acompanhe o blog
nas redes sociais

15.3.19

Lendo De Cabeça Para Baixo [Jo Platt]

Jo Platt
Cortesia da Editora Rocco

Lendo De Cabeça Para Baixo é o livro de estreia da autora Jo Platt no Brasil. Particularmente gosto muito do humor britânico, que normalmente é mais seco e inteligente, misturando sutiliza com sarcasmo. Então não espere uma comédia romântica escrachada, leia sabendo que o humor está nos detalhes. Outro ponto positivo do livro são os protagonistas mais maduros, todos na casa dos 30 anos ou mais.

Lendo De Cabeça Para Baixo
Título: Lendo De Cabeça Para Baixo
Autor: Jo Platt
Tradutor: Angela Pessôa
Editora: Fábrica231
Gênero: Comédia Romântica, chick lit
Páginas: 287
Edição:
Ano: 2019
Onde comprar: Amazon

O livro se inicia com a protagonista, Rosalind Shaw, mais conhecida como Ros, sendo abandonada no altar. Seu noivo fugiu pela janela da sacristia. Foi um golpe difícil de recuperar, Rosalind ficou arrasada deixando seus amigos e familiares preocupados com sua saúde física e mental.

E ficamos sabendo destes fatos pela visão da própria Rosalind, que é a narradora de sua história. E sua maneira de expor os fatos e encarar sua própria desgraça, já é cheio de humor, tornando-se uma personagem que nos cativa e que logo já nos sentimos íntimos.

Ros ficou tão debilitada que sua vida virou um borrão e chegou ao fundo do poço quando foi demitida, por não se importar com mais nada, incluindo seu emprego. Foi então que seu amigo Tom lhe arranja uma sociedade numa livraria de um ex-colega, Andrew O´Farrell, especializada em livros usados e antigos, em St. Albans, cidade perto de Londres.

Na livraria, além do intelectual e introvertido Andrew, trabalham Joan e George. A primeira uma senhora aposentada desbocada de uns sessenta anos e a segunda é uma mulher muito doce e atraente, casada e mãe de uma menina de seis anos. Os quatro, mesmo tão diferentes entre si, acabam se tornando muito amigos.

Contudo, ao se mudar para St. Albans, Ros alugou uma casinha, cuja moradora anterior deixou para trás um porquinho-da-índia, ao qual ela acabou se apegando, até que numa noite, seu vizinho bate a sua porta dizendo que acidentalmente, passou com um cortador de grama sobre o bichinho. A aparência do homem era meio desleixada, com uma barba terrível que lhe escondia quase o rosto todo, Ros achou que ele devia estar em algum tipo de programa de reabilitação de álcool.

“E fui muito rude com meu pobre vizinho, o assassino de porquinhos-da-índia, que havia passado para se desculpar. Era evidente que eu mesmo precisava pedir desculpas.”

Ao ir até casa de seu vizinho para se desculpar, descobre que o "quase mendigo" é na verdade um cara bem sucedido, que namora uma loira linda e sensual. De repente, a dinâmica da situação mudou, Ros foi com a intenção se se desculpar com seu vizinho, um possível alcoólatra ou deficiente educacional, e, em vez disso viu-se convidada para uma piedosa xícara de chá por um homem confiante e bem vestido. Ros então percebeu o quanto estava malvestida e desleixada com sua aparência.

Montado o cenário do livro, a trama se passa entre a livraria e a casa de Ros e não se foca somente nela, pelo contrario, o maior trunfo está na interação da personagem com seus amigos, familiares e vizinhos. E com essa convivência, Ros percebe que depois que foi abandonada pelo Rato (é como ela se refere ao ex-noivo), tornou-se egoísta, sempre concentrada nas suas próprias decepções.

“- Tanta coisa parece ter mudado, mas quando tento pensar sobre o que exatamente, é tudo um pouco vago. A não ser pelo fato de algum maníaco ter matado meu porquinho-da-índia, é claro.”

Em uma narrativa envolvente e divertida, Jo Platt entrega ao leitor uma história romântica (bem ao estilo Jane Austen) que enaltece a amizade verdadeira, e ao final deixa saudades no leitor.

Lendo De Cabeça Para Baixo é livro único e faz parte da "Coleção ♥ Curti. Histórias com final feliz." lançados pelo selo Fábrica231 da editora Rocco.

16 comentários em "Lendo De Cabeça Para Baixo [Jo Platt]"

  1. Puxa, primeira resenha que leio deste livro, aliás, nem o tinha visto pelo mundo literário que passo, por isso, me encantei com tudo que vi e li acima.
    Desde a capa tão juvenil, ao enredo, que parece bem ao estilo novena mexicana..rs misturando drama e bom humor na medida exata!
    E esse lance da história trazer personagens mais "velhinhos" é uma coisa que aprecio muito, pois mostra como nós também podemos as vezes, ser meio doidinhos! rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ahhh!!! Gi!!! Desde a primeira vez que vi Lendo de Cabeça Para Baixo nas redes sociais da editora e no Skoob, simplesmente me APAIXONEI!!! Tem todos os ingredientes de que curto em um bom livro. Pra mim é uma comédia romântica com pitadas de chick lit, uma vez que Ros é uma adorável atrapalhada.
    Que bom que os demais personagens também tem seu momento, porque muitas vezes são muito importantes e pouco valorizados.
    Mal posso esperar para ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gisela!
    Essa é o tipo de história que acalenta o leitor, e acredito que agrade um grande numero de pessoas. Eu achei a capa do livro muito fofa, além de haver um cenário literário envolvido que nos deixa ainda mais ansiosos pela leitura. Pobre porquinho da índia. Podemos perceber também a evolução da personagem que está para acontecer no decorrer da trama e que deixa uma mensagem também. Com certeza vai pra lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Gisela!
    Gosto de tramas leves e que não demostram o humor de forma escancarada, mas sim de maneira natural, sendo possível através da ironia ir conhecendo profundadamente os personagens. Seguindo essa tendência, Platt faz com que sua obra seja dinâmica divertida, porém afasta-se dos alívios cômicos tradicionais e entrega ao leitor uma história irresistível envolvendo amor próprio.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gi
    Eu amei demais essa capa, ela é lindona! Tô acostumada aos chick-lits ingleses então tenho certeza que vou gostar assim como você. Espero me divertir muito!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  6. Primeira resenha que leio sobre e estava bem curiosa.
    Me parece uma leitura agradável, mas fiquei em dúvida se leria por agora.
    Gostei de saber que tem um pouco de Jane na escrita da Jo.
    E achei legal essa coleção de finais felizes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gi!
    Como gosto de romances desse tipo...
    Não li nada da autora ainda, mas pude perceber que apesar de ser um romance, ela conseguiu agregar novos elementos ao enredo, tornando-o ainda melhor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi Gii,
    Também gosto desse estilo sutil e sarcástico do humor britânico,
    Já adorei a Ros como narradora de suas próprias desgraças,rs,esses quotes,"A não ser pelo fato de algum maníaco ter matado meu porquinho-da-índia, é claro",rindo muito ao mesmo tempo que estou mortificada por esse triste acontecimento com o bichinho!
    Obrigada pela dica, vai para minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Ai que amor!
    Primeira vez que vejo falar desse livro. E adorei cada coisinha que acontece. Claro que gostei da personagem principal e os amigos. Ri sabendo que o noivo fugiu pela sacristia (#covarde). É horrível mas engraçados. Também ri quando ela foi se desculpar com o vizinho que passou por cima do seu porquinho-da-india com um cortador de grama. Mas porque ela foi se desculpar?
    Quero muito ler esse livro porque sei que vou me divertir bastante durante a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Esse livro esta na minha lista de desejados desde seu lançamento, além de ter uma capa muito bonita, também achei o título do livro bem diferente, a história parece ser ótima, e imagino que Ros vai te que enfrentar alguns obstáculos, mas o que mais gosto no livro é a garantia de um final feliz, é sempre muito bom poder ler esses enredos mais leves e simples.

    ResponderExcluir
  11. Este livro me chamou a atenção desde seu lançamento, e depois de ler essa resenha incrível fiquei ainda mais interessada, que fofura de historia,e querendo mais sobre o desenvolvimento dessa e dos outros personagens. Gosto muito de livros com essa proposta, sempre nos trazem lindas lições ♥A capa é um charme a parte, esta com certeza na lista de desejados!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gi
    Que capa mais fofa, linda.
    Não conhecia o livro, gostei muito do enredo com personagens mais maduros. Ros dando a volta por cima, mudando sua vida e modo de pensar, mas fiquei com dó do porquinho da índia.
    Espero conhecer a escrita da autora, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não sabia desse livro e me deixou bem curiosa por ele..Até me simpatizei com a personagem só de ler a resenha e fiquei bem triste por ter matado o bichinho. Espero obter uma oportunidade para ler em algum momento.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  14. Oi Gisela,
    Não tenho experiência com leituras de romances britânicos (ao menos acho que não), mas acho ótimo que estes trazem um humor diferente. O começo da trama parece engraçado, mesmo se tratando de um momento triste para a protagonista. A história dá a entender que seguirá por um caminho bem clichê, mas por fim acho que não é bem o que acontece. A autora usa de outros elementos e personagens para trazer um diferencial para a narrativa e isso é um ponto muito positivo.
    Gostei da indicação!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gisela!
    Assim como você também gosto muito do humor britânico, e deve ser muito divertido acompanhar a Ross em Lendo De Cabeça Para Baixo, mas confesso que fiquei triste pelo porquinho-da-índia, coitadinho...
    Mas enfim, valeu pela dica, anotada! Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Gi!!
    Adorei a resenha e essa história parece ser bem interessante, gostei muito da premissa e Lendo de cabeça para baixo parece um daqueles filmes que assistimos na sessão da tarde!! Amei a indicação!!
    Bjos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir