança de ser lançado um quarto, ou séries derivadas no mesmo mundo, já que a complexidade permeia cada página.

Clique nas capas para ler as resenhas dos livros anteriores:



Douglas Brandão
Geminiano, formado em Magistério e futuro professor de História. Mora na Bahia e louco por livros. Um pouco ciumento e orgulho. Fanático por Harry Potter e chegou a receber o apelido de "Vírgula" por sempre dar uma opinião ou comentário, porque sempre usa "Entretanto", "Contudo" e "Todavia" por ser sempre "Do Contra". Sincero ao extremo e venho para compartilhar meu gosto de leitura com vocês.
Cortesia do Grupo Companhia das Letras
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

20 comentários em "O Destino De Tearling, Vol. 03 - Série A Rainha Tearling [Erika Johansen]"

  1. Oi, Douglas.

    Por ser o último livro da série e por as emoções estarem à flor da pele, ele tende a ser muito denso, com grandes acontecimentos.

    Um detalhe que tenho que ressaltar, é que a Kelsea me passa uma imagem de personagem forte.

    Enfim, é uma série que quero muito ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Douglas,
    Nos últimos anos tenho tentado passar longe de trilogias e séries, mas, de vez em quando, tem uma ou outra que me chama atenção e a série Tearling é uma delas. Ao unir tantos elementos diferentes em um gênero onde, geralmente eles não são aplicados, a autora se arriscou para criar essa história. Risco este que agradou a muitos leitores no primeiro livro, mas que foi deixando a desejar nas sequências pelo que pude acompanhar de algumas críticas. Acho que a grande questão aqui está na conclusão e no caminho escolhido por Erika para chegar nela. Com um potencial tão grande é uma pena não ter algo mais impactante ou até mesmo marcante para que o fim fosse exatamente o que este universo criado merecia. Contudo, ainda espero ter a chance de ler esses livros e pode ser que história me reserve algumas surpresas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Douglas, pena esse último não ter sido tão surpreendente quanto você esperava, mas pelas resenhas que tenho visto dessa trilogia, essa é uma história interessante e mesmo com esse desfecho um tanto quanto piegas rsr, pode ser que eu resolva lê-la mais a frente ;)

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa trilogia mas fiquei bem curiosa. A kelsea já me conquistou por ser forte e destemida mas fiquei contende de ver que os outros personagens também nos conquistam fácil. Pelo visto a escrita da Erika é bem envolvente e ela não deixou pontas soltas nesse livro o que motiva muito o inicio da leitura. Adoro fantasias e quero muito ler essa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Douglas,
    Eu fiquei sabendo desses livros faz pouco tempo, mas não sabia muito do que se tratava. Fiquei interessada, mas você falando que não foi tão surpreendente, me desanimou um pouco :/

    ResponderExcluir
  6. Olá Douglas,

    Não conhecia essa trilogia, mas fiquei bem curiosa, realmente juntar todos esses "ingredientes" em uma obra é difícil. Uma pena que o desfecho não tenha atingido todas as suas expectativas, mas como está "na moda" acho que talvez eles publiquem algum livro de contos ou algo do gênero que supra essa lacuna deixada no fim da trilogia. Gostei muito da resenha, me deixou curiosa para conhecer a obra.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  7. Estava lendo agorinha a resenha do primeiro livro em outro blog que acompanho e tal qual aqui no blog, ela é maravilhosa e só tece elogios ao primeiro volume!
    Ruim o fato de saber que a autora não surpreendeu no final, coisa que talvez tenha deixado um arzinho de tristeza nos leitores. Mas acredito que isso não desmereça de forma alguma todo o trabalho que ela fez com Kelsea e todos os demais personagens.
    Li também sobre a adaptação e não vejo a hora!
    Espero ler a trilogia em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Para falar a verdade não conhecia essa trilogia.Fiquei interessada,uma pena o desfecho não atinguir as espectativas mas só pela resenha por sinal muito bem feita estou com vontade de ler para ver se algo pode me pode me surpreeender...

    ResponderExcluir
  9. Olá, Douglas!
    Tenho conhecimento desta trilogia, mas ainda não li.
    Quero muito ler porque mesmo que o terceiro livro deixou muitas coisas de lado, o enredo vale a pena ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu quero muito ler essa trilogia, já li varias resenha dos livros anteriores e é uma historia muito diferente e maravilhosa, com certeza esse ultimo tem um desfecho muito incrível, espero ler em breve.

    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. Olá Douglas,
    Ainda estou na dúvida se quero ou não ler a trilogia, mas tenho que dizer que tudo o que li sobre ela foram elogios.
    Não dá para negar que o mundo criado é bem original, difícil uma história em que absolutamente todos os personagens conquiste, no caso, até mesmo o vilão, é um ponto super positivo.
    Pena que foi deixado algumas coisas de lado, já percebi que em trilogias/séries isso tende a acontecer infelizmente...
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Douglas!
    Confesso que não tenho curiosidade em conhecer o mundo criado pela Erika Johansen e assim acompanhar as aventuras de Kelsea... Mas que pena que a autora não finalizou a trilogia com um final surpreendente, e acho também bastante negativo os fatos que a autora começou a contar ao longo da história e acabou deixando de dar continuidade nesse último livro, detesto quando isso acontece!...
    Mas enfim, quem sabe ela não escreva uma continuação futuramente, os fãs da série Tearling com certeza vão agradecer...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Douglas!
    Confesso que não tenho curiosidade em conhecer o mundo criado pela Erika Johansen e assim acompanhar as aventuras de Kelsea... Mas que pena que a autora não finalizou a trilogia com um final surpreendente, e acho também bastante negativo os fatos que a autora começou a contar ao longo da história e acabou deixando de dar continuidade nesse último livro, detesto quando isso acontece!...
    Mas enfim, quem sabe ela não escreva uma continuação futuramente, os fãs da série Tearling com certeza vão agradecer...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Douglas!
    Muito triste ver um final de séries que traz ainda mais novos personagens e nos plots são criados, deixando a história original quase não dá tempo de findar.
    Não li ainda nenhum dos livros da série.
    Um final de semana cheio de luz e paz!
    “Sou uma pessoa insegura, indecisa, sem rumo na vida, sem leme para me guiar: na verdade não sei o que fazer comigo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Estou bem empolgada para ler essa trilogia, apesar de tudo ela parece ser ótima, amo histórias de fantasia, doida para acompanhar a jornada da Kelsea.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Douglas!!
    Mais uma série chega ao fim, mas parece que sempre os autores deixam um ponta solta com a criação de novos personagens. Ainda não tive oportunidade de ler a série Tearling, mas quem saber mas para frente não adquira esses livros.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito das capas dos livros e senti realmente vontade de mergulhar nesse universo. Já havia lido as resenhas anteriores e essa mistura de fantasia com elementos científicos envolvendo portais e viagens no tempo acho simplesmente fascinante e sabemos o quanto é difícil elaborar um bom enredo assim, porque envolve uma pesquisa bem séria. Esses pontos que a autora não explorou no desfecho do enredo e também um final sem nada surpreendente e grandioso foi realmente uma pena. Merece um livro bônus agora para alegria dos fãs.

    ResponderExcluir
  18. Oi Douglas!
    Tenho o primeiro vol e estou ansiosa pra ler, tentei incluir na meta de Maio e e este mês mas não vou conseguir ler d novo, mas em breve qro tentar e espero curtir a leitura.
    O enredo parece ser bom e a escrita da autora tbm.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Douglas,
    Tanto o final com desfecho simples e a parte de ter esquecido ou não ter continuado pontos iniciados nos livros anteriores é um tanto frustrante.
    O que chamou minha atenção foi a viagem no tempo, pensei que era uma fantasia épica, essa junção me surpreendeu.

    ResponderExcluir
  20. Ta aí uma série que eu quero muito ler!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir