acompanhe o blog
nas redes sociais

25.2.19

Cruéis, Série Pretty Little Liars #16 [Sara Shepard]


Já fazem sete anos desde que me adentrei no universo de Pretty Little Liars. Seja assistindo a adaptação para as telinhas ou acompanhando todos os lançamentos da série de livros, por todo esse tempo estive ligado em Spencer, Hanna, Emily e Aria. Sendo assim, diversas resenhas e comentários já foram feitos a respeito de todos os volumes dessa obra que se tornou um dos maiores sucessos entre o público jovem.

Título: Cruéis
Autor: Sara Shepard
Tradutor: Fal Azevedo
Série: Pretty Little Liars
Editora: Rocco
Gênero: Young Adult, Suspense e Ação
Páginas: 336
Edição:
Ano: 2016
Onde comprar: Amazon

São ao todo 16 livros que compõem a saga de mistério adolescente, o que sem dúvidas é um número exagerado e que por diversas vezes desagradou os leitores por estender demais a trama apenas para resultar na venda mais cópias.

De qualquer maneira, Cruéis é finalmente o último volume e promete pôr o ponto final na história. Agora, as belas mentirosas são as principais suspeitas do assassinato de Alison e aguardam o julgamento em liberdade. Spencer, Hanna, Emily e Aria sabem que na verdade Alison está viva e que são as reais vítimas da história, porém não são muitos que acreditam nelas devido à fama de belas mentirosas que caiu sobre as mesmas.

“Você vai ficar bem. Se ela pudesse acreditar que isso era verdade.”

Agora, sem muita esperança de um julgamento justo e a cada dia mais apreensivas em saber que Alison continua livre e tramando contra o grupo de amigas, as quatro protagonistas intercalam os capítulos de Cruéis amedrontadas com a grande possibilidade de irem para trás das grades.

O livro apresenta o mesmo ritmo que todos os outros quinze volumes da série; é uma leitura leve e que passa rápido, com capítulos curtos e com pontos de vista diferentes. A escrita de Sara Shepard se mantém simples e objetiva, realmente focada ao público jovem e que procura uma leitura interessante, mas leve.

Para evitar spoilers, vou evitar comentar sobre o aguardado final da trama, mas posso dizer que a última reviravolta poderia ter sido mais trabalhada e que, apesar de desempenhar seu papel de desfecho, pareceu meio vazia e simples demais.

Porém, é certo dizer que Cruéis cumpre o que promete e entrega um bom final á Pretty Little Liars, que não chega a ser nada espetacular, mas que também não peca em manter a mesma essência que a série teve durante todos esses anos de publicações.

Se você quiser conhecer um pouco sobre os livros anteriores desta série, confira as resenhas:
01: Maldosas
02: Impecáveis
03: Perfeitas
04: Inacreditáveis
05: Perversas
06: Destruidoras
07: Impiedosas
08: Perigosas
Livro extra: Os Segredos mais Secretos das Pretty Little Liars
09: Traiçoeiras
10: Implacáveis
11: Estonteantes
12: Devastadoras
13: Arrasadoras 
14: Letais
15: Venenosas
16: Cruéis - Resenha Atual

14 comentários em "Cruéis, Série Pretty Little Liars #16 [Sara Shepard] "

  1. Admito que já pulei a série milhares de vezes. Não por não curtir, apenas aquele lance de sempre ir colocando séries na frente e esta ir ficando meio que na geladeira.
    Não pode ser a toa que a série até hoje é uma das mais queridas dos fãs e vira e mexe, a gente percebe que mais e mais pessoas vão começando a curtir.
    Eu nunca li também nenhum dos livros, mas confesso que deu maior vontade ler depois de tudo que li acima.
    E parece ter sido um encerramento de acordo com tudo que a série apresentou antes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a chance de conhecer a escrita da Sarah, e confesso que nem a série assisti.
    São tantos livros que sinto uma certa preguiça.
    Mas valeu pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Samuel! Que final diferente da série, caramba. Eu assisti e eu amei, mas agora fiquei na dúvida. Não sei se leria porque são muitos mas bateu uma curiosidade.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Além de nunca ter ouvido falar, essa série eu passo, não por ser juvenil, mas por ter inúmeros volumes. Salvo exceções, eu já acho trilogias chatas e arrastadas, que dirá 16? Provavelmente por se tratar do ultimo livro, fiquei boiando na resenha, entendi que tudo gira em torno de 4 personagens e um assassinato, fora isso, se tem spoiler ou não (como tu disse querer evitar), não me diz nada ahahahahah.

    ResponderExcluir
  5. Oi Samuel,
    Conheço a história, mas não tinha noção da quantidade de livros, oh lord,16?!É preciso coragem para começar...
    Pena que a última reviravolta não foi espetacular, mas é bom ver que a escritora manteve o ritmo e não alterou sua essência.

    ResponderExcluir
  6. Olá Samuel!
    Com tantos títulos tem que ter muito corajoso para se lançar nesse universo. Eu nuca tive contato com a escrita da autora nem assisti à série mas tenho vontade. Porém acho que a autora poderia ter construído um final mais arrebatador visto que os fãs aguardavam ansiosamente pelo desfecho. A escrita ser simples é um quesito bem agradável e o pontos de vista nos fazem ficar mais conectados com as personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Samuel,
    Acompanhei as primeiras temporadas da adaptação de PLL, mas nunca tive muita curiosidade em ler os livros, principalmente por se tratar de uma série com muitos volumes. Com certeza, para quem acompanhou cada livro, Cruéis trás uma grande expectativa para a conclusão dessa história. Acho que um ponto positivo é a escrita fluida da autora, algo que já muitos leitores comentarem, mas também concordo que não era necessário tantos livros, pois mistério que enrola demais para ser resolvido acaba ficando chato e desinteressante. Espero que o desfecho tenha agradado os leitores, mesmo que este não tenha siso o melhor que a série poderia ter apresentado.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Samuel!
    Nossa, 16 volumes?! A série tem que despertar bastante o interesse do leitor para fazer com que ele embarque nessa aventura... Já me aventurei em ler séries maiores que Pretty Little Liars mas o interesse era grande, e sinceramente não me interesso em acompanhar a "saga" de Spencer, Hanna, Emily e Aria...
    Mas é com certeza muito chato e desanimador quando os autores estendem uma série apenas para vender cópias, já abandonei muitas séries por causa disso :(

    ResponderExcluir
  9. Olá Samuel!
    Ler esta resenha me deixou nostálgico. Já li a conclusão da série há algum tempo e só tenho saudades das cinco meninas mais populares de Rosewood haha. Apesar de mirabolante e exagerada, a escrita de Shepard definitivamente consegue prender o leitor, que não se cansa de torcer pelas protagonistas e quebrar a cara logo em seguida. Concordo que o desfecho envolvendo as liars merecia uma melhor aprofundamento depois de tudo pelo que as meninas passaram, mas a leitura não deixa de ser divertida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Comecei a ver Pretty Little Liars ainda pelo Boomerang. Lembro que alguns episódios eu cheguei assistir mais de três vezes e nesse meio tempo eu realizei a leitura dos quatro primeiros livros da série. Preciso admitir que não me lembro de praticamente nada. E sobre o final da série, eu achei um pouco morno. Acho que algumas coisas acabaram se tornando enrolação e a série foi perdendo um pouco do encanto. Porém, não nego a importância que essa série teve, afinal, minha cachorrinha se chama até Alison. Apesar disso eu gostaria de ler outros livros da Sara Shepard mesmo tendo percebido que ela usa a mesma fórmula. O que eu acho legal nessa série de livros são os nomes, objetivos e diferentes.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Realmente acredito que a série seja demasiada longa, não sei se teria fôlego para ler todos esses livros, mesmo estando curiosa para saber mais sobre esse final.

    ResponderExcluir
  12. Acompanhar uma série durante tanto tempo e ter o seu tão aguardado final em mãos é algo pra se valorizar. Ainda não li nenhum deles e também não assisti nenhuma adaptação. Muitas vezes o apelo comercial fala mais alto mesmo. Quando percebem que a estória tem potencial de lucro, estendem o mais que podem.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Samuel!!
    Tenho os oito primeiros livros da série Pretty Little Liars, mas ainda não li nenhum, ainda pretendo muito ler essa série espero conseguir fazer isso esse ano ainda e também achei 16 livros um exagero. Enfim, também vou assistir a última temporada de PPL pela Netflix e começar a leitura dessa série.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  14. Olá, Samuel
    Ainda não conheço a escrita da autora e também não assisti a série.
    Nossa mas tudo isso de livro para uma série, é demais.
    Espero um dia poder ter acesso aos livros, beijos!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir